Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Em andamento PF. P. C. Var. Florida

Diário de cultivo completo.
Olá Galera sou bem iniciante aqui, comprei meu kit a pouco tempo e estou começando agora.
li alguns tópicos e livros e começei já com 4 copos.
Copo 1, 2, e 4 estão com Vermiculita + Farinha de arroz + Sementes de girassol + água
e o copo 3 está com vermiculita + farinha de arroz + água
coloquei os na panela de pressão por durante 45min esperei esfria-los.
Esterelizei a sergina com água e alcool e a agulha com fogo e coloquei os esporos em água mineral dessas de galão mesmo em um copo depois os passei para a seringa, passei lysoform no ambiente de trabalho e no local onde ficará armazenado os copos e nos copos por fora.


essas imagens são do dia 02-09
Estes copos foram inoculados no dia 23-09, e no dia 28ao29-10 começaram a aparecer os micélios.

Me ajudem ai galera pleass, sou novatão rsrsrs XD
Alguem ai tem contra indicação por ter usado sementes de girassol? antes de usálas eu as deixei no fogo durante 20 min depois e as lavei e misturei.
Sem título-1 cópia.jpg
 
Última edição:
Nesse link que você postou diz que tem como frutificá-los dentro do copo mais compensaria? digo na parte de produção, como eu os colocaria depois no terrário? apenas com a tampa aberta?
 
sobre a produçao pode dar no mesmo. o único problema é a quatidade de cogumelos em cada flush (visto que irá frutificar apenas no topo), ou seja, mais tempo, e isso pode acarretar em algum contaminante.

para frutificar no copo é só cobrir toda a borda com papel alumínio para não penetrar luz no micélio, caso entre luz, vai pinar e pode dar problemas para voce retirar os cogumelos sem danificar o bolo, perdendo produtividade e podendo abrir portas para contaminantes.
 
Snake, se for frutificar dentro dos copos faça uma camada de vermiculita úmida esterelizada de mais ou menos 1,5cm.

Atençao a assepsia no terrário. Faça uma limpeza de 10 em 10 dias no maximo. (melhor toda semana)

Para a limpeza acomode os bolos em um tapwear com tampa, antes de colocar os bolos lá dentro borrife com um spray uma soluçao de peróxido de hidrogenio vol. 10 na proporção 9 de agua para 1 de peróxido (agua oxigenada). Essa solução você pode borrifar nas paredes do terrário também após a limpeza. Não esqueça de trocar a água do fundo do terrário, caso você utilize argila expandida ou a agua do borbulhador da bomba de aquário.
 
Snake, se for frutificar dentro dos copos faça uma camada de vermiculita úmida esterelizada de mais ou menos 1,5cm.


Provavelmente vão nascer cogumelos pelos lados também, dentro do copo, e não apenas no topo ...
 
Provavelmente vão nascer cogumelos pelos lados também, dentro do copo, e não apenas no topo ...

verdade. aconteceu comigo, lembrei agora.

snake, se não conseguir tirar os bolos voce terá que ou montar um casing ou quebrar o copo.

se não quiser quebrar o copo e fazer um casing terá que ter cuidado com o micélio. com uma faca bem afiada e esterelizada voce pode ir cortando o bolo e colocando os pedaços em um ziplock, ao final quebre com muito cuidado o micélio com as mãos e monte o cansing.
 
tirar o micélio com faca, colocar num ziploc e apertar o ziploc contra o bolo nao daria mais chance de contaminar ? não seria mais facil com uma colher esterelizada ir ''raspando'' o spawn ? assim ele ja cairia na vasilha de casing todo quebrado. eu pelo menos sempre fiz assim e achei bem facil, pq eu uso muitos copos de boca pqna
 
tirar o micélio com faca, colocar num ziploc e apertar o ziploc contra o bolo nao daria mais chance de contaminar ? não seria mais facil com uma colher esterelizada ir ''raspando'' o spawn ? assim ele ja cairia na vasilha de casing todo quebrado. eu pelo menos sempre fiz assim e achei bem facil, pq eu uso muitos copos de boca pqna

Eu faço assim também, pego uma colher e vou removendo os pedaços do micélio.

Fica melhor do que manusear para outra embalagem!
 
Eu também. Costumo fazer spawn com milho em potes de boca mais estreita q o corpo, e retiro após 100% colonizados com uma colher inoxidável esterilizada com álcool 70%. Com a mesma colher, eu espalho o spawn sobre vermiculita úmida (100%) e cubro com camada de casing ou bulk. Então ponho na incubadora de 7 a 14 dias, avalio, faço um dunk e cold shok nos que estão totalmente colonizados, descarto inevitáveis contaminações enterrando na palha de grama do meu gramado, e ponho nos terrários pra frutificar. Aí é só emoção esperando a pinagem, o crescimento dos meninos mágicos, a hora da colheita, a coleta dos Esporos divinos que devem preservar e até melhorar a raça. Isso tudo é muito louco.

PC MEXICAN - Los Sombreros Mejicanos

2013-06-20 14.04.24.jpg
 
Última edição por um moderador:
@AshtarSherry , na boa mano, essa mania de ficar postando fotos de seus cultivos em diários alheios não é muito legal não man...

Deixa quem está acompanhando o diário confuso.


Concordo.

@AshtarSherry, caso ache necessário mesmo mostrar algum resultado seu poste somente o link para a mensagem original ...
 
No meu primeiro casing, pré aqueci um forno, coloquei uma colher de sopa normal e deixei 10 minutos dentro de um marmitex, o qual usei como recipiente do casing. Porém, acho que se eu tivesse lavado eles com uma mistura de 1/5 água sanitária pra água antes de colocar no forno não haveria problema. Depois raspei com a colher direto no recipiente recém esterilizado e coloquei a camada casing por cima.

Não sei de onde tiraram esta tecnica de ziploc, o bolo formado, principalmente por milho, não é tão duro assim. Na verdade é bem propício pra esse procedimento, conforme você vai raspando com a colher eles vão caindo despedaçados, como disseram acima. No máximo vai ser necessário usar essa mesma colher no recipiente do casing para deixar a camada mais uniforme, mas não entendi o porque desta etapa de ziploc.

Inclusive, o micélio depois de consolidado é extremamente resistente. Eu fiz todo este procedimento a "céu aberto" dentro de casa, em cima da pia que só havia passado um pouco de álcool 50º antes (ou seja, mesma coisa que nada) e não contaminou.
 
não seria mais facil com uma colher esterelizada ir ''raspando'' o spawn ? assim ele ja cairia na vasilha de casing todo quebrado. eu pelo menos sempre fiz assim e achei bem facil, pq eu uso muitos copos de boca pqna

acredito que assim machuca mais o micélio. se fosse spawn de milho ou outros grãos tudo bem, mas se for pf-tek (vermiculita+fai) fica muito rígido o substrato.

não vejo mais chance de contaminar, mesmo porque o ziplock tem que estar esterelizado (de preferência novo).

Não sei de onde tiraram esta tecnica de ziploc, o bolo formado, principalmente por milho, não é tão duro assim.

1- técnica testada e aprovada à ANOS.

2- o diário aqui é pf-tek, voce é o segundo usuário que ta com milho na cabeça =) já usei quirela de milho + vermiculita, é de longe o substrato mais duro pra quebrar que existe. se tentar raspar vai destruir todo o micélio. bote fé
 
Última edição:
acredito que assim machuca mais o micélio.

se tentar raspar vai destruir todo o micélio. bote fé

Será ? Eu sempre montei casing e bulk assim, inclusive a velocidade do PF Tek em recolonizar, mesmo sendo raspado com a colher, é bem mais rápido que o milho, se for cortado com uma faca e tirado os pedaços o substrato já não vai ficar tao nivelado e tbm vai precisar se recolonizar. Se quiser te passo uns 3 diários meus feito bulk com Pftek assim que deram bem certos e renderam bastante :D
 

a faca soh serve para cortar o bolo para que saia dentro do copo e colocar no zip
depois é esmagado com as maos
eu tentei com uma colher nao me dei bem, pode ser por pouca umidade nos bolos quando fiz e deixou o meio duro, a faca se mostrou mais eficaz/rápida, sem contar que dá pra quebrar muito melhor no ziplock, expalhando melhor entao no casing ou bulk
 
a faca soh serve para cortar o bolo para que saia dentro do copo e colocar no zip
depois é esmagado com as maos

Mas então não faz muito sentido a colher destruir o micélio ? ela pode até destruir, mas apertar com as mãos tbm destruiria pq ficaria em pedaços... oq quero dizer é q quanto mais passos adicionar masi chance de contaminar tem... se da pra raspar com uma colher esterelizada, pq cortar transportar amassar no ziploc e retirar do ziploc ? acho q seria aumentar passos atoa.
Com a colher, fica quebrado semelhante a quebrar com a mao

Esses foram quebrados com a Colher...
https://teonanacatl.org/attachments/dsc03514-jpg.59080/

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03515-jpg.59081/

Esse foi quebrado com a mão, Sem ziploc, apenas na mão limpa

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03389-jpg.54786/

Mas da pra ver q o spawn ficam iguais, acho q pra recolonizar ele terá o mesmo trabalho... porisso q minha opinião era de q passar pro Ziploc era um Passo a mais, e consequentemente tendo 1 passo a mais, sempre terá 1 chance a mais pra contaminação !
 
Galera, fiz uma parada que acho quase certo que muitos não vão concordar rs mais foi tipo um 'teste' eu nunca tinha mexido antes com cultivo de cogumelo temo mais experiencia com plantas, mais ai lí em um lugar aqui no forum que um cara separou um copo que estava infectado de um lado e o micélio bom do outro que ele tira esse micélio e o isola e desse começa a nascer pins pegando iluminosidade, fiz algo muito parecido só que no meu não ocorreu nenhuma infestação mais mesmo assim quis separar um micélio só pra ver mais ou menos como que é a parada rs, limpei uma colher com lysoform e uma caixa onde coloquei o copo e a colher e outra garrafa que vou usar como 'estufa' limpei a caixa por dentro e as parada que estava lá dentro e abri o copo tirei um micélio bom do copo três que está só com vermiculita e farinha de arroz e coloquei na garrafa com furos pra ventilação com o fundo de pelita e com papel aluminio onde coloquei o micélio, fiz isso ontem de tard e hoje já pegou sol, não sei bem certo o que eu to fazendo não mais é só um teste rs. Amanhã postarei as fotos, dos copos e dessa geringonça rsrs
Sei que não precisava fazer isso, acho que seria até melhor se eu esperasse mais a curiosidade falou mais alto.

Mas então não faz muito sentido a colher destruir o micélio ? ela pode até destruir, mas apertar com as mãos tbm destruiria pq ficaria em pedaços... oq quero dizer é q quanto mais passos adicionar masi chance de contaminar tem... se da pra raspar com uma colher esterelizada, pq cortar transportar amassar no ziploc e retirar do ziploc ? acho q seria aumentar passos atoa.
Com a colher, fica quebrado semelhante a quebrar com a mao

Esses foram quebrados com a Colher...
https://teonanacatl.org/attachments/dsc03514-jpg.59080/

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03515-jpg.59081/

Esse foi quebrado com a mão, Sem ziploc, apenas na mão limpa

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03389-jpg.54786/

Mas da pra ver q o spawn ficam iguais, acho q pra recolonizar ele terá o mesmo trabalho... porisso q minha opinião era de q passar pro Ziploc era um Passo a mais, e consequentemente tendo 1 passo a mais, sempre terá 1 chance a mais pra contaminação !


Cara gostei muito da sua idéia dá hora essa da caveira ai ;) ai mais vc desfez o micélio em formato de copo? eu poderia depois que o fungo tomar o copo todo desfazer seu formato?
 
Última edição por um moderador:
Sim é isso q estavamos falando ai em cima... quando a boca do copo é pqna nao tem como tirar o substrato inteiro... vc tera q cortar com uma faca igual o Premonisom falou, ou tirar com a colher. ai terá que fazer Casing ou bulk, mas sugiro dar uma olhadinha sobre essas técnicas :D não é nada dificil !
 
Sim é isso q estavamos falando ai em cima... quando a boca do copo é pqna nao tem como tirar o substrato inteiro... vc tera q cortar com uma faca igual o Premonisom falou, ou tirar com a colher. ai terá que fazer Casing ou bulk, mas sugiro dar uma olhadinha sobre essas técnicas :D não é nada dificil !

Show de bola entendi mais ou menos, mais se eu fosse fazer um casing, eu teria que jogar o subtrato por cima do micélio tbm ou só onde tem perlita?
no caso do bulk não entendi direito como faz não, ele ja tem que tá colonizado ou vc coloca para colonizar?
 
Back
Top