Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Em andamento PF. P. C. Var. Florida

Diário de cultivo completo.
Olá Galera sou bem iniciante aqui, comprei meu kit a pouco tempo e estou começando agora.
li alguns tópicos e livros e começei já com 4 copos.
Copo 1, 2, e 4 estão com Vermiculita + Farinha de arroz + Sementes de girassol + água
e o copo 3 está com vermiculita + farinha de arroz + água
coloquei os na panela de pressão por durante 45min esperei esfria-los.
Esterelizei a sergina com água e alcool e a agulha com fogo e coloquei os esporos em água mineral dessas de galão mesmo em um copo depois os passei para a seringa, passei lysoform no ambiente de trabalho e no local onde ficará armazenado os copos e nos copos por fora.

essas imagens são do dia 02-09
Estes copos foram inoculados no dia 23-09, e no dia 28ao29-10 começaram a aparecer os micélios.

Me ajudem ai galera pleass, sou novatão rsrsrs XD
Alguem ai tem contra indicação por ter usado sementes de girassol? antes de usálas eu as deixei no fogo durante 20 min depois e as lavei e misturei.
Sem título-1 cópia.jpg

Última edição:
Show de bola entendi mais ou menos, mais se eu fosse fazer um casing, eu teria que jogar o subtrato por cima do micélio tbm ou só onde tem perlita?
no caso do bulk não entendi direito como faz não, ele ja tem que tá colonizado ou vc coloca para colonizar?
Vai com calma, comece pelo casing com esses copos q não da pra tirar inteiro... a perlita eh usada em terrário e nao no substrato... casing eh basicamente fazer a quebra do bolo e cobrir com alguma camada umida, vermiculita, ou pó de coco, ou vermiculita + pó de coco, pode Esterelizar no microondas por 10 minutos em potencia maxima. De uma lida e uma estudada q vc vai entender e ver como é facil, abraço

Mas então não faz muito sentido a colher destruir o micélio ? ela pode até destruir, mas apertar com as mãos tbm destruiria pq ficaria em pedaços... oq quero dizer é q quanto mais passos adicionar masi chance de contaminar tem... se da pra raspar com uma colher esterelizada, pq cortar transportar amassar no ziploc e retirar do ziploc ? acho q seria aumentar passos atoa.
Com a colher, fica quebrado semelhante a quebrar com a mao
...
Mas da pra ver q o spawn ficam iguais, acho q pra recolonizar ele terá o mesmo trabalho... porisso q minha opinião era de q passar pro Ziploc era um Passo a mais, e consequentemente tendo 1 passo a mais, sempre terá 1 chance a mais pra contaminação !

sei lá pode ser uma coisa pessoal, mas nos meus cultivos eu tinha um cuidado excessivo com o micélio, acho que é paranóia, mas quando tentei raspar com colher não achei legal não, mesmo porque meus bolos nunca foram macios

essa tek do ziplock usei muito para bulk também, eu esterelizava o substrato dentro do ziplock em micro-ondas e jogava o bolo inteiro dentro desse zip, quebrava o bolo alí e já ia misturando, um procedimento mais limpo do que raspar ou quebrar em outro recipiente e misturar, por isso só usei em poucas vezes copos de boca pequena (quando estava começando a cultivar). mas vai de cada um, se você está se dando bem assim, continue ;)

Tirei algumas fotos dos copos hoje e do ''terrário'' improvisado.

Foto0657.jpgFoto0658.jpg
apagar.jpg

Obs: o Copo 3 ai foi o q eu tirei o micélio da frente e deixei o de trás, mais já esta parecendo micélio de onde eu tirei.

XD Vou esquentar a vermiculita e a fibra de cocô no microondas e jogar por cima do micélio hj mais tarde.

Última edição por um moderador:
É verdade. O que você está confundindo com micélio no copo 3 é provavelmente cobweb, que é muito semelhante para leigos. Dá pra ver claramente a diferença dos outros copos.
Abre longe do lab ou de casa, pelamordedeus.

Ai galera, tava lendo aqui algumas coisas que eu deixei passar despercebido, estava lendo aqui no básico da técnica Pf é que é usada sementes de passaros, diz para não usar sementes de girassol, e é o que eu to usando, e agora? vou ter q eliminar todos os bolos?

Ai galera, tava lendo aqui algumas coisas que eu deixei passar despercebido, estava lendo aqui no básico da técnica Pf é que é usada sementes de passaros, diz para não usar sementes de girassol, e é o que eu to usando, e agora? vou ter q eliminar todos os bolos?

Espere. O girassol não é usado por conter contaminantes que resistem à esterilização.

Mas de repente os seus copos não contaminam.

E o básico da técnica PF é com farinha de arroz integral.

Espere. O girassol não é usado por conter contaminantes que resistem à esterilização.

Mas de repente os seus copos não contaminam.

E o básico da técnica PF é com farinha de arroz integral.
ér uai, até agora não surgiu nenhuma especie de contaminação, pelo menos visivel, espero que continue assim :facepalm: galera, se eu quiser manter os bolos no formato dos copos, eu colocaria um casing por baixo?
Tô com medo de desfazer os micélios e acabar contaminando.

o copo 3 esta colonizado com cobweb e trichoderma
NUNCA ABRA UM COPO QUE NAO ESTEJA 100% COLONIZADO.
Aprendi isso dá pior maneira rsrsrs

Última edição por um moderador:
ér uai, até agora não surgiu nenhuma especie de contaminação, pelo menos visivel, espero que continue assim :facepalm: galera, se eu quiser manter os bolos no formato dos copos, eu colocaria um casing por baixo?
Tô com medo de desfazer os micélios e acabar contaminando.
o bolo fica "duro" por ele mesmo.

Rapaziada tenho uma noticia ruim né mais fazer o que, o copo 1 ele tava quase de pá... mais ai, começo a ficar branco em volta do subtrato perto do micélio que entre ele já encostado no micélio eram pequenos pontinhos aglomerados pretos que empedia o desenvolvimento do micélio por esta parte e na parte que tambem estava branca, eu nem tirei foto =/ divia ter tirado, mais fiquei preocupado e tirei ele logo agora sobrou só o copo 2 e 3 , mais tão suça, e vamo que vamo rs, to preparando outros copos pra outra tentativa, to pensando em usar milho normal tbm e dessa vez só vermiculita e farofa de arroz.

Galera me ajudem ai, o copo 1 apareceu essas duas manchas pequenas amarelas, não afetou nada no micélio ao meu ver, e agora, jogo ou não fora?
Foto0857.jpg

Coloquei no dia 17 de outubro 3 copos de milho normal e 3 copos com vermiiculita e farinha de arroz. os de Verm+arroz todos deram cobweb =/ e os de milho avançaram muito rapido, mais não sei ao certo se estão contaminados ou não, ao meu ver parece Suça ^^

Foto0855.jpg Foto0849.jpg Foto0846.jpg

e o copo 4 tá indo...
copo 4.jpg

Galera me ajudem ai, o copo 1 apareceu essas duas manchas pequenas amarelas, não afetou nada no micélio ao meu ver, e agora, jogo ou não fora?

Isso é o famoso "xixi micelial", geralmente ocorre quando a temperatura está alta ou quando o micélio está lutando contra algum invasor (o que eu acho difícil nesse estágio).

Então relaxe, está tudo ok.

Eai Snake, blza mano ? Alguma noticia ? como estão os copos q estavam quase prontos. Abração

Eaee mano, então eu tava sem net né esses dias, mais ai os micélios não param, os copos de pfs o pequeno já esta no terrário a uns 3 dias e o micélio esta quase aparecendo as 'sementes' e o medio ainda está em uns 99,7% kkkk mais os de milho... pow forão rapidinhos, um eu coloquei no aquário, outro em uma bacia e outro em uma garrafão de 20 litros de água com a tampa cortada, segue algumas imagens...

Está primeira foto foi tirada no dia 21de nov no aquário, foi o primeiro pin a aparecer... era 9:14 da manhã...
21nov 9i44 aq.jpg
Logo mais a tarde lá pras 19:00 horas tirei esta foto de lado...
21nov 19i00.jpg Perceba que este está nascendo bem embaixo de tudo, ele também tem mais nascendo só que por baixo, será que eles consiguiram subir por cima dos micélios? o que eu faço =s pelo pote ser transparente eles tao crescendo pelos lados?

Agora essas são imagens de hoje(24 de novembro - 2014 as 11:00), putz como eu queria ter uma maquina melhor pra tirar fotos dessas gostosuras *----*
aquário.jpg Essa é do aquário... esse cogu ai deve ter uns 6 a 7 cm sei lá rsrs e esse que nasceu ai menor, porque ele está dessa cor? e essa manxa ai que eu não consigui identificar o que é, pode ser contaminação ou falta de umidade? meu aquário esta ficando em torno de 85% a 78% de umidade, não sei como almentar mais, borrifo água sempre que posso.

Bacia.jpg Esses dá bacia tadinhos, tão me dando dó, eu tinha deixado eles fora de casa e choveu por aqui, não estão progredindo, um esta com a cor muito pálida e outro parou o desenvolvimento, o que eu faço, retiro, ou deixo continuar crescendo??

garrafão 20l.jpg Pois ér, esse é do garrafão de 20l, apesar dos cogumelos estarem um pouco pálidos eu não sei porque, estão me dando menos trabalho do que os outros e está com mais pins.

Estou usando um medidor de temperatura e higometro, interno e ex. e uma bomba com duas saidas de ar, uma no aquário e outra no garrafão de 20l

Perceba que este está nascendo bem embaixo de tudo, ele também tem mais nascendo só que por baixo, será que eles consiguiram subir por cima dos micélios? o que eu faço =s pelo pote ser transparente eles tao crescendo pelos lados?

Exatamente. Na próxima use recipientes escuros ou passe alguma fita ou algo similar envolta dos recipientes para impedir que a luz entre pelos lados.

e esse que nasceu ai menor, porque ele está dessa cor? e essa manxa ai que eu não consigui identificar o que é, pode ser contaminação ou falta de umidade?
...
Esses dá bacia tadinhos, tão me dando dó, eu tinha deixado eles fora de casa e choveu por aqui, não estão progredindo, um esta com a cor muito pálida e outro parou o desenvolvimento, o que eu faço, retiro, ou deixo continuar crescendo??

São abortos. Não há muito o que fazer, mesmo em condições perfeitas é normal ocorrer abortos. Pesquise o fórum.

sim eu fiz isso, passeio uma fita com papel aluminio embaixo e eles estão nascendo por cima agora =D mais ficaram tão pequenos não passavam de 5cms eu acho

Back