Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ego

Aliás, eu não descreveria a dissolução do ego como ver o outro lado.
Complicado demais esses conceitos 'dissolução do ego' e 'outro lado', podem ser armadilhas. No final das contas só me parecem mais um tipo de arapuca semântica. Na real, acho que o ego não existe, muito menos o outro lado. É tudo experiência. Sensações onde a nossa corporalidade atua, simples e misterioso ao mesmo tempo.

Não acha que um vício psicológico por cogumelos possa ser mascarado pelo ego? Não acha que o ego possa criar motivos para cultivar cogumelos e continuar consumindo-os?
Não vejo dessa maneira phmr. Partindo do ponto de vista de que o ego não existe. Que é uma ilusão, uma falsa impressão que nos apegamos, podemos internalizar a ideia de que o desejo de consumir cogumelos, ou qualquer outro psicoativo, é um comportamento disfuncional. Penso que é totalmente o contrário, talvez, assim como existe um impulso natural para o desejo sexual, exista também um mecanismo semelhante que nos conduza para as experiências psicodélicas. É absolutamente normal querer cultivar cogumelos e buscar experiências com os vários 'agentes' espalhados pelo planeta. Não se sinta culpado por esses desejos.
Você não acha que o ego possa criar barreiras à ingestão de certas substâncias, pois percebe que estas podem causar-lhe mudanças indesejadas?
Sei que a pergunta não foi dirigida a mim, mais é muito interessante, coincidência até, porque venho pesquisando sobre o assunto, e me deparei com a ideia que coloquei antes pro phmr. Acho muito válido pensar que o ego cria barreiras à ingestão de substâncias, o que pode até ser um perigo. Pois segundo os estudos que venho fazendo, como o cérebro teria a sua necessidade normal de 'alteração de consciência', seria prejudicial passar muito tempo sem uma vivência psicodélica. Longos períodos poderiam inclusive desencadear alguns transtornos.
 

Quanto à sua pergunta, respondo com outra. Você não acha que o ego possa criar barreiras à ingestão de certas substâncias, pois percebe que estas podem causar-lhe mudanças indesejadas? Ou mesmo dissolvê-lo?

Com certeza. Posso dizer que o meu ego cria 2 medos. Um que me protege e outro que me limita.
Eu não acho que os cogumelos são um brinquedinho pra ficar tendo viagens recreativas. Eu tenho q saber os meus limites, e se a minha mente está em perigo, eu ficarei com medo. Uma coisa eh vc destruir seu ego 1 vez por ano, outra coisa é fazer isso de 15 em 15 dias. Não há cabeça que aguente.
Tenho a impressão que os usuários de doses exageradas fazem isso para alimentar o próprio ego. Se ele faz consumo de uma grande quantidade de psilocibina ele será como um herói. Um cabeçudo que aguenta a treta. hahahahah. Acho engraçado quando o pessoal fala "doses heroicas".
 
Última edição por um moderador:
Uma coisa eh vc destruir seu ego 1 vez por ano, outra coisa é fazer isso de 15 em 15 dias. Não há cabeça que aguente.
Tenho a impressão que os usuários de doses exageradas fazem isso para alimentar o próprio ego.


Bem, vamos esperar aparecer esse usuário e perguntar-lhe o que acha, porque até agora ninguém, exceto você, falou em dissolver o ego à base de cogumelos de 15 em 15 dias.
 
no fundo vc entendeu o que eu quis dizer.


O que eu entendi é que você está falando de um contexto imaginário para o qual ainda não apareceu nenhum exemplo real até agora.
 
Na frase "Tenho a impressão que os usuários de doses exageradas fazem isso para alimentar o próprio ego. ", me refiro a pessoas como vc que fazem o uso de doses "heroicas". Não quis dizer que essas pessoas fazem isso de 15 em 15 dias. Houve um problema no meu português. Devia ter escrito melhor.

Quero te mostrar a diferença entre dois extremos. Vc acha que a mente fica saudável se uma pessoa fizer uso exagerado de cogumelos de 15 em 15 dias? Os cogumelos são perigosos e devem ser tratados com respeito.

Se o meu ego protege a minha mente, eu agradeço a ele. Meu cérebro é o meu bem mais precioso.
 
Última edição por um moderador:
Quero te mostrar a diferença entre dois extremos. Vc acha que a mente fica saudável se uma pessoa fizer uso exagerado de cogumelos de 15 em 15 dias? Eu quero q vc entenda a minha pergunta. Os cogumelos são perigosos e devem ser tratados com respeito.
Na frase "Tenho a impressão que os usuários de doses exageradas fazem isso para alimentar o próprio ego. ", me refiro a pessoas como vc que fazem o uso de doses "heroicas". Não quis dizer que essas pessoas fazem isso de 15 em 15 dias.
Se o meu ego protege a minha mente, eu agradeço a ele. Meu cérebro é o meu bem mais precioso.


Ah, tá. Então acho que você tentar se expressar melhor, porque a impressão que você passou até agora foi outra ...

Quanto aos cogumelos serem perigosos, alguém aqui anda escrevendo que não, ou que os cogumelos são brincadeirinha? Ou os trata sem respeito? E sem que alguém mais experiente ou da moderação o alerte? Me aponte já a mensagem, por favor.

Quanto a tomar doses heroicas (desculpe, mas é um termo consagrado por Mckenna, que dizia que era melhor tomar poucas doses heroicas por ano do que muitas doses pequenas ou médias), eu acho que, assim como tomar cogumelos, é uma escolha da pessoa. Se é para alimentar o próprio ego? Quem sabe? E se for, você tem algo contra, já que parece a favor do ego?

E se você não entendeu que o ego só protege ao próprio ego, até agora, não há mais nada a dizer.
 
E se você não entendeu que o ego só protege ao próprio ego, até agora, não há mais nada a dizer.

Discordo disso. vc poderia me passar uns textos pra ler sobre essa afirmação. De preferencia algo que nao tenha cunho religioso.

edit: vc esta certo. vou me retirar.
 
Última edição por um moderador:
Caros senhores,
venho por meio desta mensagem,expor de forma racional,o meu ver sobre essa suposta "intriga".Começando pelo argumento:
o ego só protege ao próprio ego
.
O que o ego seria?
Ego significa o eu de cada um, é o defensor da personalidade. A principal função do ego é procurar harmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.
Portanto chego a conclusão de que: Ego=defensor da personalidade ou Ego=Equilíbrio dos desejos ,da realidade e os valores da sociedade.
Fazendo uma simples operação de substituição da expressão original pelos neologismos, podemos chegar a conclusão de que:
O defensor da personalidade só protege os desejos e a realidade assim como os valores da sociedade.
Mas..... Qual seria a função do ego?
ele impede que os conteúdos inconscientes passem para o campo da consciência, acionando assim os seus mecanismos de defesa.
A partir dessa citação é compreensível entender que o ego é um elemento de proteção.
Qual seria o alvo dessa proteção?
Para Freud, o ego baseia-se que todo evento psíquico é determinado por eventos anteriores, ou seja, não há acasos, e também pela existência do inconsciente que, manifesta-se de diferentes modos na vida mental.
Algo materializado em que,não necessariamente seja real.
Conclusão(pessoal):O ego tem por função primordial sintetizar a realidade de algo material separando-a do "mundo dos botões"(inconsciente)para que o ser(humano)
não viva no mundo efêmero e idealizado pelas mídias....
Minha posição:Sou apartidário;) não estou á favor de nenhum lado(embora uma leitura atenta refute isso) e que cada um tire sua própria conclusão por meio racional e sem vestir o manto do orgulho.
 
Eu não acho que os cogumelos são um brinquedinho pra ficar tendo viagens recreativas. Eu tenho q saber os meus limites, e se a minha mente está em perigo, eu ficarei com medo. Uma coisa eh vc destruir seu ego 1 vez por ano, outra coisa é fazer isso de 15 em 15 dias. Não há cabeça que aguente.
.

eu sou um usuario de dose exagerada!!
eu sou um usuario de viagens recreativas tb!!
eu sou um usuario que sei dos meus limites e mesmo assim ultrapasso eles e fico em perigo varias vezes!!
eu sou um usuario que fica com muito medo, mesmo sabendo lidar com eles!!
eu sou um usuario muito mais de 15 dias, tem dia que são sessões 2 vezes por semana e bem fortes!!
eu sou um usuario que minha cabeça aguenta, se não aguentasse não estaria aqui relatando!!

resumindo, vc é o que você quer. julgar pelo proprio cunho é bom e egoista, mas o sentir do proprio cunho é diferente.
isso tudo aqui é vc quem escolhe e não o ecuador ou outro quem quer que seja. é preciso a gente ter o cuidado, o cuidado de saber fazer isso ou aquilo sem depreciar ninguem no quesito de ego aqui ou aculá. o confuso ou o que vc achar é vc quem acha e não o outro. é preciso a gente entender isso.
quando eu quero uma recreação nada melhor que cogumelos, pq a minha privação desse conceito no sentido de recrear?? é um direito meu querer ter uma experiencia recreativa, ficar rindo do nada e do tudo, ficar loucão do jeito que eu bem entender, e logicamente focar numa experiencia que me revele algo fora da recreação...então quando julga o fator disso ou daquilo ainda não aprendeu a domar aquilo que lhe convem.
abraço querido!
 
Mas quantas vezes ego pode morrer? Que ego cheio de vida esse :feliz:... E se morreu morre de novo? Explora o mundo dos mortos ou o que?
A morte do ego como processo, tá ok, aquela dança aquelas coisas todas ihuuuu... mas e aquele lugar polvomimético giratório que tem tudo sobre tudo, que aparece as vezes? Tudo muito complexo, muito ehehe... muita gente tem também
Mesmo tomando várias vezes, ou vezes seguidas doses altas, não tive várias mortes de ego, nem sei se tem como isso...
Aí agora às vezes abre, às vezes não abre a cortina, mas é assim que tem que ser, porque é assim que funciona...
Co o diz a maria rita "Mande notícias do mundo de lá, diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar, tô chegando
Coisa que gosto é poder partir sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar quando quero"
:D
 
Última edição:
Pessoal, li boa parte do topico (nao todo pois e grande) e resolvi tomar coragem e expor a minha opiniao. Mesmo que isso possa ser um tabu aqui no forum.

Porque querer abrir a fechadura com uma furadeira, se voce tem uma chave que serve?

Gostaria de deixar aqui meu ponto de vista:
eu defendo as baixas dosagens!
... sem medo, ansiedade...
... sem bad trips, sem traumas
... aprendizado lento e gradual
... sem anular o "ego"

Essa coisa de anular o ego... para que anular o ego se voce sempre vai viver com ele? Nao parece uma ideia melhor "aprimorar" o ego ao inves de querer afasta-lo momentaneamente?

Para tudo existe uma grande sabedoria, chamada: Equilibrio

Talvez aqui seja um tabu a minha opiniao, espero que nao. Para alguns, ser contra a anulacao do ego, pode parecer alguem que ainda nao explorou todo o potencial dos cogumelos ou que "nao sabe o que esta perdendo".

No inicio do meu contato com cogumelos, a mais de 7 anos atras, eu juro que tentei experimentar isso. Fiz um cha com uns 12 cogus grandes e virei. Preparei o setting ideal para ficar sozinho, sem distracoes, barulho e sem perigos por muito tempo. De longe foi a pior experiencia que eu tive. Nao vou dizer que nao serviu para nada, houve aprendizado sim, mas hoje sei que nao havia necessidade de ser assim. Tive sim a desconexao completa com a realidade, acho que o ego foi dissolvido pois eu sumi num vazio infinito e repleto ao mesmo tempo (nao tenho outra simbologia para isso). Quando voltei, nao sei quanto tempo depois, me senti bem no inicio mas depois foi so terror pois a realidade nao voltava mais ao que era. Isso durou uns 4 dias ate normalizar. Em resumo: o custo-beneficio nao valeu a pena.

Descobri, com o tempo e a experiencia, que com doses baixas o aprendizado espiritual foi e esta sendo muito mais proveitoso. Essa sensacao de "conexao" com o universo, de desprendimento do nosso ser e de uniao tambem ocorre! So que num grau que pode ser assimilado durante a trip e nao somente apos.

Sou muito mais feliz sem anular meu ego, ao contrario, com baixas doses ele fica calmo e lento o suficiente para poder ver e entender o que normalmente nao veria e entenderia. Para mim flui melhor, no meu equilibrio, no meu tempo. Talvez eu seja humilde demais e me contente com tao pouco, nao sei. So sei que para mim e o suficiente.

E confesso que nao entendo o beneficio dessa necessidade que algumas pessoas tem de ir tao longe... no final tem que voltar ao estado "humano" e ter que viver com seu ego do mesmo jeito "ate que a morte os separe"!

Pare para pensar: voce nao aprendeu tudo o que voce sabe de uma vez. Por essa logica doses altas de psilocibina de uma so vez nao parece ser um metodo que traga mais beneficios. O aprendizado com qualquer dose leva o mesmo tempo.

Pessoalmente acredito que : "Intensidade" nao deve ser sinonimo de "qualidade"

Obs: as opinioes diferentes tambem tem o seu valor para alguem tomar suas decisoes, por isso resolvi contribuir. Obrigado.
 
Última edição:
Porque querer abrir a fechadura com uma furadeira, se voce tem uma chave que serve?

Gostaria de deixar aqui meu ponto de vista:
eu defendo as baixas dosagens!
... sem medo, ansiedade...
... sem bad trips, sem traumas
... aprendizado lento e gradual
... sem anular o "ego"

Essa coisa de anular o ego... para que anular o ego se voce sempre vai viver com ele? Nao parece uma ideia melhor "aprimorar" o ego ao inves de querer afasta-lo momentaneamente?

Para tudo existe uma grande sabedoria, chamada: Equilibrio



Para você as baixas dosagens funcionam, mas para outras pessoas a chave é justamente as dosagens altas e a dissolução do ego. Enquanto para outras a chave nem passa perto dos psicoativos.

O equilíbrio vem de várias fontes diferentes, e cada pessoa tem que achar a sua.
 
[...]
Sou muito mais feliz sem anular meu ego [...]

Disse tudo. Você é mais feliz assim, mas descobriu que essa é a melhor forma (para você) somente após tem uma experiência mais intensa.
Alguns usuários recomendam uma dosagem mais alta, mas isso não é um consenso. Eu mesmo acho que a dosagem deve ser escolhida de acordo com o momento.

Tanto a dose alta quanto a baixa têm seus limites, assim como os usuários que as utilizam, no entanto a descoberta desses limites é uma experiência individual.
 
Onde se encaixa a moral na dissolução do ego?

Nossos preceitos morais influenciam nosso julgamento perante a experiência de dissolução?

Assim como a moral das crianças parece discutível para a sociedade adulta, a criança primal que o ego esconde tbm parece ser imune a moral do ego-sociedade.

Será que em certos casos a exposição dessa essência amoral pode ser perigosa para o portador?

Seria nosso eu interior amoral mesmo ou apenas possuidor de uma diferente moral?

:fumar:
 
Já.
E Tenno a mesma duvida que voce teve, agora.

Mas eu não tenho dúvida.

Em uma dissolução do ego não há como pensar em moral e muitos outros conceitos do dia a dia. Tudo é absolutamente arrebatador e incontrolável.

Depois que você volta pode julgar em termos morais o que aconteceu, mas durante a experiência duvido que alguém consiga.
 
Nossos preceitos morais influenciam nosso julgamento perante a experiência de dissolução?
Talvez eu tenha me expressado mal. Mas estava pensando na experiência total.
Concordo, durante o auge da experiência não resta julgamento.
Mas a exp. pra mim é bem maior do que o auge psicoativo.
Acho mesmo que não estamos nos entendendo.
 
Mas a exp. pra mim é bem maior do que o auge psicoativo.

Se como experiência você considera o período pré experiência, a experiência e o pós, que pode durar alguns dias, aí a história é outra.

Mas o pico é realmente avassalador. Tudo fica insignificante ante o vislumbre da transcendência. E eu digo vislumbre porque acho que nem é a própria Transcendência em si. Só que é difícil trazer para o pós experiência todo aquele entendimento que não é baseado em palavras.
 
Última edição:
Back
Top