Em relação às crianças, escola x pais e nomes das coisas, posso responder por experiência própria... Até porque eu
meio que "acabei de voltar" de lá.
"somente as crianças e os loucos falam a verdade, os loucos eles internam e as crianças eles educam"
Quando era criança eu considerava a escola como uma internação. Eu era obrigado a passar 6 horas por dia dentro de um sistema, que só servia para me irritar e emburrecer. Isso me levava à
loucura.... E também a
mentir, pois tudo o que eu queria era
não ir para a escola, e uma vez lá dentro, só queria
sair de lá. Então as crianças
mentem sim, é só dar a elas uma razão!
É isso mesmo, que a criança perceba por si mesma e que invente novos nomes, se necessário for, com o mínimo de interferência do educador em questão.
De fato, eu dava nomes próprios a bichos que eu não sabia os nomes... Insetos, principalmente. Na verdade tem alguns que eu não sei o nome verdadeiro até hoje, só conheço pelo nome inventado (e meus amigos de infância, também). Ainda é engraçado.
Aliás, como a minha experiência indica, se o nome não for ensinado por um adulto ou escola, uma criança em um grupo vai inventar um, e todas vão usar o mesmo nome, para se referir ao que quer que seja... Dar nomes às coisas é uma característica
humana, e também é bastante conveniente. Não importa o nome, e sim que seja possível e comunicar usando ele.
Agora imagine ter que saber os nomes das coisas, seus e os dos outros, para conseguir se comunicar. Se cada criança internalizasse um nome diferente para cada coisa, não falaríamos todos a mesma língua, até hoje! Os nomes precisam sim ser ensinados, senão perderíamos muito tempo (e espaço na memória) apenas para dar nomes às coisas, o que além de tudo não serviria para nada, já que ninguém mais saberia o quê significam.
Conclusão: as crianças precisam sim serem educadas, guiadas, saberem das coisas. Mas isso precisa ser feito de uma forma muitas vezes mais individual do que simplesmente o sistema que existe hoje (principalmente e, lamentavelmente, no ensino público). EU quando for educar minhas crianças, provavelmente irei colocá-las na escola, pois além do português e matemática, é necessário um desenvolvimento psicossocial. Mas elas também terão aulas em casa - disfarçadas de brincadeiras e atividades, livros, contos etc. E claro, o exemplo.
Afinal esses primeiros anos de vida, de bebê até antes da puberdade, são os mais importantes na formação da pessoa. Inclusive na formação do
ego.
Estímulos e incentivos errados nessas primeiras épocas da vida, podem trazer conseqüências que durarão mesmo até a vida adulta, e talvez até pela vida toda... Em alguns casos, pode ser que não haja cogumelo (ou remédio) que dê jeito!
Paz e Luz... Também para nossas crianças