Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ego

hugocof

Hifa
Cadastrado
28/04/2014
1
17
31
Olá,
Eu não tive contato com os CM ainda, pretendo usar mas primeiro quero ter um conhecimento básico pelo menos.
Vejo muito o pessoal do fórum comentando que em altas dosagens, você pode dar tchau para o seu ego e coisas assim, mas eu queria saber o que vocês querem dizer quando falam isso, eu não entendo muito bem.


Paz de jah a todos
 
Olá,
Eu não tive contato com os CM ainda, pretendo usar mas primeiro quero ter um conhecimento básico pelo menos.
Vejo muito o pessoal do fórum comentando que em altas dosagens, você pode dar tchau para o seu ego e coisas assim, mas eu queria saber o que vocês querem dizer quando falam isso, eu não entendo muito bem.


Paz de jah a todos


Leia e pesquise o fórum para ter noção do que é. E pesquise em outras fontes também.

Entretanto tenha certeza que a teoria é bem diferente da prática.
 
Ego pode se dizer que é a sua noção do espaço-tempo, a sua individualidade, a sua personalidade, etc... Uma vez que o ego morre temporariamente, todas essas características começam diluir. Tudo começa fundir-se. Há uma grande sensação de interconectividade, uma espécie de êxtase cósmico, mas ao mesmo tempo pode ser muito assustador para algumas pessoas. E como dito pelo @Ecuador, na prática é bem diferente... Também há muitas coisas que vão além da nossa linguagem humana, por tanto é impossível descrever em palavras.

Agora voe longe, pequeno gafanhoto!
 
Em dosagens altas, é fácil perder a noção sólida de "quem você é". Tive uma experiência em que eu estava tentando me encontrar, mas o meu "eu" se perdia em meio àquele mar de visuais e sons!

Você não some totalmente, por que você se torna a própria experiência, na verdade. Mas aquela sensação de estar no controle de seu próprio corpo e mente desaparece.

Um ponto interessante disso é que muitas vezes você pode incorporar personagens e enredos, de uma forma muito maneira. Recentemente, tive uma viagem logo após ter acabado de ler um livro (Os Pilares da Terra) e a minha vida se fundia com a história da vida dos personagens do livro, e eu achava que quando voltasse da trip, iria estar no ambiente do livro, e não no meu quarto! :LOL:

Agora, as experiências são muito individuais, ainda mais os conceitos. Cabe a você descobrir por si mesmo. E nem sempre uma dosagem alta significa uma boa experiência. :)
 
A perda do ego pode ser a coisa mais maravilhosa e aterrorizaste que um ser humano pode experimentar em sua vida.
Ainda mais pra nós, nobres ocidentais egocêntricos...

:whistle:
 
Entendo como sendo ego, aquilo em que você é mais apegado... As suas caracteristicas fisicas e psicologicas, suas manias e crenças, sua personalidade e etc. O momente de perda do ego pode ser bem turbulento, já que somos tão apegados as nossas caracteristicas.
Mas quando ocorre o total desprendimento do ego, ai você verá o real poder dos cogumelos, viajará para bem longe...
 
Nestes três anos de experiência, li muito a respeito de tudo relacionado a cogumelos, mente e ego, mas nada é comparável com a experiência em si. Não existem palavras para descrever. Quem realmente quer adentrar no ápice da experiência, ou seja a perda do ego, deve ter paciência, deve lembrar que isso é uma caminhada, meditação, estudo, doses baixas, várias viagens. Com o amadurecimento da mente, vem a necessidade de doses mais altas, em longos espaços de tempo, para a mente absorver a experiência, moldar a mente, preparar a mente para que você perceba que falta pouco para a verdade. Cuidado com o desejo incontrolável de atingir um nível a qual não está preparado. A perda do ego através do processo químico é uma realidade que deveria ser acompanhada por uma pessoa mais experiente com orientação. Infelizmente, não dispomos de tal serviço, então, ressalto novamente, paciência e siga os conselhos dos mais experientes no fórum. Nada de seguir esses conselhos de tomar uma dose extremamente concentrada logo de início, pois isso só funciona para raríssimas pessoas.
 
A perda do ego pode ser a coisa mais maravilhosa e aterrorizaste que um ser humano pode experimentar em sua vida.
Ainda mais pra nós, nobres ocidentais egocêntricos...

:whistle:

Para vc, qual eh a principal finalidade de perder o próprio ego?
 
Para vc, qual eh a principal finalidade de perder o próprio ego?


Como o @.Gabiru acessa pouco, vou dar a minha opinião, e quando acessar ele mesmo pode responder a você.

Primeiro é preciso entender o que é o ego. Para mim esse texto budista que o @Cosmik postou dá um bom exemplo de como definir o ego. É esse EU que quer permanecer. E é a consciência que sentimos ser nós mesmos em contraposição ao subconsciente. E separada do restante dos seres e da matéria.

E o ego normalmente age para tentar satisfazer seus desejos sensuais (que não são somente os desejos relacionados a sexo, mas sim todos os desejos relacionados aos sentidos). Permanecer é uma condição para correr atrás da satisfação desses desejos. Ainda que eventualmente o ego passe por muita dor e sofrimento, e aí ele não quer mais permanecer. Quer se extinguir por não aguentar a dor.

Então, por quê perder o ego? Para se livrar dos estados mentais transitórios, das delusões e do sofrimento que o próprio ego cria. Para ser livre. Para perceber que o EU não é separado do resto, nem tem uma existência intrínseca. É claro que o EU continua a existir, então perder o ego na verdade é tirá-lo do comando, pois precisamos do EU, do ego, para as nossas atividades diárias. Mas devemos saber que não somos o ego, ou pelo menos não somos somente o ego.
 
Depois da primeira destruição do ego, há alguma necessiade de se repetir o processo? Um sujeito não estaria destruindo a própria mente ingerindo cogumelos de 15 em 15 dias para se desfazer do ego?

E o tal do self, ele tem haver com o ego? Ou ele seria a essencia primaria que reside em todos nós?
 
Depois da primeira destruição do ego, há alguma necessiade de se repetir o processo? Um sujeito não estaria destruindo a própria mente ingerindo cogumelos de 15 em 15 dias para se desfazer do ego?

E o tal do self, ele tem haver com o ego? Ou ele seria a essencia primaria que reside em todos nós?

Acho que você não teve nenhuma experiência com cogumelos ainda, ou teve?

Essas questões vão ser respondidas automaticamente...

É claro que o EU continua a existir, então perder o ego na verdade é tirá-lo do comando, pois precisamos do EU, do ego, para para a nossas atividades diárias. Mas devemos saber que não somos o ego, ou pelo menos não somos somente o ego.

Veja o que o @Ecuador escreveu. Não dá pra você ter uma "primeira destruição do ego". A experiência com cogumelos não vai destruir você. Ela vai esculpir você.
 
Depois da primeira destruição do ego, há alguma necessiade de se repetir o processo? Um sujeito não estaria destruindo a própria mente ingerindo cogumelos de 15 em 15 dias para se desfazer do ego?

E o tal do self, ele tem haver com o ego? Ou ele seria a essencia primaria que reside em todos nós?


Então, o que conseguimos com os psicodélicos é passageiro. Tem início, logo tem um fim. Nos dá um vislumbre do Paraíso (qundo tudo corre bem) e logo toma-o de volta. A busca final é simplesmente fazermos só com a nossa mente, sem os cogumelos ou outra ferramenta, e de forma permanente.

Quanto à frequência, tem um tópico por aí. Eu hoje tomo poucas vezes por ano, mas quando cultivei pela primeira vez, em 1999, mandava ver direto nos fins de semana. Esse ritmo modificou muitos dos meus pontos de vista, mas não destruíram minha mente. Mas cada pessoa tem a sua sensibilidade.

E tomar um dose heroica não é garantia de dissolver o ego. Nessas doses o cogumelo comanda. Só te resta a opção de navegar, pois qualquer reação pode desencadear uma bad trip. Se for para acontecer uma dissolução do ego você a sentirá quando estiver lá.

Quanto ao Self, seria o centro da personalidade. Podendo ser interpretado ainda com o Eu Superior, ou mesmo a essência, como você citou.
 
Acho que você não teve nenhuma experiência com cogumelos ainda, ou teve?

A primeira vez q eu tomei foi em 2011 kra. To aqui nesse forum a muito tempo ja... Pessoal pensa q eu nao tomo cogumelos pq eu nao acredito em espiritos. Ja vi muitas coisas esquisitas durante minhas trips, mas nunca acreditei que aquelas coisas que eu vi são fruto do mundo espiritual. Acredito que é tudo fruto da minha imaginação.
Nunca cultivei cogumelos pq nao vejo necessidade. Na cidade onde eu moro nascem muitos Panaeolus cyanescens.

E tomar um dose heroica não é garantia de dissolver o ego. Nessas doses o cogumelo comanda. Só te resta a opção de navegar, pois qualquer reação pode desencadear uma bad trip. Se for para acontecer uma dissolução do ego você a sentirá quando estiver lá.

Alguem aqui consegue aproveitar uma trip com uma dose exagerada? Perder a consciência e ficar babando é bom?
Eu nao sei se ja tive o meu ego quebrado como vcs tanto falam, mas ja tive a sensação de morte em algumas trips de alta dosagem.
 
Alguem aqui consegue aproveitar uma trip com uma dose exagerada? Perder a consciência e ficar babando é bom?

Ninguém perde a consciência, por assim dizer. Pelo contrário, quando ego sai da frente, a sensação é de uma superconsciência. E tal experiência não é boa e nem ruim, é muito, muito além dessa dualidade.
 
Ninguém perde a consciência, por assim dizer. Pelo contrário, quando ego sai da frente, a sensação é de uma superconsciência. E tal experiência não é boa e nem ruim, é muito, muito além dessa dualidade.

A cada nova sensação de superconsciência um novo aprendizado é alcançado? Ou vc só fica mastingando o que ja foi mastigado?
 
[...] Pessoal pensa q eu nao tomo cogumelos pq eu nao acredito em espiritos. Ja vi muitas coisas esquisitas durante minhas trips, mas nunca acreditei que aquelas coisas que eu vi são fruto do mundo espiritual. [...]

Nossa experiência com os cogus é mais ou menos a mesma então.
No entanto eu acredito em espíritos. Mas mesmo assim nunca os vi sob efeito dos cogumelos.

A realidade é o conjunto de percepções que temos do ambiente ao nosso redor. Quem processa essas informações? Nossa mente.
Se nossa mente percebe "a presença de um espírito" durante uma experiência, então ele pode considerado tão real quanto a dor de um tijolo caindo em nosso pé.
 
A cada nova sensação de superconsciência um novo aprendizado é alcançado?

Sim, como em qualquer experiência. Sempre há algo para aprendermos.

Pessoalmente, aprecio muito a morte do ego, pois me permite lembrar de muitas coisas das quais já sei, mas o ego ignorante vive embaçando a visão. Sempre que falo "eu isso", "eu aquilo" me torno pequeno/isolado/insignificante diante desse imenso universo. Sem o EU, somos tudo e nada ao mesmo tempo. Acredito até que ninguém precisa matar o ego com doses heroicas para experimentar essa superconsciência. Basta praticar com seriedade meditação ou outras técnicas que levam ao êxtase. O objetivo é o mesmo.
 
Acredito até que ninguém precisa matar o ego com doses heroicas para experimentar essa superconsciência. Basta praticar com seriedade meditação ou outras técnicas que levam ao êxtase. O objetivo é o mesmo.

Esse detalhe eh importante. Ninguém precisa dos cogumelos para evoluir.
 
Esse detalhe eh importante. Ninguém precisa dos cogumelos para evoluir.


Quem pode afirmar com certeza?

Como somos diferentes pode haver uma ou mais ferramentas que sejam mais adequadas para cada um de nós ...
 
Quem pode afirmar com certeza?

Como somos diferentes pode haver uma ou mais ferramentas que sejam mais adequadas para cada um de nós ...

Vc me fez pensar numa coisa agora. Quais seriam as ferramentas essenciais para o desenvolvimento?
 
Back
Top