Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário para me organizar

Diário de cultivo completo.
Estou montando esse tópico para deixar salvo as informações desse cultivo e poder acompanhar minhas falhas e correções.

Meu ultimo diário teve um bom rendimento, agora passei para outras strains que peguei no FSE , outra que ganhei do @jesteriruka e outra que troquei com um novo conhecido na cidade, contudo, a Golden Mammoth veio uma impressão muito fraca e acho que não criará micélio.

Ficaram então: A+ semi-albino, Golden Mammoth, Taman Negara, Thai Pink Buffalo e Tulum.

O carimbo de A+ que recebi pelo fórum eu inoculei no final de junho/inicio de julho e precisei deixar meio abandonado por motivo de viagem e não está totalmente saudável.
Ao total eram 8 copos de 300ml e 3 potes de 500ml
4 feitos com sementes utilizei para fazer outdoor e os 3 potes em um vaso (esses estavam com aspecto ruim), trarei mais informações e fotos caso rendam algo.
Os 4 restantes eram PFTek e parecem melhores, mas falta tempo para colonizar.
WhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.12.jpegWhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.40.jpeg
Por isso sempre lembrar de utilizar apenas 1/4 do carimbo, para ter outras chances caso dê errado.
Utilizarei novamente esse carimbo, mas agora cuidando direito.


Agora voltei e comecei com os carimbos recebidos...

Limpeza
Comecei limpando todo o armário onde utilizo para manusear o cultivo (pois ainda não fiz minha glovebox)
IMG_20190729_204355.jpg

Preparação dos esporos 28/07
Peguei 8 potes coletores, que já vem com a pazinha e raspei 1/4 de carimbo em cada (sendo 2 para cada strain)
Um pote era com água mineral de copinho e o outro com água de coco de caixinha.
Minha ideia não é fazer uma CL, mas apenas "nutrir" um pouco os esporos para que tenham mais chances de colonizaram, uma vez que datavam 11/18
Para a água de coco esperarei sinais de micélio e a água mineral deixarei uns 15 dias.
2019-07-29_20-37-44_208.jpg
É a primeira vez que tento desse modo, então é uma primeira experiência.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recomendo observaram a mangueira do borbulhador caso utilizem por muito tempo
IMG_20190729_221836.jpg


Terrário
Os copos de A+ com foto no inicio do tópico vou utilizar para um PF-Casing pois faz muito tempo que estão colonizando e estou preocupado que apenas o dunk não seja suficiente para revitalizar eles.
Enquanto isso decidi limpar e preparar o meu terrário que estava guardado.

IMG_20190729_222019.jpgIMG_20190729_222039.jpg
A garrafa de 900ml coube melhor que a de 1,7l que estava usando, espero que não prejudique a troca de calor.

Perlita
Dessa vez decidi deixar de molho em água sanitária, mas fiquei em guerra para conseguir afundar e acabou que ficou boiando mesmo.
IMG_20190729_231534.jpgIMG_20190729_221929.jpg
Vou cobrir com papel filme PVC para proteger de agentes externos e deixar 24hrs.

Atualizarei aqui conforme for evoluindo, deixando no minimo o prazo de 1 semana.
 
Última edição:
Tudo direitinho !!
Belas strains que vc tem ai para crescer !!
Tamos aqui se prescisar de alguma coisa !
Abz
 
Atualizando aqui.
Ao total fiz 12 copos de 400ml. 3 para cada strain.
Uns utilizei os esporos com água de coco e outros apenas água.
O que me estranhou é que o esporo de Golden Mammoth apresentava sinais em 2 dias que estava imerso na água de coco.
Para mim parece o micelio certo, mas é a primeira vez que faço um "projeto" de cl então não sei. Utilizei ele assim.

IMG_20190804_142907 - Copia.jpg
Difícil tirar uma foto decente.

Também fiz o meu primeiro casing (com o A+) e o bulk com um dos bolos pftek do meu ultimo cultivo (G.T).

Esse é o bulk, até agora são 4 cogumelos, esse maior está realmente grande e parece que tem muito para crescer.
Fiz com húmus 40%, pó de coco 50% e vermiculita 10% mais os 500ml do bolo PFTek - no fundo joguei a perlita que estava no terrário antes.
Esse será o balde dos bolos esgotados.

IMG_20190803_133309.jpg

O casing eu apenas peguei aqueles bolos que não estavam completamente colonizados, dunkei e misturei tudo na quentinha com um pouco de vermiculita fina.
Eu estou em duvidas se essa aparência pode ser um cobweb ou ate um trichoderma na parte mais grossa ali ou apenas um micélio não muito bonito pelas condições (aqui está bem frio e a umidade ficou bem alta), gostaria de opiniões.

É meu primeiro casing. Não tenho/tinha muita esperança com isso mas foi apenas para não descartar logo de cara. Sei que deveria estar totalmente colonizado, mas meu intuito era ou conseguir algum fruto ou descartar e recomeçar com o A+.

Dia 03 - WhatsApp Image 2019-08-03 at 13.37.50.jpeg

Dia 04 - WhatsApp Image 2019-08-04 at 14.23.56.jpegWhatsApp Image 2019-08-04 at 14.24.17.jpeg

Pela insegurança desses bolos eu decidi improvisar um terrário em saco com mascara cirúrgica como filtro, para preservar o meu terrário principal de possíveis contaminantes.
Hoje a noite vou refazer esse modelo, mas com o saco maior e melhor "trabalhado".

IMG_20190804_142605.jpg

Até agora é isso, os bolos estão incubando mas a temperatura não passa dos 15C então acredito que vá demorar um pouco.

IMG_20190804_142732.jpg
 
Bom..
Primeiro 15 graus ta bem abaixo..Seria melhor tentar elevar um pouco para crescer..

Quais sao os materias para o casing e como foi preparado ?(Pasteurizo. esterilizo. grossorr da camada)

Parece um pouco seco na textura...

(modifiquei a mensaggem porque vi que na foto do dia 4 tive melhoras do crescimento)
Por as duvidas comparto contigo as fotos de trichoderma para que possas comparar.

As veces por foto e dificil pero acho melhor prevenir que curar...estar atento...

Se vc ta observando uma superficie do micelio como uma casca grossa e mais um indicativo..
Si fica assim sem fazer mais nada..e mais outro indicativo.

Fotos que tenho de inicio de trichoderma e te envio para vc comparar
Screenshot_2019-08-04-15-30-02.pngScreenshot_2019-08-04-15-30-10.pngScreenshot_2019-08-04-15-31-04.png

Abz
 
Última edição:
Bom..
Primeiro 15 graus ta bem abaixo..Seria melhor tentar elevar um pouco para crescer..

Quais sao os materias para o casing e como foi preparado ?(Pasteurizo. esterilizo. grossorr da camada)

Parece um pouco seco na textura...

(modifiquei a mensaggem porque vi que na foto do dia 4 tive melhoras do crescimento)
Por as duvidas comparto contigo as fotos de trichoderma para que possas comparar.

As veces por foto e dificil pero acho melhor prevenir que curar...estar atento...

Se vc ta observando uma superficie do micelio como uma casca grossa e mais um indicativo..
Si fica assim sem fazer mais nada..e mais outro indicativo.

Fotos que tenho de inicio de trichoderma e te envio para vc comparar
View attachment 107786View attachment 107787View attachment 107788

Abz

O casing só adicionei vermiculita estéril, tanto embaixo quanto na parte de cima, uma fina camada.
Eram bolos PFTek que ficaram abandonados e não colonizaram inteiro, por isso estou preocupado.
Tinha um pouco de substrato livre que tentei tirar ou pelo menos deixar no fundo, mas é um grande risco.
Como falei, é uma ultima tentativa para esses bolos.

É que a temperatura aqui está entre 1-4C a noite. O aquecedor só mantem a 16.
Vou comprar um isopor grande para entrar todos copos.
Não está tão grosso quanto as fotos de trichoderma, mas não estão bonitos.
Vou acompanhar, também pode ser por falta de circulação de ar nesse terrário improvisado.
Obrigado pela ajuda. Se esverdear aviso aqui.
 
Copos de tulum feitos com a água de coco contaminaram. Ainda não sei se é pela água de coco ou do próprio carimbo,
mas a certeza que foi na preparação da seringa/inoculação.

Com água de copinho começando a dar sinais de micélio hoje, sem sinal do contaminante.

Comprei mais um aquecedor para atingir os 28C.

WhatsApp Image 2019-08-06 at 16.16.53.jpeg

Acredito que seja Penicillium spp.
Dá para notar o crescimento bem definido no local de inoculação
Alguém confirma ou acha que é outro contaminante?
Inoculado no dia 31

Amanha cedo vou jogar fora e refazer com seringa água.
 
Lições:
  1. Utilizar mascara para mexer com a perlita. (Me deu uma baita crise alérgica)
  2. Potes coletores nem sempre são mantidos estereis na loja que vende.
  3. Substitui luvas de procedimentos por luvas E.V.A estéreis. (Assepsia mais confiável, preço mais em conta do que luvas cirúrgicas, contudo, são mais frágeis e desconfortáveis).
  4. Swab de álcool é mais fácil de utilizar.
  5. Seringas de 20ml são excessivas, estou utilizando 10ml agora.
  6. Melhor gastar um pouco e comprar alumínio heavy duty ou 40 micras.
  7. Quando ganhar um carimbo tentar isolar antes de utilizar.
  8. Evitar água de coco, o risco de contaminação aumenta muito.
  9. Copos de vidro são muito melhores de trabalhar do que PP-5 (Apenas opinião)
Até agora o copo de taman negara é o mais promissor e ainda tenho um resto de carimbo para mais uma tentativa, caso falhe.
Golden mammoth sem nenhum sinal de micélio, o carimbo que veio do FSE estava bem fraco, como se fosse o 5 carimbo feito com um chapéu, só via os esporos quando colocado contra a luz.
Então para essa não tem muita esperança de conseguir, a tulum que refiz já deu sinal, acabou o carimbo.

Fiz mais 4 copos de golden teacher, com meus próprios carimbos.
Estou tindalizando milho para aprender a técnica, nunca utilizei.
Pretendo inocular com micélio isolado, comprei as ferramentas.
Por enquanto vou utilizar placa descartável (6 reais 10 placas), mas logo pretendo comprar de vidro.
WhatsApp Image 2019-08-14 at 13.04.33.jpeg


Também refiz meu "saco terrário" para bolos que aparentam estar contaminados mas que possam dar frutos.
Parece estar funcionando bem, apesar das limitações.
Grudei com fita na parede para não colabar e comprometer a disponibilidade de O2.
WhatsApp Image 2019-08-14 at 13.23.07.jpeg


Meu bolo antigo continua a me presentear:
WhatsApp Image 2019-08-14 at 13.26.15.jpeg
Me deu 60g frescos até agora (36g-24g), é o 2 flush desde que foi para o balde e o 4 se contar de quando era Bolo PFTEK.

Apesar do meu primeiro cultivo ter dado certo, agora dá para perceber que tem muitas coisas para aprimorar ainda no PfTek,
agora, só depois de 30 copos feitos, acredito estar pegando bem a técnica e diminuindo os erros.
Se tivesse pensado antes, teria treinado mais antes de utilizar as strains que eu tinha vontade.
Até agora é isso.

Edição:
Alias, o casing que achei estar contaminado continua normal, acredito que deva ser o que falou antes, está seco e talvez uma hidratação traga frutos.
Vou deixar em dunk por 12 horas.
 
Esse e o caminho !!!
Parabens por seu empenho.

Fala do milho....vc falou que era a sua primeira tentativa...
Vc planeja fazer como ?
Abz
 
Esse e o caminho !!!
Parabens por seu empenho.

Fala do milho....vc falou que era a sua primeira tentativa...
Vc planeja fazer como ?
Abz
WhatsApp Image 2019-08-14 at 15.33.23.jpeg
Estou fazendo naquele modo de ferver por 3 dias e depois panela de pressão.
Ontem lavei o milho, fervi água, coloquei o milho para pipoca, esperei ferver novamente, desliguei e está lá na panela.
Vou colocar água pra ferver em outra panela, escorrer o milho e repetir o processo hoje e amanha.
Depois que esfriar na ultima vez, mando pra panela de pressão.

Pretendo fazer um bulk húmus+pó de coco+vermiculita para utilizar o spawn posteriormente.
Ainda não tenho noção prática da proporção de spawn-substrato. Acredito que 3:1 esteja ok, certo?
Minha ideia é utilizar bulk para meu consumo e o terrário (PMP) mais focado em carimbos, pois estou utilizando todos que tinha disponíveis para esse cultivo e preciso repor.
 
Última edição:
Bem.
Aquele metodo dos tres dias funciona bem.

Como extra se quisier na ultima 12 horas coloque uma chicara de cafe reutilizado ou uma de cafe nornal diluido 4 veces.

Outra dica e a mais importante que tenho para te dar e que o milho tem que estar bem seco por fora e bem hidratado por dentro antes de ir na panela.

Tem outras alternativas como centeio e painço o alimento para aves silvestres...mais isso pode ser mais na frente..

Vai nesse rumbo que estas indo bem..

O que mais gosto e que tu tas querendo apreciar eles mesmo... nao so a "produccao"

Abz

Pd Passa endereço no MP para te enviar
 
Atualizando
Preparei 4 copos 400 ml de milho para pipoca.
Coloquei vermiculita no fundo para absorver qualquer umidade extra, como foi a primeira vez com o grão quis utilizar como precaução.
Quando saíram da PP estava com muita umidade (acho que fiz algo errado ou não secou o suficiente), mas agora parece ter condensado e estar certo.
Inoculei eles ontem de manha, agora é esperar.

Os copos de tulum que refiz com água já apresentaram micélio e aparentemente sem contaminação.

O copo de taman negara que estava colonizando rápido apresentou contaminação e descartei (era o que tinha feito com água de coco).

Agora acho que todos os copos estão saudáveis, acredito não ter que refazer mais nenhum.
Mesmo assim decidi tentar isolar micélio de taman negara do copo contaminado (ainda tenho 1/4 de carimbo dessa strain).
Então estou incubando Golden Teacher, Taman Negara, Thai Pink Buffalo e Tulum, infelizmente a Golden Mammoth já era.

Troquei o método de preparar a seringa, em vez de utilizar copos coletores e a pazinha pra raspar estou comprando água de copinho.
  1. Furo o alumínio, previamente limpo com álcool 70, com a seringa
  2. Absorvo a água
  3. Esvazio o copo em outro recipiente (utilizo para beber depois)
  4. Devolvo a água da seringa para ter apenas os 10ml e evitar sobras.

Utilizo lamina de bisturi para raspar o carimbo, então também acaba ficando mais barato - água de copinho R$0,45 e lamina de bisturi R$0,36 centavos cada.
Conversando com o vendedor na loja de produtos laboratoriais ele me falou que não tem muita preocupação com a esterilidade dos potinhos, por isso decidi não utilizar mais.
Aparentemente, para as utilidades que ele vende não faz necessário ser estéril.

Também comecei a me aventurar em clonagem/isolamento, como mencionei antes.
Vou deixar algumas fotos para acompanhar, se alguém com experiencia puder dar um parecer.
Parece que o micélio não tá crescendo no papelão.
Utilizei o método que tem tutorial aqui no fórum, de por o papelão no microondas.

Para treinar peguei o único cogumelo que eu tinha, que era esse com problemas de crescimento.

Dia 15/08
WhatsApp Image 2019-08-18 at 20.07.44.jpeg


Dia 16/08
WhatsApp Image 2019-08-18 at 20.07.15.jpeg

Dia 17/08
WhatsApp Image 2019-08-18 at 20.06.55.jpeg

Dia 18/08
WhatsApp Image 2019-08-18 at 20.06.33.jpeg


Para isolar o micélio de taman negara, peguei um grão de arroz que estava colonizando no fundo do copo e aparentemente longe de contaminações.
Depois de 24hr está assim:
WhatsApp Image 2019-08-18 at 20.06.02.jpeg

As fotos ficaram ruins, mas não quis ficar mexendo com as placas por muito tempo.
Vou comprar agar apenas quando pegar pratica com papelão.
 
Eu vi que vc mergulho nos diarios de painço e papelao que fiz ums anos atras o qual deixame contento...

Para a preparaçao eu usei em vez de microndas a panela de presao por 20 minutos
Ao papelao tem que tirar a parte lisa e usar a corrugada como vi nas fotos que vc fiz

Eu usei nesse diario o painço como micelio...

Mais se agora tivera que fazer papelao de novo tentaria clonar um fruto com determinadas caractetisticas.(tamanho. rapidez de colonizacao resistencia etc)

Papelao e simples practico uma vez que vc pega o jeito.. e novamente.....
adivine qual e o item que faz a diferença ?

A umidade do papelao logo da panela..nem tao umido... nem tao seco.. ese e o ponto.

o milho parece que por oa relatos vai se dar bem...
Mais ma frente vamos falando da evolucao de eles...

Abç
 
A colonização está indo bem, apenas um copo de milho apresentou uma mancha que acredito ser contaminante.
Pelo meu método de preparo, acho que talvez o defeito seja não ter selecionado o milho.
Estou esterilizando mais 500g de milho, apenas para utilizar um resto de seringa e minha tentativa de isolamento.
WhatsApp Image 2019-08-24 at 23.18.40.jpeg

Esses 500g foram suficientes para preencher 6 copos de 300ml, com vermiculita embaixo.

O taman negara que estava reproduzindo em papelão:
WhatsApp Image 2019-08-24 at 23.09.59.jpeg

Cortei um pedaço para passar para outro papelão, mas aparentemente não ficou hidratado o suficiente e aparenta estar seco.
O micélio não tá conseguindo colonizar muito bem essa segunda transferência, mas vou utilizar para inocular o milho amanha cedo.

Copos de tulum inoculados dia 07:
WhatsApp Image 2019-08-24 at 22.55.17.jpegWhatsApp Image 2019-08-24 at 22.55.50.jpeg

Copos de taman negara (esqueci de marcar o dia da inoculação, mas não faz muito tempo):
WhatsApp Image 2019-08-24 at 22.54.37.jpeg

Tenho mais copos incubando, mas não vou colocar fotos de todos porque seguem o mesmo padrão.

E esse é o copo de milho que comentei do contaminante:
WhatsApp Image 2019-08-24 at 22.57.22.jpeg
Ele ta aumentando e se espalhando, vou manter incubando porque não tenho necessidade de fazer mais copos.
Assim aprendo observando o efeito do contaminante no crescimento do micélio.
O copo está vedado e separado dos outros.
Apenas esse copo de milho ficou assim.
Mas deu para perceber a maior velocidade de colonização do que um pftek.
Um erro que confirmei foi o excesso de umidade, talvez isso tenha facilitado o aparecimento.
O milho de hoje deixei secar mais.

Furos tampados com micropore realmente auxiliam o crescimento do micelio.
O que fiz apenas 1 furo colonizou melhor embaixo dele, os que fiz 2 melhoraram o copo inteiro.
Sei que já era confirmado, mas gosto de saber o quanto influência.
 
Muito bom o progresso !
As duas coisas a saber para dominar o milho sao :
o ponto de cocimento do grao.
a pouco o nehuma condensaçao de agua nas paredes internas do copo (ai vc mandou bem com a vermiculita por baixo para prevenir)

Outros metodos para cozer milho alternativos aos tres dias tb funcionan..

Eu maiormente uso dos tres dias.. que e como o mais seguro para a eliminaçao de endoesporos do milho..

Continua assim.. Parabens !
Grande Abç
 
Os 3 copos de Tulum colonizaram 100% na terça, vou aniversariar nessa terça que está chegando.
Farei dunk em 1 deles e nos outros 2 não, assim vou comparar por mim mesmo a eficiência.
Roll em todos.
WhatsApp Image 2019-08-30 at 15.09.35.jpegWhatsApp Image 2019-08-30 at 15.10.04.jpeg


Taman negara está terminando de colonizar os copos (1 pftek e 2 de milho)
WhatsApp Image 2019-08-30 at 15.09.17.jpegWhatsApp Image 2019-08-30 at 15.10.21.jpeg

Tem os outros 3 thai pink buffalo no milho que parece estar cobrindo o contaminante da foto que postei antes.
Esses vão para um bulk quando colonizaram.
Tenho uma seringa hidratando a 1 semana para quando aniversariar os Tulum, utilizar o copo para fazer com ela.

E os 2 copos PFTEK de A+ que fiz dia 22 estão ainda no inicio da colonização.
Ainda tem mais 3 copos de milho de A+ que fiz dia 27, esses ainda não apresentaram sinal.

Essa aqui é minha incubadora improvisada o_O
Tem funcionado até que bem pela simplicidade.
No frio de 1C manteve uns 18C/21C e agora aqui deu uma esquentada, media de 26C então nem precisa do aquecedor durante o dia.
WhatsApp Image 2019-08-30 at 15.10.36.jpeg

Estou ansioso para a frutificação, minha maior preocupação é conseguir tirar carimbos.
Também para experimentar esses novos cogumelos com historia estrangeira e descobrir o que tem para ensinar.
Até hoje todas minhas viagens foram com golden teacher.

-------------------

A é, usei o papelão como inoculo em 300ml de milho dia 27, até agora não apareceu nenhum crescimento.
Acho que minha hidratação foi insuficiente, os que mantive na placa de petri estão secos e pararam o crescimento.
O copo até agora não apresenta contaminantes também, vou acompanhar.
Por enquanto vou deixar de lado, vou tentar novamente com BDA quando conseguir comprar.
 
Última edição:
2 bolos aniversariados.
O pires branco não foi ao dunk e o transparente sim.
Pretendo colocar 5 bolos ao total nesse terrário.
Tenho 12 terminando incubação, provavelmente vou montar mais um terrário e fazer bulk no balde com o milho.

WhatsApp Image 2019-09-03 at 12.01.07.jpeg

7cm de perlita no fundo. Água da torneira com 1 tampa de água sanitária.
Provavelmente vou comprar vermiculita fina, a grossa é boa para montar os copos, mas para o roll preferi a outra.

Coloquei grudado o copo do borbulhador junto com o aquecedor, percebi que quando está mais frio a perlita diminui a "produção" de umidade, então precisava borrifar na garrafa aquecida para auxiliar.
Como o borbulhador espirra um pouco de água na garrafa, aumenta a taxa de evaporação.
Também serve como barreira para evitar respingo nos bolos.
Na próxima limpeza trocarei por copo de vidro, o plastico por ser leve fica meio bambo por causa da perlita. Por isso amarrei fita crepe.

Coloquei a vermiculita do roll 5 minutos no microondas porque comprei pelo correio e o saco passa ar, então preferi dar uma amenizada nos microrganismos que podiam estar dormentes ali.
O terceiro bolo de Tulum está com dificuldade pra terminar a colonização no fundo do copo (está 98%), mas lentamente está conseguindo.
Primeiro bolo de taman negara será aniversariado dia 10.

Deu para perceber diferença no aspecto do micélio de A+, até agora o tulum e principalmente o taman negara tiveram um rizomorfismo muito bonito de ver.

O milho que utilizei o papelão apresentou colonização, talvez não tenha sido perdido.
 
Atualização dia 08/09

4 Bolos no terrário. 1 casing colonizando e 1 bulk (ambos 1,1l).

WhatsApp Image 2019-09-08 at 10.23.54.jpeg

Taman Negara 1: Aniversariado dia 6, em 1 dia apresentou pins, mas achei diferente do comum. Apenas roll
(3 dias de consolidação, observando achei que estava "pre-pinning" e realmente surgiram).

WhatsApp Image 2019-09-08 at 10.24.06.jpeg

Tulum 1:
Aniversariado dia 3, dunk (20hr) e roll - hoje apresentou primordia. (7 dias de consolidação)

Tulum 2: Aniversariado dia 4, apenas roll - também apresentando primordia. (7 dias de consolidação)

Tulum 3: Anivesariado dia 8, dunk (18hr) e roll. Não conseguiu colonizar uma pequena parte do fundo do copo por compactação, retirei com bisturi antes do dunk, acredito que esteja tudo certo.
(Descontando a parte não colonizada, seriam 12 dias de consolidação)

Obs: Provavelmente a compactação foi por utilizar o copo para medir a água da receita, sem secar antes de preencher.

Fiz também 1 casing (vermiculita-milho) e 1 bulk (fibra de coco, húmus, vermiculita e palha).

Casing: 400ml de milho e uns 600ml de vermiculita (divida embaixo e em cima)
3 dias colonizando
WhatsApp Image 2019-09-08 at 10.24.22.jpeg

Bulk: Foi meio no olho, comprei a fibra porque não tinha em pó e não recomendo.

O bulk não tirei foto para não aumentar o risco de contaminação, mas por enquanto está colonizando bem. Vou abrir de novo só daqui 10 dias.

----------------
WhatsApp Image 2019-09-09 at 10.30.36.jpeg
 
Última edição:
Preciso admitir que este cultivo está muito mais complicado que o anterior.

No inicio a temperatura não queria chegar nem nos 20C, agora veio uma onde de calor e com garrafa de gelo consigo baixar só até 26C.

A umidade então tem ficado uma bagunça, tive que fechar com micropore para impedir a saída dela, mas ao mesmo tempo a garrafa de gelo provoca condensação.

O Bolo de Taman Negara parece não estar se importando muito com isso, agora os de tulum estão com dificuldade e só querem pinar embaixo.

Acho que após colheita vou reidratar a perlita.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 06.38.00.jpeg

Obs: 06:00 e está 26C mesmo o cultivo dentro do armário. No quarto tem ficado 32C. Esse não é o padrão da região.
Tenho utilizado 3 garrafas de 2l congeladas para resfriar, uma as 6, troco 12, depois as 18 e quando vou dormir troco de novo.

Taman Negara:
WhatsApp Image 2019-09-11 at 07.00.18 (1).jpegWhatsApp Image 2019-09-11 at 07.00.18 (2).jpeg

Tulum:
WhatsApp Image 2019-09-11 at 07.00.18.jpegWhatsApp Image 2019-09-11 at 07.01.08.jpeg
Percebi que o que passou por dunk está pinando mais homogeneamente e o que não apenas embaixo.
Mas parece que em ambos vão abrir o véu cedo.
Acredito que exagerei no roll aqui, não tem necessidade de tanta vermiculita.
Essa strain tem demorado o processo de frutificação depois de ir ao terrário. Os 3 bolos com a mesma característica.


O Casing foi aniversariado e parece promissor.


WhatsApp Image 2019-09-11 at 07.00.03.jpeg.

Ps:
meu falso monotub haha o objetivo dessa caixa era esse, mas não me senti seguro em colocar meus esforços em um só substrato.
Caixa de 20l, quentinhas de 1,1l.
Estou abanando e borrifando manualmente.
Tem 6cm de perlita embaixo, mas ficou tao justo que a umidade acho que não passa.

Por enquanto é isso, não pretendo fazer algo mais trabalhoso do que as garrafas de gelo porque é para esse calor louco acabar logo.
 
Última edição:
Rssssss e assim nesmo meu caro watson...

Os cambios climaticos sao reais e temos que nos adaptar a eles procurando as melhores epocas para cultivar.

Por exemplo aqui e de maio e setembro..(a melhor)..

Este ano so pude començar bem no junio porque maio tava tao quente ainda que costaba muito frutificar.

E ai onde nos intervenimos tentando ser sua guia para eles crescerem..
E um belo aprendizado.. Aproveite...!
Abç
 
Última edição:
Back
Top