Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário para me organizar

Diário de cultivo completo.
Estou montando esse tópico para deixar salvo as informações desse cultivo e poder acompanhar minhas falhas e correções.

Meu ultimo diário teve um bom rendimento, agora passei para outras strains que peguei no FSE , outra que ganhei do @jesteriruka e outra que troquei com um novo conhecido na cidade, contudo, a Golden Mammoth veio uma impressão muito fraca e acho que não criará micélio.

Ficaram então: A+ semi-albino, Golden Mammoth, Taman Negara, Thai Pink Buffalo e Tulum.

O carimbo de A+ que recebi pelo fórum eu inoculei no final de junho/inicio de julho e precisei deixar meio abandonado por motivo de viagem e não está totalmente saudável.
Ao total eram 8 copos de 300ml e 3 potes de 500ml
4 feitos com sementes utilizei para fazer outdoor e os 3 potes em um vaso (esses estavam com aspecto ruim), trarei mais informações e fotos caso rendam algo.
Os 4 restantes eram PFTek e parecem melhores, mas falta tempo para colonizar.
WhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.12.jpegWhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.40.jpeg
Por isso sempre lembrar de utilizar apenas 1/4 do carimbo, para ter outras chances caso dê errado.
Utilizarei novamente esse carimbo, mas agora cuidando direito.


Agora voltei e comecei com os carimbos recebidos...

Limpeza
Comecei limpando todo o armário onde utilizo para manusear o cultivo (pois ainda não fiz minha glovebox)
IMG_20190729_204355.jpg

Preparação dos esporos 28/07
Peguei 8 potes coletores, que já vem com a pazinha e raspei 1/4 de carimbo em cada (sendo 2 para cada strain)
Um pote era com água mineral de copinho e o outro com água de coco de caixinha.
Minha ideia não é fazer uma CL, mas apenas "nutrir" um pouco os esporos para que tenham mais chances de colonizaram, uma vez que datavam 11/18
Para a água de coco esperarei sinais de micélio e a água mineral deixarei uns 15 dias.
2019-07-29_20-37-44_208.jpg
É a primeira vez que tento desse modo, então é uma primeira experiência.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recomendo observaram a mangueira do borbulhador caso utilizem por muito tempo
IMG_20190729_221836.jpg


Terrário
Os copos de A+ com foto no inicio do tópico vou utilizar para um PF-Casing pois faz muito tempo que estão colonizando e estou preocupado que apenas o dunk não seja suficiente para revitalizar eles.
Enquanto isso decidi limpar e preparar o meu terrário que estava guardado.

IMG_20190729_222019.jpgIMG_20190729_222039.jpg
A garrafa de 900ml coube melhor que a de 1,7l que estava usando, espero que não prejudique a troca de calor.

Perlita
Dessa vez decidi deixar de molho em água sanitária, mas fiquei em guerra para conseguir afundar e acabou que ficou boiando mesmo.
IMG_20190729_231534.jpgIMG_20190729_221929.jpg
Vou cobrir com papel filme PVC para proteger de agentes externos e deixar 24hrs.

Atualizarei aqui conforme for evoluindo, deixando no minimo o prazo de 1 semana.
 
Última edição:
Ontem colhi um bolo de tulum, dunk de 22h e então terrário novamente
Hoje colhi mais um bolo de tulum, está no dunk e ficará por 24h.
E também alguns taman negara que abriram o véu, mas está com varios cogumelos crescendo, então vou deixar se desenvolverem antes do dunk.
O rendimento não foi alto, mas tudo bem, não foi o melhor controle de temperatura e umidade.
Rendeu uma trip legal e deve render uma mais forte juntando os proximos flushes.
Importante é conseguir carimbos para continuar produzindo.

Tulum:

WhatsApp Image 2019-09-13 at 07.55.13.jpegWhatsApp Image 2019-09-13 at 07.55.23.jpeg

Taman Negara: Esse azulamento é devido a gotas de água que caíram ao abrir a tampa.

WhatsApp Image 2019-09-13 at 20.05.18.jpegWhatsApp Image 2019-09-13 at 20.05.38.jpegWhatsApp Image 2019-09-13 at 20.05.59.jpeg

Casing:

WhatsApp Image 2019-09-13 at 20.43.22.jpeg

Bulk quase terminando a colonização:

WhatsApp Image 2019-09-13 at 20.43.33.jpeg
 
Boms resultados...Parabens !

O bulk esta quasi pronto mais vejo ele um pouco seco de umidade na superficie...

Deixa ele completar seu crescimento (se ele esta se desenvolvindo progresivamente) senao tem que pulverizar agua sobre a superficie.

Abç
 
Hoje decidi comprar mais uma caixa e fazer dois terrários de garrafa.
Não por necessidade, mas por gosto de cultivar.

Também comprei um pilão para poder fazer pó com os cogumelos.

Acho que agora estou satisfeito com a quantidade.
Dá para ter vários bolos e casings.

Hora de preparar mais bolos e milho.

WhatsApp Image 2019-09-14 at 17.19.58.jpegWhatsApp Image 2019-09-14 at 17.20.10.jpegWhatsApp Image 2019-09-14 at 17.20.19.jpegWhatsApp Image 2019-09-14 at 17.20.32.jpegWhatsApp Image 2019-09-14 at 17.22.29.jpeg
 
Inspirador, ver seu cultivo! @Texugo

Eu moro no norte do país, clima quente e seco. Vou lembrar dessa da garrafa de gelo quando montar o terrário.

Vi em um post que você mencionou estar ansioso por saber o que essas novas strains têm para ensinar. Muito me interessa discutir a experiência psicodélica, espiritualidade, expansão da consciência e auto-conhecimento☯️.

Boas colheitas! Tá bonito 🤤🌈🍄
 
Inspirador, ver seu cultivo! @Texugo

Eu moro no norte do país, clima quente e seco. Vou lembrar dessa da garrafa de gelo quando montar o terrário.

Vi em um post que você mencionou estar ansioso por saber o que essas novas strains têm para ensinar. Muito me interessa discutir a experiência psicodélica, espiritualidade, expansão da consciência e auto-conhecimento☯.

Boas colheitas! Tá bonito 🤤🌈🍄

Obrigado.
SIm, como havia falado só tinha experimentado golden teacher até agora.
Todos são cubensis, mas acredito que cada um tenha uma historia própria, do ambiente que viviam.

Podem ter os mesmos efeitos, mas me faz pensar na origem e nas diferenças de fenótipos entre eles.
Isso acaba direcionando um pouco minha viagem.

Já consumi 5g secos de golden teacher e foi uma viagem legal, varias experiencias.
Ontem consumi 40g frescos de taman negara e foi totalmente diferente das outras, a introspecção foi absurda.
Fiquei mais de 1 hora sentado no chão conversando sobre evolução das especies e significado da vida.
Isso que minha parceira não consumiu nada, parece até que "compartilhei" o efeito com ela.
Vou escrever um relato quando tiver tempo, essa foi uma trip que realmente quero exteriorizar.

Claro que a cada viagem nossa mente muda e provavelmente por isso.
Mas gosto de apreciar a beleza de cada ser diferente.
 
Esses terrarios tão padrão mano 😍
Não vejo a hora de comprar uma caixa organizadora grandona e parar de passar trabalho com baldes haha😅

Achei bem diferente esse taman negara , na foto ele ta com uma cara de amanita .

Eu percebi que tuas quentinhas ficam bem apertadas na caixa organizadora . isso não atrapalha a humidade ? Isso acontece nos meus baldes mas não tenho um medidor para saber .
Grande abraço man ! Tu se puxa nos teus cultivos to levando como exemplo 🌈🙏
 
Esses terrarios tão padrão mano 😍
Não vejo a hora de comprar uma caixa organizadora grandona e parar de passar trabalho com baldes haha😅

Achei bem diferente esse taman negara , na foto ele ta com uma cara de amanita .

Eu percebi que tuas quentinhas ficam bem apertadas na caixa organizadora . isso não atrapalha a humidade ? Isso acontece nos meus baldes mas não tenho um medidor para saber .
Grande abraço man ! Tu se puxa nos teus cultivos to levando como exemplo 🌈🙏

Esse da foto tem o fenótipo maravilhoso, mas não são todos que estão com essa aparência.
Foi sorte com a multiesporos, o casing e o bulk também são TN, mas não tem coloração idêntica.
Colhi ontem o casing então não vou ter como mostrar, mas o bulk começou a pinar e vou deixar uma foto aqui.

Sobre a umidade, essa caixa eu estou testando um modo de terrário que vi no shroomery, que é sem furos.
Você apenas deixa a tampa invertida para criar aberturas.
Não sei se é por estar apertado ou por isso, mas tenho que borrifar umas 3x por dia.
O problema mesmo é a ventilação, os frutos foram finos e compridos, depois dessa colheita vou fazer ela de shotgun.

Já na outra nova com a fita azul, tem mantido a umidade tranquilo, mas ela é um pouco maior.
E fica com a tampa fechada, então a umidade não foge pra cima.

Bulk Taman Negara:
WhatsApp Image 2019-09-16 at 11.09.14.jpegWhatsApp Image 2019-09-16 at 11.09.42.jpeg

Casing Taman Negara:
WhatsApp Image 2019-09-16 at 11.09.26.jpeg

Bolo Taman Negara:
WhatsApp Image 2019-09-16 at 11.10.05.jpeg


Bolo Tulum:
WhatsApp Image 2019-09-16 at 11.10.30.jpegWhatsApp Image 2019-09-16 at 11.10.46.jpeg

Estou tendo bastante deformações, acho que é por pingar água condensada da tampa diretamente nos cogumelos.
Ainda estou tendo que utilizar garrafas de gelo.
 
Muito legal o progresso.!
Ta indo muito bem...!
Parabens cara !!!.
 
Ainda estou tendo que utilizar garrafas de gelo.

Bom dia a todos os cogumeleiros! 👽

Qual a temperatura ambiente na sua cidade e como essa técnica de resfriamento tem funcionado para você? Aqui é muito quente também e, se quero obter uma boa frutificação, controlar essa temperatura vai ser importante.

Seguindo seu conselho do outro post, troquei a caixa organizadora por uma mais alta. Essas coisas são caras :eek:. Paguei a diferença e essa ficou em R$100 bozos, 52,5 L.

Vi também que você usa um higrômetro digital! Por coincidência, o mesmo que vi a venda em uma farmácia por aqui. Tem te ajudado? Acho que foi o @Gteach que me aconselhou a usar um analógico ao invés, já que o digital pode apresentar erros.

Seu cultivo está sendo um exemplo! Obrigado por compartilhar :)

Luz, Paz e Prosperidade 🕉🍄
 
Qual a temperatura ambiente na sua cidade e como essa técnica de resfriamento tem funcionado para você? Aqui é muito quente também e, se quero obter uma boa frutificação, controlar essa temperatura vai ser importante.

Aqui a temperatura normalmente é 18-26.
Esse mês veio uma onda de calor que manteve a pelo menos 35C.
Enquanto no quarto estava 34C, dentro do armário com a garrafa de gelo ficava entre 23-25.
Nunca baixou disso e sempre ficou nessa media, então tem ficado uma temperatura ideal.
Único problema como falei antes é que eu coloco a garrafa em cima da caixa, então condensa água na tampa, se não tomar cuidado, ela cai nos bolos.

Seguindo seu conselho do outro post, troquei a caixa organizadora por uma mais alta. Essas coisas são caras :eek:. Paguei a diferença e essa ficou em R$100 bozos, 52,5 L.

Tem vários tipos de caixas, no primeiro lugar que procurei era nessa faixa de preço também.
Mas andando pela cidade achei pela metade do preço.
Claro, é outra qualidade de material, mas tem funcionado igual.
Recomendo dar uma olhada pela internet quando for comprar outra, as vezes a espera compensa.

Vi também que você usa um higrômetro digital! Por coincidência, o mesmo que vi a venda em uma farmácia por aqui. Tem te ajudado? Acho que foi o @Gteach que me aconselhou a usar um analógico ao invés, já que o digital pode apresentar erros.

Comprei no meu primeiro cultivo, ainda sem experiência.
O problema é que é feito para medir umidade ambiente, que não é igual um terrário fechado.
A umidade alta do terrario passa pelos "leitores"do higrômetro, só que por ser alta e constante ela condensa dentro do sensor e "trava" em 99% até evaporar.
Então ele sempre vai mostrar 99% no terrário.

O analógico você calibra toda semana, por isso funciona direito.
Mas não senti necessidade de comprar ainda.
Dá pra saber só de olhar quando está com pouca umidade, o problema é corrigir haha

Seu cultivo está sendo um exemplo! Obrigado por compartilhar :)
Luz, Paz e Prosperidade 🕉🍄

Fico feliz em ajudar.
Em dobro.

WhatsApp Image 2019-09-17 at 10.18.14.jpegWhatsApp Image 2019-09-17 at 11.10.21.jpegWhatsApp Image 2019-09-17 at 11.11.02.jpegWhatsApp Image 2019-09-17 at 11.10.39.jpeg
 
Único problema como falei antes é que eu coloco a garrafa em cima da caixa, então condensa água na tampa, se não tomar cuidado, ela cai nos bolos.

E se colocar a garrafa dentro do terrário/incubadora?

Pensei em comprar um isopor pequeno pra servir de incubadora. A temperatura média aqui gira em torno dos 35°C. Muito quente.
 
E se colocar a garrafa dentro do terrário/incubadora?

Pensei em comprar um isopor pequeno pra servir de incubadora. A temperatura média aqui gira em torno dos 35°C. Muito quente.

Meu terrario não cabe garrafa de dois litros em pé, e deitado ia ter que tirar vários bolos.
Mas se tiver espaço é melhor.

Uso de 2l porque ai só preciso trocar quando acordo, no almoço e antes de dormir.
 
Se prepara esta semana porque o calor vai bater forte...
Desde o norte.. nordeste sudeste centro oeste....
Abç
 
Final do 1 flush de tudo. Falta apenas o A+ que aniversariei essa semana.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 11.44.00.jpegWhatsApp Image 2019-09-18 at 06.48.59.jpeg

Não pesei, passei direto pra secagem. Mas foi um bom rendimento e aprendi bastante para o próximo.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.03.27.jpeg

Não recomendo fibra de coco (apenas o pó).
Vários cogumelos estão com dificuldade de atravessar as fibras e chegar na superfície.
Fica difícil colher e deixa os grãos a amostra, tive que cobrir com vermiculita.
Mas é mais fácil limpar.


Seco eles de 20-48hrs no tunel de vento, dependendo do estado deles.
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.04.43.jpegWhatsApp Image 2019-09-18 at 19.04.30.jpegWhatsApp Image 2019-09-18 at 19.04.51.jpeg

Depois disso mando para o cloreto (Encomendei sílica laranja, falta chegar)
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.05.40.jpeg

Cracker dry:

WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.05.52.jpeg

Tenho um bulk colonizando e hoje preparei mais 3 copos de milho. Eram 6....
Mas tenho dormido pouco e coloquei mais 3 na panela de pressão hoje na hora do almoço.
Resultado: Peguei no sono sentado mesmo e ficou 3 horas, ainda não abri para ver o estrago, mas o cheiro de queimado infestou a casa e isso que me acordou.

Felizmente não tive nenhum acidente.
Aprendi a lição, não pular horas de sono, poderia ter sido algo pior.

Bulk 800ml de milho e 1600 entre húmus, vermiculita, pó de coco e palha.
7 dias colonizando.
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.05.25.jpeg

Tenho feito meus dunks dessa maneira:
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.05.10.jpeg

Vou começar a preparar mais copos, gosto de sempre ter uma boa quantidade incubando.
O diário serviu seu proposito, então não atualizarei mais.
Talvez faça outro quando iniciar meu monotub. (@Gteach servindo de inspiração)

Ultima foto do taman negara:
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.04.13.jpegWhatsApp Image 2019-09-18 at 19.03.49.jpeg

-------------------------

Fui verificar a panela e estava fria.
Esse é o resultado, o teflon deu uma esbranquiçada:
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.29.55.jpeg

Já fiz pior, até que não torrou o pano, apenas queimou.

Copos de milho com cor escurecida:
WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.29.24.jpeg
 
Última edição:
Eu fiz algo parecido , tava tindalizando um milho e deixei fervendo e fiquei ouvindo musica no quarto kkk ficou 2 hora no fogo e o pior foi a porta que ficou fechada . Quando abri a fumaça era incrível ficou um fedor em toda a casa e além disso a panela ficou toda preta . Agora sempre uso o temporizador do celular pra não ter perigo de tocar fogo na casa 🔥 hahaha.
Boa mano até o próximo cultivo 🙏
Tudo de bom pra você 🍄🌈🍄
 
Cara, parabéns pelo cultivo! Muito motivador, ver os resultados dos membros do Fórum. Ansioso para, em vias de fato, começar o meu! Só falta o carimbo chegar. Assim que der o primeiro flush ou os potes entrarem am fase de colonização, quero tentar um bulk também.

Luz, Paz e Prosperidade ☯🍄🕉
 
Vou deixar aqui como seco meus cogumelos agora que adquiri a silica.

  1. 12hrs no ventilador, aproveito que aqui está quente para refrescar o quarto. (Sempre com a cortina fechada para evitar luz do sol)
  2. Sílica por 1 semana, a vácuo, separando os cogumelos com uma camada de papel toalha e dentro do ziplock laminado em que a sílica veio embalada.
  3. Depois de cracker dry separo nas porções que gosto de usar e coloco um pouco de sílica dentro do ziplock e dentro de um pote com mais sílica. Comprei 1kg para frete grátis :D
Finalmente estou produzindo o quanto eu gostaria de consumir e ainda me sobra um pouco para o período que não é bom para cultivar.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.54.52.jpegWhatsApp Image 2019-10-02 at 19.55.04.jpegWhatsApp Image 2019-10-02 at 19.55.40.jpeg

To pegando a mão dos meus bulk graças ao gteach.
4 flush e agora acertando a umidade estão vindo com mais força.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.58.47.jpegWhatsApp Image 2019-10-02 at 19.58.14.jpeg

Apesar de preferir o gosto fresco, seco você tem melhor noção sobre a dosagem, pois não tem a variável em quantidade de água.

Sempre lembrar do respeito por eles!



🍄
 
Última edição:
Vou deixar aqui como seco meus cogumelos agora que adquiri a silica.

  1. 12hrs no ventilador, aproveito que aqui está quente para refrescar o quarto. (Sempre com a cortina fechada para evitar luz do sol)
  2. Sílica por 1 semana, a vácuo, separando os cogumelos com uma camada de papel toalha e dentro do ziplock laminado em que a sílica veio embalada.
  3. Depois de cracker dry separo nas porções que gosto de usar e coloco um pouco de sílica dentro do ziplock e dentro de um pote com mais sílica. Comprei 1kg para frete grátis :D
Finalmente estou produzindo o quanto eu gostaria de consumir e ainda me sobra um pouco para o período que não é bom para cultivar.

View attachment 108426View attachment 108425View attachment 108422

To pegando a mão dos meus bulk graças ao gteach.
4 flush e agora acertando a umidade estão vindo com mais força.

View attachment 108423View attachment 108424

Apesar de preferir o gosto fresco, seco você tem melhor noção sobre a dosagem, pois não tem a variável em quantidade de água.

Sempre lembrar do respeito por eles!



🍄
Irmão, onde você comprou a sílica com frete grátis?

Abraço
 
Comprei desse vendedor:

Tenho conta nível 5 no ml e coloquei para retirar nos correios, em vez de entregarem aqui, moro no sul.
É o mais barato que encontrei.
 
Fala @Texugo !

Estava aqui revisitando seu diário e queria te perguntar sobre a composição do seu substrato para bulk e como você pasteuriza/esteriliza ele. Vi que você usou fibra de côco, húmus de minhoca e vermiculita.

Agora que você já tem mais experiência, o que você aconselha? Tenho uma leva de TPB colonizando no arroz, vai dar bastante substrato e gostaria tentar um bulk.

Abraço! 🍄
 
Última edição:
Back
Top