Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário para me organizar

Diário de cultivo completo.
Estou montando esse tópico para deixar salvo as informações desse cultivo e poder acompanhar minhas falhas e correções.

Meu ultimo diário teve um bom rendimento, agora passei para outras strains que peguei no FSE , outra que ganhei do @jesteriruka e outra que troquei com um novo conhecido na cidade, contudo, a Golden Mammoth veio uma impressão muito fraca e acho que não criará micélio.

Ficaram então: A+ semi-albino, Golden Mammoth, Taman Negara, Thai Pink Buffalo e Tulum.

O carimbo de A+ que recebi pelo fórum eu inoculei no final de junho/inicio de julho e precisei deixar meio abandonado por motivo de viagem e não está totalmente saudável.
Ao total eram 8 copos de 300ml e 3 potes de 500ml
4 feitos com sementes utilizei para fazer outdoor e os 3 potes em um vaso (esses estavam com aspecto ruim), trarei mais informações e fotos caso rendam algo.
Os 4 restantes eram PFTek e parecem melhores, mas falta tempo para colonizar.
WhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.12.jpegWhatsApp Image 2019-07-29 at 13.35.40.jpeg
Por isso sempre lembrar de utilizar apenas 1/4 do carimbo, para ter outras chances caso dê errado.
Utilizarei novamente esse carimbo, mas agora cuidando direito.


Agora voltei e comecei com os carimbos recebidos...

Limpeza
Comecei limpando todo o armário onde utilizo para manusear o cultivo (pois ainda não fiz minha glovebox)
IMG_20190729_204355.jpg

Preparação dos esporos 28/07
Peguei 8 potes coletores, que já vem com a pazinha e raspei 1/4 de carimbo em cada (sendo 2 para cada strain)
Um pote era com água mineral de copinho e o outro com água de coco de caixinha.
Minha ideia não é fazer uma CL, mas apenas "nutrir" um pouco os esporos para que tenham mais chances de colonizaram, uma vez que datavam 11/18
Para a água de coco esperarei sinais de micélio e a água mineral deixarei uns 15 dias.
2019-07-29_20-37-44_208.jpg
É a primeira vez que tento desse modo, então é uma primeira experiência.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recomendo observaram a mangueira do borbulhador caso utilizem por muito tempo
IMG_20190729_221836.jpg


Terrário
Os copos de A+ com foto no inicio do tópico vou utilizar para um PF-Casing pois faz muito tempo que estão colonizando e estou preocupado que apenas o dunk não seja suficiente para revitalizar eles.
Enquanto isso decidi limpar e preparar o meu terrário que estava guardado.

IMG_20190729_222019.jpgIMG_20190729_222039.jpg
A garrafa de 900ml coube melhor que a de 1,7l que estava usando, espero que não prejudique a troca de calor.

Perlita
Dessa vez decidi deixar de molho em água sanitária, mas fiquei em guerra para conseguir afundar e acabou que ficou boiando mesmo.
IMG_20190729_231534.jpgIMG_20190729_221929.jpg
Vou cobrir com papel filme PVC para proteger de agentes externos e deixar 24hrs.

Atualizarei aqui conforme for evoluindo, deixando no minimo o prazo de 1 semana.
 
Última edição:
Fala @Texugo !

Estava aqui revisitando seu diário e queria te perguntar sobre a composição do seu substrato para bulk e como você pasteuriza/esteriliza ele. Vi que você usou fibra de côco, húmus de minhoca e vermiculita.

Agora que você já tem mais experiência, o que você aconselha? Tenho uma leva de TPB colonizando no arroz, vai da bastante substrato e gostaria tentar um bulk.

Abraço! 🍄

Utilizo uns 30% húmus, 35% vermiculita e 35% pó de coco.
O húmus é muito fácil compactar, por isso em menor volume.

Agora uso a fibra inteira apenas no fundo, as vezes, como fonte de água.
Ela dificulta um pouco a colonização e até a colheita.
Não recomendo.

Ainda estou utilizando assim pois comprei um pacote de húmus grande.
Mas não testei outras maneiras, então não consigo comparar.

Gosto dos resultados, leva de 10-15 dias para colonizar na proporção 1:2 até 1:3.
Para uma quentinha de 1,5l consigo tirar de 40-80g por flush, segui até um 6 flush, mas preferi descartar devido alguns mais experientes sugerirem que a cada flush se perde potencia (mas não é comprovado).

Spawn de milho.

Quando quero frutificar logo eu opto pelo casing, tenho um rendimento menor, mas no mesmo período de 15 dias já estou com cogumelos rompendo o véu.
Assim eu tiro de 20-50g.

Pasteurizo no microondas igual o tutorial do @tupy.
10 minutos em potencia máxima, 30 minutos para esfriar dentro do microondas.
Totalizando 3 sessões de 10 minutos.
Sugiro fazer isso a noite, assim logo de manha pode montar o bulk, pois demora para esfriar totalmente.

Fique de olho na tomada, se for antiga pode esquentar muito e até dar algum problema.
Aqui eu tive que trocar depois que comecei com o cultivo.

Ultimamente tenho consumido mais que o necessário porque nasce cogumelo, não quero secar, aí já viu haha. o_O
Vou deixar algumas fotos para o diário.

WhatsApp Image 2019-10-29 at 06.16.35 (1).jpegWhatsApp Image 2019-10-29 at 06.34.26.jpegWhatsApp Image 2019-10-30 at 11.47.06.jpeg

Recomendo esses saquinhos furados, são ótimos para secagem e não deixam a sílica grudar.
Sem contar que acho bonito....

Estou com dois terrários testando a eficiência da camada de casing.
Até agora não foi uma diferença muito grande.
 
Agora uso a fibra inteira apenas no fundo, as vezes, como fonte de água.
Ela dificulta um pouco a colonização e até a colheita.
Não recomendo.

Vi que você teve problemas com a fibra no topo do bulk dificultando o crescimento dos cogumelos. Você chegou a cozê-las em água quente antes de fazer a mistura? Pergunto porque pretendo utilizar a fibra e me foi dito que pó de côco é meio difícil de se encontrar por aqui.

Utilizo uns 30% húmus, 35% vermiculita e 35% pó de coco.
O húmus é muito fácil compactar, por isso em menor volume.

Li em algum lugar aqui no fórum que o húmus de compostagem é preferível ao de minhoca. O que você acha?

preferi descartar devido alguns mais experientes sugerirem que a cada flush se perde potencia (mas não é comprovado).

Qual sua experiência nessa questão?

Quando quero frutificar logo eu opto pelo casing

Fiz um mini-casing em um daqueles potes PP5 de 500ml que usei na minha tentativa sem PP com milho. Usei somente vermiculita no fundo e no topo, sendo a camada do fundo mais espessa e bem umidificada, não me preocupei muito em fazer uma camada nivelada e uniforme, também não compactei o spawn, apenas o quebrei em pedaços e dispus sobre a vermiculita úmida no pote. Alguma dica importante na montagem do casing?

Estou com dois terrários testando a eficiência da camada de casing.
Até agora não foi uma diferença muito grande.

Testando com e sem a camada de casing ou soluções diferentes para a montagem da camada?


Obrigado por compartilhar sua experiência 🍄✨
 
Vi que você teve problemas com a fibra no topo do bulk dificultando o crescimento dos cogumelos. Você chegou a cozê-las em água quente antes de fazer a mistura? Pergunto porque pretendo utilizar a fibra e me foi dito que pó de côco é meio difícil de se encontrar por aqui.

Não cozinhei, mas ela coloniza sem problemas.
Apenas é mais difícil montar e demora pouca coisa a mais.
Se só tem fibra consegue utilizar.
O problema é que as vezes o cogumelo cresce sobre ela e quando vai colher (se apenas puxar) pode levar um pouco do substrato junto e deixar os grãos sem proteção.

Li em algum lugar aqui no fórum que o húmus de compostagem é preferível ao de minhoca. O que você acha?

Não sei dizer, não conheço o processo.

Alguma dica importante na montagem do casing?

Apenas a umidade, acertar o ponto leva um tempo.
Recomendo medir o volume de água para o tanto de vermiculita que utilizar.
Quando acertar o ponto fica fácil reproduzir.
Se fizer no olho fica inconsistente.

Testando com e sem a camada de casing ou soluções diferentes para a montagem da camada?

Com ou sem camada.
Até agora os prós de utilizar são:
Retém mais umidade.
Protege o substrato.
E me parece que vai render mais flushs.

O lado bom de não utilizar é poder ver melhor a umidade.
 
Pasteurizo no microondas igual o tutorial do @tupy.
10 minutos em potencia máxima, 30 minutos para esfriar dentro do microondas.
Totalizando 3 sessões de 10 minutos.
Sugiro fazer isso a noite, assim logo de manha pode montar o bulk, pois demora para esfriar totalmente.

Fiz ontem e montei o bulk hoje! Utilizei 1/3 húmus e 2/3 pó de fibra de côco. Muito obrigado pela ajuda, mas surgiu uma dúvida: você umidifica o substrato novamente após a pasteurização?

Abraço!
 
Sempre e bom verificar o ponto correto do substrato (retençao) e acertar com mais se e necessario.
Abç
 
Atualizando aqui.
Ao total fiz 12 copos de 400ml. 3 para cada strain.
Uns utilizei os esporos com água de coco e outros apenas água.
O que me estranhou é que o esporo de Golden Mammoth apresentava sinais em 2 dias que estava imerso na água de coco.
Para mim parece o micelio certo, mas é a primeira vez que faço um "projeto" de cl então não sei. Utilizei ele assim.

View attachment 107782
Difícil tirar uma foto decente.

Também fiz o meu primeiro casing (com o A+) e o bulk com um dos bolos pftek do meu ultimo cultivo (G.T).

Esse é o bulk, até agora são 4 cogumelos, esse maior está realmente grande e parece que tem muito para crescer.
Fiz com húmus 40%, pó de coco 50% e vermiculita 10% mais os 500ml do bolo PFTek - no fundo joguei a perlita que estava no terrário antes.
Esse será o balde dos bolos esgotados.

View attachment 107779

O casing eu apenas peguei aqueles bolos que não estavam completamente colonizados, dunkei e misturei tudo na quentinha com um pouco de vermiculita fina.
Eu estou em duvidas se essa aparência pode ser um cobweb ou ate um trichoderma na parte mais grossa ali ou apenas um micélio não muito bonito pelas condições (aqui está bem frio e a umidade ficou bem alta), gostaria de opiniões.

É meu primeiro casing. Não tenho/tinha muita esperança com isso mas foi apenas para não descartar logo de cara. Sei que deveria estar totalmente colonizado, mas meu intuito era ou conseguir algum fruto ou descartar e recomeçar com o A+.

Dia 03 - View attachment 107783

Dia 04 - View attachment 107784View attachment 107785

Pela insegurança desses bolos eu decidi improvisar um terrário em saco com mascara cirúrgica como filtro, para preservar o meu terrário principal de possíveis contaminantes.
Hoje a noite vou refazer esse modelo, mas com o saco maior e melhor "trabalhado".

View attachment 107780

Até agora é isso, os bolos estão incubando mas a temperatura não passa dos 15C então acredito que vá demorar um pouco.

View attachment 107781
Estão bem bunitos esses mutantes gigantes 😃😁
 
Back
Top