Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo - Thai Pink Buffalo

Diário de cultivo completo.
Raças
Thai Pink Buffalo
Inoculação
19/06/2021
Inoculação via
Seringa de Esporos
Assepsia (Inoculação)
Tampa do Forno
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PFTek
Substratos
2 Vermiculita
1 Agua
1 Arroz
Eai galera, tudo bem? Estou iniciando o meu primeiro cultivo e vou começar com o diário aqui no forum

Bolo Feito dia 18/06
Para o substrato iniciei com a a vermiculita + agua e depois adicionei a farinha de arroz.
Coloquei o substrato no copo e fiz o selo de vermiculita e fechei com a tampa de papel alumínio e isolei com a fita isolante, mandei para a pressão para esterilizar.

Seringa de esporos: (Produção dia 18/06)
Utilizei 10Ml de agua de copinho
1/4 do carimbo de esporos
Luva
Mascara
Touca
Seringa de 10ML
Copinho de coleta

Realizei a limpeza da cozinha (chão e bancada de trabalho). Limpei todas as embalagens com álcool 70 e fui colocando em cima da tampa do forno já aquecido.
Com a agua já dentro da seringa coloquei um pouco dentro do copo de coleta, raspei 1/4 do carimbo e e adicionei o restante da água da seringa e com a própria seringa fiz a movimentação da água para os esporos misturarem. (A principio eu fiquei na duvida se deu certo pq eu não conseguia ver nenhum pontinho preto dentro da seringa mas pesquisei no forum e vi que isso não quer dizer nada, então sigo na esperança de estar tudo certo), guardei a seringa na geladeira enrolada no papel alumínio.

Inoculação 19/06

Novamente a bancada limpa e utilizando luvas, mascara e touca e com o forno aquecido. Já deixei os pedaços de micropore cortados.
Quando abri a panela estava só com um pouquinho de agua , retirei os copos da panela de pressão e reparei que alguns estavam inchados (mas não tinha nenhum rompimento do papel alumínio). Até então não sei se entrou água dentro (não tinha nenhum copo caido e eu não tinha colocado tanta água dentro da panela).
Agitei a seringa para os esporos misturarem, antes de inocular passei a agulha no fogo para assepsia. Em 4 copos fiz 2 furos com 0,5ml e 1 copo fiz 3 furos (Esse que fiz 3 furos foi o que não estava inchado). Depois dos furos tapei com o micropore.
Na hora de apertar a seringa eu dava uma tremidinha e aconteceu de sair uns buraquinhos maiores (queria saber se isso pode atrapalhar)

Incubação
Antes de iniciar todo o processo de cultivo eu estava fazendo o teste para ver se a temperatura dentro da incubadora iria chegar em 25° - 30° mas como aqui está fazendo baixas temperaturas dentro da incubadora só estava chegando aos 18° (MESMO UTILIZANDO O TERMOSTATO COM AQUECEDOR DE 50W em 32°) então eu tive a ideia de pegar uma caixa de papelão e forrar ela toda com papel alumínio e colocar a garrafa com o aquecedor e BINGO, felizmente chegou aos 25° e já fiquei bem feliz!

Agora é aguardar o crescimento dos micélios! Estou bem animado, espero que dê certo!!


!!!ATUALIZAÇÃO!!!
Dia 24/06 eu vi a primeira aparição dos micélios em um copo. Quase que não aparecia na foto, então não vou postar.

Dia 27/06
Três copos deram sinais de micélios e outros dois ainda não tinham nada (eu estava na dúvida da fita isolante estar tapando e eu não estar vendo e hoje 28/06 eu olhei o copo e o miscelio já tinha passado um pouco da fita isolante).
Até então só falta um copo dar sinal!!

Provavelmente irei aguardar até sábado para as próximas atualizações!
 

Anexos

  • Copo antes da pp.jpg
    Copo antes da pp.jpg
    101 KB · Visualizações: 163
  • Copos Inoculados.jpg
    Copos Inoculados.jpg
    151.8 KB · Visualizações: 33
  • Incubadora.jpg
    Incubadora.jpg
    131.8 KB · Visualizações: 256
  • 20210627_151318.jpg
    7.7 MB · Visualizações: 11
  • 20210627_151336.jpg
    7 MB · Visualizações: 4
Última edição:
reparei que alguns estavam inchados
Saudações @vi4321

Não reparei nas fotos se estavam inchados, me parece que não, ja passei por esta fase de inchados onde ficam super pesados e compactados ai o desenvolvimento não vai bem.
Olhando pelo furo da agulha que fez e depois o micro pole parece tudo normal quando se usa a agulha treme mesmo até pegar a pratica ( as vezes chega a rasgar o alumínio, mas normal, com o tempo vai tendo desenvoltura e mais confiança no preparo.
Sucesso
 
Eai galera tudo bem?
Atualização sobre os bolos.
Três copos ainda não tiveram total desenvolvimento e apareceu esse azulado, eu estou na dúvida se está contaminado ou se é falta de umidade.
Outros dois desenvolveu mas chegou a uma determinada parte do copo que não está crescendo mais micélio (eu acho que é a parte do selo de vermiculita, eu não me lembro do tamanho do selo que eu fiz...) sábado eu pretendo mandar esses dois para o terrario.
 

Anexos

  • Screenshot_20210722-183707_Gallery.jpg
    Screenshot_20210722-183707_Gallery.jpg
    365.1 KB · Visualizações: 25
  • 20210722_182838.jpg
    7.3 MB · Visualizações: 12
ATUALIZAÇÃO 24/07
Realizei a montagem do terrario e fiz o aniversário de 4 bolos.
Realmente o selo de vermiculita estava roubando a umidade do bolo, por isso estava azul e além disso o selo de vermiculita que eu fiz não era tão grande assim, é que eu deixei sobrando espaço de mais ou menos 1 dedo, na próxima vez vou encher mais os copos. Os bolos ficaram pequenos, mas já estou mega feliz em tudo ter dado certo até agora!

Segui o tutorial da montagem do terrario.
De diferente que estou usando é um aquecedor de 100w junto com um timer que ele liga 15 minutos e desliga 30. Assim está mantendo a temperatura do terrario em 26 - 29 graus.
Também estou útilizando a bombinha de água mas vou abanar o terrario também, já vi uns 2 diários que só a bombinha não dava conta.
A argila deixei de molho até mais de 24hrs com um pouco de água sanitária (deixei mais tempo pq eu decidi esperar mais uns dias para montar o terrario, como já estava de molho lá ela ficou).

Para fazer o roll nos bolos eu esterilizei a vermiculita no forno elétrico (não tenho micro-ondas) deixei uns 30 minutos em 200 graus e esperei esfriar por completo. Quando esfriou eu dei uma leve umedecida com água mineral do galão e utilizei para o roll.

Utilizei a mão mesmo para trabalhar com os bolos, mas lavei bem a mão com sabonete e antes de manipular passei álcool 70 e aguardei secar.

Duvidas:
1) Quando for abanar o terrario eu abano em torno de uns 30 segundos ??
2) Só borrifo água nas paredes do terrario quando estiver abaixo de 95% a umidade? E também só faço a borrifada quando for abrir o terrario para abanar para evitar de ficar abrindo, certo ??
Valeu galera!!!
 

Anexos

  • 20210724_175246.jpg
    7.7 MB · Visualizações: 25
  • 20210724_174953.jpg
    6.2 MB · Visualizações: 13
  • 20210724_175041.jpg
    7.1 MB · Visualizações: 12
Última edição:
1) Quando for abanar o terrario eu abano em torno de uns 30 segundos ??
Abanar algumas vezes já é suficiente.
Eu abanava umas 5-10 vezes.

2) Só borrifo água nas paredes do terrario quando estiver abaixo de 95% a umidade? E também só faço a borrifada quando for abrir o terrario para abanar para evitar de ficar abrindo, certo ??
Não confie no higrometro de ambiente.
Ele não marca a umidade correta do terrário.

É mais confiável ir no olho nesse caso.
Borrifa quando parecer que a umidade não está alta.
Vai aprender conforme cultivar.

Sim, aproveita depois que abanar.
 
Abanar algumas vezes já é suficiente.
Eu abanava umas 5-10 vezes.


Não confie no higrometro de ambiente.
Ele não marca a umidade correta do terrário.

É mais confiável ir no olho nesse caso.
Borrifa quando parecer que a umidade não está alta.
Vai aprender conforme cultivar.

Sim, aproveita depois que abanar.
Eu to com uma duvida agora que o terrario está em funcionamento.
Tem uma parte do terrario que não está ficando com as gotículas de agua por conta da garrafa com o termostato que deve estar secando. E o outro lado (o lado dos cogus está do jeitinho perfeito com as gotículas) devo me preocupar com isso?? (Amanhã quando eu for abanar vou borrifar só nesse lado que está seco, mas acho que talvez seque novamente)
 

Anexos

  • 20210724_223309.jpg
    7.9 MB · Visualizações: 17
Eu to com uma duvida agora que o terrario está em funcionamento.
Tem uma parte do terrario que não está ficando com as gotículas de agua por conta da garrafa com o termostato que deve estar secando. E o outro lado (o lado dos cogus está do jeitinho perfeito com as gotículas) devo me preocupar com isso?? (Amanhã quando eu for abanar vou borrifar só nesse lado que está seco, mas acho que talvez seque novamente)

Não. Havendo condensação qualquer, a umidade está alta o suficiente. Alguns pontos especificos podem ficar sem condensação em casos como passagens "localizadas" de ar entre pontos de respiro e outros casos. Mas a umidade geral está alta o suficiente se há condensação consistente na maior parte do terrário.
 
Última edição:
Também estou útilizando a bombinha de água
Saudações @vi4321 (ψυχοναύτης) psiconauta

Amigo não encontrei lógica na sua bomba de aquário submersa, eu não vejo sentido em usar ela. se fosse uma bomba de aquário para ar onde através de um duto faz com que o ar de fora entre dentro do terrário e para diminuir o contaminante se coloca um borbulhador ok, mas movimentar a agua de dentro do terrario para dentro do terrário não vejo sentido, ao meu ver , não tem sentido deixar ligado.
coloque uma bomba que movimente o ar e não a agua.
Sucesso
 
Saudações @vi4321 (ψυχοναύτης) psiconauta

Amigo não encontrei lógica na sua bomba de aquário submersa, eu não vejo sentido em usar ela. se fosse uma bomba de aquário para ar onde através de um duto faz com que o ar de fora entre dentro do terrário e para diminuir o contaminante se coloca um borbulhador ok, mas movimentar a agua de dentro do terrario para dentro do terrário não vejo sentido, ao meu ver , não tem sentido deixar ligado.
coloque uma bomba que movimente o ar e não a agua.
Sucesso
Na verdade eu nem estou usando ela, depois de ver relatos de que ela nem é tão útil assim eu nem estou ligando. Ela só está ali ainda que para retirar ela vou ter que abrir a vedação por onde está passando o fio. Sigo abanando 3 vezes por dia.
E seu questionamento também faz sentido, mesmo se ela ainda estivesse ligada eu não tinha pensado nisso rs
 
ATUALIZAÇÃO DIA 09/08

Desculpem a demora pela atualizações, prefiro esperar e juntar um pouco do conteúdo.

No dia 24/07 eu havia enviado os bolos para o terrario e até o período do dia 01/08 não tinha nenhum sinal de pins e o bolo além de estar com manchas azuladas estava com uma aparência bem ressecada (os parâmetros do terrario estavam corretos, temperatura entre 24 e 27 e as paredes do terrario com várias gotículas).

*Dunk feito do dia 01 para o dia 02/08*
Me recomendaram de realizar um dunk nos bolos. Lavei os potes do dunk com detergente e finalizei com álcool 70, além disso a água também foi fervida para evitar algum contaminante. Deixei em torno de 18 horas o dunk e fiz novamente o roll com vermiculita umedecida (eu esterilizei a vermiculita para o roll) e de volta para o terrario.
Obs: Lembrando que a água deve ser fervida e utilizada FRIA


No dia 06/08 a primeira aparição de pin em um bolo, esse pin até então é o mais crescido. Tem 5 bolos no terrario. 3 bolos possuem pins visíveis, um não possui nada e o outro está com várias bolinhas se desenvolvendo em cima dele, aparentemente são pins que estão se desenvolvendo!!!

Vou deixar algumas fotos de como estão.

Minha recomendação é: Se você for iniciante e estiver na mesma dúvida que eu estava sobre fazer dunk antes do primeiro flush a minha recomendação é que você faça sim!! Eu estava na dúvida se o bolo estava ressecado e claramente ele estava bem ressecado. Poucos dias depois do dunk já surgiu um pin!!

Só estranhei que até agora só nasceu um pin em cada bolo basicamente, mas ainda está muito cedo para eu falar algo. Vou aguardar para ver se vai nascer mais pins 😁😁
 

Anexos

  • 20210806_200147.jpg
    7.7 MB · Visualizações: 9
  • 20210809_172512.jpg
    8.7 MB · Visualizações: 13
  • Screenshot_20210809-234639_Gallery.jpg
    Screenshot_20210809-234639_Gallery.jpg
    241.5 KB · Visualizações: 14
Minha recomendação é: Se você for iniciante e estiver na mesma dúvida que eu estava sobre fazer dunk antes do primeiro flush a minha recomendação é que você faça sim!! Eu estava na dúvida se o bolo estava ressecado e claramente ele estava bem ressecado.

É, a menos que o bolo saia bem molhadinho mesmo do aniversário, é bom dar um dunk. Às vezes, mesmo saindo bem molhado, povo recomenda afogar.

Bem... mal não faz, a menos que já tenha pinagem. Mas também mesmo pinado a submersão do bolo não prejudica tanto a frutificação se o cabloco quiser muito mergulhar o micélio.

Boa observação, nobre @vi4321.

E lindo cogu robusto nascendo ai hem! ;)
 
ATUALIZAÇÃO 11/08

O chapéu de um cogu já abriu!! Mega feliz em estar acompanhando e vendo que todo o esforço valeu apena!!
As várias bolinhas que eu havia dito estão crescendo e tem sinais de outros pins nascendo.
Só um bolo que até agora não demonstrou nenhum pin
Estou com duas dúvidas:
1 - Agora que o véu já se rompeu eu já posso fazer carimbos ou ainda precisa aguardar mais algum tempo ?

2 - Eu já devo colher esse cogu ? O desenvolvimento dele está bem a frente dos outros, se eu esperar todos nascerem para colher juntos corre o risco de "passar do ponto "?
 

Anexos

  • IMG-20210811-WA0022.jpg
    IMG-20210811-WA0022.jpg
    182.3 KB · Visualizações: 12
  • IMG-20210811-WA0024.jpg
    IMG-20210811-WA0024.jpg
    144.2 KB · Visualizações: 11
  • IMG-20210811-WA0023.jpg
    IMG-20210811-WA0023.jpg
    104.7 KB · Visualizações: 11
  • IMG-20210811-WA0020.jpg
    IMG-20210811-WA0020.jpg
    56.1 KB · Visualizações: 12
  • IMG-20210811-WA0026.jpg
    IMG-20210811-WA0026.jpg
    66.9 KB · Visualizações: 11
Última edição:
1- Pode.

Existem algumas variações de opiniões de quando fazer o carimbo.

Alguns cultivadores preferem fazer depois que o véu rompido começa a ficar preto/roxo, porque dizem que é a hora que mais está soltando esporo.

Outros preferem tirar o cogumelo quando está quase para romper o véu e terminam de romper o véu com a lâmina de bisturi, dizem que é para garantir que os esporos estarão estéreis. (O que pode contaminar, se encostar nas lamelas)

Eu, tiro quando dá vontade.
Só não recomendo depois que o chapéu começa a virar, já que facilita o depósito de contaminantes.

Depois que eu comecei a tirar meus próprios carimbos, nunca mais tive contaminação proveniente deles, independente de como carimbava.


2-

Se esperar, vai passar do ponto.
Esse é o lado ruim do PFTEK, você não consegue combinar todos os bolos, igual quando frutificam em bulk/casing.

Passar do ponto eu digo esporular no terrário todo. Dizem que não nasce cogumelo onde cai esporo, não tenho provas suficiente disso.
Nunca nasceu cogumelo em local esporulado do meu cultivo, mas podem ser vários motivos, ou realmente funciona assim.

-------

Quando um cogumelo matura antes dos outros, eu colocava pra secar no ventilador, já que havia outros que iriam logo.

Hoje, que utilizo desidratadora, eu não ligo ela quando são poucos cogumelos. (Até 15g fresco)
Mando direto pro cloreto.

Eu uso a sílica para quando seco na desidratadora e quero só finalizar/manter seco.

Quando quero secar somente com dessecante, utilizo o cloreto.
Eles ficam mais azulados e provavelmente perdem mais potência, mas secam.

Isso porque não quero desperdiçar energia, mas depende de você.
 
1- Pode.

Existem algumas variações de opiniões de quando fazer o carimbo.

Alguns cultivadores preferem fazer depois que o véu rompido começa a ficar preto/roxo, porque dizem que é a hora que mais está soltando esporo.

Outros preferem tirar o cogumelo quando está quase para romper o véu e terminam de romper o véu com a lâmina de bisturi, dizem que é para garantir que os esporos estarão estéreis. (O que pode contaminar, se encostar nas lamelas)

Eu, tiro quando dá vontade.
Só não recomendo depois que o chapéu começa a virar, já que facilita o depósito de contaminantes.

Depois que eu comecei a tirar meus próprios carimbos, nunca mais tive contaminação proveniente deles, independente de como carimbava.


2-

Se esperar, vai passar do ponto.
Esse é o lado ruim do PFTEK, você não consegue combinar todos os bolos, igual quando frutificam em bulk/casing.

Passar do ponto eu digo esporular no terrário todo. Dizem que não nasce cogumelo onde cai esporo, não tenho provas suficiente disso.
Nunca nasceu cogumelo em local esporulado do meu cultivo, mas podem ser vários motivos, ou realmente funciona assim.

-------

Quando um cogumelo matura antes dos outros, eu colocava pra secar no ventilador, já que havia outros que iriam logo.

Hoje, que utilizo desidratadora, eu não ligo ela quando são poucos cogumelos. (Até 15g fresco)
Mando direto pro cloreto.

Eu uso a sílica para quando seco na desidratadora e quero só finalizar/manter seco.

Quando quero secar somente com dessecante, utilizo o cloreto.
Eles ficam mais azulados e provavelmente perdem mais potência, mas secam.

Isso porque não quero desperdiçar energia, mas depende de você.
Perfeita a explicação!!! Muito obrigado!!
Eu comprei a sílica atoxica ontem, provavelmente chega essa semana. Depois de tirar os carimbos vou ter que secar esse bonitinho no ventilador mesmo!
Estava olhando o bolo que não deu pin nenhum e está com essa mancha e eu não consigo identificar se é uma mancha verde ou não.
Consegue me ajudar a identificar??
 

Anexos

  • IMG-20210811-WA0025.jpg
    IMG-20210811-WA0025.jpg
    135 KB · Visualizações: 9
A cor em si não consigo identificar muito bem, se é verde ou azul.

Mas a textura não está parecendo de contaminação.
Parecendo bruising normal

Vai acompanhando.
Mas não precisa se preocupar muito, mesmo que seja contaminação.

Enquanto os bolos estiverem saudáveis, mesmo que trichoderma esporule o terrário inteiro, vão frutificar sem problemas.

Não é bom ter contaminação por todo o ambiente, mas não precisa ficar com cabelo branco de preocupação.

Lembrando que todo ambiente natural já é contaminado com milhares de microorganismos
 
Já colhi o cogu e já aproveitei para fazer o carimbo!!
Para o carimbo:
Esterelizei a bancada e todos os utensílios com álcool 70 (inclusive o papel alumínio)
Utilizei um pote de sorvete de 2 litros para cobrir o cogu.
Coloquei o papel alumínio na tampa, o chapéy em cima, dei uma leve espetada com um palito de dente e em seguida fechei o pote. Amanhã já verifico se deu tudo certo!!

Coloque o palito depois da foto


Uma dica interessante: o papel alumínio que usamos na cozinha ele é bem fraquinho, rasga bem fácil, pensando nisso eu comprei o papel alumínio de narguile. Paguei R$15 e vem 50 folhas dentro, ele é bem resistente, não vai ter risco de rasgar quando raspar.
 

Anexos

  • 20210811_173810.jpg
    6.7 MB · Visualizações: 9
  • IMG-20210811-WA0048.jpg
    IMG-20210811-WA0048.jpg
    57.9 KB · Visualizações: 4
Agora que o véu já se rompeu eu já posso fazer carimbos ou ainda precisa aguardar mais algum tempo ?

O momento pra tirar carimbo é a partir de quando o cogu esporular. Se colher antes, ele não esporulará sem a ordem do micélio secundário (bolo).

Daí, pode ser até antes de ficar convexo, que é quando fica ruim de carimbar.

Meu melhor ponto é quando está levemente côncavo, mais aberto possível.


Passar do ponto eu digo esporular no terrário todo. Dizem que não nasce cogumelo onde cai esporo, não tenho provas suficiente disso.
Nunca nasceu cogumelo em local esporulado do meu cultivo, mas podem ser vários motivos, ou realmente funciona assim
É isso mesmo. Minha tese sem qualquer base científica é que o micélio se defende de esporos contaminantes assim, que poderiam eclodir no cogumelo. Aí ele por acaso se defende dos esporos dele mesmo.

Bem, é um mistério. "Como eu não sei, só sei que foi (e é) assim", diria o personagem do Auto da Compadecida.

Mas se lixar a superfície até sobrar só o micélio por baixo e sumir todo esporo, cresce normal. E salvo engano, observei que uma nova camada de vermiculita pode criar uma camada de micélio nova que frutifica... mas não confirmo.
 
@ExPoro acho que é o contrário.

Na natureza todo ser economiza energia onde pode.

Como há uma quantidade muito grande de esporo, minha ideia seria que:

O micelio não vai gastar energia produzindo mais esporos, já que o local está saturado de esporos para sua reprodução.
Focando em frutificar em espaço livre, que levará seus esporos para lugares ainda não colonizados, com maior chance de desenvolvimento.
Uma vez que o cogumelo é apenas o corpo reprodutivo e também é micelio

Essa ideia seria mais complexa nas plantas hermafroditas pela heterostilia (forma de impedir que a própria parte macho encontre a própria parte fêmea).

Acredito que apesar da diferença, ambas são formas de aumentar as chances do desenvolvimento dos descendentes, por isso a comparação.
 
Prezados @Texugo e @ExPoro, acho essa discussão muito criativa.

Os relatos experimentais são diversos. Alguns cultivadores, como o Roger Rabbit do Shroomery afirma que a região superficial do micélio esporulado entra em processo de apoptose (morte celular programada) ao reconhecer a presença, através de receptores de membrana, de esporos. Segundo ele, essa é uma forma de encerrar o ciclo de vida do fungo.

Por outro lado, outros cultivadores relatam ter observado crescimento de cogumelos nessas regiões mesmo após esporuladas, contrapondo as alegações de RR.

Outros, ainda, fazem observações sobre o crescimento in natura do gênero psilocybe e deduzem que as condições ambientais (exposição a ventos) e características de propagação do micélio (crescimento underground / submersão no substrato) não sugerem a necessidade de existir “sensores” micélio-esporo dependentes para o fechamento do ciclo de vida, visto que nessas condições o micélio dificilmente tem contato com seus próprios esporos.
- Já encontrei e despedacei esterco colonizado, realmente o micélio fica bem escondidinho no interior.

Outro ponto em debate é se regiões esporuladas aumentam ou não o risco de contaminações.
- Em minha experiência não tive problemas com contaminações.

O único consenso geral é que os esporos conferem um sabor desagradável plus aos cogumelos.

Empiricamente, não sei o que de fato acontece.
 
Back
Top