Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário - 1° cultivo (Casing sem terrário) F+

Diário de cultivo completo.
Bom dia meu povo.

Então.. comprei um kit da internet com a strain F+ e já encerrou o ciclo dele.. tirei 3 carimbos dos cogus do kit dentro da glovebox e então comecei meu primeiro cultivo:

Fiz a seringa de esporos utilizando uma glovebox e preparei o substrato com 2V, 1.5 FAI, 1A + camada selo de vermiculita. deixei as duas panelas de pressão esfriando de um dia para o outro e a seringa na geladeira para os esporos hidratarem.

No outro dia (19/11/2016) fiz a inoculação dos 8 copos na frente de um forno eletrico.

Na sequencia coloquei eles na minha incubadora (caixa termica de plastico). o aquecedor fiz com o termostato de aquario e uma garrafa de blackstone (vidro). porem to esvaziando uma garrava pet de vinho por que acho que a troca de calor vai ser melhor.. termostato em 30 graus mas a temperatura dentro da caixa fica só 25.. mesmo enrolada em um cobertor.. quando eu esvaziar o vinhoto vou abrir a caixa, botar o termostato em 32 graus e trocar o vidro pela pet. então deixar la parado até o dia 10/12. la vou dar uma olhada e atualizar o diário!

Segue a única foto que tenho até agora:

Wish me luck
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    69.4 KB · Visualizações: 78
Última edição por um moderador:
Bom dia queridos!
Atualizações!!

Então, o peso seco total do segundo flush foi de 10.5g!! bem menos do que esperava, mas estão beeeeem sequinhos!
o terceiro flush já está crescendo!

e se lembram dos soldados que larguei na selva?
Pois como ótimos micélios que foram amados e bem cuidados, eles estão sobrevivendo! Seguem as fotos!
 

Anexos

  • buraco.jpg
    buraco.jpg
    544.8 KB · Visualizações: 45
  • IMG_20170114_181349.jpg
    IMG_20170114_181349.jpg
    506.1 KB · Visualizações: 46
Olha, parece que eles gostaram do ninho mesmo! Parabéns. :)
 
Fui visitar o ninho novamente ta com a estirpe da grossura de uma amanita!

Demorando muito crescer.. mas vindo robusto!

Enquanto isso colhi o casing 2 e deram 27.7g frescos no terceiro flush!
Edit: colhi o casing 3 e deram 47.3g frescos nesse terceiro flush!
 

Anexos

  • 20170117_110759.jpg
    20170117_110759.jpg
    313.4 KB · Visualizações: 48
  • 20170117_110742.jpg
    20170117_110742.jpg
    366.9 KB · Visualizações: 44
  • IMG_20170117_230148.jpg
    IMG_20170117_230148.jpg
    229.3 KB · Visualizações: 41
Última edição:
Bom dia amigos!
Ontem a noite fiz a ultima colheita do terceiro flush.. peso de 53.2g frescos.. assim que secarem todos digo o peso total secos do terceiro flush..

Total frescos terceiro flush: 128,2 gramas!

Hoje vou ver como está nosso soldado que larguei na selva..

Abraços!
 

Anexos

  • IMG_20170118_214759.jpg
    IMG_20170118_214759.jpg
    248.6 KB · Visualizações: 24
Saberia me dizer se aquela sua "caminha" poderia ser substituída por perlita ou argila expandida?

Vi também o termostato com aquecedor por baixo da "caminha" e fiquei imaginando se teria problema de por ele ao meio de perlita ou argila expandida.

Se puder e souber me responder, ficaria agradecido.
 
Saberia me dizer se aquela sua "caminha" poderia ser substituída por perlita ou argila expandida?

Não.. na verdade a caminha só serve para os sacos não ficarem em contato no fundo da caixa e do termostado.. perlita ou argila expandida servem para dar umidade ao ambiente dos cogumelos.. que nesse caso o ambiente fica DENTRO dos sacos, não fora...

Vi também o termostato com aquecedor por baixo da "caminha" e fiquei imaginando se teria problema de por ele ao meio de perlita ou argila expandida.

Da perlita acredito que não dê, pois queimaria a mesma.. pensa que o aquecedor é um 'ferro que esquenta'... ele precisa de água.. se botar um ferro quente num pedaço de isopor ou plastico.. derrete.. na argila expandida não sei dizer.. nunca vi em uso.. se elas boiarem na água.. acredito não ter problema em por o termostato abaixo das pedras de argila.. desde que não se encostem! nada pode tocar o termostato a não ser água! ele funciona assim..


Qualquer dúvida só pedir, eu e os amigos do fórum teremos prazer em compartilhar nosso conhecimento!
Abraços.
 
Pensei na perlita/argila expandida mais pelo "conforto térmico" do que na umidade.

E com "conforto térmico" eu quis dizer menor variação na temperatura, porque acredito que a argila/perlita deve demorar mais para ter uma variação térmica do que a água, criando assim um ambiente com uma temperatura mais estável.

Vale lembrar que a variação é pequena, o termostato só passaria mais trabalho se a mudança fosse de 1 C° pra cima pro cultivo não faria muita diferença. Mas gringo que sou fiquei pensando se eu economizaria energia se o termostato trabalhasse menos :D.
 
Pensei na perlita/argila expandida mais pelo "conforto térmico" do que na umidade.

E com "conforto térmico" eu quis dizer menor variação na temperatura, porque acredito que a argila/perlita deve demorar mais para ter uma variação térmica do que a água, criando assim um ambiente com uma temperatura mais estável.

Vale lembrar que a variação é pequena, o termostato só passaria mais trabalho se a mudança fosse de 1 C° pra cima pro cultivo não faria muita diferença. Mas gringo que sou fiquei pensando se eu economizaria energia se o termostato trabalhasse menos :D.

Este será o seu primeiro cultivo? Acho que você está complicando demais as coisas. Eu simplesmente eliminaria o termostato da lista de itens utilizados. Ele definitivamente não é necessário para um cultivo bem sucedido. Se você usar um termostato pode acabar se preocupando demais em manter uma temperatura X e não deixar o ar dentro do terrário fresco o suficiente.
 
A variação de temperatura na minha cidade não é normal, o dia pode ser quente (26°C) e a noite fria (15°C), sem contar que mesmo no verão, um dia de chuva vai estar uns 20 °C no máximo.

Já acompanhei alguns diários aqui e já vi muitos terem problema com a troca de ar no seu primeiro cultivo, mas eu vou seguir a técnica do @Daugerzera, já comprei até os mesmos sacos, não utilizarei terrario. Acredito que não enfrentarei problemas com a troca de ar, até teria que ver com ele se ele chegou a abanar seus filhos, até acredito que não.
 
pensa que o aquecedor é um 'ferro que esquenta'... ele precisa de água..
E com "conforto térmico" eu quis dizer menor variação na temperatura,.

O termostato ou aquecedor de aquário precisa ficar imerso em água, senão queima o termostato (ele não desliga, e a resistência esquenta tanto que racha o vidro)

Você pode colocar o aquecedor de aquário direto na água junto com a argila ou perlita expandida, sem problemas. A perlita é um pouco mais delicada (frágil) mas também não terá problemas com a temperatura, só precisa ter água suficiente para cobrir o aquecedor.

Isso funciona muito bem sim no fundo de um terrário, porque esquenta a água no fundo do terrário por inteiro, de fato diminuindo a variação de temperatura da água, e eliminando a necessidade de uma garrafa pet com água. Desde que o termostato seja submersível (vedado) e possa ser colocado deitado no fundo do terrário.

A única preocupação é em não quebrar o termostato, tem que acomodar ele no fundo no meio das pedras e tomar cuidado para não quebrar se for movimentar o terrário de lugar. Também precisa de uma camada um pouco mais funda de argila ou perlita, já que vai mais de uns 2 dedos de água para cobrir o termostato (deitado).

Pode ficar ligado 24 horas, mas claro, não pode esquecer o termostato lá e deixar a água evaporar até não cobrir mais o coitado.

E a temperatura geralmente fica 1 ou 2 graus acima ou abaixo da regulagem, dependendo da temperatura na sua região, do tamanho e isolamento do terrário e do próprio termostato, porque tem uma inércia até o termostato ligar/desligar quando a temperatura varia.
 
Acredito que não enfrentarei problemas com a troca de ar, até teria que ver com ele se ele chegou a abanar seus filhos, até acredito que não.

Então uma coisa que pude notar.. quanto maior o micélio, mais oxigênio ele precisa.. no primeiro cultivo que foi do kit.. o micélio era bem pequeno, eu não cheguei a abanar e foi tranquilo.. porem nesse novo cultivo fiz o micélio 4 vezes maior dentro do saco.. e eu achei bom umas 3 vezes por dia.. ou quando der.. abrir os sacos e 'afofar eles' assim sai o ar de dentro e volta ar fresco.. umas 2 ou 3 afofadas em cada saco tem sido bom! caules não atrofiam e cogumelos são mais vigorosos!

MAS, se não puder abanar não tem problema.. já fiquei dias sem abanar e não muda tanta coisa, eu apenas prefiro pois tenho carinho com eles hahahaha.
 
Pessoal fui no ninho e vejam só as fotos! ele estava meio velinho e tinha umas joaninhas meio que comendo ele.. um novo cogu que estava vindo também foi atacado..

Pois bem, a ideia de enterrar os micélios que sobraram era pra dar uma chance para a natureza e uma chance ela teve/tem!

Não vou mais visitar o ninho com tanta frequência. meu objetivo la foi atingido! colhi o grandão, cortei as partes estragadas e fiz um chá com o mesmo.. está na geladeira esperando o dia certo hahaha
 

Anexos

  • IMG_20170119_190556.jpg
    IMG_20170119_190556.jpg
    485.6 KB · Visualizações: 43
  • IMG_20170119_190742.jpg
    IMG_20170119_190742.jpg
    423.5 KB · Visualizações: 43
  • IMG_20170119_190603.jpg
    IMG_20170119_190603.jpg
    424.7 KB · Visualizações: 43
  • IMG_20170119_190811.jpg
    IMG_20170119_190811.jpg
    272 KB · Visualizações: 45
  • IMG_20170119_190824.jpg
    IMG_20170119_190824.jpg
    292.9 KB · Visualizações: 44
  • IMG_20170119_193304.jpg
    IMG_20170119_193304.jpg
    422.7 KB · Visualizações: 45
  • IMG_20170119_193831.jpg
    IMG_20170119_193831.jpg
    484.4 KB · Visualizações: 45
Deve ter uma joaninha muito doidona por aí. Você viu se os olhinhos delas estavam brilhando?

A variação de temperatura na minha cidade não é normal, o dia pode ser quente (26°C) e a noite fria (15°C), sem contar que mesmo no verão, um dia de chuva vai estar uns 20 °C no máximo.

Já acompanhei alguns diários aqui e já vi muitos terem problema com a troca de ar no seu primeiro cultivo, mas eu vou seguir a técnica do @Daugerzera, já comprei até os mesmos sacos, não utilizarei terrario. Acredito que não enfrentarei problemas com a troca de ar, até teria que ver com ele se ele chegou a abanar seus filhos, até acredito que não.

Você já viu a flutuação de temperatura dentro do seu quarto? Duvido que flutue tanto assim, mas mesmo que flutue, as temperaturas que tu falasse estão super razoáveis para o cultivo. Quem sabe o processo leve uns dias a mais, mas vais ter bem menos problemas com contaminações e provavelmente frutos maiores. A temperatura só é um problema mesmo nos extremos na minha opinião, mas como você já tem um plano e todos os itens, agora aguardo ansioso pelas atualizações no seu diário de cultivo. :)
 
Última edição por um moderador:
Boa tarde! pessoal, devido ao cogu que colhi in natura e o chá feito.. eu e uns amigos comemos todo terceiro flush secos, por isso nao vou saber informar o peso total, mas deu pra 8 pessoas ficarem muito alegres e sorridentes por horas hahahahahahaha. muito bom!
 
Boa tarde! Atualizando o peso secos do quarto flush: 6.3g

cogumelos gigantes vindo agora.. mas apenas 2 ou 3 por quentinha.. será que aguentam mais quantos flushes?
 
será que aguentam mais quantos flushes?

Cara, esse tipo de pergunta nós meros mortais não conseguimos responder. Dá de tirar até uns 4-5 flushes, mas em geral não vale a pena ir além do terceiro pelo trabalho que dá pra pouca produção. É mais vantajoso já inocular mais substrato e manter a produção vindo desta forma.
 
Depois que vem apenas 1 ou 2 cogumelos maiores, o micélio está praticamente exaurido. Começa a ficar amarelado, e o substrato se despedaça facilmente. É o fim do ciclo.
 
MEU JAH!
Quanto tempo que eu nao atualizava esse diário..
Minhas desculpas: daqui exatamente um mês to me mudando para Curitiba, então tudo que fiz foi ler aqui no Teo que o meu ciclo havia chegado ao fim, colhido o ultimo flush, posto secar e nada mais feito desde então..

MAS HOJE! (22/02) 95 DIAS APÓS COMEÇAR A MISTURAR ARROZ E VERMICULITA NUMA BACIA PELA PRIMEIRA VEZ (18/11/2016)..

Eu decreto o encerramento do meu diário de cultivo!

Pesei os secos do ultimo flush que nem lembro qual é e deram 3.2 gramas..

ESSE CULTIVO RENDEU: conhecimento, aprendizado, amizades, respeito, maior carinho pela natureza, um bando de gente louca e feliz num domingo e meu Jah muitas gramas de cogumelos secos!

Quero agradecer à todos pelo apoio e atenção que me deram ao longo desse caminho!

Comprei placas de petri e recebi um carimbo da strain MDK pelo Compartilhando&Trocando, cogumelos que na minha opinião são os mais LINDOS do Guia de raças aqui do Teo. Em Curitiba pretendo fazer o diário do isolamento do micélio da strain MDK nas placas de petri e na sequencia o diário do meu segundo cultivo utilizando o mesmo método desse diário mas com o meu 'super' micélio.

Sem mais delongas FIM!


Bônus: Vocês se lembram que eu não quis matar os micélios que sobraram na montagem dos casings e então por amor à eles fui até o jardim da cidade e preparei um ninho pra eles terem uma chance de vida, da qual tiveram sucesso?
Abaixo o que eu encontrei hoje no jardim da minha mãe... detalhe, nunca vou pra casa ao meio dia e muito menos vou olhar a horta dela! Hoje por acaso fui e apenas estavam ali.. QUE AMADOS! Que presente!
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    62.5 KB · Visualizações: 39
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    206.5 KB · Visualizações: 39
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    161.2 KB · Visualizações: 38
  • 4.jpeg
    4.jpeg
    170.4 KB · Visualizações: 40
  • 5.jpeg
    5.jpeg
    136.8 KB · Visualizações: 40
Back
Top