Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário - 1° cultivo (Casing sem terrário) F+

Diário de cultivo completo.
Bom dia meu povo.

Então.. comprei um kit da internet com a strain F+ e já encerrou o ciclo dele.. tirei 3 carimbos dos cogus do kit dentro da glovebox e então comecei meu primeiro cultivo:

Fiz a seringa de esporos utilizando uma glovebox e preparei o substrato com 2V, 1.5 FAI, 1A + camada selo de vermiculita. deixei as duas panelas de pressão esfriando de um dia para o outro e a seringa na geladeira para os esporos hidratarem.

No outro dia (19/11/2016) fiz a inoculação dos 8 copos na frente de um forno eletrico.

Na sequencia coloquei eles na minha incubadora (caixa termica de plastico). o aquecedor fiz com o termostato de aquario e uma garrafa de blackstone (vidro). porem to esvaziando uma garrava pet de vinho por que acho que a troca de calor vai ser melhor.. termostato em 30 graus mas a temperatura dentro da caixa fica só 25.. mesmo enrolada em um cobertor.. quando eu esvaziar o vinhoto vou abrir a caixa, botar o termostato em 32 graus e trocar o vidro pela pet. então deixar la parado até o dia 10/12. la vou dar uma olhada e atualizar o diário!

Segue a única foto que tenho até agora:

Wish me luck
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    69.4 KB · Visualizações: 78
Última edição por um moderador:
Muito legal as fotos e todo o processo. Parece que tens praticamente tudo para fazer um terrário, porque não tentas fazer um PF Tek simples na próxima? Pode dar certo.

para fazer um terrário precisaria de outra caixa organizadora (aqui é de 70 a 80 reais), minha região tem a temperatura muito incerta.. com isso precisaria regular constantemente a temperatura do terrário e por ele ser fino, perderia o calor muito fácil.. (aqui tem noite que faz 0 graus fácil e de dia 26, 29..) então acredito que fazer um terrário, além de ocupar mais espaço, seja menos eficiente que esse método aqui na minha cidade, visto que aquecendo a água do banho maria, ela segura a temperatura constante por muito mais tempo.. me tirando muitas preocupações..

Ando pensando nisso também. Acho que seria legal torná-los mais disponíveis naturalmente na região onde eu moro. Tens que pensar que se o objetivo é para o teu próprio cultivo, vais ter que ter acesso fácil para visitar com frequência o local. Provavelmente, se chegar a frutificar, vai ser bem menos do que seria indoors. Se o objetivo é disseminar os cogus, lembra que o cubensis é de habitat de pastos onde há esterco de vaca ou ovelha, então no meio da mata, em um habitat diferente, provavelmente não vai se estabelecer para as futuras gerações.

A mata que eu disse é o jardim botânico da cidade, tem uma fazenda do lado e bosta por tudo! Fui lá sabado dia 24/12 (invadi a fazenda), achei um lugar e enterrei 3 bolos fazendo como disse que faria! a ideia nem é colher la, é não querer matar os bolos tao saudáveis que fiz com tanto carinho.. quis dar uma chance de vida pra eles hahahahaha

Um abraço e aguardo as fotos dos primeiros pins!
Outro abraço! abri hoje de manhã um dos sacos e o micélio já está com força em cima do casing. De noite posto novas fotos atualizando o progresso. Até lá!
 
Bom dia!

ontem a noite fechou os 5 dias após a montagem dos casings.. então eu abri para dar uma olhada e vejam só.. estão LINDOS!

Baixei a temperatura de 31 graus (na água do banho maria) para 28 e fiz a primeira rega..
Agora vamos acompanhar como se desenvolvem!

Tirei uma foto de cada saco e também aproveitei pra mostrar como fica o esquema do banho maria e da 'caminha' dos sacos.

Abraços.
Wish me luck!
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    164 KB · Visualizações: 86
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    132.1 KB · Visualizações: 80
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    116.7 KB · Visualizações: 76
  • cama.jpeg
    cama.jpeg
    47.6 KB · Visualizações: 80
Última edição por um moderador:
Muito interessante e criativo sua "gambiarra" para manter uma temperatura constante para o crescimento dos mágicos.

Sobre a fase de frutificação, fará da mesma forma?

quis dar uma chance de vida pra eles
Eu e um amigo estamos pensando, quando começar a chover na região, fazer uma caçada em uns pastos na cidade vizinha. E caso não achemos, vou espalhar alguns esporos nos estercos pra ver o que dá.
 
Muito interessante e criativo sua "gambiarra" para manter uma temperatura constante para o crescimento dos mágicos.

Sobre a fase de frutificação, fará da mesma forma?

Obrigado! haha, sim a frutificação ocorrerá ali mesmo, já baixei a temperatura do termostato.. só esperar pelas primórdias!


Eu e um amigo estamos pensando, quando começar a chover na região, fazer uma caçada em uns pastos na cidade vizinha. E caso não achemos, vou espalhar alguns esporos nos estercos pra ver o que dá.

Aqui ja começou a chover e está abafado, estou com fé na tentativa.. a ideia de espalhar esporos diretamente nos estercos também é boa.. eu tenho poucos carimbos.. por hora não vou arriscar..
 
Boa tarde!

Ontem e hoje deixei a gambiarra desligada, a temperatura da cidade aumentou bastante.. a água está na média de 25.5 graus nesses dois dias.. o micélio já tomou conta de toda terra, antes aparecia apenas em alguns pontos.. agora com a temperatura na média dos 25~26 e a rega diária... acredito que mais uma ou duas semanas e teremos novas fotos para o diário!

Até lá! Feliz ano novo :)
 
Última edição por um moderador:
Bom dia! 2017 começamos com o pé direito!

Seguem as fotos dos casings 11 dias após o aniversário do micélio e sexto dia de rega:

Casing 1:
97649-7b800cb71f0001cc6a71b568a8957eb4.jpg

Casing 2:
97643-1283cc5543e62e1425736c66e28b413d.jpg 97650-31b6dc0cf5e30ad5e9e4fa51ebb16c9e.jpg

Casing 3:
97648-c69e2dfe6187435a7219fe353cb8ef33.jpg
(essa foto do casing 3 é de dois dias atrás.. já estão um pouco maiores!)

Até a colheita amigos!
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    523.5 KB · Visualizações: 71
  • 2-1.jpg
    2-1.jpg
    446.9 KB · Visualizações: 68
  • 2.jpg
    2.jpg
    590.9 KB · Visualizações: 67
  • 3.jpg
    3.jpg
    523.9 KB · Visualizações: 68
  • 4.jpg
    4.jpg
    490.3 KB · Visualizações: 68
  • 5.jpg
    5.jpg
    461.3 KB · Visualizações: 73
Última edição por um moderador:
Bom dia!

Seguem as fotos do casing 1 e 2! Hoje a noite vou colher o casing 3 e postar as fotos dele! não tenho a balança agora comigo mas vou ter para passar o peso total do primeiro flush secos!

Até logo..
 

Anexos

  • casing 1.jpeg
    casing 1.jpeg
    97.5 KB · Visualizações: 84
  • casing 2.1.jpeg
    casing 2.1.jpeg
    122.5 KB · Visualizações: 82
  • casing 2.2.jpeg
    casing 2.2.jpeg
    177 KB · Visualizações: 82
  • ventania.jpeg
    ventania.jpeg
    99.3 KB · Visualizações: 83
Última edição por um moderador:
Lindos demais esses cogumelos cara, parabéns!

Que pena não poder pesar agora quando frescos.
 
Parabéns. Tá lindo. Depois conta como foi. ;)
 
Parabéns. Tá lindo. Depois conta como foi. ;)

Vamos contar! haha por que como é meu primeiro cultivo, tenho muitos amigos próximos que gostariam de experimentar.. então como bom amigo, todos os cogus que eu colher desse cultivo eu vou guardar pra fazer um panelão de chá pra todo mundo, umas 15 pessoas numa chácara (todos acostumados com lsd) sem cobrar nada de ninguém, apenas pela trip e pela parceria. Certamente trarei os relatos!

Bom dia mais uma vez!

Ontem a noite colhi o casing 3 e o que tinha sobrado do casing 2. Os que estavam no secador (túnel de vento feito com isopor, cooler, carregador de celular) já foram para a sílica e os recém colhidos para o secador.

Aproveitei e peguei o maior cogumelo para tirar um carimbo.

Assim que tiver todos secos cracker dry informo o peso total do primeiro flush.

Fui na mata onde enterrei 3 bolos e uma surpresinha. Abaixo todas as fotos, tem uma desfocada mas é apenas para se ter uma noção do tamanho médio dos cogumelos do primeiro flush.
 

Anexos

  • casing 3-1.jpg
    casing 3-1.jpg
    220.6 KB · Visualizações: 78
  • casing 3-2.jpg
    casing 3-2.jpg
    262.8 KB · Visualizações: 78
  • casing 3-3.jpg
    casing 3-3.jpg
    247.2 KB · Visualizações: 76
  • bom tamanho.jpg
    bom tamanho.jpg
    218.2 KB · Visualizações: 77
  • frescos e secos.jpg
    frescos e secos.jpg
    253.5 KB · Visualizações: 80
  • secador lotado.jpg
    secador lotado.jpg
    229.4 KB · Visualizações: 81
  • buraco.jpg
    buraco.jpg
    631.9 KB · Visualizações: 81
  • buraco de longe.jpg
    buraco de longe.jpg
    468.2 KB · Visualizações: 85
Última edição por um moderador:
Cresceram muito os seus cogus cara.

Acho que você encontrou um "ninho de psilocybe cubensis". Mas será mesmo de cubensis?

Paz
 
Aproveitei e peguei o maior cogumelo para tirar um carimbo..

Recomendo tirar mais carimbos. Você nunca sabe quando vai ter problemas com contaminação.
 
Bom dia povo!

Atualizações!

Sequei os cogumelos no nível cracker dry e pesei todo primeiro flush, totalizando surpreendentes 14.8g !!!

Cogumelos são geralmente 90% água.. sendo assim creio que o peso deles frescos fosse algo em torno dos ~150g (realmente deu uma boa colheita).

Como eu demorei vir postar o peso deles.. um novo flush já está a caminho!

Colhi nessa manhã metade de um dos casings.. equivalente a 1/6 do segundo flush e já obtive 23.7 gramas frescos.. fim do dia colho o resto (falta abrir o chapéu).

Por hora é isso! estou muito feliz com meu cultivo!
 

Anexos

  • 14.8.jpg
    14.8.jpg
    226 KB · Visualizações: 48
Última edição por um moderador:
Bom dia meus caros!

Bom, vou começar a narrar os acontecidos com o segundo flush..
O casing 2 deu cogumelos em mini flushes.. enquanto uns ainda cresciam outros já davam pra colher.. fiz no total 3 mini colheitas no casing 2 sendo elas de 23.7g, 10.5g e por ultimo mas não menos importante 19.9g (vide foto dos últimos 19.9g), totalizando elegantes 54.1g frescos!!

Hoje de manha colhi o casing 3 totalizando 62.3g frescos!!!

O casing 1 vou colher hoje a noite, ai edito esse post com os totais do segundo flush.. após secar todos cracker dry informo o peso total secos.. até logo!

O que é cada foto vocês veem no nome delas..
 

Anexos

  • casing 2 (19.9g).jpg
    casing 2 (19.9g).jpg
    232 KB · Visualizações: 40
  • casing 3_grow.jpg
    casing 3_grow.jpg
    363.7 KB · Visualizações: 41
  • casing 3.jpg
    casing 3.jpg
    270.9 KB · Visualizações: 43
  • casing 3 colheita.jpg
    casing 3 colheita.jpg
    285.9 KB · Visualizações: 44
  • frutos casing 3 grandoes.jpg
    frutos casing 3 grandoes.jpg
    226.6 KB · Visualizações: 46
  • casing 1.jpg
    casing 1.jpg
    267 KB · Visualizações: 41
  • casing_1.jpg
    casing_1.jpg
    224.4 KB · Visualizações: 39
Rendendo muito bem seus casings.

Parabéns!
 
Senti que não devia esperar até a noite e fui em casa no horário de almoço.. devido a correria não tirei fotos (esqueci totalmente :facepalm:) mas foram os frutos mais bonitos que ja vi.. uma coisa que fiz o teste e pude reparar, é que apenas deixar o filtro fazer a troca gasosa é puco, as estipes atrofiam (mas não é pra tanto).. nesse casing eu apertava (com cuidado) o saco e depois inflava repetidamente algumas vezes ao dia, afim de promover uma melhor troca no ar.. as estipes não ficaram 'amassadas' ou com outro tipo de 'deficiência' havia apenas um furinho pequeno oco por dentro, o que geralmente eram maiores.. também ficaram no formato de um cilindro perfeito, com saúde.. além do chapéu ter uma cor muito boa e ser em um circulo redondinho :) (sei que todo circulo é redondo, mas tratando-se de cogumelos, vocês entenderam :p).


POIS BEM! O peso do casing 1 é nada mais nada menos que 55.2g!


Totalizando 171.6g frescos colhidos no segundo flush dessas 3 marmitinhas!! eita! :eba:


Será que secos rende umas 17g?


Total aproximado colhido desde a data de inoculação dos copos (19/11, 51 dias de cultivo): 320g frescos!
 
Back
Top