Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário - 1° cultivo (Casing sem terrário) F+

Diário de cultivo completo.
Bom dia meu povo.

Então.. comprei um kit da internet com a strain F+ e já encerrou o ciclo dele.. tirei 3 carimbos dos cogus do kit dentro da glovebox e então comecei meu primeiro cultivo:

Fiz a seringa de esporos utilizando uma glovebox e preparei o substrato com 2V, 1.5 FAI, 1A + camada selo de vermiculita. deixei as duas panelas de pressão esfriando de um dia para o outro e a seringa na geladeira para os esporos hidratarem.

No outro dia (19/11/2016) fiz a inoculação dos 8 copos na frente de um forno eletrico.

Na sequencia coloquei eles na minha incubadora (caixa termica de plastico). o aquecedor fiz com o termostato de aquario e uma garrafa de blackstone (vidro). porem to esvaziando uma garrava pet de vinho por que acho que a troca de calor vai ser melhor.. termostato em 30 graus mas a temperatura dentro da caixa fica só 25.. mesmo enrolada em um cobertor.. quando eu esvaziar o vinhoto vou abrir a caixa, botar o termostato em 32 graus e trocar o vidro pela pet. então deixar la parado até o dia 10/12. la vou dar uma olhada e atualizar o diário!

Segue a única foto que tenho até agora:

Wish me luck
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-24 at 11.16.31.jpeg
    69.4 KB · Visualizações: 78
Última edição por um moderador:
Muito legal a evolução do kit para um cultivo desde o carimbo.:bigode:

mas a temperatura dentro da caixa fica só 25..

Tá ótimo, pois internamente a previsão nos copos é de 27°C. :coffee:
 
Bom dia!

Como falei fui fazer a troca do aquecedor.. mas vi que não estava vazando água lá dentro.. e a temperatura agora beira os 29 graus.. Ta ótimo! não troquei nada.. claro que na abertura não pude deixar de pegar 1 copo.. abaixo segue uma foto de 1 dos 8 copos.. não peguei os outros pois quis trazer o menos de impacto possível para os fungos.

Foto de 1 copo no dia 27/08 (8 dias após a inoculação).

Atualizações no dia 10/12. abraços!
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2016-11-28 at 10.56.59 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-28 at 10.56.59 (2).jpeg
    102.9 KB · Visualizações: 92
Última edição por um moderador:
Micélio crescendo forte e saudável.

Mas fiquei com a impressão de que esse copo é oval. Quero dizer que achei que ele tem o meio mais largo que a boca.

Caso seja assim, terá dificuldade em tirar o bolo do copo.

Ou pode ser pelo angulo da foto.
 
Mas fiquei com a impressão de que esse copo é oval. Quero dizer que achei que ele tem o meio mais largo que a boca.

Caso seja assim, terá dificuldade em tirar o bolo do copo.

Ou pode ser pelo angulo da foto.

os copos são ovais.. eu ia pegar uns copos cones mas não cabiam na panela de pressão.. e tendo em vista que farei casing com todos os bolos.. não me preocupei em ter que tira-los inteiros do copo..

Cada dia que passa a vontade de olhar os pequenos aumenta, maldita ansiedade!
 
Última edição por um moderador:
Bom dia!

Ontem 04/12 abri mais uma vez a incubadora para ver como estavam os pequenos, não tirei fotos.. Estão se desenvolvendo no padrão, estou muito feliz com minha primeira incubação! 7 dos 8 copos estão com o micélio se desenvolvendo muito bem e sem nenhuma contaminação aparente! diria de 60% a 70% colonizados. O oitavo copo foi um copo menor que fiz com o resto do substrato.. acredito não estar se desenvolvendo bem por que o substrato está muito apertado, parece não ter espaço para crescer.. há micélio mas não há muito progresso.

Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Bom dia!
Ontem 04/12 abri mais uma vez a incubadora para ver como estavam os pequenos, não tirei fotos.. Estão se desenvolvendo no padrão, estou muito feliz com minha primeira incubação! 7 dos 8 copos estão com o micélio se desenvolvendo muito bem e sem nenhuma contaminação aparente! diria de 60% a 70% colonizados. O oitavo copo foi um copo menor que fiz com o resto do substrato.. acredito não estar se desenvolvendo bem por que o substrato está muito apertado, parece não ter espaço para crescer.. há micélio mas não há muito progresso.

Abraços!
Lembre-se também de esperar uma semana para a consolidação (crescimento interno) do micélio.
Pelo que você disse de 60% a 70% acho que até o natal já estará pronto para aniversário. ;)

Paz.
 
BOOOOOOOOOOA tarde a todos, to empolgado e feliz!
Pois bem! Como dito, dia 10 abri a incubadora pra ver os pequenos e cá estão as fotos!

7 dos 8 copos me parecem MUITO saudáveis. o oitavo copo (imagem 4) é aquele que tava sem espaço e sem desenvolvimento.. tinha muita água no fundo e partes amareladas (eca) quando fui ver. joguei fora a 2 quadras de casa!

quanto aos outros 7 tudo parece ocorrer muito bem! Enumerei eles de 1 a 7 conforme as fotos.
Situações:
- o copo 1 parece estar todo consumido.
- copos 2, 3, 5 e 6 estão quase lá!
- copos 4 e 7 ainda precisam crescer um pouco mais!

Não sabia que depois de prontos precisavam de mais uma semana para a consolidação! Com base nas fotos saberiam dizer quais e quando posso aniversariar? tem algum problema em deixar um copo pronto esperando alguns dias por outro? gostaria de abrir todos juntos, pois vou fazer uns casings marotos e dai acho que preciso de todos os copos ou quase todos..

Qualquer coisa não se acanhem em falar! estamos todos aqui para ensinar o que sabemos e aprender o que nos falta!
Abração!
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    89.6 KB · Visualizações: 81
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    78.7 KB · Visualizações: 79
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    98.8 KB · Visualizações: 84
  • 4.jpeg
    4.jpeg
    94.8 KB · Visualizações: 83
Tem que esperar o micélio terminar de colonizar o bolo internamente antes de aniversariar - o que é a consolidação.

Te falar... Atualmente, tenho até preferido o primeiro flush dentro do copo antes de aniversariar: in vitro prático e sem erro. Mas faço isso mais quando tem vários copos em estágios diferentes, e um consolida enquanto outro chega a 100%, aí até o último consolidar o primeiro já frutificou.
 
Mas para o in vitro não precisaria de um terrário? eu não tenho terrário, minha cidade faz as 4 estações em um único dia. uso um método diferente onde o casing é lei.
 
mas para o in vitro não precisaria de um terrário? eu não tenho terrário, minha cidade faz as 4 estações em um único dia. uso um método diferente onde o casing é lei.

Pra in vitro não precisa terrário. Eles frutificam dentro do recipiente de colonização. Mas tô falando em in vitro acidental, antes de aniversariar os bolos. Mantém a linha do que já iria fazer. :coffee:
 
Bom dia meus caros amigos!
Trago hoje não um cigarro, mas mais uma atualização! (piada infame).
Ontem de noite (21/12) fiz a montagem dos casings e a transformação da incubadora em aquecedor.

A camada do casing: Comprei numa loja de agropecuária uma mistura pronta pra cultivos desse tipo (o vendedor da loja sacou na hora o que eu queria e me lançou várias dicas hehe) ele disse que a proporção não era 50/50 de turfa e vermiculita mas era boa e tinha o PH na média de 6.5. Comprei um saco de 5 KG da mistura por 8 reais. Em casa adicionei um bom montante a mais de vermiculita (parecia ter quase nada), triturei conchas que peguei na praia até virar pó e misturei um pouco junto.. adicionei água até chegar no ponto e cozinhei no forno à 76 graus por 2 horas.

Casings!
Fiz 3 quentinhas utilizando 4 bolos tudo dentro da glovebox, não deixei a terra (entendam terra como a camada do casing) em baixo do micélio e também não deixei a parte de cima plana, fiz duas ondulações em cada quentinha. eram 7 copos no total, os 3 que faltavam consolidar botei numa caixa de sapato dentro do guarda roupa. depois vou achar um pico mocado numa mata, cavar um buracão, colocar a terra especial que comprei la e enterrar eles, dar uma chance pra natureza!

Como podem ver nas fotos, utilizo a caixa térmica com água para banho maria, aquecedor + bomba de aquário para esquentar a água.

A montagem dos sacos:
- cada saco possuí um filtro para troca gasosa.
- coloquei 1 copo e meio de água dentro dos sacos e depois a quentinha em cima dessa água, assim a água da caixa esquenta a água do saco, vaporiza e já condensa quando chega em cima, criando um ambiente super úmido.
- Micélios ficam quentinhos pois a água esquenta as laterais e em baixo da quentinha.
- Iluminação natural e não direta ficando em baixo da janela.

Aí acredito ter os 4 fatores: umidade, luz, calor, ar. ~~ Fuuuuuuuuusão!

Para os sacos ficarem de boa em cima da água da caixa térmica sem capotar e afundar eu fiz um retângulo de arame e 4 pézinhos. passei fita larga pelas arestas formando uma espécie de caminha entrelaçada (tipo a parte de sentar daquelas cadeiras antigas feitas com barbantes de sisal).

A temperatura da água está em 28.7 graus agora. Acredito que seja esperar 5 dias para ver como se comportam para baixar a temperatura e começar a rega diária.

Wish me luck!

Muito legal a evolução do kit para um cultivo desde o carimbo.:bigode:

REALMENTE, fazer tudo desde o começo é muito mágico! sem comparação com o kit.
 

Anexos

  • workstation.jpeg
    workstation.jpeg
    104.6 KB · Visualizações: 95
  • sacos.jpeg
    sacos.jpeg
    79.5 KB · Visualizações: 106
  • termica.jpeg
    termica.jpeg
    70.6 KB · Visualizações: 98
  • fim.jpeg
    fim.jpeg
    70.5 KB · Visualizações: 96
Última edição por um moderador:
Viu, como você achou esses sacos com filtro pra vender?

HAHAHAHAHAHAHA, cara, fui te mandar o link direto para a compra no site do natureza divina, mas acho que por ser um site contra as regras de cultivo ele modifica o link pro site da XUXA, eu ri muito disso hahahahaha. enfim eu comprei no site do natureza divina.. acha la buscando por 'saco'. custa 3.50 cada um. Acho que nao é contra as regras informar onde se pode comprar um saco, certo?
 
pode dar uma semana pra consolidação sim é melhor do que ficar essa uma semana consolidando no terrario arriscando contaminar

creio que até 2 semanas depois de colonizado pode manter na incubadora só ficar de olho pra não deixar o micelio amarelar

Ola, estou tendo esse "amarelar " nos bolos, Não achei no fórum o que significa esse amarelar? É um contaminante ou é o bolo querendo pinar ou é só excreção?
 
Última edição por um moderador:
Muito legal as fotos e todo o processo. Parece que tens praticamente tudo para fazer um terrário, porque não tentas fazer um PF Tek simples na próxima? Pode dar certo.

3 que faltavam consolidar botei numa caixa de sapato dentro do guarda roupa. depois vou achar um pico mocado numa mata, cavar um buracão, colocar a terra especial que comprei la e enterrar eles, dar uma chance pra natureza!

Ando pensando nisso também. Acho que seria legal torná-los mais disponíveis naturalmente na região onde eu moro. Tens que pensar que se o objetivo é para o teu próprio cultivo, vais ter que ter acesso fácil para visitar com frequência o local. Provavelmente, se chegar a frutificar, vai ser bem menos do que seria indoors. Se o objetivo é disseminar os cogus, lembra que o cubensis é de habitat de pastos onde há esterco de vaca ou ovelha, então no meio da mata, em um habitat diferente, provavelmente não vai se estabelecer para as futuras gerações.

Um abraço e aguardo as fotos dos primeiros pins!
 
Ola, estou tendo esse "amarelar " nos bolos, Não achei no forum o que significa esse amarelar?

É um contaminante ou é o bolo querendo pinar ou é so excreção?

No livro guia de cultivo fala que é quando o micélio começa a "passar do ponto" mas também já li que pode ser um outro fungo gerando essa secreção
 
Última edição por um moderador:
Back
Top