Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

deus tem sua importancia pra quem nele cre, quem não acredita deve no minimo passar batido.
o embate entre o acreditar e o não acreditar penso eu ser um desperdicio desnecessário de energia.
afinal de contas, queiram ou não o barco é o mesmo.
ultimamente pra mim o VIVER tem tomado significado maior. o proprio cerne da existencia: A VIDA.

deus tem sua importancia pra quem nele cre, quem não acredita deve no minimo passar batido.
o embate entre o acreditar e o não acreditar penso eu ser um desperdicio desnecessário de energia.
afinal de contas, queiram ou não o barco é o mesmo.
ultimamente pra mim o VIVER tem tomado significado maior. o proprio cerne da existencia: A VIDA.

Mas deus é vida cara!

exatamente
o deus q discutimos a respeito aki(acho q falo pela maioriA) nao é o barbudão pai de jesus
e sim a energia magica presente no universo e/ou em nossa mente
capaz de feitos incriveis

exatamente
o deus q discutimos a respeito aki(acho q falo pela maioriA) nao é o barbudão pai de jesus
e sim a energia magica presente no universo e/ou em nossa mente
capaz de feitos incriveis
essa energia EU SOU.

Faz tempo que já descobri que deus é um problema cognitivo.

concordo com vcs dois
e acrescento que nascemos todos da poeira das estrelas só pra fazer pensar sobre o grau de magia presente na nossa realidade

Eu só não entendo essa realidade e essa conciência coletiva inconciente.

mano nao entendi oq quis dizer com as estrelas nascem da poeira de nossas conciencias pois elas estavam la muito antes de nós
só se vc estiver falando da palavra estrela ou alguma metafora

sobre o sentido da consciencia coletiva eu tenho uma teoria CIENTIFICA a respeito
estamos em fase de transição
de seres individuais para coletivos

as formigas por exemplo nem sempre tiveram inteligencia de grupo
antes de serem formigas elas eram vespas solitarias que começaram a se organizar emm pequenos grupos
isso começou aos poucos ate se tornarem um com a colonia, de forma que o ser vivo nao é uma formiga e sim toda colonia

mas eu como ser VIVO dotado de minhas proprias escolhas
descido nao entrar para essa consciencia de colonia pois prefiro ser vespa à formiga
o bom da fase de transição evolutiva é que podemos ESCOLHER ja que somos os unicos animais que podem fazer isso conscientemente

Eu só não entendo essa realidade e essa conciência coletiva inconciente.

Sempre houve muito conflito sobre o papel do inconsciente na mente humana, enquanto Freud acreditava que o inconsciente era unicamente um depósito de rejeitos do consciente, estático e dispensável, Jung, por outro lado, tinha sua própria visão do inconsciente. Segundo ele, o inconsciente não apenas é dinâmico como desempenha um papel tão importante quanto sua contraparte, administrando informações descartadas pelo consciente e informações de gerações anteriores.

Jung dividiu o inconsciente em duas partes: Inconsciente pessoal ou individual e Inconsciente coletivo. O inconsciente pessoal reúne as informações menos importantes de experiências já vividas, os elementos que o consciente não julgou essencial para a sobrevivência do individuo e, portanto, expurgou de seu domínio. O inconsciente pessoal trabalha paralelamente ao consciente, de modo que armazena todo e qualquer estímulo absorvido pelo indivíduo, uma informação compreendida no inconsciente pessoal pode até mesmo já haver povoado o consciente por determinado período, porém em algum momento do desenvolvimento da personalidade ela se tornou incompatível a consciência e foi reprimida. Pertence ao inconsciente individual também as percepções subliminares, detalhes nos trejeitos, tom, olhar de terceiros que passam despercebidos pelo consciente.

O inconsciente coletivo representa o conhecimento pregresso, o conjunto de experiências que a raça humana passa inconscientemente de geração em geração dentro da espécie. O inconsciente coletivo define as reações e instintos humanos primitivos, uma combinação infindável de repetições passadas que fornece à sua prole alguma experiência diante situações que os séculos provaram recorrentes ao ser humano.

Para Jung, o inconsciente coletivo é a faceta mais profunda da psique e é nele que todos homens são iguais, arquétipos hereditários que remontam ao próprio surgimento da espécie.

O psicanalista Erich Fromm apresenta outra posição a respeito. É denominada de "inconsciente social", que seria a parte específica da experiência dos seres humanos que a sociedade repressiva não permite que chega à consciência dos mesmos. Já o sociólogo e filósofo Nildo Viana concebe o inconsciente coletivo como o conjunto das necessidades e potencialidades reprimidas de um conjunto de indivíduos, grupos, classes ou toda a sociedade.
O inconsciente pessoal pode se manifestar na produção de sonhos. Desta forma, enquanto alguns destes têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência da pessoa, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não se consegue associar a nada de que se tenha lembrança. Esses sonhos seriam então um produto do inconsciente coletivo, algo como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Seria deles também de onde se originariam os mitos.

mano nao entendi oq quis dizer com as estrelas nascem da poeira de nossas conciencias pois elas estavam la muito antes de nós

acho que não é uma metáfora não, druida
as escolhas do dia a dia são bem mais difíceis que a grande escolha
tava lendo sobre Amit Goswami sobre um livro Universo Autoconsciente, que ele defende que a consciencia cria a materia
várias trips minhas tenho ido parar em uma maquina e me vejo de cima "desenhando" meu corpo e as coisas ao redor,
num desses "por acasos" q o cogu faz acabei encontrando esse livro, não li ainda mas tem uma matéria e um vídeo nesse site http://plantandoconsciencia.wordpress.com/2010/09/10/o-ativista-quantico-ou-como-salvar-o-planeta/
o vídeo to postando aqui

sobre um livro Universo Autoconsciente, que ele defende que a consciencia cria a materia
várias trips minhas tenho ido parar em uma maquina e me vejo de cima "desenhando" meu corpo e as coisas ao redor,
o]

bixooo
o dia q eu ver a consciencia GERANDO materia eu vo pro monasterio shaolin e dedico o resto dos meus dias trabalhando nisso(claro q de vez em quando tem q dar uma fugidinha euhuehue)
transformar materia com a mente é uma coisa
mas gerar é complicado

Sempre houve muito conflito sobre o papel do inconsciente na mente humana, enquanto Freud acreditava que o inconsciente era unicamente um depósito de rejeitos do consciente, estático e dispensável, Jung, por outro lado, tinha sua própria visão do inconsciente. Segundo ele, o inconsciente não apenas é dinâmico como desempenha um papel tão importante quanto sua contraparte, administrando informações descartadas pelo consciente e informações de gerações anteriores.

Jung dividiu o inconsciente em duas partes: Inconsciente pessoal ou individual e Inconsciente coletivo. O inconsciente pessoal reúne as informações menos importantes de experiências já vividas, os elementos que o consciente não julgou essencial para a sobrevivência do individuo e, portanto, expurgou de seu domínio. O inconsciente pessoal trabalha paralelamente ao consciente, de modo que armazena todo e qualquer estímulo absorvido pelo indivíduo, uma informação compreendida no inconsciente pessoal pode até mesmo já haver povoado o consciente por determinado período, porém em algum momento do desenvolvimento da personalidade ela se tornou incompatível a consciência e foi reprimida. Pertence ao inconsciente individual também as percepções subliminares, detalhes nos trejeitos, tom, olhar de terceiros que passam despercebidos pelo consciente.

O inconsciente coletivo representa o conhecimento pregresso, o conjunto de experiências que a raça humana passa inconscientemente de geração em geração dentro da espécie. O inconsciente coletivo define as reações e instintos humanos primitivos, uma combinação infindável de repetições passadas que fornece à sua prole alguma experiência diante situações que os séculos provaram recorrentes ao ser humano.

Para Jung, o inconsciente coletivo é a faceta mais profunda da psique e é nele que todos homens são iguais, arquétipos hereditários que remontam ao próprio surgimento da espécie.

O psicanalista Erich Fromm apresenta outra posição a respeito. É denominada de "inconsciente social", que seria a parte específica da experiência dos seres humanos que a sociedade repressiva não permite que chega à consciência dos mesmos. Já o sociólogo e filósofo Nildo Viana concebe o inconsciente coletivo como o conjunto das necessidades e potencialidades reprimidas de um conjunto de indivíduos, grupos, classes ou toda a sociedade.
O inconsciente pessoal pode se manifestar na produção de sonhos. Desta forma, enquanto alguns destes têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência da pessoa, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não se consegue associar a nada de que se tenha lembrança. Esses sonhos seriam então um produto do inconsciente coletivo, algo como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Seria deles também de onde se originariam os mitos.
há niveis de consciencia mais elevados
são eternos...
é o q penso

bixooo
o dia q eu ver a consciencia GERANDO materia eu vo pro monasterio shaolin e dedico o resto dos meus dias trabalhando nisso(claro q de vez em quando tem q dar uma fugidinha euhuehue)
mas gerar é complicado

doido isso né cara, tb não sei o que pensar, é baseado nessas coisas de fisica quantica q tenho meu pezinho atrás..
po mas vai que é, e se tu for pra esse monastério me chama de certooo,
gerar é uma palavra forte

há niveis de consciencia mais elevados
são eternos...
é o q penso

Sim, ao redor da essência (nosso centro), o ego se fortifica. A personalidade se reforça, adquire certos modos, preconceitos, etc.. a Essência fica arquivada, lá no fundo mais profundo da psique, relegada ao mais completo esquecimento. A personalidade, com todos os seus preconceitos, e o ego, manifestam-se através da mente, substituindo a essência.. e então esses níveis de consciência mais sutis que são eternos ficam desafortunadamente esquecidos.. mas quando morremos a nossa personalidade e nossa mente sofrem transformação e são então suplantadas pela natureza e dissolvidas.. logo naum saum eternas e o que somos realmente não é nossa mente nem nossa personalidade e sim nossa essência..
Existe a metaconsciência, a supermente, superconsciência.......

bixooo
mas gerar é complicado

rss monastério shaolin! os dois vaum dar umas fugidinhas? imagina, tibetan cevada pros loco ahsuahsuah
física quântica eh afude neh cara..
mas acho que naum seria bem consciência gerando ou criando matéria, mas sim transformando energia em matéria que o flap quis dizer? um processo alquímico feito através da imaginação e não exatamente da mente? será que é isso?

rss monastério shaolin! os dois vaum dar umas fugidinhas? imagina, tibetan cevada pros loco ahsuahsuah
física quântica eh afude neh cara..
mas acho que naum seria bem consciência gerando ou criando matéria, mas sim transformando energia em matéria que o flap quis dizer? um processo alquímico feito através da imaginação e não exatamente da mente? será que é isso?
uma gelada no tibet eheheheh, se num der convido vcs pra um pokerzinho no bar dos gnomos qdo a gente sentar junto pra planejar o aqui!

pra mim é confusa essa história, mas acredito que tem essa possibilidade de algo não material criar a matéria, depois q passa pela imaginação.. sei lá né..
a loucura coletiva é que me encuca muito, pq td mundo é sozinho junto aqui?
o junto q nao entendo..
na minha trip realmente eu ME VI "desenhando" toda a minha realidade 3d, passado-presente e futuro, só ouvindo o q o cogu me dizia, vou escrever a trip no experiencias qdo organizar esse ciclo

Eu me familiarizo com essa ideia de consciência criando realidade mas tenho um pé atrás também.

Chego a pensar hoje que nós temos pleno potencial de modificar a realidade através da mente mas por exemplo, a realidade é dura e presente porque a grande maioria assim a concebe, a realidade de hoje é cimentada pela concepção de todos juntos e ainda a concepção universal.

Sobre essa concepção universal não sei, tem gente que chama de deus mas pra mim pode ser até um processo digamos "mecânico". Essa "força" aka "consciência" que mantém o universo do jeito que ele é. Você vai ter que ter um poder mais forte que esse "poder" que segura a realidade como ela é para poder modificá-la, por isso a "consciência global" molda a realidade, porque todos juntos formam um "peso" tal qual é capaz de influenciar e modificar as ordens do universo.

É algo por ai mas essa explicação é uma pedra lascada ainda...

Back