Sim, eu leio e estudo a Bíblia. Apesar de muitos só verem o lado negativo (geralmente velho testamento) vejo muita coisa de positiva, filosófica e profunda ali, se vc ler de verdade.
No entanto, como já disse neste mesmo tópico, de que valem os livros que não vão além dos livros?
Por exemplo: digamos que não houvesse Bíblia. Ainda assim, penso eu, várias coisas descritas ali se verificariam na vida. E a mesma coisa pode-se dizer de outros livros religiosos (tive o cuidado de não dizer "sagrado" pois um livro, em si, não é sagrado, sagrada é a nossa sede de sabedoria e a Sabedoria em si).
Porquê várias coisas descritas ali se verificariam na vida?
Simplesmente porque as pessoas que os escreveram, também viveram esta vida...
---
Pro Druida: não existem "inimigos", além de nós mesmos, nossas próprias fraquezas, que não deixam que sejamos livres ou que possamos nos desenvolver plenamente, ser "felizes", enfim. Tendo o controle sobre mim mesmo, ninguém me vence, logo não há inimigos. Além do que um "inimigo", seja um homem ou uma doença, é muitas vezes, mais útil que um "amigo": torna a casca mais dura.
Zigg, a Bíblia para mim é Sagrada porque ela traz em si a Revelação, é a palavra de Deus revelada aos homens por meio da boca dos profetas, então conhecer e falar de Deus fica difícil, para mim, fora da Bíblia, porque na verdade também a transcedência está em você e não nos objetos, não existe o "fora" da linguagem, e se existir o preço é a loucura, pelo menos aqui do lado ocidental do planeta.
Não existe sabedoria, o que existe é o erro, saber significa errar bastante, mas vamos supor que tudo que exista na Bíblia - só para pontuar algumas coisas - seja mentira, um erro, as perguntas que ficam no ar é: porque sua mensagem dura tanto? e outra, porque dá tão certo as Promessas ali para certas pessoas? e outra, porque foi revelada aos pequeninos e não para o Império Romano?
Agora estou contigo quando diz: "ler de verdade", penso que a esta é a própria orientação, se não me engano, do apóstolo Paulo, "...antes examinai as escritura", então quando dizem que quem acredita em Deus é alienado numa tentativa de rebaixar a capacidade de intelecção não procede, o que exista, talvez, sejam leituras enviezadas que levam a atitudes contraditórias.
Obs.: Eu não sou santo, e como já anteviram, estou numa "highway to hell" mas lutando contra cada milímetro desse espaço infernal.
Obs2.: Não foi dado ao homem ainda conhecer todas as coisas, então como foi dito num post acima, a fé tem que tá viva e posta em ação ou como JC nos alertou, "não sejamos sepulcros caiados que por fora são alvos, mas por dentro exala podridão"