diego,
a verdade está aí pra ser vista
é só prestar atenção
formulas de matematica e fisica nao vao te ajudar a enxerga-la
tente parar de pensar por um minuto na sua vida e seja
ser em vez de pensar
Se eu não penso eu não existo, você também. Você quer dizer forçar o pensamento? Onde você define a linha entre forçar e não forçar?
Amigo, desculpa o posta acima, tava no trampo c a cabeça cheia.. acho que entendi errado tuas colocações, vc é um cara questionador, po me vi em ti algumas vezes.. assim passei anos estudando isso e te afirmo (com certeza??) que moralidade não é instinto.. é aprendido.. cooperação não é moralidade.. aliás pode ser uma discussão bem longa se a gente quiser definir o que é moral, amoral e imoral.. mas tente definir em termos do é feito , do comportamento, e não dos NOMES que se dá pra isso.. defina em verbos (que não sejam fenomenos da natureza, pq ninguem chove, mas a gente anda, fala, pensa etc).. instintos são comportamentos reflexos, que nascem com a gente, vc quer dizer que os animais nascem sabendo o que é certo e errado... na verdade não existe certo e errado.. como vc falou em evolução existe seleção.. e de aprendizagens também é seleção.. tá aí um paralelo.. a gente é hj o que o nosso ambiente (externo e interno) selecionou.. nós somos a nossa história de vida, em todos os sentidos.. essa é a resposta... não há um homenzinho dentro de nós que é mais do que a gente é.. a gente é tudo.. compare tomar cogu sem outras pessoas e com outras pessoas, os filtros mudam .. to perdendo o foco da discussão, era deus né.. sei lá acreditem no que quiserem, se deus te faz bem, viva ele.. se não faz, viva você...
o "lá fora" que vc diz é também o eu mesmo e o aqui dentro, não tem separação corpo mente.. se vc sente e não tem como explicar de onde vem esse sentimento, não explique como se ele fosse um instinto, nem um disparo de célula... procure mais perguntas, isso move as coisas e muda a verdade... mas não procure respostas.. procure perguntas... as respostas já estão prontas e vêm no devido tempo/espaço..
pense que se existir uma verdade única e universal ela deve ser compatível com tudo que existe.. científico ou não.. pois nela residem todos os olhares/perspectivas.. e a ciencia ainda não inventou palavras suficentes pra designar todos os fenômenos, não que eles estejam além de compreensão, mas podem estar além da linguagem..
e umas pergunta, o que/quem é deus pra vc? como vc vê isso? quanto e como ele influencia sua vida? e qual o propósito dessa discussão?
Muita paz a vcs, grande família do Cogumelos Mágicos!
Acho que estamos falando de coisas diferentes quando falamos de moralidade, esse deve ser o problema. Moralidade no dicionário é definida como um conjunto de regras da sociedade, esses são aprendidos. Mas justiça é natural do ser humano (e de outros seres também), isso que me feriria. Essa dor no peito que você sente quando alguém faz uma injustiça, isso não é aprendido.
Não quis dizer o eu quando disse "lá fora", quis dizer que nos dados que podemos coletar do mundo existe a verdade. Se coletamos de modo errado ou interpretamos de modo errado, teremos uma ideia errada. Dependendo do nosso conhecimento do domínio e da complexidade do ambiente sendo examinado teremos uma chance menor ou maior de estarmos corretos. Não sei se eu entendi o que você quis dizer no resto do parágrafo. Fazer perguntas é geralmente o que faço, e a resposta é que geralmente é que é um instinto ou um sentimento aprendido (uma reação instintiva guardada, que não necessariamente reflete a realidade), como o desejo por mulheres ou um impulso por fazer alguma coisa ruim, etc.
Estou de acordo com a primeira parte, que tudo é compatível com a verdade, mas se nós não tivermos palavras para explicar alguma coisa, nós as inventamos.
Não sei o que é Deus ninguém nunca me disse, nunca vi nem senti. Vejo isso como o que é, procuro uma resposta. Ele não me influencia na minha vida, só quando eu pergunto para alguém o que ele é. O propósito para mim era aprender alguma coisa, até aprendi alguma coisa.
Diegão, sai dessa caverna cara! Todos nós já estivemos aí admirando perplexos essas sombras tão irresistíveis mas aqui fora tem coisas incríveis! A gente entende seu medo, mas garantimos que aqui o perigo é compensado pela paixão e o horror anda de braços com a beleza.
Vem pro desconhecido meu amigo!
Espero que o tio Platão me perdoe
Medo? Medo de que? Do desconhecido? É talvez eu tenha medo, não sei dizer, acho que é normal isso. Acho que o pior é que temos que trabalhar para entender ele, se livrar do ego.
Diego, o que você acha da filosofia? Serve para alguma coisa? Tem alguma coisa haver com a humanidade? Você acha que um ser humano pode ser completo sem questionamentos filosóficos?
Se a resposta a essas perguntas foi não, então pra que RAIOS você quer saber a verdade? Que tipo de necessidade você quer nutrir com a verdade? Para que ver a verdade que que está lá fora? (isto é um questionamento filosófico).
Pra mim, a busca da verdade vem do questionamento filosófico e espiritual (espiritualidade me parece ser inerente à humanidade, temos zonas do cérebro específicas para isso) e tem como propósito sanar uma necessidade natural e profunda de nossa essência, como bem disse o mano Lysergic (estou para emoldurar aquele post seu, Lysergic!).
Se a resposta para as perguntas do início foi sim, então você está procurando respostas no lugar errado. A ciência não nos esclarece questões filosóficas. A ciência não explica porque as moléculas se juntam para formar uma célula ou porque os elétrons de um átomo giram. Ela apenas descreve como quase tudo funciona e torna reproduzível e analisável diante de certas condições. Certas condições que podem ser diferentes para certos observadores. Já estudou física quântica?
Repito, a ciência não nos fornece respostas, apenas descrições. Um grande livro de receitas com uma enorme ultilidade para a humanidade (como qualquer livro de receitas) mas inútil para as respostas fundamentais de um ser humano médio com questões simples sobre a vida, enquanto utilizada como ferramenta única para de busca.
O que havia antes do big bang? E por que raios aquela sopa de elementos químicos começou a se formar? Por que o nada resolveu se transformar em tudo? Por que existe a consciência (não estou falando de seu caráter utilitário)? O que estou fazendo aqui? Quem és tu? Etecetera ad infinitun.
Para a ciência, um animal consciente é um grupo de células especializadas reunidas e gerenciadas por pequeninas máquinas com o nome de uma sigla pop que pode ser manipulada de maneira a alterar características funcionais e estruturais do seu organismo. Eis a resposta para quem és tu: Tu és DNA. A puta que o pariu que eu sou SÓ isso aí!
Não acho que a ciência seja maléfica ou inútil mas acho que sozinha, como já foi dito, ela é manca. Você pode usar a razão para cultivar seus cogumelos, mas não pode usar a razão para experimentar seus cogumelos e tirar coisas úteis da experiência. E assim, analogamente, pode-se estender essa lógica a todas as atividades humanas – até mesmo à ciência. Há ciência na arte e também pode haver arte na ciência, assim como espiritualidade, filosofia...
Estou usando a lógica aqui nesse post, mas no anterior tentei usar poesia. Mudei a forma com o mesmo objetivo mas acredito que disse muito mais coisas no outro.
Ia começar a falar sobre arte, mas acho que ia me enrolar e tbm já escrevi demais. Fica pra próxima.
Ps. Tá demais o tópico agora que abandonaram o teísmo.
Filosofia para mim é parecida com a ciência, questionamento, critica. Só que não necessariamente é honesta nem é relacionada ao mundo real (embora possa ser inútil se não for). Tudo que construímos vem disso. O que você quer dizer com completo? Uma pessoa que não questiona ainda é uma pessoa (alias, a maioria não questiona depois de grande).
A resposta foi sim, devo responder as perguntas esse parágrafo? Talvez você esteja falando da filosofia desconexa da realidade, se esse for o caso então a resposta é talvez, provavelmente sim.
Não tenho espiritualidade nenhuma, não acredito em nada que não seja um padrão na natureza. Vivo razoavelmente bem, tenho alguns problemas com mulheres mas não acredito que isso seja anormal, esses instintos são muito fortes e dificeis de controlar.
Para mim a ciência e a filosofia são quase a mesma coisa, e as duas procuram respostas. Se explicar = fazer alguma coisa clara, que a pessoa possa entender. E descrever = dar os atributos de alguma coisa de maneira a fazer com que humanos possam entender ela(retirei do dicionário). São sinônimos? Acho que você tem uma ideia diferente do que é a ciência de mim. Trabalhei com computação quântica por alguns anos. Qualquer coisa que você faz que resulta na verdade é chamada de ciência. A palavra deriva de "scientia", conhecimento, que vem da palavra "*skei-", que significa cortar, separar, discernir. De um modo geral eu diria que é separar as verdades das mentiras.
Descrições não são respostas? Claro, depende de como você as entende, mas isso é verdade para qualquer forma de resposta. Respostas fundamentais? Tipo o que? Deus?
(Perguntas), vai saber, ainda não descobrimos. Temos que invetar mentiras para responder perguntas difíceis? Eu sou DNA, cultura, várias bactérias e mais alguns elementos que andavam por aí antes de eu comer eles.
Claro que eu posso usar a razão durante uma trip, tanto que já usei, e tirei muitas, muitas ideias úteis da experiência.
Você me fez ler um pouco mais sobre a ciência e o que ela significa, valeu mirador.