Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

O conhecimento em si pode nos dar um deslumbramento da verdade,mas sua completa revelaçao não depende somente da razão.

Fé e razão podem andar juntos sem desmerecer um ao outro.

Um pensamento um dia se torna ação,uma ação gera um pensamento,o pensamento aperfeiçoa esta ação e ela se torna uma verdade??

Por acaso o destino está sob nosso controle? O que admitimos não poder controlar?

Seria trágico se por toda esta vida buscasemos a verdade, e por acaso um dia ele disesse: Ei psit!! Estou logo aqui diante de vc!!:)

Qual é nossa melhor amiga ou inimiga? A dúvida? :?::?: :?: :?: :?:=:luz::?:

Paz e conhecimento!!!!:pos:

"Não há perguntas sem respostas,somente a falta de coragem pra fazê-las"

diego,
a verdade está aí pra ser vista
é só prestar atenção
formulas de matematica e fisica nao vao te ajudar a enxerga-la
tente parar de pensar por um minuto na sua vida e seja
ser em vez de pensar

Se eu não penso eu não existo, você também. Você quer dizer forçar o pensamento? Onde você define a linha entre forçar e não forçar?

Amigo, desculpa o posta acima, tava no trampo c a cabeça cheia.. acho que entendi errado tuas colocações, vc é um cara questionador, po me vi em ti algumas vezes.. assim passei anos estudando isso e te afirmo (com certeza??) que moralidade não é instinto.. é aprendido.. cooperação não é moralidade.. aliás pode ser uma discussão bem longa se a gente quiser definir o que é moral, amoral e imoral.. mas tente definir em termos do é feito , do comportamento, e não dos NOMES que se dá pra isso.. defina em verbos (que não sejam fenomenos da natureza, pq ninguem chove, mas a gente anda, fala, pensa etc).. instintos são comportamentos reflexos, que nascem com a gente, vc quer dizer que os animais nascem sabendo o que é certo e errado... na verdade não existe certo e errado.. como vc falou em evolução existe seleção.. e de aprendizagens também é seleção.. tá aí um paralelo.. a gente é hj o que o nosso ambiente (externo e interno) selecionou.. nós somos a nossa história de vida, em todos os sentidos.. essa é a resposta... não há um homenzinho dentro de nós que é mais do que a gente é.. a gente é tudo.. compare tomar cogu sem outras pessoas e com outras pessoas, os filtros mudam .. to perdendo o foco da discussão, era deus né.. sei lá acreditem no que quiserem, se deus te faz bem, viva ele.. se não faz, viva você...

o "lá fora" que vc diz é também o eu mesmo e o aqui dentro, não tem separação corpo mente.. se vc sente e não tem como explicar de onde vem esse sentimento, não explique como se ele fosse um instinto, nem um disparo de célula... procure mais perguntas, isso move as coisas e muda a verdade... mas não procure respostas.. procure perguntas... as respostas já estão prontas e vêm no devido tempo/espaço..

pense que se existir uma verdade única e universal ela deve ser compatível com tudo que existe.. científico ou não.. pois nela residem todos os olhares/perspectivas.. e a ciencia ainda não inventou palavras suficentes pra designar todos os fenômenos, não que eles estejam além de compreensão, mas podem estar além da linguagem..

e umas pergunta, o que/quem é deus pra vc? como vc vê isso? quanto e como ele influencia sua vida? e qual o propósito dessa discussão?

Muita paz a vcs, grande família do Cogumelos Mágicos!

Acho que estamos falando de coisas diferentes quando falamos de moralidade, esse deve ser o problema. Moralidade no dicionário é definida como um conjunto de regras da sociedade, esses são aprendidos. Mas justiça é natural do ser humano (e de outros seres também), isso que me feriria. Essa dor no peito que você sente quando alguém faz uma injustiça, isso não é aprendido.

Não quis dizer o eu quando disse "lá fora", quis dizer que nos dados que podemos coletar do mundo existe a verdade. Se coletamos de modo errado ou interpretamos de modo errado, teremos uma ideia errada. Dependendo do nosso conhecimento do domínio e da complexidade do ambiente sendo examinado teremos uma chance menor ou maior de estarmos corretos. Não sei se eu entendi o que você quis dizer no resto do parágrafo. Fazer perguntas é geralmente o que faço, e a resposta é que geralmente é que é um instinto ou um sentimento aprendido (uma reação instintiva guardada, que não necessariamente reflete a realidade), como o desejo por mulheres ou um impulso por fazer alguma coisa ruim, etc.

Estou de acordo com a primeira parte, que tudo é compatível com a verdade, mas se nós não tivermos palavras para explicar alguma coisa, nós as inventamos.

Não sei o que é Deus ninguém nunca me disse, nunca vi nem senti. Vejo isso como o que é, procuro uma resposta. Ele não me influencia na minha vida, só quando eu pergunto para alguém o que ele é. O propósito para mim era aprender alguma coisa, até aprendi alguma coisa.

Diegão, sai dessa caverna cara! Todos nós já estivemos aí admirando perplexos essas sombras tão irresistíveis mas aqui fora tem coisas incríveis! A gente entende seu medo, mas garantimos que aqui o perigo é compensado pela paixão e o horror anda de braços com a beleza.
Vem pro desconhecido meu amigo!

Espero que o tio Platão me perdoe :)

Medo? Medo de que? Do desconhecido? É talvez eu tenha medo, não sei dizer, acho que é normal isso. Acho que o pior é que temos que trabalhar para entender ele, se livrar do ego.

Diego, o que você acha da filosofia? Serve para alguma coisa? Tem alguma coisa haver com a humanidade? Você acha que um ser humano pode ser completo sem questionamentos filosóficos?

Se a resposta a essas perguntas foi não, então pra que RAIOS você quer saber a verdade? Que tipo de necessidade você quer nutrir com a verdade? Para que ver a verdade que que está lá fora? (isto é um questionamento filosófico).

Pra mim, a busca da verdade vem do questionamento filosófico e espiritual (espiritualidade me parece ser inerente à humanidade, temos zonas do cérebro específicas para isso) e tem como propósito sanar uma necessidade natural e profunda de nossa essência, como bem disse o mano Lysergic (estou para emoldurar aquele post seu, Lysergic!).

Se a resposta para as perguntas do início foi sim, então você está procurando respostas no lugar errado. A ciência não nos esclarece questões filosóficas. A ciência não explica porque as moléculas se juntam para formar uma célula ou porque os elétrons de um átomo giram. Ela apenas descreve como quase tudo funciona e torna reproduzível e analisável diante de certas condições. Certas condições que podem ser diferentes para certos observadores. Já estudou física quântica?

Repito, a ciência não nos fornece respostas, apenas descrições. Um grande livro de receitas com uma enorme ultilidade para a humanidade (como qualquer livro de receitas) mas inútil para as respostas fundamentais de um ser humano médio com questões simples sobre a vida, enquanto utilizada como ferramenta única para de busca.

O que havia antes do big bang? E por que raios aquela sopa de elementos químicos começou a se formar? Por que o nada resolveu se transformar em tudo? Por que existe a consciência (não estou falando de seu caráter utilitário)? O que estou fazendo aqui? Quem és tu? Etecetera ad infinitun.
Para a ciência, um animal consciente é um grupo de células especializadas reunidas e gerenciadas por pequeninas máquinas com o nome de uma sigla pop que pode ser manipulada de maneira a alterar características funcionais e estruturais do seu organismo. Eis a resposta para quem és tu: Tu és DNA. A puta que o pariu que eu sou SÓ isso aí!

Não acho que a ciência seja maléfica ou inútil mas acho que sozinha, como já foi dito, ela é manca. Você pode usar a razão para cultivar seus cogumelos, mas não pode usar a razão para experimentar seus cogumelos e tirar coisas úteis da experiência. E assim, analogamente, pode-se estender essa lógica a todas as atividades humanas – até mesmo à ciência. Há ciência na arte e também pode haver arte na ciência, assim como espiritualidade, filosofia...
Estou usando a lógica aqui nesse post, mas no anterior tentei usar poesia. Mudei a forma com o mesmo objetivo mas acredito que disse muito mais coisas no outro.

Ia começar a falar sobre arte, mas acho que ia me enrolar e tbm já escrevi demais. Fica pra próxima.

Ps. Tá demais o tópico agora que abandonaram o teísmo.

Filosofia para mim é parecida com a ciência, questionamento, critica. Só que não necessariamente é honesta nem é relacionada ao mundo real (embora possa ser inútil se não for). Tudo que construímos vem disso. O que você quer dizer com completo? Uma pessoa que não questiona ainda é uma pessoa (alias, a maioria não questiona depois de grande).

A resposta foi sim, devo responder as perguntas esse parágrafo? Talvez você esteja falando da filosofia desconexa da realidade, se esse for o caso então a resposta é talvez, provavelmente sim.

Não tenho espiritualidade nenhuma, não acredito em nada que não seja um padrão na natureza. Vivo razoavelmente bem, tenho alguns problemas com mulheres mas não acredito que isso seja anormal, esses instintos são muito fortes e dificeis de controlar.

Para mim a ciência e a filosofia são quase a mesma coisa, e as duas procuram respostas. Se explicar = fazer alguma coisa clara, que a pessoa possa entender. E descrever = dar os atributos de alguma coisa de maneira a fazer com que humanos possam entender ela(retirei do dicionário). São sinônimos? Acho que você tem uma ideia diferente do que é a ciência de mim. Trabalhei com computação quântica por alguns anos. Qualquer coisa que você faz que resulta na verdade é chamada de ciência. A palavra deriva de "scientia", conhecimento, que vem da palavra "*skei-", que significa cortar, separar, discernir. De um modo geral eu diria que é separar as verdades das mentiras.

Descrições não são respostas? Claro, depende de como você as entende, mas isso é verdade para qualquer forma de resposta. Respostas fundamentais? Tipo o que? Deus?

(Perguntas), vai saber, ainda não descobrimos. Temos que invetar mentiras para responder perguntas difíceis? Eu sou DNA, cultura, várias bactérias e mais alguns elementos que andavam por aí antes de eu comer eles.

Claro que eu posso usar a razão durante uma trip, tanto que já usei, e tirei muitas, muitas ideias úteis da experiência.

Você me fez ler um pouco mais sobre a ciência e o que ela significa, valeu mirador.

experimente deixar sua mente fluir
quando eu disse pensar eu me referi ao ato de preocupar com pensamentos
ja passei por isso tb e nao achei nada saudavel
como dizem os antigos
o bom eé ter boa saude e memoria fraca rssss

me responda umas perguntas plz
vc acha saudavel ficar tentando desvendar essas coisas indesvendaveis?
vc nao consegue relaxar sua mente?
quais respostas vc procura afinal?

Acredito que o Mirador já disse tudo o que vc precisa ouvir aqui Diego:

"Diego, o que você acha da filosofia? Serve para alguma coisa? Tem alguma coisa haver com a humanidade? Você acha que um ser humano pode ser completo sem questionamentos filosóficos?

Se a resposta a essas perguntas foi não, então pra que RAIOS você quer saber a verdade? Que tipo de necessidade você quer nutrir com a verdade? Para que ver a verdade que que está lá fora? (isto é um questionamento filosófico).

Pra mim, a busca da verdade vem do questionamento filosófico e espiritual (espiritualidade me parece ser inerente à humanidade, temos zonas do cérebro específicas para isso) e tem como propósito sanar uma necessidade natural e profunda de nossa essência, como bem disse o mano Lysergic (estou para emoldurar aquele post seu, Lysergic!).

Se a resposta para as perguntas do início foi sim, então você está procurando respostas no lugar errado. A ciência não nos esclarece questões filosóficas. A ciência não explica porque as moléculas se juntam para formar uma célula ou porque os elétrons de um átomo giram. Ela apenas descreve como quase tudo funciona e torna reproduzível e analisável diante de certas condições. Certas condições que podem ser diferentes para certos observadores. Já estudou física quântica?

Repito, a ciência não nos fornece respostas, apenas descrições. Um grande livro de receitas com uma enorme ultilidade para a humanidade (como qualquer livro de receitas) mas inútil para as respostas fundamentais de um ser humano médio com questões simples sobre a vida, enquanto utilizada como ferramenta única para de busca.

O que havia antes do big bang? E por que raios aquela sopa de elementos químicos começou a se formar? Por que o nada resolveu se transformar em tudo? Por que existe a consciência (não estou falando de seu caráter utilitário)? O que estou fazendo aqui? Quem és tu? Etecetera ad infinitun.
Para a ciência, um animal consciente é um grupo de células especializadas reunidas e gerenciadas por pequeninas máquinas com o nome de uma sigla pop que pode ser manipulada de maneira a alterar características funcionais e estruturais do seu organismo. Eis a resposta para quem és tu: Tu és DNA. A puta que o pariu que eu sou SÓ isso aí!

Não acho que a ciência seja maléfica ou inútil mas acho que sozinha, como já foi dito, ela é manca. Você pode usar a razão para cultivar seus cogumelos, mas não pode usar a razão para experimentar seus cogumelos e tirar coisas úteis da experiência. E assim, analogamente, pode-se estender essa lógica a todas as atividades humanas – até mesmo à ciência. Há ciência na arte e também pode haver arte na ciência, assim como espiritualidade, filosofia...
Estou usando a lógica aqui nesse post, mas no anterior tentei usar poesia. Mudei a forma com o mesmo objetivo mas acredito que disse muito mais coisas no outro. "

Mas gostaria de completar, já que vc fala em argumentação (argumentar, perguntar para descobrir a verdade) com uma citação do mckenna a respeito da "matéria-prima" que usamos nesse tipo de processo argumentativo-dialético, a linguagem:

"UM MUNDO FEITO DE LINGUAGEM
As evidências reunidas em milênios de experiência xamânica dizem que, de certo modo, o mundo é na verdade feito de linguagem. Ainda que contrariando as expectativas da ciência moderna, essa proposição radical concorda com boa parte do atual pensamento lingüístico.
“A revolução lingüística do século XX”, segundo a antropóloga Misia Landau, da Boston University, “é o reconhecimento de que a linguagem não é apenas um instrumento para a comunicação de idéias sobre o mundo, mas, em primeiro lugar, uma ferramenta para dar vida ao mundo. A realidade não é simplesmente ‘experimentada’ ou ‘refletida’ na linguagem; em vez disso é, de fato, produzida pela linguagem.”
Segundo o ponto de vista do xamã psicodélico, o mundo parece existir mais na natureza de uma expressão vocal ou de uma narrativa do que relacionado de qualquer modo aos léptons e bárions ou carga e spin dos quais falam nossos sumos sacerdotes, os físicos. Para o Xamã, o cosmo é uma narrativa que se torna real enquanto é contada e enquanto conta a conta a si própria. Essa perspectiva implica que a imaginação humana pode controlar o leme de estar no mundo. A liberdade, a responsabilidade pessoal e uma consciência humilde do verdadeiro tamanho e da inteligência do mundo combinam-se neste ponto de vista para tomá-lo uma base adequada a uma verdadeira vida neo-arcaica. Uma reverência pelos poderes da linguagem e da comunicação e uma imersão neles são as bases do caminho xamânico."

E mais:

"O bom senso presume que, apesar da linguagem estar sempre evoluindo, a matéria-prima daquilo que a linguagem expressa é relativamente constante e
comum a todos os seres humanos. Além disso, também sabemos que a língua hopi não tem tempos ou conceitos de passado ou futuro. Como, então, o mundo hopi pode ser igual ao nosso? E os inuítes não têm o pronome pessoal da primeira pessoa. Como, então, o mundo deles pode ser igual ao nosso?As gramáticas das línguas - suas regras internas - têm sido cuidadosamente estudadas.
Ainda assim, muito pouca atenção foi dedicada a examinar o modo como a linguagem cria e define os limites da realidade. Talvez a linguagem seja mais adequadamente compreendida quando pensada em termos de magia, já que a postura básica da magia é a de que o mundo é feito de linguagem
Se a linguagem é aceita como o primeiro elemento do conhecimento, então nós, do ocidente, fomos tristemente enganados. Somente as abordagens xamânicas poderão nos dar respostas às questões que achamos mais interessantes: quem somos, de onde viemos e para que destino nos dirigimos? Essas perguntas nunca foram mais importantes do que hoje em
dia, quando as evidências do fracasso da ciência em nutrir a alma da humanidade estão ao nosso redor. O nosso tédio não é somente um tédio temporal do espírito; se não tivermos cuidado, nossa condição será uma condição temporal do corpo e do espírito coletivos.
O preconceito racional, mecanicista e antiespiritual de nossa cultura tomou impossível apreciarmos a estrutura mental do xamã. Somos cultural e linguisticamente cegos ao mundo das forças e interconexões que permanecem claramente visíveis aos que mantiveram o relacionamento arcaico com a natureza."

É uma visão de mundo. E como o mundo é uma (também) visão, não deixa de ser "um outro mundo". O fato de eu estar aqui e agora é UMA interpretação, um cenário montado pelo aparato conceitual que me foi passado ou que eu tomei como "real".

Mais do que calçar luvas para com a ciência é preciso ter cuidado com a matéria-prima do pensamento conceitual, a linguagem, e não entregar a Verdade totalmente em suas mãos.

Se eu não penso eu não existo, você também. Você quer dizer forçar o pensamento? Onde você define a linha entre forçar e não forçar?

isso é besteira.. descartes foi muito bom, mas leia o erro de descartes do Antônio Damásio, sobre a separação corpo-mente... não é forçar pensamento é realmente retirar as palavras, tente não pensar, retirar totalmente as palavras, vc consegue isso treinando muito.. vc consegue?

Acho que estamos falando de coisas diferentes quando falamos de moralidade, esse deve ser o problema. Moralidade no dicionário é definida como um conjunto de regras da sociedade, esses são aprendidos. Mas justiça é natural do ser humano (e de outros seres também), isso que me feriria. Essa dor no peito que você sente quando alguém faz uma injustiça, isso não é aprendido.

senso de justiça também é aprendido.. e dor no peito pode ser principio de um ataque cardiaco.. ou gases.. e isso não é aprendido..

Não quis dizer o eu quando disse "lá fora", quis dizer que nos dados que podemos coletar do mundo existe a verdade. Se coletamos de modo errado ou interpretamos de modo errado, teremos uma ideia errada. Dependendo do nosso conhecimento do domínio e da complexidade do ambiente sendo examinado teremos uma chance menor ou maior de estarmos corretos. Não sei se eu entendi o que você quis dizer no resto do parágrafo. Fazer perguntas é geralmente o que faço, e a resposta é que geralmente é que é um instinto ou um sentimento aprendido (uma reação instintiva guardada, que não necessariamente reflete a realidade), como o desejo por mulheres ou um impulso por fazer alguma coisa ruim, etc.

vc tem essas respostas sobre instinto e aprendizagem pq não é seu foco de estudo.. enquanto psicólogo vc parece um bom programador.. mas sobre ciencia da psicologia tá muito equivocado.. impulsos são funções do comportamento, funções, como aquelas que vc estuda com numeros..não existe impulso como tal.. é uma função da história de aprendizagens do sujeito + função dos aspectos ambientais do momento (ambiente é externo e interno).. leia ciencia e comportamento humano, é um livro muito bom e esclarecedor, dessa visão "mundo real".. o impulso por fazer algo ruim não é impulso, é um comportamento, dentro de uma cadeia funcional, e sempre vem depois de algo..alguem te magoou, vc se sentiu magoado, mas coisas acontecem.. nada vem do além.. ou voltamos pra seção espirita... as vezes vc se contradiz....... mas não percebe..

Estou de acordo com a primeira parte, que tudo é compatível com a verdade, mas se nós não tivermos palavras para explicar alguma coisa, nós as inventamos.

com certeza, isso é ótimo.. por exemplo inventamos deus... a linguagem vai além das palavras..

Filosofia para mim é parecida com a ciência, questionamento, critica. Só que não necessariamente é honesta nem é relacionada ao mundo real (embora possa ser inútil se não for). Tudo que construímos vem disso. O que você quer dizer com completo? Uma pessoa que não questiona ainda é uma pessoa (alias, a maioria não questiona depois de grande).
Não tenho espiritualidade nenhuma, não acredito em nada que não seja um padrão na natureza. Vivo razoavelmente bem, tenho alguns problemas com mulheres mas não acredito que isso seja anormal, esses instintos são muito fortes e dificeis de controlar.

tudo é difícil até que se aprende, depois torna-se fácil.. até com comportamentos (que vc chamou de instintos)..

Para mim a ciência e a filosofia são quase a mesma coisa, e as duas procuram respostas. Se explicar = fazer alguma coisa clara, que a pessoa possa entender. E descrever = dar os atributos de alguma coisa de maneira a fazer com que humanos possam entender ela(retirei do dicionário). São sinônimos? Acho que você tem uma ideia diferente do que é a ciência de mim. Trabalhei com computação quântica por alguns anos. Qualquer coisa que você faz que resulta na verdade é chamada de ciência. A palavra deriva de "scientia", conhecimento, que vem da palavra "*skei-", que significa cortar, separar, discernir. De um modo geral eu diria que é separar as verdades das mentiras.

a filosofia é mãe de todas as ciencias... leia Hurssel.. vai na linha do seu pensamento.. mas não leias essas coisas na wikipédia, leias os autores, não o que disseram sobre o que eles disseram..

experimente deixar sua mente fluir
quando eu disse pensar eu me referi ao ato de preocupar com pensamentos
ja passei por isso tb e nao achei nada saudavel
como dizem os antigos
o bom eé ter boa saude e memoria fraca rssss

me responda umas perguntas plz
vc acha saudavel ficar tentando desvendar essas coisas indesvendaveis?
vc nao consegue relaxar sua mente?
quais respostas vc procura afinal?

Saudavel? Natural? Para mim não existe o artificial.

Relaxar minha mente porque? O tempo é curto, se eu não me esforçar não vou contribuir para o sentido da vida.

Aqui? Já não estou certo, acho que está chegando a hora de sair.

Acredito que o Mirador já disse tudo o que vc precisa ouvir aqui Diego:

"Diego, o que você acha da filosofia? Serve para alguma coisa? Tem alguma coisa haver com a humanidade? Você acha que um ser humano pode ser completo sem questionamentos filosóficos?

Estou usando a lógica aqui nesse post, mas no anterior tentei usar poesia. Mudei a forma com o mesmo objetivo mas acredito que disse muito mais coisas no outro. "

Mas gostaria de completar, já que vc fala em argumentação (argumentar, perguntar para descobrir a verdade) com uma citação do mckenna a respeito da "matéria-prima" que usamos nesse tipo de processo argumentativo-dialético, a linguagem:

"UM MUNDO FEITO DE LINGUAGEM
As evidências reunidas em milênios de experiência xamânica dizem que, de certo modo, o mundo é na verdade feito de linguagem. Ainda que contrariando as expectativas da ciência moderna, essa proposição radical concorda com boa parte do atual pensamento lingüístico.
“A revolução lingüística do século XX”, segundo a antropóloga Misia Landau, da Boston University, “é o reconhecimento de que a linguagem não é apenas um instrumento para a comunicação de idéias sobre o mundo, mas, em primeiro lugar, uma ferramenta para dar vida ao mundo. A realidade não é simplesmente ‘experimentada’ ou ‘refletida’ na linguagem; em vez disso é, de fato, produzida pela linguagem.”
Segundo o ponto de vista do xamã psicodélico, o mundo parece existir mais na natureza de uma expressão vocal ou de uma narrativa do que relacionado de qualquer modo aos léptons e bárions ou carga e spin dos quais falam nossos sumos sacerdotes, os físicos. Para o Xamã, o cosmo é uma narrativa que se torna real enquanto é contada e enquanto conta a conta a si própria. Essa perspectiva implica que a imaginação humana pode controlar o leme de estar no mundo. A liberdade, a responsabilidade pessoal e uma consciência humilde do verdadeiro tamanho e da inteligência do mundo combinam-se neste ponto de vista para tomá-lo uma base adequada a uma verdadeira vida neo-arcaica. Uma reverência pelos poderes da linguagem e da comunicação e uma imersão neles são as bases do caminho xamânico."

E mais:

"O bom senso presume que, apesar da linguagem estar sempre evoluindo, a matéria-prima daquilo que a linguagem expressa é relativamente constante e
comum a todos os seres humanos. Além disso, também sabemos que a língua hopi não tem tempos ou conceitos de passado ou futuro. Como, então, o mundo hopi pode ser igual ao nosso? E os inuítes não têm o pronome pessoal da primeira pessoa. Como, então, o mundo deles pode ser igual ao nosso?As gramáticas das línguas - suas regras internas - têm sido cuidadosamente estudadas.
Ainda assim, muito pouca atenção foi dedicada a examinar o modo como a linguagem cria e define os limites da realidade. Talvez a linguagem seja mais adequadamente compreendida quando pensada em termos de magia, já que a postura básica da magia é a de que o mundo é feito de linguagem
Se a linguagem é aceita como o primeiro elemento do conhecimento, então nós, do ocidente, fomos tristemente enganados. Somente as abordagens xamânicas poderão nos dar respostas às questões que achamos mais interessantes: quem somos, de onde viemos e para que destino nos dirigimos? Essas perguntas nunca foram mais importantes do que hoje em
dia, quando as evidências do fracasso da ciência em nutrir a alma da humanidade estão ao nosso redor. O nosso tédio não é somente um tédio temporal do espírito; se não tivermos cuidado, nossa condição será uma condição temporal do corpo e do espírito coletivos.
O preconceito racional, mecanicista e antiespiritual de nossa cultura tomou impossível apreciarmos a estrutura mental do xamã. Somos cultural e linguisticamente cegos ao mundo das forças e interconexões que permanecem claramente visíveis aos que mantiveram o relacionamento arcaico com a natureza."

É uma visão de mundo. E como o mundo é uma (também) visão, não deixa de ser "um outro mundo". O fato de eu estar aqui e agora é UMA interpretação, um cenário montado pelo aparato conceitual que me foi passado ou que eu tomei como "real".

Mais do que calçar luvas para com a ciência é preciso ter cuidado com a matéria-prima do pensamento conceitual, a linguagem, e não entregar a Verdade totalmente em suas mãos.

zigg dust, seu segundo texto parece contradizer o primeiro com aquelas primeiras perguntas. E digo mais, se eu paro de falar (ou pensar com palavras) por 1 dia, 1 mês ou 1 ano o mundo não deixa de existir. Ele vai se desenvolver como esperado independente de mim ou de qualquer pessoa.

As áreas que estudam o cérebro todas concordam que o conceito é o primeiro elemento de conhecimento, palavra é só a sua representação para transmissão.

"fracasso da ciência em nutrir a alma da humanidade" não a minha, e nem a da maioria dos cientistas. Estamos perfeitamente satisfeitos com aquilo que não sabemos e seguimos procurando.

"aos que mantiveram o relacionamento arcaico com a natureza" mas o texto todo fala que a natureza não existe, vai entender.

A matéria-prima do pensamento conceitual é o mundo, ele é quem nos fornece os conceitos. Até Deus parece um reflexo do nosso mundo, uma pessoa com barba, inteligênte, só demonstra a reflexão do mundo real em nossas mentes.

isso é besteira.. descartes foi muito bom, mas leia o erro de descartes do Antônio Damásio, sobre a separação corpo-mente... não é forçar pensamento é realmente retirar as palavras, tente não pensar, retirar totalmente as palavras, vc consegue isso treinando muito.. vc consegue?

senso de justiça também é aprendido.. e dor no peito pode ser principio de um ataque cardiaco.. ou gases.. e isso não é aprendido..

vc tem essas respostas sobre instinto e aprendizagem pq não é seu foco de estudo.. enquanto psicólogo vc parece um bom programador.. mas sobre ciencia da psicologia tá muito equivocado.. impulsos são funções do comportamento, funções, como aquelas que vc estuda com numeros..não existe impulso como tal.. é uma função da história de aprendizagens do sujeito + função dos aspectos ambientais do momento (ambiente é externo e interno).. leia ciencia e comportamento humano, é um livro muito bom e esclarecedor, dessa visão "mundo real".. o impulso por fazer algo ruim não é impulso, é um comportamento, dentro de uma cadeia funcional, e sempre vem depois de algo..alguem te magoou, vc se sentiu magoado, mas coisas acontecem.. nada vem do além.. ou voltamos pra seção espirita... as vezes vc se contradiz....... mas não percebe..

com certeza, isso é ótimo.. por exemplo inventamos deus... a linguagem vai além das palavras..

tudo é difícil até que se aprende, depois torna-se fácil.. até com comportamentos (que vc chamou de instintos)..

a filosofia é mãe de todas as ciencias... leia Hurssel.. vai na linha do seu pensamento.. mas não leias essas coisas na wikipédia, leias os autores, não o que disseram sobre o que eles disseram..

Você disse que era besteira mas não explicou porque, se eu entro em coma eu não existo (enquanto eu estiver em coma). Não estou falando do meu corpo, estou falando da minha consciência.

Discordo, mas isso nós nunca vamos resolver. Melhor deixar para lá.

Instinto e aprendizagem é meu foco de estudo, trabalho com programação genética, já li e pensei muito sobre isso. Então um cachorro aprende a sentir raiva e a morder o dono quando o dono bate nele? Não existem animais violentos por natureza? Você é muito mais genética e muito menos cultura do que imagina.

Li no dicionário sobre ciência.

Diego, todos aqui já te deram respostas sobre seus questionamentos, porém voê está preso em uma teia cognitiva mecanica.

As palavras mágicas foram ditas já, deixe sua mente sem palavras algum dia. Cale a mente e sinta o ambiente, sinta onde você está, sinta o que te envolve. Somente quando você sentir isso que vai poder entender o lado que estamos expondo aqui para você.

A arte de sentir é algo que transcede o simples calculo das medidas do ambiente. Quando você sentir, o conhecimento chegará a você como se fosse injetado, na verdade para dizer melhor, como se tivesse sido acessado, está nas suas entranhas.

Você viajando pela ciencia vai descer num abismo cada vez mais gelado, clinico, segregacionista, completamente distante do carater real em que vivemos, que é o completo, abundante e com tudo envolvido.

Denovo e denovo eu repito. Sinta e pense, pense e sinta, repetidas vezes até chegar o mais próximo da sua realidade, da que você testou e aprovou, sentiu e gostou.

Você é viciado no conceito de deus, precisa desse conceito para preencher o vazio que a ciencia não preenche mas briga consigo mesmo pois espera que um dia a ciencia preencha essa lacuna e suprima sua dúvida divina.

Sinto muito ela não o fará para você. Esse vazio só será preenchido quando você descobrir que o que tem dentro de você é proporcinal ao que está fora. Infinito pra dentro e infinito pra fora.

A ciencia nao eh suficiente pra responder as perguntas de quem nao sabe fazer as perguntas certas.
A religiao IDEM.

Me desculpe mas acho tolice se esvaziarmos nossas mentes para compreender alguma coisa. Negar o pensamento racional e lógico seria o fim de tudo aquilo que aprendemos numa esfera em que formamos nossos conceitos baseado na realidade que fomos familiarisados.

Este conceito de "esvazie sua mente" nada mais é do que o conceito básico do hinduísmo e suas ramificaçoes no ocidente como a yoga etc...

Leia o livro "O poder latente da alma" do escritor chinês Watchman Nee.

Acredito se o Diego for até o fim em suas pesquisas científicas chegará mais próximo das intenções Daquele que criou todos os elementos visíveis ou invisíveis.

Detalhe: As verdades científicas contidas na Bilbia até hoje jamais mudaram!

Abs a todos!!!

Diego, todos aqui já te deram respostas sobre seus questionamentos, porém voê está preso em uma teia cognitiva mecanica.

As palavras mágicas foram ditas já, deixe sua mente sem palavras algum dia. Cale a mente e sinta o ambiente, sinta onde você está, sinta o que te envolve. Somente quando você sentir isso que vai poder entender o lado que estamos expondo aqui para você.

A arte de sentir é algo que transcede o simples calculo das medidas do ambiente. Quando você sentir, o conhecimento chegará a você como se fosse injetado, na verdade para dizer melhor, como se tivesse sido acessado, está nas suas entranhas.

Você viajando pela ciencia vai descer num abismo cada vez mais gelado, clinico, segregacionista, completamente distante do carater real em que vivemos, que é o completo, abundante e com tudo envolvido.

Denovo e denovo eu repito. Sinta e pense, pense e sinta, repetidas vezes até chegar o mais próximo da sua realidade, da que você testou e aprovou, sentiu e gostou.

Você é viciado no conceito de deus, precisa desse conceito para preencher o vazio que a ciencia não preenche mas briga consigo mesmo pois espera que um dia a ciencia preencha essa lacuna e suprima sua dúvida divina.

Sinto muito ela não o fará para você. Esse vazio só será preenchido quando você descobrir que o que tem dentro de você é proporcinal ao que está fora. Infinito pra dentro e infinito pra fora.

Esse é o problema, antes de ter o questionamento como forma fundamental de buscar, eu sentia o mundo, etc. O problema é que isso me levou a acreditar em tantas mentiras que eu até perdi a conta. E já vi muitas pessoas fazendo isso também.

Não confio no conhecimento adquirido somente dessa maneira, é necessária alguma coisa para botar ordem no animal louco que chamamos de homem. Acredito que essa coisa que nos dá ordem (e nos guia também, levando a novas descobertas que seriam impossíveis para alguém estagnado na ilusão, sem conseguir chegar nem a base da verdade, quanto mais a um nível acima) desde o principio foi o questionamento, isso é comprovado em toda a história, desde Sócrates até qualquer cientista atual.

De acordo sobre ficar gelado, clinico, separado dos outros seres humanos. Mas não me importo, procuro só a verdade, se isso significa ficar sozinho então que seja.

Sinto, não tenho escolha, todo ser humano sente. Mas não vivo por esse sentimento, não vejo razão para acreditar nele, nem me deram uma ainda, nem aqui nem em nenhum outro lugar. Só me disseram coisas como "você não pode ser assim" ou "você tem que fazer tal coisa", isso não são razões, são afirmações. Nada faz mais sentido do que perguntar "Qual o motivo para fazer isso? Se eu não tenho motivo, eu deveria fazer isso?". É inútil agir sem um motivo, uma razão. Logo eu espero uma razão de vocês para eu agir, me recuso a agir sem razão, até mesmo quando eu estou falando comigo mesmo e planejando coisas, procuro me questionar o máximo possível (na verdade tenho me questionado pouco ultimamente, foi bom lembrar, obrigado).

Acho que sei de qual vazio você fala, já preenchi ele com a racionalidade a algum tempo, assim como vários outros sentimentos descontrolados que eu tinha. Diria que o homem precisa de compreensão e entendimento, não de Deus.

Todos os caminhos levam a um ponto, o questionamento como caminho para a verdade. Mas ele entra em conflito com ele mesmo quando você tem que questionar se ele é o melhor caminho mesmo, provavelmente não, ainda estou procurando outro. Não sei se vou encontrar aqui, a repetição é grande e o tempo passa rápido para quem tem a vida tão pequena.

A ciencia nao eh suficiente pra responder as perguntas de quem nao sabe fazer as perguntas certas.
A religiao IDEM.

Concordo e digo mais, as perguntas certas são todas elas, quem faz exceções faz para defender o seu ego ou por medo/preguiça de mudar. Se você faz uma pergunta, e a resposta faz sentido, mas você não acredita, você é o que?

Cara você precisa de deus.

Eu em momento algum falei sobre essa necessidade mas você sempre volta ao lance de falar que deus é a explicação.

Eu mesmo sou ateu, e longe de só afirmar coisas do tipo "Tenha fé!" Expliquei bem claramente a importância de sentir paralelamente ao raciocínio. Mas tu continua preso no conceito de deus.

Na verdade até cansei de tentar argumentar alguma coisa pra alguém que já tem as respostas prontas dentro da cabeça, e pior, fala sozinho, porque não consigo acreditar que essas respostas suas tem alguma coisa elacionada com as coisas que eu posto. Principalmente nesse vício de dizer que a explicação está em deus. Conceito o qual sou inimigo.

Cara você precisa de deus.

Eu em momento algum falei sobre essa necessidade
mas você sempre volta ao lance de falar que deus é a explicação.

Eu mesmo sou ateu, e longe de só afirmar coisas do tipo "Tenha fé!" Expliquei bem claramente a importância de sentir paralelamente ao raciocínio. Mas tu continua preso no conceito de deus.

Na verdade até cansei de tentar argumentar alguma coisa pra alguém que já tem as respostas prontas dentro da cabeça, e pior, fala sozinho, porque não consigo acreditar que essas respostas suas tem alguma coisa elacionada com as coisas que eu posto. Principalmente nesse vício de dizer que a explicação está em deus. Conceito o qual sou inimigo.

O que é isso? Alguma tentativa de psicologia reversa?

voltando ao começo do topico
qual o conceito de deus?
deus é uma palavra que nao tem conceito concreto
entao acho q cada um pode criar o conceito desta palavrinha cabulosa que movimenta milhoes de dolares no mundo todo

para mim = energia que flui no universo e as vezes pode ser modificada com ajuda da nossa força de pensamento + destino
a energia que flui no universo seria essa coisa que agente sente forte quando toma xá
e o destino = coisas randomicas que acontecem e as vezes podemos afirmar com quase certeza que akilo tinha q acontecer.
isso me abre outro leque de questoes que gostaria de ouvir vcs diego lysergic mortandello Átomo e quem quiser falar
oq vcs acham desse tal de destino
seria ele mera coincidencia, ou algumas coisas realmente puxam e quase que te obrigam a acontecer como se seu espirito, mente, eu ou sej ala oq for te guiasse a isso
pq , nao sei vcs
mas comigo ja aconteceram coisas muito loucas mesmo de parecer que akilo foi jogado pra vc
ou jogado em vc né nao mortandello hhheuehuehueh(3 vezes)
nao afirmo que foi
mas eu acho q foi o meu proprio poder de atração da mente somado com as forças do universo que o fizeram

lysergic vc disse ser ateu,
e se seu conceito de deus for o mesmo q o meu ? ainda seria?

Diego o que está escrito, está escrito e quer dizer o que está escrito IUAHEIUaheaiuheiaHEIUH
O foco é, mesmo falando sobre "espiritualidade" e sobre sentidos, você insiste na visão de um deus personificado judaico-cristão, cujo não tem nada a ver com a essência/espírito/amago chame como quiser.

Você é viciado em deus.

Druidão, eu me defino ateu pois não cultuo nada que se relacione a uma visão teísta da coisa. Não venero, não oro, não peço, não converso, não ouço, não vejo e não aceito nenhuma entidade sobrenatural, por isso me defino Ateu.

Minha visão espiritual é bem peculiar, e adepta da idéia da ignorância humana, a qual não sabe/pode definir os mecanismos que mantém as coisas como são e que criam situações ad infinitum, com diversos significados e possíveis explicações.

Eu como ser vivo, percebo em todos os âmbitos da coisa uma tendência, uma energia, uma direção a qual somos empurrados que consiste em evolução. Porém isso enquanto dentro da nave quântica Gaia.
Também percebo que nós agimos como catalizadores de possibilidades. As quais habitam o mesmo lugar de maneira atemporal. Quanto mais "vibramos" na mesma "frequência" das realidades que existem, mais tornamos elas plausíveis de acontecer. Atraimos aquela realidade para nós.

Se tu botar na cabeça que tua missão é ser alguma coisa, várias novas possibilidades se abrem para você, tornando essa possibilidade mais perto do concretismo.

O problema é quando se tenta passar esse conceito para as pessoas, elas simplesmente não entendem pois assistiram muito hollywood e acham que se trata de franzir a testa e pensar com "força" que a coisa se torna real. Na verdade não tem absolutamente nada a ver com isso.

Nesse universo as possibilidades são infinitas, se você quiser achar a explicação para algo, ela sempre existirá, por isso a ciência da certo, pois sempre vai existir uma explicação para as coisas acontecerem, afinal é óbvio que as coisas não acontecem do nada ou por vontade divina. Motivo tem, agora o significado que dá somos nós.

POR ISSO!

Temos o poder de ser deus, deus de nós mesmos, moldar nossa realidade, testar possibilidades, seus limites e tudo mais. E isso o dogmatismo dos padrões sejam religiosos ou científicos bloqueiam. Sua divindade de atribuir conceitos seja lá quais forem é substituída por conceitos prontos que daqui a alguns anos não vão valer mais nada, seja lá quanto tempo demorar, um dia vai acabar. Logo nada faz sentido, significado se perde, conceito se desfaz, matéria se desintegra.

E você nesse meio tempo fez o que? Ficou analisando tudo isso e deixou de abraçar sua mãe, fazer o que te faz feliz, comer cogumelos. Que o que lhe cabe hoje como ser humano. Apenas existir.

E para se poder existir de forma plena, é preciso ser quem você é de forma plena. Como?

SENTINDO, PENSANDO, RINDO, CHORANDO, ETC... SEM NEGAR O QUE VOCÊ É!

Diego o que está escrito, está escrito e quer dizer o que está escrito IUAHEIUaheaiuheiaHEIUH
O foco é, mesmo falando sobre "espiritualidade" e sobre sentidos, você insiste na visão de um deus personificado judaico-cristão, cujo não tem nada a ver com a essência/espírito/amago chame como quiser.

Você é viciado em deus.

Você assumiu isso só por causa do "D" maiúsculo? Mas agora mesmo você não usou o "D" maiúsculo para falar do que eu me referia, você disse: "Você é viciado em deus", minúsculo. Meio confuso esse seu argumento.

A respeito da sua resposta para o nosso amigo Druida, você pensa bem parecido com o meu pai, só que ele acredita em Deus. Eu me mataria se pensasse como vocês, se sentir bem não é um objetivo, não tem um estado final no mundo. Se for para não fazer nada e morrer, melhor morrer agora, mais fácil e rápido, mesmo resultado. Aí você me diz "a mas se você se mata não vai estar contribuindo para a sociedade", mas então porque viver para ser feliz e contribuir tão pouco pensando só em si mesmo? Viver para ser feliz não faz sentido (não que ser feliz não faça sentido, mas não como objetivo principal e sim como uma maneira de melhorar o desempenho para contribuir mais).

Bom acho que já falei o que tinha para falar e já ouvi o que tinham para dizer, acho que não vai ir muito além de como está agora. Vou parar de frequentar tanto o tópico e falar tanto, abraços.

WTF?!

Tu se perdeu na minha ideia por causa de letras maiúsculas e minúsculas? Onde esse mundo vai parar?

Tu é viciado em deus/Deus (palavra que define sobre o que estamos tratanddo nesse tópico) porque sempre remete a ele em suas discussões.

O objetivo não é se sentir bem, o objetivo é sentir o que é voce. Sentir a sua essencia e vive-la, coloca-la para fora.

Se isso será bom para sociedade? Tá de brincadeira né? As invenções que foram criadas para o BEM DA SOCIEDADE ontem, hoje são armas nas mãos dos que controlam o mundo.

Claro que eu posso usar a razão durante uma trip, tanto que já usei, e tirei muitas, muitas ideias úteis da experiência.

Numa viagem de cogumelos de Verdade a razão derrete. Se você nunca se perdeu numa viagem psicodélica então você NUNCA teve uma viagem psicodélica e provavelmente não vai entender lhufas do que estamos tentando te dizer.

Sobre o resto do que você escreveu no post, não tenho nada a dizer haja visto que foi um monólogo.

Mais uma, se você analisar cientificamente um ser humano e tentar definir qual o verdadeiro sentido da sua existência vai chegar em reprodução. Sendo um infeliz amargurado nem isso vai conseguir cumprir. :)

Sorry baby.

Concordo com o Lysergic, você precisa matar deus!

Ele seria nada sem você.

Pra encerrar meu papo contigo, deixo-lhe três autores que podem lhe ser úteis:

Ken Wilber
Edgar Morin
Fritjof Capra

Vida pra você!

-----------------------------------------------------------------

Lysergic, gosto muito do seu ateísmo, percebo que ele evoluiu no último ano. Essa coisa da vibração em frequencias que atraem realidades é algo que também observei na minha vida. Acho que temos então 2 observadores de um mesmo fenômeno. Opa, isso dá amostragem pra ciência! huehuahuhaeuh

As sincronicidades que me acontecem quando eu estou conectado com as frequencias certas são absurdas. Foram elas que trouxeram pra mais perto da psicodelia novamente. São elas que impulsionam aos meus objetivos presentes!

O significado das coisas é realmente subjetivo e isso molda a realidade do indivíduo e até mesmo da comunidade pra melhor ou pra pior. Só enxergamos quando nos colocamos fora de nossos corpos e tentamos analisar o mundo sem nossas próprias existências. É uma exercício complicado mas traz simplicidade e foco para ação. Acho que além dos psicodélicos, podemos usar formas de meditção ativas para isso, como a arte ou mesmo os sonhos.

voltando ao começo do topico
qual o conceito de deus?
deus é uma palavra que nao tem conceito concreto
entao acho q cada um pode criar o conceito desta palavrinha cabulosa que movimenta milhoes de dolares no mundo todo

para mim = energia que flui no universo e as vezes pode ser modificada com ajuda da nossa força de pensamento + destino
a energia que flui no universo seria essa coisa que agente sente forte quando toma xá
e o destino = coisas randomicas que acontecem e as vezes podemos afirmar com quase certeza que akilo tinha q acontecer.
isso me abre outro leque de questoes que gostaria de ouvir vcs diego lysergic mortandello Átomo e quem quiser falar
oq vcs acham desse tal de destino
seria ele mera coincidencia, ou algumas coisas realmente puxam e quase que te obrigam a acontecer como se seu espirito, mente, eu ou sej ala oq for te guiasse a isso
pq , nao sei vcs
mas comigo ja aconteceram coisas muito loucas mesmo de parecer que akilo foi jogado pra vc
ou jogado em vc né nao mortandello hhheuehuehueh(3 vezes)
nao afirmo que foi
mas eu acho q foi o meu proprio poder de atração da mente somado com as forças do universo que o fizeram

Fala Druidera!

Você parece meio panteísta. Dê uma procurada por panteísmo científico, acho que vai se identificar com algumas coisas. Um dos meus eus também pensa mais ou menos assim.

Gosto muito do seu estilo de escrever cara!

O que é isso? Alguma tentativa de psicologia reversa?

Diegooow, psicologia reversa NÃO NÃO NÃO NÃO existe.. vc deve ter visto em algum seriado, mas não existe nunca existiu e nem vai existir.. se existir deixa de ser psicologia.. que é a ciência que estuda as variáveis das quais o comportamento ( agir/pensar/imaginar/sonhar etc etc) é uma função.. quanto do que no mundo interno e externo muda a maneira de estar/ser no mundo e quando... putz, putz cara tu pego num ponto feio c essa, putz, mto feio.. enqto psicólogo tu é um bom diego.. já disse isso.. mas não use o nome da ciencia psicológica pra falar coisas que saem da sua cabeça.. use o de deus... aliás, vc não era cientista???

se vc entrar em coma vc continua existindo sim, e muito.. teu corpo aparentemente pode estar parado, mas seu cerebro funciona.. aliás muito.. algumas partes dele é que ficam desconectadas... o seu corpo é consciencia.. ou existe um homenzinho lá dentro chamado de eu mesmo que sabe tudo.. nada a ver.. ego é um nome que a gente dá pra uma classe de formas de agir, que está sob determinados filtros perceptivos..

e assim, um cachorro aprende a sentir raiva do dono QUANDO o dono bate nele.. mas a raiva existe biologicamente.. nosso "consciocorpoencia" existe biologicamente, a gente aprende quando e como usar.. e não o certo e errado.. vc sente raiva qdo te criticam, pq vc é assim ou pq tem uma história de vida que hj te, sob determinadas circunstâncias, te faz agir assim assim.. uma frase de uma amigo diz "as pessoas não são iguais pra todo mundo".. vc vai ter raiva numa condição e não em outra..
não somos mais ou menos.. genetica não vai se desenvolver sem ambiente.. ultimamente falam em 50/50% p cada..

Me desculpe mas acho tolice se esvaziarmos nossas mentes para compreender alguma coisa. Negar o pensamento racional e lógico seria o fim de tudo aquilo que aprendemos numa esfera em que formamos nossos conceitos baseado na realidade que fomos familiarisados.

Este conceito de "esvazie sua mente" nada mais é do que o conceito básico do hinduísmo e suas ramificaçoes no ocidente como a yoga etc...

Leia o livro "O poder latente da alma" do escritor chinês Watchman Nee.

Acredito se o Diego for até o fim em suas pesquisas científicas chegará mais próximo das intenções Daquele que criou todos os elementos visíveis ou invisíveis.

Detalhe: As verdades científicas contidas na Bilbia até hoje jamais mudaram!

Abs a todos!!!

Cosmo, vou procurar esse livro.. sim sim, são os conceitos do hinduísmo, budismo, yoga, e hj em dia da neurociência das diferenças entre os hemisférios cerebrais...ninguém tá negando o pensamento racional, apenas procuro deixar de racionalizar tudo.. já tenho minhas razões, na minha linguagem.. se eu por em palavras não necessariamente será pra mim.. mais certo que será para os outros... repito, liguagem é mais que palavras e seus significados.. envolve sentidos.. (significado é coletivo, sentido é individual)

sobre a bíblia prefiro o I ching..

Sou ateu c a visão do druida.. rs

Abs

Back