É isso ai Druidão, estar 100% sintonizado com o meio. Essa é a palavra de ordem.
Diego cara, por favor, perca seu ímpeto de glorificar a ciência pois a mesma é muito importante para todos nós e nos ajudou demais, porém ela não é única e entender o sentido do "espírito" também é fundamental.
O problema está em definições, veja bem, somos uma cultura que exalta a linguagem cognitiva e o raciocínio lógico matemático, isso é uma prisão, pois prende a todos nós em uma pequena parecela de nossas capacidades e espectros intelectuais.
Sou um cara muito cético e adepto da ignorância humana, quando me refiro ao "espírito", quero dizer apenas essência, a nossa essência natural que no foi afastada durante MILÊNIOS, foi arquitetado pra ser assim, tanto é que quando entramos em contato com a nossa verdadeira natureza, ficamos espantados, deslumbrados, atônitos, etc...
Ai surgem deuses, espíritos, entidades, coisas que nada mais são do que nossa natureza, a natureza "divina" do ser humano. Somos iguais fisicamente a qualquer animal, porém extremamente diferentes em âmbito mental. Ai os mesmos que arquitetaram o nosso afastamento de nossa própria essência inventam já os 2 nichos prontos, esperando pelas mentes em outra gaiola. Ou você é cinetificista, ou é religioso, porém continua preso, pois esses 2 são os seguimentos gaiola que eles mesmos inventaram.
É preciso conectar-se com sua natureza divina, porém sem abandonar a sua racionalidade, e vice-versa.
Temos 2 hemisférios cerebrais, 1 intuitivo e outro racional, os 2 são do mesmo tamanho, porém sempre usamos só um lado. Quando o cara é cientista ele deixa de sentir, fica frio e analítico, só usa um lado do cérebro. Quando o cara é religioso, ele não analisa mais, só sente e intui as coisas se afastando do raciocínio. Em ambos os casos, estamos longe de nossa natureza que é dupla, dicotômica, ambígua, COMPLETA.
Temos que usar 100%, sentir e raciocinar na mesma proporção, e isso é a tarefa mais árdua que podemos enfrentar depois de tanto tempo afastados de nossa essência presos na armadilha do caminho pré determinado. Unir os 2.
A verdadeira libertação é não pertencer a grupo algum, a libertação total dos dogmas aprisionantes. Vivendo a sua essência por completo. Sendo um SER HUMANO. Sentindo e pensando.
Foi só assim que nós pudemos atravessar todos esses milênios e chegarmos aqui, e hoje só estamos a beira de um apocalipse por termos nos afastando tanto tempo de nosso verdadeiro eu.
PS: Nem consigo digitar meu post direito e já surgem 10.