- 25/11/2007
- 147
- 71
Imaginação/conhecimento... Sim, vc está certo.
Na verdade, o que se discute aqui são escolhas. Porque atestar uma verdade, qualquer que seja, é muito difícil. Não somos cientistas (qualquer que seja a ciência).
Agora não me venha dizer que o que vivo são fantasias. Aí vc pegou pesado. Porque assim como sinto o vento no meu rosto (realidade sensorial) sinto também a presença de Deus. Sinto toda aquela Energia Criadora em todas as células do meu corpo. Ora, se o que vale como realidade é o que sinto com meu corpo (como vc disse alguns posts atrás) então isto é real!
Não falo que o que é real é só o que eu "acredito", mas o que PENSO e o que SINTO com meu CORPO.
Quanto ao meu post anterior sobre a ciência, me referia não só á ciência em si, mas ao pensamento cientificista, a Deusa Ciência.
Filosoficamente, prefiro me posicionar anti-cientificamente, por ver nas certezas científicas um poder dogmático paralisante, tanto quanto das tradições religiosas. Mas penso que os dois tipos são importantes para o progresso da humanidade: o realista e o sonhador.
Quanto a linguagem como instrumento de busca da verdade, vejo pouca possiblidade aí... Apesar de estar usando linguagem para me comunicar. Um argumento pode ser rebatido com outro. Uma obra de arte não. Vc pode dizer que é feio, mal feito, mas não que uma obra de arte (especialmente as obras de arte visuais) está errada. A mesma coisa se dá com a experiência. Se alguém diz, sinceramente consigo mesmo, que foi levada pelos ares até o cume de uma montanha onde viviam duendes, você não pode contestar. Vc pode dizer eu não voei até a montanha ou ninguém(?) nunca(?) pode voar até o cume de uma montanha sem, no mínimo, uma máquina voadora. Mas não pode roubar a experiência dessa pessoa.
Você sente a energia criadora, certo. Você sente que ela é inteligente? Você pode afirmar que sente alguma coisa assim? O que é inteligência para você?
Sentir não é o suficiente, é preciso honestidade também. Eu posso sentir uma coceira no braço e acreditar que é um alien do espaço querendo se infiltrar no meu braço porque eu vi um filme ou alguma coisa parecida, será que tem um alien no meu braço? Será que a probabilidade de ter um alien no meu braço é grande levando em conta as coisas que vi a minha vida inteira?
Você se engana quanto ao pensamento racional, esse é o único modo de descobrir coisas em nosso mundo. E ele está muito longe de ser "dogmático" ou "paralisante", você deve achar isso porque não estudou muito a fundo o que é a ciência, o que teus professores te forçaram a aprender no colégio não tem nada a ver com o processo de aprendizado. O questionamento está no centro do método cientifico, e ele está muito longe de ser paralisante ou fixo, muito pelo contrario, ele diz que nada é fixo e tudo deve ser questionado. Só no colégio você não pode questionar, o que na minha opinião é uma desgraça para nós e nossas crianças.
É, eu não posso fazer essa pessoa mudar de ideia (e nem quero), mas posso duvidar. Ainda mais se ela estiver querendo que eu doe 30% do meu salário para esses duendes. Para isso ela tem que me convencer, e não é só contando uma história que não faz o minimo sentido que ela vai conseguir. Eu preciso de mais, e você deve concordar comigo que eu tenho razão em querer mais.