Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

Adeptos da LEI

A lei do forte: esta é a nossa lei e a alegria do mundo.
Liber Al II: 21

Faze o que tu queres há de ser toda a Lei.
Liber Al I: 40

Tu não tens direito a não ser fazer a tua vontade. Faze aquilo, e nenhum outro dirá não.
Liber Al I: 42-3

Todo homem e toda mulher é uma estrela.
Liber Al I: 3

Não existe deus senão o homem.

1. O Homem tem o direito de viver por sua própria lei
de viver da maneira como quiser viver;
de trabalhar como quiser;
de brincar como quiser;
de descansar como quiser;
de morrer quando e como quiser.

2. O Homem tem o direito de comer o que quiser;
de beber o que quiser;
de morar onde quiser;
de se mover como quiser sobre a face da terra.

3. O Homem tem o direito de pensar o que quiser;
de falar o que quiser;
de escrever o que quiser;
desenhar, pintar, lavrar, estampar, moldar, construir como quiser;
de se vestir como quiser.

4. O Homem tem o direito de amar como quiser:
"Tomai vossa fartura e vontade do amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes." (Liber Al I: 51)

5. O Homem tem o direito de matar esses que quereriam contrariar estes direitos.
"Os escravos servirão." (Liber Al II: 58)
"Amor é a lei, amor sob vontade." (LiberAl I: 57)

... e, sendo lei, cobra seu preço.

Acho legal o Crowley, mas prefiro o hermetismo:

Lei do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é mental."

Lei da Correspondência
"O que está em cima é como o que está em baixo. E o que está em baixo é como o que está em cima"

Lei da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".

Lei da Polaridade
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"

Lei do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".

Lei do Gênero
"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".

Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".
:pos:

Pro Diego: se liga na 1ª lei do hermetismo:
"O Todo é mente. O Universo é mental".
Nós moldamos nossa realidade (nada existe fora da sua cabeça) e colocamos travas aonde não temos coragem ou vontade de olhar.

"mta coisa dizemos pra nós mesmo achando que estamos falando pro outros".
Exatamente Átomo. Tentamos nos auto-afirmar através de nossas opiniões.
Um exercício do ego disfarçado de cruzada anti-ego ou uma operação anti-ego que se utiliza dos "esquemas" do ego (dialética, racionalidade, etc)?

Pro Diego: se liga na 1ª lei do hermetismo:
"O Todo é mente. O Universo é mental".
Nós moldamos nossa realidade (nada existe fora da sua cabeça) e colocamos travas aonde não temos coragem ou vontade de olhar.

"mta coisa dizemos pra nós mesmo achando que estamos falando pro outros".
Exatamente Átomo. Tentamos nos auto-afirmar através de nossas opiniões.
Um exercício do ego disfarçado de cruzada anti-ego ou uma operação anti-ego que se utiliza dos "esquemas" do ego (dialética, racionalidade, etc)?

Certo, então eu posso criar uma galaxia com a minha mente? Tipo matrix? Quantas vezes você já viu isso acontecer?

Realmente, usar o ego seria falho, o ego é simplesmente aquilo que você acha e não quer deixar de achar por motivos sentimentais. Um método melhor para se achar a verdade é com perguntas, a mente se moldando em volta das perguntas é tão garantida de ser a verdade quanto a honestidade, a falta de apego e a quantidade de perguntas que a pessoa faz.

Diego, é um pouco mais sutil que matrix. E sim, já vi isso (universos se formarem) pelo menos um punhado de vezes, pra falar a verdade, todos os dias, quando abro os olhos.;)

E não sei não, mas estou desconfiado que não dá pra minar o ego utilizando dos esquemas do ditocujo. Ele acaba dando uma volta na gente!

Ainda assim, argumentação socrática é um bom método na procura da verdade.

Diego, é um pouco mais sutil que matrix. E sim, já vi isso (universos se formarem) pelo menos um punhado de vezes, pra falar a verdade, todos os dias, quando abro os olhos.;)

E não sei não, mas estou desconfiado que não dá pra minar o ego utilizando dos esquemas do ditocujo. Ele acaba dando uma volta na gente!

Ainda assim, argumentação socrática é um bom método na procura da verdade.

É uma pena que apesar de concordar que é um bom método para se achar a verdade, você não o use. O ego acabou de dar a volta em você quando você respondeu com uma piada, quer dizer que a sua afirmação não tem suporte.

Piada?!? Mas é a pura verdade...:( A verdade da percepção. Acho que vc não sacou ainda, o que quis dizer. Seu mundo... não tenha certeza que é tão sólido. Eu mesmo já acordei em/para diferentes mundos e adormeci em ou para outros tantos.
Piada... Favor, não me confundir com possíveis conhecidos. Agradecido.

Piada?!? Mas é a pura verdade...:( A verdade da percepção. Acho que vc não sacou ainda, o que quis dizer. Seu mundo... não tenha certeza que é tão sólido. Eu mesmo já acordei em/para diferentes mundos e adormeci em ou para outros tantos.
Piada... Favor, não me confundir com possíveis conhecidos. Agradecido.

Só se você não entendeu a pergunta, nesses casos você que está mudando, não o mundo. Você pode fazer um milhão de testes para confirmar isso.

Humm...
Para mim:
Mundo = percepção = eu

Agora vou fazer uma piada:
Digamos que todo o estádio do Maracanã viu um gol onde não houve. Digamos que até o Galvão Bueno viu o gol... Então foi gol. Ou prefere acreditar no tira-teima?

A percepção e a "fé" são fatores que devem ser levados em conta na formação da realidade, até mesmo física e ainda pouco conhecida. E quando digo física falo da matéria como um todo. A bruta e a mais sutil.

Mesmo a verdade científica só é válida, se o fôr no contexto de quem a entende ou aceita.

Humm...
Para mim:
Mundo = percepção = eu

Agora vou fazer uma piada:
Digamos que todo o estádio do Maracanã viu um gol onde não houve. Digamos que até o Galvão Bueno viu o gol... Então foi gol. Ou prefere acreditar no tira-teima?

A percepção e a "fé" são fatores que devem ser levados em conta na formação da realidade, até mesmo física e ainda pouco conhecida. E quando digo física falo da matéria como um todo. A bruta e a mais sutil.

Mesmo a verdade científica só é válida, se o fôr no contexto de quem a entende ou aceita.

O problema é que você está falando em verdade absoluta, essa nós nunca vamos ter.

Só existem probabilidades, se todo mundo gritou gol, existe uma probabilidade um pouco menor do que se você tivesse visto o gol pela t.v., e uma um pouco maior se você tivesse visto ao vivo.

"Fé" é a desonestidade, quando você acredita em uma probabilidade falsa. Uma coisa não comprovada. Não estou falando que isso é ruim, é bom quando queremos criar ideias para serem testadas no mundo, mas não é o mundo.

A verdade sempre é valida no mundo, essa é a própria definição da palavra. O fato de você não entender ela não a torna menos valida, de forma alguma, é simplesmente um contexto onde você não entende ela. Você pode sempre testar ela para verificar se ela é valida, se é realmente uma verdade. Isso é o mundo que fornece para você, não vem de você mesmo.

Aquilo que você não entende não deixa de existir no mundo, ele fica lá, esperando, do mesmo jeito que sempre foi.

""Fé" é a desonestidade, quando você acredita em uma probabilidade falsa. Uma coisa não comprovada."

"Fé" (e já fui um pouco além disso) é quando vc acredita numa probabilidade muito pequena. Como vc disse é uma coisa boa. Acho até que sem "fé" - uma certeza débil - ou sem certezas - uma fé forte - não levantaríamos mais um dedo.

E quem disse que algo não comprovado, não poderá ser comprovado. Discordo desse pensamento demasiadamente realista. Aceita só o que pode ou o que a ciência diz que pode. E a ciência ainda não chegou a maioridade. Não invalido a ciência. Mas acho que ela tem muito a caminhar ainda.

E onde fica o inédito, o único, aquilo que só vc pode fazer?
Desculpe, mas pra mim não é muito útil, é uma verdade ainda "capenga".

Pra mim, a imaginação vale mais do que o conhecimento.

""Fé" é a desonestidade, quando você acredita em uma probabilidade falsa. Uma coisa não comprovada."

"Fé" (e já fui um pouco além disso) é quando vc acredita numa probabilidade muito pequena. Como vc disse é uma coisa boa. Acho até que sem "fé" - uma certeza débil - ou sem certezas - uma fé forte - não levantaríamos mais um dedo.

E quem disse que algo não comprovado, não poderá ser comprovado. Discordo desse pensamento demasiadamente realista. Aceita só o que pode ou o que a ciência diz que pode. E a ciência ainda não chegou a maioridade. Não invalido a ciência. Mas acho que ela tem muito a caminhar ainda.

E onde fica o inédito, o único, aquilo que só vc pode fazer?
Desculpe, mas pra mim não é muito útil, é uma verdade ainda "capenga".

Pra mim, a imaginação vale mais do que o conhecimento.

Concordo com o que você disse, mas quem falou em ciência? Isso é a base do raciocínio lógico e da filosofia (que você está usando agora mesmo para argumentar).

A imaginação vale tanto quanto o conhecimento, sem conhecimento nós nem imaginação teríamos, não teríamos sobre o que pensar. Mas sem imaginação não aprenderíamos nada, logo não teríamos conhecimento. São dois lados da mesma moeda.

Mas você não pode esperar que eu viva no seu mundo de fantasias, eu prefiro dar passos de bebê quanto a realidade, tenho uma ideia, testo ela, se não for verdade repito o processo até chegar aonde eu quero. Muito mais realista montar uma imagem da realidade aos poucos, você não acha? Deixa muito menos chances de que você acabe acreditando na fada madrinha, etc.

... e, sendo lei, cobra seu preço.

Acho legal o Crowley, mas prefiro o hermetismo:
:pos:
Eu pago o preco.
ou acha que sou inocente a ponto de nao saber isto?
julgas o deus de outra pessoa menos unico que o seu proprio?
com quem eu vou ter que conviver infinitamente?
com deus - eu mesmo.
melhor ME ver em igualidade do que ME ver em superioridade.

melhor uma filosofia conciliatoria do que segreguista.

entrando no campo - acreditar, isto eh outra coisa - no seu universo o seu deus existe.
no meu o seu nao passa de invencao - no meu existe eu.
Bhraham, oroboros.
eu vim de mim e volto a mim, a minha propria imagem e semelhanca

(loguei com o 10 mil pq ta dando pau o topico.)
por favor parem de provocar, ja me despedi do topico ali em cima :) )

Nunca vou esquecer esta frase - QUEM NAO EH POR NOS EH CONTRA NOS.
eu sei de onde veio, e considero um divisor de aguas pra mim aqui no forum.
foi uma facada DOLORIDA, com o peso de 5 anos.
compraram um pessimo inimigo.:pos:

Eu pago o preco.
ou acha que sou inocente a ponto de nao saber isto?
julgas o deus de outra pessoa menos unico que o seu proprio?
com quem eu vou ter que conviver infinitamente?
com deus - eu mesmo.
melhor ME ver em igualidade do que ME ver em superioridade.

melhor uma filosofia conciliatoria do que segreguista.

entrando no campo - acreditar, isto eh outra coisa - no seu universo o seu deus existe.
no meu o seu nao passa de invencao - no meu existe eu.
Bhraham, oroboros.
eu vim de mim e volto a mim, a minha propria imagem e semelhanca

(loguei com o 10 mil pq ta dando pau o topico.)
por favor parem de provocar, ja me despedi do topico ali em cima :) )

Nunca vou esquecer esta frase - QUEM NAO EH POR NOS EH CONTRA NOS.
eu sei de onde veio, e considero um divisor de aguas pra mim aqui no forum.
foi uma facada DOLORIDA, com o peso de 5 anos.
compraram um pessimo inimigo.:pos:

É exatamente esse o poder que a religião crista e o deus único tem.

A inflexibilidade e o ecxesso de confiança arrogante em seu deus os tornam hábeis fazedores de inimigos.

Realmente "QUEM NAO EH POR NOS EH CONTRA NOS" é um chamado para a guerra.

Consigo até ver esses caras estripando gente em cruzadas pela fé, ou torturando bastante enquanto glorifica as virtudes da bíblia em tempos de inquisição.

É exatamente esse o poder que a religião crista e o deus único tem.

A inflexibilidade e o ecxesso de confiança arrogante em seu deus os tornam hábeis fazedores de inimigos.

Realmente "QUEM NAO EH POR NOS EH CONTRA NOS" é um chamado para a guerra.

Consigo até ver esses caras estripando gente em cruzadas pela fé, ou torturando bastante enquanto glorifica as virtudes da bíblia em tempos de inquisição.

Mas eles não eram verdadeiros Cristãos, pelo menos é isso que afirmam os Cristãos atuais (que se consideram verdadeiros Cristãos).

Concordo com o que você disse, mas quem falou em ciência? Isso é a base do raciocínio lógico e da filosofia (que você está usando agora mesmo para argumentar).

A imaginação vale tanto quanto o conhecimento, sem conhecimento nós nem imaginação teríamos, não teríamos sobre o que pensar. Mas sem imaginação não aprenderíamos nada, logo não teríamos conhecimento. São dois lados da mesma moeda.

Mas você não pode esperar que eu viva no seu mundo de fantasias, eu prefiro dar passos de bebê quanto a realidade, tenho uma ideia, testo ela, se não for verdade repito o processo até chegar aonde eu quero. Muito mais realista montar uma imagem da realidade aos poucos, você não acha? Deixa muito menos chances de que você acabe acreditando na fada madrinha, etc.

Imaginação/conhecimento... Sim, vc está certo.
Na verdade, o que se discute aqui são escolhas. Porque atestar uma verdade, qualquer que seja, é muito difícil. Não somos cientistas (qualquer que seja a ciência).
Agora não me venha dizer que o que vivo são fantasias. Aí vc pegou pesado. Porque assim como sinto o vento no meu rosto (realidade sensorial) sinto também a presença de Deus. Sinto toda aquela Energia Criadora em todas as células do meu corpo. Ora, se o que vale como realidade é o que sinto com meu corpo (como vc disse alguns posts atrás) então isto é real!

Não falo que o que é real é só o que eu "acredito", mas o que PENSO e o que SINTO com meu CORPO.

Quanto ao meu post anterior sobre a ciência, me referia não só á ciência em si, mas ao pensamento cientificista, a Deusa Ciência.
Filosoficamente, prefiro me posicionar anti-cientificamente, por ver nas certezas científicas um poder dogmático paralisante, tanto quanto das tradições religiosas. Mas penso que os dois tipos são importantes para o progresso da humanidade: o realista e o sonhador.

Quanto a linguagem como instrumento de busca da verdade, vejo pouca possiblidade aí... Apesar de estar usando linguagem para me comunicar. Um argumento pode ser rebatido com outro. Uma obra de arte não. Vc pode dizer que é feio, mal feito, mas não que uma obra de arte (especialmente as obras de arte visuais) está errada. A mesma coisa se dá com a experiência. Se alguém diz, sinceramente consigo mesmo, que foi levada pelos ares até o cume de uma montanha onde viviam duendes:D, você não pode contestar. Vc pode dizer eu não voei até a montanha ou ninguém(?) nunca(?) pode voar até o cume de uma montanha sem, no mínimo, uma máquina voadora. Mas não pode roubar a experiência dessa pessoa.

Ao 10.000 (renascido!):

Desculpe, irmão, meti o dedo onde não devia.

Respeito seu ponto de vista e sei perfeitamente que és um sujeito responsável. Só fiz uma observação (um aviso?) "pra geral", sobre essa lei, que às vezes é mal-entendida.

Quanto ao "QUEM NAO EH POR NOS EH CONTRA NOS" prefiro o "quem não é contra nós, é por nós". Longe de ser uma contradição ou chamado à guerra (espadas, armas...) as duas frase são algo do tipo: "saia de cima do muro!". Se os homens ao longo da história usaram pra outros fins - e é claro que usaram e continuam usando - é algo pra se lamentar. Além disso, essas passagens não podem ser tomadas fora de seu contexto (como tudo na bíblia) e não se referem, naquele contexto, à ideologias, mas a atos que estavam sendo praticados naquela época.

Enfim, apesar de ser construtivo o diálogo, cada um acaba ficando com sua escolha, sua experiência, sua filosofia de vida.

Acreditar num deus ou rezar pra algum Deus é masturbaçao mental

é isso aí 10000, crenças, crenças tsc tsc.. prefiro acreditar em mim e, rezar por mim "que acontece", e a masturbação (no sentido acima) não é pecado..

deus é muito "O segredo", tah em cada um... e se isso tiver certo os ambientalistas é que sao responsáveis pelo aquecimento global, dizem q vai aquecer, vai aquecer..

So..
esqueça deus e lembre de si mesmo.. com uma dose de natureza.. não procure respostas, vc não vai achar, elas é que vão te encontrar.. (tb)

Um cara fuma cigarros. Aí vai no médico e pergunta o que ele acha. O médico fala que tabagismo está associado a x porcento de aumento de cancer.

O cara não está nem aí. Mas de vez em quando se consulta com o médico e ele repete a mesma informação.

Um dia o cara descobre que tem cancer. Pela sua teoria o culpado é o médico, que ficou repetindo as advertências sobre o tabagismo ...

Esse papo de "o segredo" é o cocô do cavalo do bandido, sem chances de nascer cogumelos.

Um cara fuma cigarros. Aí vai no médico e pergunta o que ele acha. O médico fala que tabagismo está associado a x porcento de aumento de cancer.

O cara não está nem aí. Mas de vez em quando se consulta com o médico e ele repete a mesma informação.

Um dia o cara descobre que tem cancer. Pela sua teoria o culpado é o médico, que ficou repetindo as advertências sobre o tabagismo ...

Esse papo de "o segredo" é o cocô do cavalo do bandido, sem chances de nascer cogumelos.

não é minha teoria... foi uma brincadeira.. tsc tsc

Abs

Existe uma certa atração pelo pensamento mas dizer que é só pensar que muda tudo não é bem por ai. Existe um meio termo.

Back