Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

Bom FEH eh a falta de certezas - isto esta na GITA.
QUem sabe que EU SOU eh somente eu e se EU tenho CERTEZA, some o espaco que a FEH preenchia
EU SOU o que EU SOU porque EU SOU o que EU SOU.
simples assim - e se abre um leque de opcoes - sem SEGREGACOES, SEM ORGANIZACOES(secretas - clubes de meninos) sem MAGICA DETURPADA.
Sem cabresto o homem eh HOMEM com tudo maiusculo, sendo ele o responsavel pelos seus atos, sendo ele quem paga pela sua propria cabeca
Cosmos e ziggy - ja estudaram a GITA?
Ja viram como eh linda a filosofia hindu?
Ja viram como ela LIBERTA de dogmas?
A divindade real eh HUMANA E TANGIVEL - este eh o maior ensinamento que a dedicacao a SI PROPRIO, AUTO CONHECIMENTO pode trazer.
EU SOU!:D

MAS pelo que contem aqueles quatro Evangelhos, sim.

Interessante, zigg.

Mas, e as linhas cristãs com evangelhos diferentes que existem hoje?

Como ficam as diferenças entres elas?

Tem a versão católica dos evangelhos, algumas versões protestantes e a versão ortodoxa. São todas linhas antigas e pelo menos a ortodoxa pode reivindicar tanta ligação com a história primitiva do cristianismo quanto os católicos.

Como você vê isso?

Citando alguns dos motivos BASICOS pra eu lhe dizer que eu nao vejo coerencia:

Mas ainda tenho umas perguntas basicas cosmos:
Voce acredita que a terra existe a quanto tempo?
O que voce acha sobre a evolucao das especies?
DINOSSAUROS? aonde eles viviam?
Cogumelos - os cogumelos sao de DEUS?:pos:

Bem Mortandello, Zigg já argumentou a respeito com nítida pespicásia fazendo valer sua experiencia como estudioso.

Na verdade pergunto se esses estudiosos fazem isso pra diminuir a credibilidade biblica ou reforçar a tese de que Deus não existe,pois sendo ela um livro aberto está sujeita a investidas com qualquer propósito,mas isso soa como apologia ateísta.

Quanto as suas perguntas básicas não tenho como te informar com precisão quanto tempo a terra existe. E o que está em estado evolutivo mostram evidencias visíveis, e esta suposta evoluçao das especies quase não é mais observada. Deus criou cada um segundo sua especie.

Dinossauros? Sim eles existiram a bíblia fala sobre eles e há comprovação cientifica digna de crédito, e onde viveram ,acredito eu em alguma região da África.

Tenho uma teoria:Segundo a bíblia entre Gênesis cap 1 v 1 e 2 há um intervalo:

V 1 : No princípio criou Deus céus e terra.
V 2 :E a terra era sem forma e vazia;e havia trevas sobre a face do abismo,mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

Qual o sentido de Deus criar uma terra sem forma e vazia?

Acredito que o tempo decorrido entre os dois vercículos é inimaginável.
Acredito que durante esse tempo acontecia a rebelião de lúcifer no céu e quando foi precipitado do céu, a terra foi terrivelmente impactada,que por consequencia toda forma de vida pereceu.Não existindo ainda o inferno todos os demônios estavam aprisionados sob as águas,razão pelo qual o Espírito de Deus pairava sobre as águas como se estivesse vigiando a quele sistema prisional dimencional provisório.

Cogumelos são de Deus? Que a trip de cada um responda por si!

Interessante seu blog Zigg!

Gostei da fraze de Kierkegaard: "é o absurdo que possibilita a verdade ...":luz:

Bem Mortandello, Zigg já argumentou a respeito com nítida pespicásia fazendo valer sua experiencia como estudioso.

Na verdade pergunto se esses estudiosos fazem isso pra diminuir a credibilidade biblica ou reforçar a tese de que Deus não existe,pois sendo ela um livro aberto está sujeita a investidas com qualquer propósito,mas isso soa como apologia ateísta.

Quanto as suas perguntas básicas não tenho como te informar com precisão quanto tempo a terra existe. E o que está em estado evolutivo mostram evidencias visíveis, e esta suposta evoluçao das especies quase não é mais observada. Deus criou cada um segundo sua especie.

Dinossauros? Sim eles existiram a bíblia fala sobre eles e há comprovação cientifica digna de crédito, e onde viveram ,acredito eu em alguma região da África.

V 2 :E a terra era sem forma e vazia;e havia trevas sobre a face do abismo,mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

Qual o sentido de Deus criar uma terra sem forma e vazia?

Acredito que o tempo decorrido entre os dois vercículos é inimaginável.
Acredito que durante esse tempo acontecia a rebelião de lúcifer no céu e quando foi precipitado do céu, a terra foi terrivelmente impactada,que por consequencia toda forma de vida pereceu.Não existindo ainda o inferno todos os demônios estavam aprisionados sob as águas,razão pelo qual o Espírito de Deus pairava sobre as águas como se estivesse vigiando a quele sistema prisional dimencional provisório.

Cogumelos são de Deus? Que a trip de cada um responda por si!

Lendo isso só uma coisa me veio a mente, como você pode saber as intenções de Deus?

Você disse:

"Qual o sentido de criar uma terra sem forma e vazia?"

Uma pergunta melhor:

"Qual o sentido de criar qualquer coisa?"

Vai saber. Eu não tenho a mínima, nem a mais remota das ideias.

Se ele existe e realmente criou a terra, eu não acredito que nenhum ser humano possa dizer quais eram as suas intenções. Só com pura especulação.

A menos que você tenha tido a resposta diretamente de Deus, você teve?

:pos:

Cosmos voce fez uma suposicao, nao teoria.
Teoria cientifica tem que ser defendida e provada, vide - Teoria da Evolucao das especies.
Note que ninguem quer te desconverter, nem ameacar seu "grupo de estudo" (clube dos meninos).
Eu nao acredito que eu li SUPOSTA EVOLUCAO DAS ESPECIES.
Nao posso negar o que EU VIVO.

E por favor nao argumente, por favor, dizendo que a evolucao das especies "quase nao acontece mais", eh vergonhoso pra mim como estudioso ouvir isto de alguem que ja tem o 1o grau completo.

Bíblia não é referência pra nada. Absolutamente nada que está lá pode ser botado a prova, é questão de fé...

Aí vc está querendo fazer a biópsia sem usar o paciente... Tipo: "esse paciente não vale, foi adulterado".:p: E sem o paciente não há como fazer biópsia...

Essa passagem que eu citei foi uma expressão de Pedro e registrada por Marcos, que, teoricamente, eram testemunhas oculares do fato. Bom, se as palavras de testemunhas oculares do fato não valem, então não sei mais o que vale. Infelizmente naquele tempo não havia filmadora ou máquinas fotográficas...

Porque já foi provada, nos meios acadêmicos certa historicidade e autenticidade da bíblia como documento. Por exemplo:
"os mais antigos manuscritos do Novo Testamento, ainda em existência, datam mais proximamente do tempo da autoria do que é o caso com outros livros antigos. Os mais antigos manuscritos dos escritos de Heródoto, por exemplo, datam aproximadamente de 1300 anos depois de sua morte; e isto não é incomum em livros antigos. Em contraste, há um fragmento do Evangelho de João na Biblioteca da Universidade John Rylands, em Manchester, Inglaterra, que é datado de cerca de 125 d.C. Uma vez que os estudiosos geralmente concordam que João escreveu seu Evangelho numa data mais tardia (entre 60 e 90 d.C.) do que os outros três escritores do Evangelho, este fragmento é especialmente significante. Mais ainda, há um fragmento do Evangelho de Mateus encontrado entre os manuscritos do Mar Morto, datando de antes de 68 d.C. – menos do que 35 anos depois da morte de Jesus! Somando-se a estes, há manuscritos contendo o Evangelho de João, a Epístola aos Hebreus, e a maioria das Epístolas de Paulo, datadas de cerca de 200 d.C. Há manuscritos de todos os quatro evangelhos, bem como outros livros do Novo Testamento, de 200 e tantos d.C. E na sala de manuscritos da Biblioteca Britânica está o manuscrito chamado Sinaiticus, que é datado de 350 d.C., o qual contém o Novo Testamento inteiro. Concluindo, a evidência do manuscrito aponta para a conclusão de que o Novo Testamento foi escrito quando ele declara ter sido escrito: entre cerca de 50 a 100 d.C.

Mas as datas dos vários manuscritos não são o único fator importante. A mera quantidade deles é nada menos do que impressionante. Os mais antigos manuscritos do Novo Testamento foram escritos em papiro, que é relativamente frágil e sujeito a deterioração, nisso não diferindo do papel. Se você viu um recorte de jornal de data tão recente como 1970, percebeu que ele mostra sinais de deterioração depois de apenas 30 anos. Com isto em mente, é uma maravilha que qualquer dos antigos manuscritos em papiro do Novo Testamento tenha sobrevivido a um período de 1500 anos ou mais. De fato, há cerca de 80 de tais manuscritos. E estes são apenas o princípio. No quarto século d.C., o pergaminho substituiu o papiro como o principal meio para cópias da Bíblia. Há próximo de 3000 manuscritos de pergaminho do Novo Testamento Grego, datando do quarto século até o décimo quinto século, quando a imprensa passou a dominar. Em contraste, temos apenas uma cópia manuscrita dos Anais de Tácito, que viveu certa de 55 a 120 d.C., a mesmíssima era dos escritos do Novo Testamento.

Quando consideramos as grandes diferenças entre as várias culturas representadas pelas traduções antigas, e o grande número das doutrinas variantes existentes nas religiões dessas culturas, esperaríamos haver tremendas diferenças nos textos bíblicos. Mas esse não é o caso. Ao contrário, mesmo com o enorme número de manuscritos e a diversidade das línguas, aproximadamente 85% do texto do Novo Testamento nem mesmo é questionado: em outras palavras, não há discordância entre os manuscritos para esta porção do texto. Quanto aos 15% para os quais existem interpretações variantes entre os manuscritos, a maioria dessas interpretações variantes é facilmente reconhecida como falsa, simplesmente por causa da esmagadora evidência dos manuscritos contra elas. Quanto à pequena porção restante, a maioria das interpretações variantes que não são facilmente descartadas como não autênticas, são tão insignificantes que não mudam substancialmente o significado das passagens nas quais elas ocorrem. De fato, o renomado estudioso da Bíblia F. J. A Hort estima que as variações “substanciais” (aquelas que afetam o significado da passagem) afetam apenas um milésimo do texto. E, ainda nestas poucas instâncias onde o sentido da passagem é afetado ela interpretação variante, o ensino atual da escritura continua incontestado.

Em conclusão, podemos notar que a evidência do manuscrito para o Novo Testamento é verdadeiramente avassaladora. Se abordarmos o assunto objetivamente, temos que admitir que toda a evidência do manuscrito aponta para a veracidade e autenticidade dos livros. Foram escritos quando declaram ter sido escritos, e por quem eles declaram ter sido escritos. E mais ainda, o texto que temos hoje é fiel aos documentos originais. Qualquer declaração, então, de que “a Bíblia foi mudada”, ou que “os Evangelhos foram escritos gerações depois do fato” é demonstrável como falsa. Em conseqüência, qualquer argumento ou doutrina construídos sobre uma tal declaração se desintegra. Sempre que pegamos uma tradução literal da Bíblia, temos em nossas mãos uma versão substancialmente apurada de alguns documentos antigos autênticos e muito importantes."

Diante dessas e outras é razoável, que admitamos os evangelhos
como, pelo menos, dignos de investigação e alguma atenção, como documentos sobre a vida de Jesus e seus apóstolos.

Ao Mortandello:
No meu caso não é questão de "fé". Eu tenho certeza. Tanta certeza quanto é possível à mente humana. Tanta certeza quanto tenho de estar aqui e agora.

Ao Ecuador:
Distorções existem, mas a partir da vontade dos homens, que gostam de levantar as próprias bandeiras (igrejas, seitas...).
Não em relação aos manuscritos que tem sua autenticidade bem comprovada, conforme demonstrei acima.

Porque já foi provada, nos meios acadêmicos certa historicidade e autenticidade da bíblia como documento.

Vamos com calma.

Só porquê foi provada certa historicidade e autenticidade não quer dizer que esteja escrito lá o que as testemunhas oculares falaram.

Ainda mais quando houve um período de transmissão oral antes da redação conhecida.

Ao Ecuador:
Distorções existem, mas a partir da vontade dos homens, que gostam de levantar as próprias bandeiras (igrejas, seitas...).
Não em relação aos manuscritos que tem sua autenticidade bem comprovada, conforme demonstrei acima.

Esse é um discurso de fé, zigg. Os que você diz que estão levantando as próprias bandeiras usariam a seu respeito o mesmo discurso.

E as traduções e versões são feitas por homens. Eles automaticamente fazem adaptações. Às vezes somente para ajustar termos antigos, Às vezes para ajustar o sentido. E como boa parte dos livros livros esotéricos, como a Bíblia, por uma característica interessante e creio que no fundo não prejudicial, permitem várias interpretações do texto, a versão acaba incorporando uma ou outra adaptação de forma mais marcante. Aí quando surge alguém que discorda do status quo a respeito do sentido de um trecho, o mais provável é que os outros o ignorem, ou digam que ele está inventando.

Mas a testemunha, se não foi o próprio escritor, transmitiu ao escritor o que viu.
Por exemplo: no evangelho de Marcos ou João Marcos como era conhecido. João Marcos teria sido primo de Barnabé e intérprete de Pedro, que lhe relatou o que viu.
Já o de Mateus, foi escrito por quem testemunhou. Esse evangelho foi o primeiro dos evangelhos a ser lido publicamente nas comunidades cristãs (o que era sinal de sua aceitação como "literatura sagrada" entre os primeiros cristãos).
Mais tarde, Paulo entrou em contato com os apóstolos e confirmou a história em suas cartas e atos.
Como já disse, é tão ou mais confiável, quanto qualquer outro escrito ou documento antigo. Só é contestado porque incita as pessoas a mudarem radicalmente suas vidas, exige demais. Aliás, mudança é tudo o que ser humano mais detesta.

Por outro lado, o quê importa? Se a vontade do povo é queimar, rasgar os livros, que queime, que rasgue... Pois aqueles que já chegaram, chegarão a mesma conclusão, a mesma Verdade. Caso contrário o livro, em si, não teria valor (não creio em verdade que não vai além dos livros), seria somente "literatura".
E aqueles que não chegarão à essa Verdade, não chegarão. Com ou sem os livros.;)
O próprio Cristo nunca escreveu uma linha sobre seus ensinamentos. E Ele sabia bem o que fazia...

Ainda sobre as traduções e versões: se existem diferenças, não são relevantes, como demonstrei acima. A não ser no caso de adulterações grosseiras, como no caso da bíblia gay(!).

Por todo o globo há fósseis de dinossauros, cosmos.

Quanto à Bíblia falar sobre eles, bem, é uma questão de fé. Eu não o creio :D

Eu faço traduções de alguns textos ou filmes em inglês, e confeso que passo uma barra pra traduzir o texto sem perder o sentido, ou pegar o que o cara está querendo dizer baseado nas expressões e alegorias como a ironia.

2000 anos se passaram e o que saiu bos lábios de cristo está intacto na livraria mais próxima de você, pra mim soa como piada, uma agressão ao bom senso.

Sou a favor do amor de cristo só porque é bom, mas rejeito qualquer "manuscrito sagrado".

Acredito em Deus, mas não sou religioso praticante. Segue abaixo o que me guia tanto nas horas boas quanto nas ruins:

"O reino de Deus está em você e à sua volta, não em templos de madeira e pedra. Parte um pedaço de madeira e ali estarei. Ergue uma pedra e me encontrarás."

Abraço Blood Brothers.

"A suposta evoluçao das espécies quase nao acontece mais."

Realmente. Ultimamente nao tenho visto mais nenhum macaco evoluindo para humano!!
Poxa vida. Pelo começo desse tópico, nao esperava esse tipo de comentario...

Bem amigos,no colégio fui ensinado que o homem veio a existir por evolução,e até pouco tempo acreditava que sim. Aí vcs dizem : Ha, isso é questão de fé!

Se eu dizer que todo esse conjunto de informações é um plano minunciosamente orquestrado pelo inimigo número um de Deus com o intento de afastarnos da nossa verdadeira origem,vcs pensariam: "Agora ele apelou de vez!:D Pois quem não acredita em Deus, muito menos no diabo!

Uma das definições de "teoria": "Conhecimento especulativo e independente de aplicaçao..."

Na minha opinião o que está ocorrendo aqui neste tópico, é uma guerra de conhecimentos sem prioridade para bandeiras ateístas,religiosas ,dogmaticas etc...

Podemos saber qual é a intenção de Deus?

Acredito eu que umas das formas de Deus se comunicar com homems é através da revelação,mas isso foge do contexto em que estamos discutindo pois é uma questão de fé.

Simplismente eu creio!:)

"Bem-aventurados os que não viram mas creram."

Acredito em Deus, mas não sou religioso praticante. Segue abaixo o que me guia tanto nas horas boas quanto nas ruins:

"O reino de Deus está em você e à sua volta, não em templos de madeira e pedra. Parte um pedaço de madeira e ali estarei. Ergue uma pedra e me encontrarás."

Abraço Blood Brothers.

Em Lucas temos um comentário parecido... "Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós". esse comentário seu é do apócrifo evangelho de Tomé e do filme Stigmata. Concordo plenamente com ele!

E Lys, realmente, o que vale é o que vale. Não porque está ou não está escrito em um livro.

Queria deixar uma pergunta pro forum pensar:
PORQUE EXISTEM TANTOS PARTICIPANTES DAQUI QUE FAZEM PARTE DESTE "GRUPO DE ESTUDO" BIBLICO.
Aqui eh um forum de cogumelos, psicodelicos, nao?
Porque a sua organizacao eh tao presente aqui se o tema do forum sao cogumelos?
Qual o interesse em desinformar as pessoas daqui?

Não se esqueça que o Sr. mesmo já fez parte de um grupo destes! hehe

(só pra criar discórdia.) ;P

"Deus é um cara gozador, adora brincardeiras..."
Caro Mortandello, o que nossos amigos estao fazendo é apenas continuando a brincadeira do famoso telefone-sem-fio que o nosso deus cristao começou, com alguns hilarios primatas, há algum tempo atras. O interessante era que a brincadeira era pra ficar só entre a galerinha dele, mas, para a nossa sorte, ou nao, alguns primatas mais ousados acharam a brincadeira tao interessante que decidiram espalha-la pelo mundo.
Mas uma das que ele mais gosta mesmo é a tal do esconde esconde.

kkkkkkkkkkkkkkkk

Esconde-esconde divino é o que há.

Acho difícil falar pelos outros... quem sabe o que ele queria?

Uma amiga minha me disse algo muito interessante outro dia. Ela disse: "Se Jesus fosse vivo hoje, ele seria qualquer coisa, menos Cristão." hehe

Tenho certeza de uma coisa, o que ele não queria era ver seu nome usado como foi e é.

Back