Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

Zigg Dust:
Voce ja tomou CHA DE COGUMELO?
Muito forte mesmo a ponto de alucinar?
(so por curiosidade)
se SIM -
Isto Reforcou sua FE?

Isto me fez repensar tudo. E além de outras coisas, sim, reforçou minha fé não só em Deus, mas na vida e na verdade (ser mais verdadeiro). O que é afinal a mesma coisa.

Vou contar logo tudo:
Primeiro eu era estava em cima do muro, depois dos enteógenos (principalmente ayahuasca) fui ao fundo de tudo e passei por uma fase negra, quase dois anos, niilista total, só via morte e trevas na minha frente, toda e qualquer instituição e ideal não significava nada. Nada valia nada (pra que viver?). Então comecei a analisar melhor as coisas (houve um upgrade no pensamento, no raciocínio) e percebi o que aquelas viagens e a realidade que eu estava vivendo queriam me dizer.
Agora só vejo Luz e Vida.

Isto me fez repensar tudo. E além de outras coisas, sim, reforçou minha fé não só em Deus, mas na vida e na verdade (ser mais verdadeiro). O que é afinal a mesma coisa.

Vou contar logo tudo:
Primeiro eu era estava em cima do muro, depois dos enteógenos (principalmente ayahuasca) fui ao fundo de tudo e passei por uma fase negra, quase dois anos, niilista total, só via morte e trevas na minha frente, toda e qualquer instituição e ideal não significava nada. Nada valia nada (pra que viver?). Então comecei a analisar melhor as coisas (houve um upgrade no pensamento, no raciocínio) e percebi o que aquelas viagens e a realidade que eu estava vivendo queriam me dizer.
Agora só vejo Luz e Vida.

posso fazer das suas palavras as minhas.
porem eu nao vejo luz e vida na biblia.
estudando o hinduismo eu aprendi que uma verdade dita entre mil mentiras se torna uma mentira pior do que uma mentira contada em meio de mil verdades.
o caminho eh da descomplicacao do raciocinio.
religiao eh natural, um caminho natural do ser humano.
mas nao eh um manual de vivencia - isto eu nao posso concordar - pois mesmo em VIDA E LUZ eu vejo seriamente em meu caminho :
ESCREVA SEU PROPRIO LIVRO DA VIDA.
achei interessante seu ponto e o respeito muito.

ô Mirador,
"Eli, Eli, lamá sabactâni?" não é nada mais que o início do salmo 22, o salmo do Justo, identificado como uma profecia sobre a vinda e a vida do Cristo que viria.

Então, mesmo naquele último momento Jesus não estava se lamentando (bad trip?:p:), mas ainda estava cumprindo sua missão, salmodiando, para quem quisesse ouvir. Na Bíblia transcreveram apenas a primeira frase porque esse era o costume. O resto do salmo fica subentendido.

Quanto ao Lúcifer, não se trata de uma questão de onipotência/impotência de Deus, mas do simples fato que todos possuem o livre arbítrio, então...
E também este mal não é potência ativa (tipo Deus criou o Mal...). O que houve e há é apenas afastamento de Deus, não um mal puro, como há o bem, que é Deus, a vida e toda potência positiva, criadora e consonante com a ordem do Universo.

Sim zigg, é disso mesmo que estou falando. Essas são as respostas que me deram também outros pastores e que jamais pude digerir. Não se preocupe, já as vomitei há muitos anos e não guardo rancor nenhum daquela fase em que procurei por algo que não me cabia.

Tenho respeito pelas religiões e pelos religiosos não-materialistas e gosto mesmo de observar aqueles que as têm em seu coração genuinamente, como gostava de observar aquele pinheirinho, o lobo da estepe. :)

Já aos religiosos hipócritas, sinto apenas o gosto do escarro e vontade de cuspir.

Deus,Deus,Deus será que existe? Será que ele é apenas fruto da minha mente?

É esta a quase eterna pergunta.

Cada um procurando defender seu lado mas esquecendo de um detalhe:

Quem sou eu,de onde vim e para onde vou? As respostas são infinitas ou talvez não há resposta satisfatória.

A incredulidade é uma coisa séria mas Deus nos deu o direito de escolha, pois é aí que mora o perigo.

Há casos que acredito que se Deus resolvesse aparecer para alguém tipo no mesmo estilo que apareceu a Paulo no caminho de Damasco,o tal pensaria:

"É!! Essa foi a trip mais louca que já tive,nunca pensei que a ressaca seria tão forte!"

Mas Deus não é tolo pra pousar numa montanha e gritar seu nome sem parar sabendo que é surdo dos ouvidos espirituais.

Chego até mesmo conjecturar uma cena do juízo final: "Eu não morri? Então o que estou fazendo aqui e quem é este ser tão grande assentado naquele trono? O que todas estas pessoas fazem aqui? Porque toda minha vida está sendo lida diante de mim? Isso não pode está acontecendo,é só uma bad trip e vai passar logo(espero!).

E mais uma vez alguem pergunta: Porque temos que acreditar na biblia?

O bem sempre é bem vindo por que me faz bem e aos outros também(até rimou rsss!); Mas a sempre questionada palavra de Deus diz em Efésios cap 2 v 8 e 9:

"Porque pela graça sois salvos,por meio de FÉ;e isso não vem de VÓZ;é dom de Deus. Não vem das OBRAS, para que ninguém se GLORIE."

NÃO SIGNIFICA QUE NÃO DEVEMOS FAZER O BEM,mas é insuficiente pra nos salvar por causa do orgulho e seus derivados como a soberba e a prepotencia.

Por mais difícil que pareça ser,acredito que não estou lançando pérola aos porcos( sem ofenças por favor)pois vejo minha passagem aqui como uma missão e sei que não estou sozinho (humanamente falando alguém sabe a quem me refiro) nesta empreitada,minhas motivações são mais superiores que meus medos, minha fé é mais forte que a dúvida e o bem me seguirá!!

abs!!

"Bem-aventurados os que não viram mas creram"

Quem sou eu,de onde vim e para onde vou? As respostas são infinitas ou talvez não há resposta satisfatória.
A resposta de outros nao importa!
A sua importa.
Eu sei de onde eu vim, O QUE SOU, e para onde vou.
Resposta unica - EU SOU.
Novamente repito se algo lhe exige HUMILDADE ja comecou errado - tao errado quanto a soberba e a prepotencia eh o humildade utilizada como MOEDA de troca com um deus inexistente.
Se a sua vida segue um manual de instrucoes, ok!
Mas eu acredito que eu posso fazer diferente, fazer DEUS mudar por MIM e nao o contrario.
Eu tenho autorizacao DELE PROPRIO pra falar em nome divino.

Eu sei de onde eu vim, O QUE SOU, e para onde vou.
Resposta unica - EU SOU.
Livro de Êxodo CAP 3 V 13,14:"Então disse moisés a Deus:Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser:O Deus de vossos pais me enviou a vós;e eles me disserem:Qual é o seu nome?Que lhes direi?
E disse Deus a moisés: EU SOU O QUE SOU.Disse mais:Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vóz.

Perfeita resposta baseado em sua propria verdade e espectativa esse seu tópico.

Na verdade pra se entender o contexto, o elemento crucial é a fé!

Livro de Hebreus cap 11 v 1,2,3 e 6:

"Ora,a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
Porque, por ela,os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé, entendemos que OS MUNDOS,pela palavra de Deus foram criados; (tchau thau teoria do big ban) de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente ( uma pedra=prótons,elétrons,neutrons=fízica )."

V 6 :" Ora,sem fé é impossível agradar-lhe,porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam."

Deus é o EU SOU! E NÃO NÓS SOMOS!

Acredito que nesse ritmo o cm vai ter que almentar seus byts.

Livro de Mateus cap 22 v 29 part b:"Errais por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus."

2 Timóteo cap 3 v 16:" Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar,para redarguir,para corrigir,para instruir em justiça."

Para encerrar medite nesta citação:

Livro de Romanos cap 11 v 33 ao 36:

"Ó profundidade das riquezas,tanto da sabedoria,como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos,e quão inescrutáveis,os seus caminhos!
Porque quem compreendeu o intento de Deus? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ELE,para que lhe seja recompensado?

Porque dele,e por ele,e para ele são todas as coisas;glória, pois, a ele eternamente. Amém."

Bendito seja o teu nome Senhor.hoje e para sempre.amém!!!

"Bem aventurados os que não viram mas creram".

Se Deus existe ele deve ficar muito decepcionado que alguém acredite em alguma coisa com 100% de certeza, ou a ponto de mudar a própria vida, sem provas.

Ou não também, talvez isso seja esperado. A imaginação faz parte da inteligência.

Adicionando alguma coisa a parte mais filosófica do tópico:

Eu não acredito nem no "eu", eu sou uma pessoa tanto quanto um montinho de areia que uma criança junta na praia e chama de "castelo". Se alguém soubesse tudo sobre esse mundo (fisicamente), as minhas ideias, opiniões, etc. Seriam todas como um livro aberto, para essa "pessoa" eu não teria escolha nenhuma sobre as minhas ações, do mesmo modo que o sol não tem escolha se vai aparecer ou não. Isso efetivamente me torna uma "coisa".

Somos parte do universo e não diferentes de uma porta ou uma cadeira, somente aos nossos próprios olhos que foram formados pela evolução para ver assim, o que só mostra que o egocentrismo traz uma vantagem evolucionária (o que na verdade é óbvio, quem só pensa em si mesmo faz o melhor para si mesmo).

Se Deus existe ele deve ficar muito decepcionado que alguém acredite em alguma coisa com 100% de certeza, ou a ponto de mudar a própria vida, sem provas.

Ou não também, talvez isso seja esperado. A imaginação faz parte da inteligência.

Adicionando alguma coisa a parte mais filosófica do tópico:

Eu não acredito nem no "eu", eu sou uma pessoa tanto quanto um montinho de areia que uma criança junta na praia e chama de "castelo". Se alguém soubesse tudo sobre esse mundo (fisicamente), as minhas ideias, opiniões, etc. Seriam todas como um livro aberto, para essa "pessoa" eu não teria escolha nenhuma sobre as minhas ações, do mesmo modo que o sol não tem escolha se vai aparecer ou não. Isso efetivamente me torna uma "coisa".

Somos parte do universo e não diferentes de uma porta ou uma cadeira, somente aos nossos próprios olhos que foram formados pela evolução para ver assim, o que só mostra que o egocentrismo traz uma vantagem evolucionária (o que na verdade é óbvio, quem só pensa em si mesmo faz o melhor para si mesmo).

Muito bem colocado meu rapaz, belo poto de vista, apresenta RACIONCÍNIO e coerência.

A bíblia é um livro de respostas prontas, tem milhões delas, é só escolher assim como nosso amigo cosmos o fez.

Maldito dia em que digitalizaram a bíblia e o ctrl + c, ctrl + v da mesma tornou-se possível...

Se for pra ficar postando passagem da bíblia aqui, mudem o título do tópico e postem ela inteira, afinal montando um raciocínio apartir de fragmentos de textos eu faço uma doutrina inteira só de recortes de revista.

Pra ser sincero essa citação toda me ofende, no meu mundo de singularidade isso é BLASFÊMIA!

Não confudam senhores, não acreditar em deus e a bíblia é uma questão de bom censo, de capacidade mínima de interpretar as coisas a sua volta COM SUA PRÓPRIA MENTE.
Isso senhores, não implica de forma alguma que dormimos com "A origem das espécies" como livro de cabeceira como fazem os senhores com a bíblia.

Para mim a instituição acadêmica (ciência), tanto quanto a religiosa caminham de mão dadas no que se diz respeito a verdadeira consciência do que se passa ao seu redor. Ambas criam um mundo fictício, regular, concreto e cheio de regras, paradoxalmente a realidade em constante mudança do universo enquanto matéria, tempo, existência e além.

O conceito de sobrenatural é um conceito criado para colocar todo assunto sensível numa penumbra indecifrável de mistério, para as quais tanto a ciência quanto a religião já tem repostas sobrenaturais prontas.

Não é revirando fósseis (Que o diabo colocou lá para desviar o caminho do homem de deus) e nem cavucando significados em livros antigos que encontraremos a essência do ser humano, pois ela habita dentro de VOCÊ.

Independentemente disso tudo, existem 3 verdades: A minha, a sua e a verdade absoluta.

Se você acredita em deus, realmente deus existirá, falará com você, operará milagres, trará bençãos e castigos. Tudo porque VÔCE quis.

Agora a ameaça divina de sofrimento eterno como arma de crudulidade. Cosmos day por favor, isso é técnica de pregador da praça da Sé.
Eu particularmente não acredito em deus e não sigo as regras dele, mas eu sei que pratico o bem, porque me faz bem, quero somar e não destruir. Estou tranquilo com minha consciência e não carrego culpa nenhuma, portanto essa velha não me pega, não tenho medo do julgamento do seu deus.

NADA nessa vida vai me impor coisa alguma através do medo! EU escolhi assim e assim será, AMÉM.

Muito bem colocado meu rapaz, belo poto de vista, apresenta RACIONCÍNIO e coerência.

A bíblia é um livro de respostas prontas, tem milhões delas, é só escolher assim como nosso amigo cosmos o fez.

Maldito dia em que digitalizaram a bíblia e o ctrl + c, ctrl + v da mesma tornou-se possível...

Se for pra ficar postando passagem da bíblia aqui, mudem o título do tópico e postem ela inteira, afinal montando um raciocínio apartir de fragmentos de textos eu faço uma doutrina inteira só de recortes de revista.

Pra ser sincero essa citação toda me ofende, no meu mundo de singularidade isso é BLASFÊMIA!

Não confudam senhores, não acreditar em deus e a bíblia é uma questão de bom censo, de capacidade mínima de interpretar as coisas a sua volta COM SUA PRÓPRIA MENTE.
Isso senhores, não implica de forma alguma que dormimos com "A origem das espécies" como livro de cabeceira como fazem os senhores com a bíblia.

Para mim a instituição acadêmica (ciência), tanto quanto a religiosa caminham de mão dadas no que se diz respeito a verdadeira consciência do que se passa ao seu redor. Ambas criam um mundo fictício, regular, concreto e cheio de regras, paradoxalmente a realidade em constante mudança do universo enquanto matéria, tempo, existência e além.

O conceito de sobrenatural é um conceito criado para colocar todo assunto sensível numa penumbra indecifrável de mistério, para as quais tanto a ciência quanto a religião já tem repostas sobrenaturais prontas.

Não é revirando fósseis (Que o diabo colocou lá para desviar o caminho do homem de deus) e nem cavucando significados em livros antigos que encontraremos a essência do ser humano, pois ela habita dentro de VOCÊ.

Independentemente disso tudo, existem 3 verdades: A minha, a sua e a verdade absoluta.

Se você acredita em deus, realmente deus existirá, falará com você, operará milagres, trará bençãos e castigos. Tudo porque VÔCE quis.

Agora a ameaça divina de sofrimento eterno como arma de crudulidade. Cosmos day por favor, isso é técnica de pregador da praça da Sé.
Eu particularmente não acredito em deus e não sigo as regras dele, mas eu sei que pratico o bem, porque me faz bem, quero somar e não destruir. Estou tranquilo com minha consciência e não carrego culpa nenhuma, portanto essa velha não me pega, não tenho medo do julgamento do seu deus.

NADA nessa vida vai me impor coisa alguma através do medo! EU escolhi assim e assim será, AMÉM.

Obrigado Lysergic D, você também fez alguns pontos bem interessantes.

Algumas observações:

A própria ideia de mágica já é uma ideia que devia ser evitada, o místico, a mágica e o supernatural definem coisas que não podem e não devem ser compreendidas. Coisas de medo, coisas de paixão e apego extremos. Coisas que rejeitam o pensamento lógico e o raciocínio, são coisas de ilusão, não que não sejam boas, mas só na mente. Elas não deveriam de modo algum ser levadas a serio pelo individuo que as vê, simplesmente porque é esperado que ele ou qualquer outro ser humano não vá ser honesto a respeito do que viu e do mundo em que vive (por causa das emoções e da "não necessidade de pensar").

Quanto ao bem e o mal, quem somos nós para saber tudo sobre as engrenagens do mundo? Obvio que matar e assaltar provavelmente não vai lhe trazer muitas coisas boas, mas quem sabe se isso é necessário para o funcionamento normal do mundo?

Claro que a sua opinião também faz parte do funcionamento do mundo, essa opinião somada as das outras pessoas vão ser testadas no mundo real e ele vai dizer "oh, nesse lugar morreu todo mundo", "no outro em que eles pensavam diferente não morreu ninguém", os que sobrevivem passam a cultura e mudam a humanidade (tanto culturalmente quanto geneticamente) para o caminho "certo", ou pelo menos um que seja "certo" o suficiente para continuar existindo.

Pode ser que não funcione assim, é só um exemplo. Quando vê matar é bom, quando vê não é. Quando vê um pouco de morte é bom para determinado lugar mas para outro não é.

De qualquer jeito, meu ponto de vista não é normal, tanto você quanto eu somos peças nesse quebra cabeça que é o mundo. Esse entendimento me traz muito mais paz sobre quando eu tenho aquela vontade que todos nós temos de dizer "Ah você é mau, EU tenho que fazer alguma coisa a respeito", não, se não faz sentido para a minha vida, para que que eu vou fazer justiça? Mato 1 voltam 15 e me matam, o mundo é que decide o que é certo. Tenho que me concentrar naquilo que faz sentido, naquilo que é lógico , simplesmente porque é a única maneira que nós temos para lidar com o mundo de maneira previsível.

Mas quem disse que todo mundo deve ser lógico? Quando vê não ser muito lógico é uma coisa boa para o indivíduo, eu que não sei o que é o melhor para você, não tenho nem ideia.

Diego meu velho, e viva os seres humanos que aceitam a sua ignorância e contemplam o seu espaço nessa existência devidamente.

Tudo, absolutamente tudo está em constante transformação, portanto o que é regra hoje, pode ser exceção amanhã e assim por diante. Se tentarmos nos apegar em qualquer coisa estaremos fatidicamente iludidos.

Por exemplo, citando apenas uma das partes, o que te faz enxergar é a luz, que a propósito viaja a 300.000 km/s aprox., será que o que você vê, não é simplesmente o que você viu?

Diego meu velho, e viva os seres humanos que aceitam a sua ignorância e contemplam o seu espaço nessa existência devidamente.

Tudo, absolutamente tudo está em constante transformação, portanto o que é regra hoje, pode ser exceção amanhã e assim por diante. Se tentarmos nos apegar em qualquer coisa estaremos fatidicamente iludidos.

Por exemplo, citando apenas uma das partes, o que te faz enxergar é a luz, que a propósito viaja a 300.000 km/s aprox., será que o que você vê, não é simplesmente o que você viu?

Concordo em gênero e número, temos sempre que seguir pensando.

O mundo é feito de padrões, para sabermos se um padrão é real ou imaginário o único modo é testando ele. Quanto mais testes ele passa, maiores as chances dele ser real.

Aquele que não favorece padrões que se repetem, em favor de outros que não se repetem, não é honesto quanto as probabilidades de verdade das coisas que vê.

Deus é soberano e sua vontade está acima de qualquer coisa.

Não há como fugir de sua presença,nem no céu,nem na terra,nem no inferno nem mesmo ainda dentro de nossas mentes.

No passado quis se manifestar a nós com trovões relampagos , castigos,que por concequencia tivemos medo dele.

Mas agora se manifestou como homen e como Deus nos observando de perto comendo conosco, sorrindo conosco,chorando conosco,e mesmo assim o rejeitamos,cuspimos nele ,o esbofeteamos,humilhando-o e por fim o matando.

Ms Ele mesmo disse:"Eu entrego a minha vida e a tomo de volta".

Seu corpo já não jas na sepultura mas Ele vive para todo sempre amém.

A idéia que temos de não acreditar em Deus nos denuncia,pois não queremos aceitar a idéia de punição.

Sua autoridade esta acima de tudo e isso é relevante a qualquer pensamento humano que decida por si acreditar ou não em Deus.ELE é o criador,nós somos a criatura por consequencia nosso dever é sujeitarmos a sua Vontade.

Não me importo com apelidos que me derem aqui,o que faço esta além dos meus interesses,já tenho quem me defenda por isso não temo.

Não haverá juízo,o juízo já foi feito a escolha é a chave.

Uma notícia:"Fulano indignado com a traiçao de sua esposa a esfaqueou em sua casa.Detido em flagrante aguarda julgamento".

Continuo preferindo a leitura formal da bíblia mesmo Lysergic,sou nostalgico.

Provérbios 14 v12:" Há caminhos que para o homem parece reto a seus olhos,mas o fim são caminhos de morte."

Uma que esse tópico é aberto ao público portanto é democrático.
Outra que vc não entende nada o que significa e qual é a aplicaçao da hermenêutica biblica.

Mas é claro que posso criar uma doutrina apartir de fragmentos de textos biblicos e tudo isso ao meu favor,mas isto implica serias consequencias se não respeitar o contexto.

Até o proprio diabo pregou o salmo 91 pra Jesus numa tentativa frustrada de induzi-lo ao erro.

Livro de Mateus cap 4 v 5 ao 7:

"Então o diabo o transportou à Cidade Santa,e colocou-o sobre o pináculo do templo,e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus,lança-te daqui abaixo;porque ESTÁ ESCRITO:Aos seus anjos dará ordem ao teu respeito,e tomar-te-ão nas mãos,para que nunca tropeces em alguma pedra.(salmo 91 v 11 e 12)

Disse-lhe Jesus:TAMBÉM ESTÁ ESCRITO:Não tentarás o Senhor, teu Deus.(deuteronômio cap 6 v 16)

Compreendes!

Deus é soberano e sua vontade está acima de qualquer coisa.

Não há como fugir de sua presença,nem no céu,nem na terra,nem no inferno nem mesmo ainda dentro de nossas mentes...

Interessante que todos nós temos uma coisa em comum, todos nós dizemos que o mundo é assim ou assado e que ninguém tem escolha sobre onde vive.

Todos nós somos muito teimosos, mas se não fossemos estaríamos mudando de ideia todos os dias e nunca avançaríamos nos nossos caminhos pela descoberta da verdade. O que tornaria a vida muito chata e desgastante, mas será que evitar uma coisa só porque nós não gostamos leva a verdade?

O mundo só pode ser de um jeito, qual será o verdadeiro? Será que importa qual é o verdadeiro? Porque?

Será que a verdade está ao nosso alcance nesse momento?

A verdade não está ao alcance de nossas mentes, de nossa mente racional abstrata conceitual.
Simplesmente não está, porque a verdade não é para ser pensada, nem cristalizada/trancafiada em livros (ainda que possa estar em pensamentos e em livros) a verdade precisa ser VIVIDA.
Viva a Verdade (viver a Verdade).
Vale mais do que dizer-se pertencente à tradição A ou B, teoria A ou B...

O filósofo Kierkgaard teve uma intuição disto quando fala sobre o cristianismo: que só é possível acreditar porque é absurdo. Caso contrário, estaria restrito e registrado em livros, fórmulas matemáticas e, pior de tudo, ainda sujeito à análise de meros teóricos.

Linko esta informação aquele aspecto do método científico, a Descrição:
"O experimento precisa ser replicável (capaz de ser reproduzido)."

Mas como algo como a vida de Cristo pode ser reproduzida mais uma vez se só Ele poderia tê-la produzido?

Como poderíamos nós - que ainda nos acreditamos vivos - aceitar o aspecto Descrição do método científico, sem que nos sintamos privados de viver o impossível, o inédito, o único, aquilo que só cada um de nós pode (e tem o dever) de fazer???

Há! Queria que todas as discussões fossem assim, cheias de idéias para confrontar e nenhum atrito pessoal relativo ao ego dos participantes. Estão todos de parabéns.

Simplesmente não está porque averdade não é para ser pensada, nem cristalizada/trancafiada em livros (ainda que possa estar em pensamentos e em livros) a verdade precisa ser VIVIDA.

Zig sempre manda bem, abração meu velho! ^^

Cosmos, eu particularmente acho que a pregação, não é adequada a este ambiente e a nenhum outro, procura a doutrina quem precisa dela.

Por favor não faça pré julgamentos sobre meus conhecimentos, você só conhece de mim o avatar, não faz a mínima déia de quem eu sou, ou de meus conhecimentos.

A hermenêutica bíblica consiste em quê? Interpretação certo? A interpretação dos textos bíblicos está sujeita a diversos fatores que influenciaram na sua encrita, elaboração e posteriormente, tradução.

Agora vem a pergunta: De onde vêm o termo hermenêutica? Que origem tem esse termo?

Alguém já leu Caibalion?

No meu ponto de vista - o qual eu realmente demorei pra conquistar - eu penso que se a biblia fosse uma verdade absoluta, nao haveria OUTRAS religioes, e nao caberia NENHUMA interpretacao erronea.

Impossivel nao pensar - FAIL toda vez que eu vejo alguem citando textos biblicos em discussoes sobre DEUS.

Desculpa cosmos eu respeito demais seu ponto de vista mas ele depende exclusivamente da sua propria boa vontade.

Eu nao entendo a biblia como voce, e eu nao julgo isto a "falta de espirito santo" como voce poderia argumentar.

Se algo eh imutavel, absoluto e DIVINO - entao se subentende-se sem deixar nenhuma interpretacao erronea - VISTO QUE EH DIVINO!!!

Ae eu abro a biblia e vejo que um morcego eh ave, baleia eh peixe e uma cobra fala.

Alguem me puxa e diz - mas cara isso deve ser interpretado no sentido figurativo.

Ae viro mais umas paginas e leio - NAO MATARAS.

E eu penso - ah entao vou comer um BIFE DE CARNE, mas ta dito ali NAO MATARAS.

Enfim, farei do pedido do lysergic meu tambem, por favor nao tente nos doutrinar porque eu acredito que alem de nao ser possivel isto acontecer, isto corta totalmente nossas opcoes de dialogo coerente - SOBRE EXPERIENCIAS - DEUS ou nao.

Querer que algo exista nao torna ete algo real FORA DA NOSSA PROPRIA REALIDADE.
:D

A ligação do termo hermenêutica ao Caibalion faz-se pelo nome de Hermes/ Thot, do qual esse livro teria sido recebido e cujo conteúdo expressa os princípios do que ficaria conhecido como, justamente, hermetismo.

Esse princípios eu particularmente já conhecia, e você verá muita semelhança entre esses ensinamentos e os ensimentos mais profundos de Jesus (a um nível além das conhecidas parábolas, que ele costumava usar para ilustrar o povo, falando mais profundamente/diretamente aos seus discípulos) e de muitas outras tradições espirituais. E porquê? Por que simplesmente esses são princípios inscritos na ordem Universal, na Razão, no Logos. Ou pelo menos naquela parte da Razão que já temos - nós humanos - condições de compreender.
Esses princípios vão além da literatura (livros), pos são escritos com sangue (Vida) e pó das estrelas.

Já a hermenêutica bíblica, ainda que iniciante - faltam mais estudos acerca das traduções, linguística, filologia e arqueologia bíblica - evoluiu muito e tem como princípio "explicar a Bíblia tomando como base a Bíblia", pois a Bíblia é toda auto-referenciável. Além disso é necessário uma análise de gênero: se poesia, narrativa histórica, cartas... Nunca se deve, por exemplo, extrair um trecho de seu contexto em relação aos demais versículos e em relação ao livro em geral.

Sobre a dinâmica da compreensão/interpretação, diz Heidegger, "Toda interpretação, para produzir compreensão, deve já ter compreendido o que vai interpretar". Ou seja, a compreensão já está lá antes mesmo da interpretação. É "aquele que tem ouvidos, ouça" - de Jesus, o Cristo.

O mundo só pode ser de um jeito, qual será o verdadeiro? Será que importa qual é o verdadeiro? Porque?

Será que a verdade está ao nosso alcance nesse momento?

Bem meu amigo,vejo que vc é amante de vida e não há nada de errado nisso.

Mas o que é a vontade de Deus?

Sua boa e agradavel vontade é vivamos e desfrutamos de tudo aquilo que nos deu pelo seu grande amor;pois quando digo eu te amo papai e mamãe,abraço meus amigos sou inimigo da vingança;posso correr pelos campos floridos apreciar o perfume das flores,me alegrar com o canto dos pássaros,rolar na grama verde com meu filho,respirar esse ar pura vida jogar bola, trabalhar, fazer sexo com minha esposa e até mesmo quando choro,façamos isso tudo para glória e louvor do seu nome.

Porém este mundo está sob juízo,pois o próprio homem tem destruido seu lar não medindo consequencias obstinado por sua ganância e vaidade, destruindo seu semelhante e lutando para provar que ele tem razão e nao Deus.Deus se sente como um pedreiro que constroi um edificio mas não pode morar nele,até mesmo nem ao menos entrar nele,e se ele disser: Não estão lembrados de min? Meu suor está sobre o teto que hoje te protege da chuva e do sol,fiz tudo com muito zelo e amor para seu conforto.

Leia livro de 2 Pedro cap 3 v 7: "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo,até o dia do juízo e da perdiçao dos homems ímpios."

Mas por sua infinita misericórdia ele nos tem avisado,e ainda diz:

livro de Ezequiel cap 18 v 21 e 22: " Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu,e guardar todos os meus estatutos,e fizer juízo e justiça,certamente viverá;não morrerá."

Veja ainda Ezequiel 33 v 11: "Dize-lhes: Vivo eu, disse o Senhor Jeová,que não tenho prazer na morte do ímpio,mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva;...

Vedes que não posso ser negligente quanto ao fato de compartilhar essa verdade:

Ezequiel cap 33 v 8 e 9 :

"Se eu disser ao ímpio:Ó ímpio certamente morrerás; e tu não falares,para desviar o ímpio de seu caminho,morrerá esse ímpio na sua iniquidade,mas o seu sangue eu derramarei da tua mão."

Então pergunto: Se Deus é tão amoroso porque a de punir-nos se não obedecer-mos?

Deus tem vários atributos,dentre eles é a justiça ,pois sem a mesma, não há equilíbrio.

Se coloque no lugar de uma mãe que sempre cuidou de seu filho,sempre procurou zelar pelo seu bem-estar mas um dia ele decidiu não mais obedece-la se enveradando pelo caminho das drogas ao ponto de aterrorizar sua casa,sua vizinhança ignorando completamente a justiça.

Uma cena: A polícia está na sua captura pois sua ficha criminal já é extensa; Há um mandado de busca em sua casa,sua mãe está na porta preocupda com seu filho,o policial chega então pergunta: Fulano está aí? Naquele momento o coraçao de mãe quer dizer que não,mas ela sabe que existe a justiça e com lágrimas nos olhos diz : Sim ele está no quarto dormindo!

Assim tambem é com Deus,Ele não quer que ninguem se perca como na citaçao acima,mas que TODOS sejam salvos.

Ele nos fez uma maravilhosa promessa:

João cap 14 v 1,2 e 3 :

"Não se turbe o vosso coraçao;credes em Deus credes tambem em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas;se não fosse assim, eu vo-lo teria dito,pois vou preparar-vos lugar.
E, se eu for e vos preparar lugar,virei outra vez e vos levarei pra mim mesmo,para que,onde eu estiver,estejais vós tambem."

A verdade está diante de você, apenas creia.

abs!!

Back