Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

Citando alguns dos motivos BASICOS pra eu lhe dizer que eu nao vejo coerencia:

Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém mais de duas mil contradições explícitas ou implícitas. Esta lista é somente uma pequena seleção.

Obs: As contradições serão mais bem entendidas se houver o devido acompanhamento das passagens bíblicas citadas.

• A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16). Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).

• Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

• Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4). Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).

• Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9). Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).

• Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11). Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).

• Deus envia Moisés para o Egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).
No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26).

• Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6). Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).

• Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).

• Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4). Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:1)

• Proibição do assassinato (Êxodo 20:13). Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

• Proibição do roubo (Êxodo 20:15). Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).

• Proibição da mentira (Êxodo 20:16) Deus permite a mentira (I Reis 22:22)

• Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15). Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).

• Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

• Deus não pode mentir (Números 23:19). Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12). O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).

• Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:3. Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7). Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).

• Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:2Cool. Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).

• Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39). Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).

• Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20). David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).

• Isaías teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11). David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).

• Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6). Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).

• Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5). Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10). Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

• Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4). Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:1Cool. Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:1Cool.

• Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9). Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).

• Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

• Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24). Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).

• Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30). Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).

• Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20). Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).

• São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2). São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)

• (Esdras 2:3 & Neemias 7:Cool Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam.

• A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4). A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11).

• Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9). Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22).

• O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4). Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9). Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12).

• Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16). Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

• O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12). O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)

• Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13). Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).

• Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11). Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).

• Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27). Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).

• Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36). Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).

• Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12). Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30). Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11). Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10). Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-2Cool.

• Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42). Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).

• O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-Cool. O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).

• O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11). O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22).

• Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade (Mateus 8:26). Jesus adquiriu Mateus(Levi) como discípulo antes de ter acalmado a tempestade (Marcos 2:14, 4:39) Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare [Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39].

• O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7). O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).

• Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).

Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:1Cool.

• Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:Cool. Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).

• Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42). Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47). Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).

• A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2). A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).

• A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21). Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).

• Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30). Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).

• Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7). Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).

• Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)

• Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20) A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).

• Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35). Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).

• Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35). Você não pode ser um discípulo de Jesus a menos que já tenha aborrecido seus pais, seus irmãos, seus filhos ou sua esposa (Lucas 14:26).

• Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72).
O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74).

Mas ainda tenho umas perguntas basicas cosmos:
Voce acredita que a terra existe a quanto tempo?
O que voce acha sobre a evolucao das especies?
DINOSSAUROS? aonde eles viviam?
Cogumelos - os cogumelos sao de DEUS?:pos:

amo papai e mamãe,abraço meus amigos sou inimigo da vingança;posso correr pelos campos floridos apreciar o perfume das flores,me alegrar com o canto dos pássaros,rolar na grama verde com meu filho,respirar esse ar pura vida jogar bola, trabalhar, fazer sexo com minha esposa

Faço isso de muito bom grado também e sem figura Teocrática. Qual o problema de ser feliz sem deus?

Mais uma vez cosmos, tente se abster das citações biblícas para conversar aqui, do contrário sua argumentação não terá efeito algum sobre os demais.

PS: Ótima síntese Mortadelics.

Tenho minhas dúvidas se não devemos pensar.

Mas o que é a vontade de Deus?

Antes disso, por favor me responda. Quem ou o que é Deus? Não entendo quando vocês falam que "Deus é amor", para mim amor é amor. Ou que "Deus é tudo", tudo é tudo, etc. Simplesmente não entendo, e como posso acreditar naquilo que não compreendo? Ou eu não deveria estar tentando compreender e deveria simplesmente aceitar?

Eu queria que um criacionista me explicasse como eh possivel a convivencia dos generos CUBENSIS e SUB-CUBENSIS no planeta terra.
Sendo que um eh a evolucao do outro.

Uma conversa que eu já tive com vários Cristãos, quase sempre alguma coisa muito parecida com isso:

Eu: "O que é Deus?"

Cristão: "Deus é o criador do universo, ele está em todo lugar."

Eu: "Como você sabe disso?"

Cristão: "Está escrito na Bíblia."

Eu: "No livro de Bram Stoker, Drácula, ele diz que Drácula era um vampiro. Um ser eterno que se alimenta de sangue e tem a força de dez homens, você acredita que Drácula tinha mesmo esses poderes?"

Cristão: "Não, é só um livro de ficção."

Eu: "Porque Deus existe e Drácula não é um vampiro? Os dois estão escritos em um livro e fazem parte da história."

Cristão: "Eu sinto que Deus existe."

Eu: "Bom, eu não sinto nada, você não pode realmente esperar que eu acredite em Deus sob essas circunstâncias."

Cristão: "Um dia você vai entender."

Eu: "???"

Se alguém me respondesse essa pergunta decentemente eu acreditaria em Deus na mesma hora, não sou nenhum fanático pela descrença. Na verdade a minha vida seria muito melhor ao lado de Deus e da Bíblia.

O problema real nao esta em deus.
esta nos cristaos que julgam os outros nao tao bons cristaos quanto eles.
Cristo real - a massa de energia pura - esta eh inabalavel pelas opinioes e acoes terrenas, e eh isso que importa - quem tem acesso a isso sabe, e sabe de quebra QUEM NAO TEM.

Citando alguns dos motivos BASICOS pra eu lhe dizer que eu nao vejo coerencia:

Mas ainda tenho umas perguntas basicas cosmos:
Voce acredita que a terra existe a quanto tempo?
O que voce acha sobre a evolucao das especies?
DINOSSAUROS? aonde eles viviam?
Cogumelos - os cogumelos sao de DEUS?:pos:

Fica complicado responder todas essas citações porque demandaria tempo. Coisa que não tenho (teclo do trabalho). E também vou me abster de responder as perguntas sobre a idade da Terra e dos dinossauros, pq foram feitas para o Cosmos.

Quantos às contradições o que penso é o seguinte:
O Alcorão veio de Maomé. O livro dos Mórmons veio de Joseph Smith. Mas a Bíblia é única, dentre os muitos livros sagrados do mundo. Não foi escrita por uma só pessoa. Pelo contrário, o Velho e o Novo Testamento foram escritos por 40 autores diferentes, em diferentes línguas e até dialetos, num espaço de tempo de 1600 anos. A Bíblia foi escrita por PESSOAS. Ainda que inspiradas/ligadas a Deus.
Se fosse como o Corão, escrito por uma só pessoa, no espaço de, no máximo, uma vida humana, certamente seria muito mais difícil achar essas "incoerências". Porque então, os primeiros padres não pensaram nisto e escolheram só uma fonte só um testemunho? Creio que eles se decidiram pelo princípio da amostragem: dois testemunhos valem mais do que um. E também porque já haviam muitas comunidades cristãs espalhadas pelo velho Mundo, cada uma conhecendo um livro a mais ou a menos que a outra. Eles pegaram os livros que eram reconhecidos por todas e juntaram... Porém originalmente eles não eram lidos assim, juntos, ainda que todos fossem reconhecidos pelos primeiros cristãos.
Enfim: a Bíblia é como uma coletânea de textos sobre o mesmo tema: Deus e o homem. E a ligação (aliança) entre eles, representada pelo Messias.
E isso nunca é incoerente. A Lei, a mensagem, a promessa da vinda do Cristo - por trás de tantos nomes e feitos de homens - permanece a mesma do início ao fim da obra.

Quanto às leis do Velho Testamento, muita coisa ali, para mim, é lei de homens, tanto que Cristo se opôs a essas tradições. Essa passagem ilustra bem o que digo:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza do vosso coração vou deixou ele (Moisés) escrito esse mandamento (do concubinato); porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois numa só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (Mc 10:5-9)

Então quem anexou a lei do concubinato foi Moisés, não é lei "de Deus".

Quando estudo a Bíblia o que procuro discernir é, no contexto da Bíblia: Quem é Deus? O que ele quer, qual a sua Lei? O que devemos fazer?

Agora, porque a Bíblia? Porque as idéias sãs que encontrei ali - em meio a tantos nomes e estórias de homens - combinaram com minha mente e alma. Assim como a filosofia zen também me interessa, o taoísmo, o quarto caminho (a parte prática)... Porém há, para mim, uma diferença: acredito ser possível, aliás, tenho certeza - espiritualmente e racionalmente - de que O Cristo, a massa de energia pura de que falou o Mortandello, encarnou por um breve tempo naquele humilde filho de carpinteiro, Jesus. E que ele é o Mestre dos Mestres, de todos os tempos. E que dentre todas as doutrinas, a sua é a mais completa, a Verdade, a Razão.

"Na verdade a minha vida seria muito melhor ao lado de Deus e da Bíblia."

Então, Diego, vc mesmo já encontrou a resposta.;)

Não entendo... Se a bíblia está sujeita a tantas alterações, tantos equivocos, e a verdade de Cristo pode ser sentida, porque diabos ainda cultuam este livro =/

Lys,
a bíblia ainda é a fonte mais importante, no que diz respeito aos ensinamentos de Cristo. Julgo-a muito importante, mas não objeto de culto em si mesma. Isso seria fetichismo, idolatria.

No entanto, muitas pessoas conseguem acessar o Cristo num nível mais místico e pessoal. Isto faz cada vez mais sentido hoje em dia onde, após uma certa decepção com as igrejas estabelecidas (e tornadas centro de negócios ou de tudo que não tem a ver com o que Cristo ensinou), busca-se um certo retorno ao cristianismo mais puro, primitivo. Interessante nesse sentido é a obra de Frank Viola, Reconsiderando o Odre.

E os pergaminhos do mar morto? Que nada tem a ver com a versão de Cristo passada na bíblia?

?
Que eu saiba, além de algumas páginas sobre a comunidade essênia (não cristã) de Qumram os manuscritos do Mar Morto oferecem apenas uma ótima chance de estudo, comparação e comprovação da autenticidade histórico-literária do Velho e Novo Testamento, pois se tratam de cópias manuscritas desses Testamentos. Se está falando da hipótese de Jesus ter pertencido ou até mesmo sido discípulo dos essênios, posso te dizer que há muitas diferenças entre sua doutrina e a daqueles. Se está falando sobre os apócrifos, digo que se são apócrifos é porque não foram reconhecidos como em voga nas comunidades cristãs, à época da compilação da Bíblia, ou então eram utilizados por poucos cristãos da época e fora do círculo apostólico.

Essa foi no mínimo inocente da sua parte Zigg. Estou falando exatamente dos apócrifos.

Segue o texto:

Existem mais de 60 evangelhos apócrifos, como os de Tomé, de Pedro, de Felipe, de Tiago, dos Hebreus, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta, etc. Foi um bispo quem escolheu, no século IV, os 27 textos do atual Novo Testamento. Em relação ao Antigo Testamento, o problema só foi definitivamente resolvido no ano de 1546, durante o Concílio de Trento. Depois de muita controvérsia, acalorados debates e até luta física entre os participantes, o Concílio decretou que os livros 1 e 2 de Esdras e a Oração de Manassés sairiam da Bíblia. Em compensação, alguns textos apócrifos foram incorporados aos livros canônicos, como o livro de Judite (acrescido em Ester), os livros do Dragão e do Cântico dos Três Santos Filhos (acrescidos em Daniel) e o livro de Baruque (contendo a Epístola de Jeremias).
Os católicos não foram unânimes quanto a inspiração divina nesses livros. No Concílio de Trento houve luta corporal quando este assunto foi tratado. Lorraine Boetner ( in Catolicismo Romano ) cita o seguinte : ” O papa Gregório, o grande, declarou que primeiro Macabeus, um livro apócrifo, não é canônico. O cardeal Ximenes, em sua Bíblia poliglota, exatamente antes do Concílio de Trento, exclui os apócrifos e sua obra foi aprovada pelo papa Leão X. Será que estes papas se enganaram ? Se eles estavam certos, a decisão do Concílio de Trento estava errada. Se eles estavam errados, onde fica a infalibilidade do papa como mestre da doutrina ? ”
No inicio do cristianismo, os evangelhos eram em número de 315, sendo posteriormente reduzidos para 4, no Concílio de Nicéia. Tal número, indica perfeitamente as várias formas de interpretação local das crenças religiosas da orla mediterrânea, acerca da idéia messiânica lançada pelos sacerdotes judeus. Sem dúvida, este fato deve ter levado Irineu a escrever o seguinte: ” Há apenas 4 Evangelhos, nem mais um, nem menos um, e que só pessoas de espírito leviano, os ignorantes e os insolentes é que andam falseando a verdade “. Disse isso, mesmo diante dos acontecimentos acima relatados e que eram de conhecimento geral.
Havia então, os Evangelhos dos Naziazenos, dos Judeus, dos Egípcios, dos Ebionistas, o de Pedro, o de Barnabé, entre outros, 03 dos quais foram queimados(Queimados?!? Porque será?), restando apenas os 4 “sorteados” e oficializados no Concílio de Nicéia.
Celso, erudito romano, contemporâneo de Irineu, entre os anos 170 e 180 D.C, disse: “Certos fiéis modificaram o primeiro texto dos Evangelhos, três, quatro e mais vezes, para poder assim subtraí-los às refutações”.
Foi necessária uma cuidadosa triagem de todos eles, visando retirar as divergências mais acentuadas, sendo adotada a de Hesíquies, de Alexandria; e de Pânfilo, de Cesaréía e a de Luciano, de Antióquia. Mesmo assim, só na de Luciano existem 3.500 passagens redigidas diferentemente. Disso resulta que, mesmo para os Padres da Igreja, os Evangelhos não são fonte segura e original.
Os Evangelhos que trazem a palavra “segundo”, que em grego é “cata”, não vieram diretamente dos pretensos evangelistas. A discutível origem dos Evangelhos, explica porque os documentos mais antigos não fazem referência à vida terrena de Jesus.

Essa foi no mínimo inocente da sua parte Zigg. Estou falando exatamente dos apócrifos.

Segue o texto:

Existem mais de 60 evangelhos apócrifos, como os de Tomé, de Pedro, de Felipe, de Tiago, dos Hebreus, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta, etc. Foi um bispo quem escolheu, no século IV, os 27 textos do atual Novo Testamento. Em relação ao Antigo Testamento, o problema só foi definitivamente resolvido no ano de 1546, durante o Concílio de Trento. Depois de muita controvérsia, acalorados debates e até luta física entre os participantes, o Concílio decretou que os livros 1 e 2 de Esdras e a Oração de Manassés sairiam da Bíblia. Em compensação, alguns textos apócrifos foram incorporados aos livros canônicos, como o livro de Judite (acrescido em Ester), os livros do Dragão e do Cântico dos Três Santos Filhos (acrescidos em Daniel) e o livro de Baruque (contendo a Epístola de Jeremias).
Os católicos não foram unânimes quanto a inspiração divina nesses livros. No Concílio de Trento houve luta corporal quando este assunto foi tratado. Lorraine Boetner ( in Catolicismo Romano ) cita o seguinte : ” O papa Gregório, o grande, declarou que primeiro Macabeus, um livro apócrifo, não é canônico. O cardeal Ximenes, em sua Bíblia poliglota, exatamente antes do Concílio de Trento, exclui os apócrifos e sua obra foi aprovada pelo papa Leão X. Será que estes papas se enganaram ? Se eles estavam certos, a decisão do Concílio de Trento estava errada. Se eles estavam errados, onde fica a infalibilidade do papa como mestre da doutrina ? ”
No inicio do cristianismo, os evangelhos eram em número de 315, sendo posteriormente reduzidos para 4, no Concílio de Nicéia. Tal número, indica perfeitamente as várias formas de interpretação local das crenças religiosas da orla mediterrânea, acerca da idéia messiânica lançada pelos sacerdotes judeus. Sem dúvida, este fato deve ter levado Irineu a escrever o seguinte: ” Há apenas 4 Evangelhos, nem mais um, nem menos um, e que só pessoas de espírito leviano, os ignorantes e os insolentes é que andam falseando a verdade “. Disse isso, mesmo diante dos acontecimentos acima relatados e que eram de conhecimento geral.
Havia então, os Evangelhos dos Naziazenos, dos Judeus, dos Egípcios, dos Ebionistas, o de Pedro, o de Barnabé, entre outros, 03 dos quais foram queimados(Queimados?!? Porque será?), restando apenas os 4 “sorteados” e oficializados no Concílio de Nicéia.
Celso, erudito romano, contemporâneo de Irineu, entre os anos 170 e 180 D.C, disse: “Certos fiéis modificaram o primeiro texto dos Evangelhos, três, quatro e mais vezes, para poder assim subtraí-los às refutações”.
Foi necessária uma cuidadosa triagem de todos eles, visando retirar as divergências mais acentuadas, sendo adotada a de Hesíquies, de Alexandria; e de Pânfilo, de Cesaréía e a de Luciano, de Antióquia. Mesmo assim, só na de Luciano existem 3.500 passagens redigidas diferentemente. Disso resulta que, mesmo para os Padres da Igreja, os Evangelhos não são fonte segura e original.
Os Evangelhos que trazem a palavra “segundo”, que em grego é “cata”, não vieram diretamente dos pretensos evangelistas. A discutível origem dos Evangelhos, explica porque os documentos mais antigos não fazem referência à vida terrena de Jesus.

Ingênuo?
Não... O que o "famigerado concílio de Trento, Nicéia..." usou foi critério.
Era preciso(?) estabelecer um cânon, de idéias e fatos relacionados a Jesus. Então o critério foi o da proximidade com as testemunhas visuais: Pedro, Mateus, Marcos e João. E do uso de tais escritos pela maioria das comunidades cristãs.
Então, comparando-se a estes Evangelhos sinóticos, pode-se ver como alguns daqueles livros apócrifos se mostravam como distorções da história e das palavras de Jesus, segundo o que foi testemunhado por seus discípulos mais próximos em seus livros.
Agora quanto a autenticidade da autoria dos evangelhos sinóticos posso dizer que pelo menos os de Mateus e Marcos são admitidos, por referências internas e externas,como autênticos, tanto ou mais que qualquer livro antigo. Infelizmente não havia ainda copyrights,etc...
Agora se os apócrifos tem valor ou não, oque sei é o que li: algumas idéias interessantes, mas ainda prefiro os "oficiais". Também não estou preocupado com a oficialidade ou com o gnosticismo, mas com o que os Evangelhos podem me transmitir sobre a Verdade...

Acho que esse texto que vc postou aí é de alguém que viu muito o Código da Vinci.
Sobre o filme e sua "teoria", leia:

http://www.hermeneutica.com/estudos/davinci01.html

Se você põe sua mão no fogo por um punhado de bispos e eclesiásticos pra lá de mal intencionados e corruptos da igreja CATÓLICA, eu mesmo não tenho mas nada a declarar...

Pelos "bispos mal-intencionados" não. MAS pelo que contem aqueles quatro Evangelhos, sim.
P.S: você leu todo o link que passei? com isenção?

Abrs

Eu li até a metade da parte 2 depois parei pois não acredito em Código Da Vinci e nem o tenho como fonte dos argumentos os quais eu defendo aqui.

Particularmente não posso afirmar se cristo teve relações sexuais com Maria Madalena ou sequer filhos, acho surreal cogitar isso assim como acho surreal dizer que o que está escrito em qualquer dos evangelhos, sejam apócrifos ou não, condizem com a realidade do que foi cristo.

Pra mim, se cristo existiu, foi um SER HUMANO de família muito rica e prestigiada que teve seus ensinamentos orientados pelo budismo e que contemplado pelo valor e a iluminação da doutrina budista, quis espalha-la a sua terra natal, culminando nessa revolução.

A santificação de cristo com filho do próprio deus se deu mais de 300 anos depois no império romano sobre o domínio de Constantino. E longe de ser por pura conversão a doutrina, o imperador adotou essa posição para não perder o controle sobre roma, que apesar de 300 anos de repressão violenta aos cultos monoteístas, tinha uma quantidade que já ultrapassava 50% da população.

A decisão então de adotar o cristianismo como religião oficial partiu de uma decisão política, que coube então a seleção dos textos e a elaboração de uma doutrina conveniente com os interesses os governantes de roma.

É maravilhoso que a mensagem do amor possa tocar a todos nesse planeta, mas é imprescindível resaltar que o encontro com deus, é o encontro consigo mesmo, com a entidade criadora interna, só assim é possível encontrar o amor de cristo. De resto, todo tipo de doutrina ou regra serve apenas para controlar e a exteriorização de deus, serve aos interesses de despropriar o divino do homem ao condena-lo por ser tentado todos os dias contra a vontade de deus.

Pegue a bíblia e acenda um baseado com as folhas dela que o amor será bem melhor compreendido do que lendo-a.

Cada um com a sua verdade... É essa pra mim é que é surreal:
"Pra mim, se cristo existiu, foi um SER HUMANO de família muito rica:eek: e prestigiada que teve seus ensinamentos orientados pelo budismo e que contemplado pelo valor e a iluminação da doutrina budista, quis espalha-la a sua terra natal, culminando nessa revolução."
É a história de Issa?

"A santificação de cristo com filho do próprio deus se deu mais de 300 anos depois no império romano sobre o domínio de Constantino. E longe de ser por pura conversão a doutrina, o imperador adotou essa posição para não perder o controle sobre roma, que apesar de 300 anos de repressão violenta aos cultos monoteístas, tinha uma quantidade que já ultrapassava 50% da população.

A decisão então de adotar o cristianismo como religião oficial partiu de uma decisão política, que coube então a seleção dos textos e a elaboração de uma doutrina conveniente com os interesses os governantes de roma."

Não, cara... Os próprios apóstolos já entendiam Jesus como o Cristo/Deus encarnado:
"TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO!" Mc 8,27-33

Bíblia não é referência pra nada. Absolutamente nada que está lá pode ser botado a prova, é questão de fé...

Back