Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Da panela de pressão e do desenvolvimento dos micélios.

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
41
Curitiba-PR
Prezados, boa tarde.
Apresento-vos uma charada...
Durante os procedimentos para a inoculação dos copos, utilizei duas panelas de pressão, sendo uma ligereiramente maior que a outra. Na primeira couberam 5 copos, enquanto na menor, apenas 4.
Adotei o uso dos panos dentro das panelas no processo de cozimento/esterilização do substrato.
Ocorre que o pano que estava na panela menor queimou... desconfiei disso quando comecei a sentir um característico cheiro de queimado saindo junto com o vapor... rsrsrsrsrs
Por óbvio, desliguei a mesma imediatamente e aguardei que esfriasse... ao abrir notei que o estrago não havia sido tão grande quanto o imaginado... "menos mal", pensei.
Com a outra panela, tudo correu dentro do previsto e não tive problemas com princípios de incêndio.
Imaginei que os 4 copos que estavam na panela queimada teriam sido perdidos em razão da alta temperatura, mas ainda assim, optei por inoculá-los.
Na inoculação todas as medidas preventivas de praxe foram adotadas, como a flambagem da agulha, asepsia dos materiais e do ambiente, além de fazer o procedimento sobre a tampa do forno do fogão que estava aceso.
Os primeiros copos inoculados foram os "queimados", em seguida, os 5 da panela maior.
Passada uma semana da inoculação, ansiosamente abri a incubadora para ver o resultado do árduo trabalho: SURPRESA!
Os 4 copos da panela pequena, cujo pano queimou, estavam num nível de desenvolvimento muito superior aos outros 5, que não sofreram com o incêndio.
Posso garantir quais eram os copos queimados, porque partes do pano queimado grudaram no fundo dos copos, facilitando a indentificação dos mesmos.
Posso afastar com certeza a disposição dos copos na incubadora como fator determinante para o melhor desenvolvimento de um ou outro copo. Eles estavam dispostos em vários pontos da caixa, não necessariamente entorno da garrafa que comporta o aquecedor.
A dúvida é: que raios pode ter influenciado para que os "queimados" se desenvolvessem numa taxa aproximadamente 5x maior que os outros?!
Detalhe: os outros praticamente estagnaram ao passo que os outros continuam se desenvolvendo plenamente.

Ah! Esqueci de um dado muito importante: não há, até o presente momento, qualquer sinal de contaminação nos copos ("bolo" com arroz integral, vermiculita e água)

Os que se desenvolveram rapidamente, já foram para o terrário e "passam bem, obrigado".
Técnica utilizada: casing (vermiculita, pó de fibvra de coco, calcário de conchas e água
 
A primeira vez a gente nunca esquece!
Fiz a primeira colheita...
Gostaria que dissessem o que acharam do esquema de secanagem...
GEDC1424_zpsbd522d4d.jpg
Alguns cogumelos eram pequenos, mas o véu já havia se rompido...
Grande Beraldo! Muito didático o video! Valeu, garoto!
Abraços!
 
Upvote 0
Mas que m*...
Os cogus ontem colhidos estão no tunel desde às 02 da manhã e ainda não secaram!
20 horas de tunel e nada e o ventilador é bem forte!
Parece uma turbine!
Será esse o problema?
Ele deve ser mais fraco?
 
Upvote 0
Algo está errado, Paraná
Percebi...
Só não consigo descobrir o que pode ser.
O vide do Beraldo é muito bom... explica passo a passo.
Vou reler e rever tudo.

Acho que a meia-calça, por mais que eu tenha esticado ela, não permitiu a passage do ar de maneira a garantir a secagem... troquei o tecido por um mais "vazado"... vamos ver.
 
Upvote 0
pode ser a humidade do vento parana, o bom seria a ventilação vaporizando calor em pequena escala
aposto q em alguma hora estam seco, faço isso sempre emrrolo os cogumelos num crocher.
 
Upvote 0
Percebi...
Só não consigo descobrir o que pode ser.
O vide do Beraldo é muito bom... explica passo a passo.
Vou reler e rever tudo.

Acho que a meia-calça, por mais que eu tenha esticado ela, não permitiu a passage do ar de maneira a garantir a secagem... troquei o tecido por um mais "vazado"... vamos ver.


Usa um escorredor de macarrao no lugar

e como assim nao estao secos? nao secou nada?

Tira eles do vento e coloca em um pote Hermeticamente fechado com silica gel ou cloreto de sodio no escuro
Deixa la ate ficarem cracer-dry.
Depois coloca em um pote hermetico com SILICA GEL e guarde o pote fechado na geladeira.
Se for silica azul nao deixe entrar em contato com os cogumelos. Use algo como aparador, tipo papel toalha.

Abracos

Ec, foi mal o flooder. Esqueci que ja tinha uma msg postada
 
Upvote 0
Pouco sentido mesmo...
O que faz pouco sentido?
Minha frase ou os cogus não secarem?
(n)
hehehehhe

Na verdade, as duas coisas não fazem sentido!
Cometi erros... de interpretação.
O sistema de secagem está perfeito... exatamente como deve ser feito.
Logo, não havia razão em pedir que os outros dissessem o que acharam.
Beleza... essa foi a primeira cagada! Valeu pelo toque, Ecuador.
Explicarei a segunda...
No video do Beraldo ele diz deixar de 8 a 12h e depois põe na silica...
Pensei que, naquele esquema os danados já saíam tipo 'cracker dry'...
Agora que li quase tudo que o forum disponibiliza sobre secagem, percebi que isso não aconteceria.
Aqui no Sul tá uma friaca da p****! Clima frio e muito úmido.
Isso já deve atrasar um pouco mais a secagem... terei que deixar mais de 48h no tunel...
E, só depois da silica que ele ficará totalmente seco e crocante.
Então, creio eu, as coisas estão acontecendo dentro do previsto... vejam só como eles estão:



Se comparados a como estavam há 24 horas atrás:
1.JPG2.JPG3.JPG
Acho que estão secando razoavelmente bem... ou não?
E aí, a secagem tá muito lenta ou tá normal?
Putz, sera que eu deveria perguntar isso?
Bom, pelo menos estou fazendo a pergunta no tópico certo!
hehehehe
Abraços.
 
Upvote 0
O pouco sentido era em relacao ao topico "Grandes citacoes, pouco sentido".
Por sinal, ainda não faz sentido nenhum kkk
Ec, muda a postam pro topic certo. Iremos continuar a discussao la
 
Upvote 0
pode ser a humidade do vento parana, o bom seria a ventilação vaporizando calor em pequena escala
aposto q em alguma hora estam seco, faço isso sempre emrrolo os cogumelos num crocher.
É isso mesmo, bolo.
A umidade tá tornando o processo mais lento que o normal.
Mas dei de pixote mesmo, como dizia meu saudoso avô!
Acho que havia entendido as etapas e me precipitei no post...
Ficarei mais atento.
Obrigado pela ajuda.

O pouco sentido era em relacao ao topico "Grandes citacoes, pouco sentido".
Por sinal, ainda não faz sentido nenhum kkk
Ec, muda a postam pro topic certo. Iremos continuar a discussao la
outra cagada!
por favor, não me expulsem da comunidade.
:censored:
 
Upvote 0
outra cagada!
por favor, não me expulsem da comunidade.
:censored:

kkkk.
Relaxa. Copia sua msg com as fotos para o topico certo. Depois a moderacao arruma aqui

Eh dificil falar soh por imagem, mas, pelo visto esta tudo ok.
Se ja tiver o dissecante já pode colocar secar em um pote hermetico. Se nao, deixa no tunel mesmo.

Só cuidado pra nao queimar o ventilador. O meu queimou com 3 ou 4 dias de uso. kkkkkkk

Absss
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
A quem possa interessar:
recipienteparasecagem-fundo-vazio_zpsdaa7efc2.jpg recipienteparasecagem-cima-vazio_zps97f34752.jpg GEDC1425_zpsb393f356.jpg esquemadesecagem-comcubensis-visatildeoalto_zpsa17e732b.jpg esquemadesecagem-comcubensis-visatildeogeral_zps0889f7cf.jpg esquemasecagem-alto_zps7788e4f0.jpg esquemasecagem-visatildeogeral_zps4690fd1e.jpg
Colheita de mais dois casings...
Desta vez fiz a sangria dos cogumelos... fiz um corte de cima a baixo na estipe de cada um para ver se agiliza a secagem
 
Upvote 0
Back
Top