Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo tampanensis centeio

Diário de cultivo completo.
Pessoal, estou iniciando nisso e pesquisei algumas coisas aqui e em outros foruns. Fiquei feliz pela quantidade de info que já tem aqui, obrigado a todos.

Vou iniciar meu diário precocemente, pois sequer possuo esporos neste momento. Mendiguei pra alguns usuários no forum, mandei carta pra manaus e pedi esporos Tampanensis do exterior com o objetivo gerar pedras. Um colega disse que irá colaborar, pelo que vi fiz tudo certo na carta e os de fora estão a caminho.

Meu primeiro pensamento foi: esporos Tampanensis são caros, preciso de um método que seja confiável e garanta certa independência desde o início. Primeiro vi as CLs e com mais leitura eu vi as culturas em agar. Bom, decidi ir com agar logo de começo pois percebi que o micélio já é bem resistente (vs. esporos), e mesmo com contaminação posso isolar o micélio em outra placa, garantindo que vou ter a strain para inocular.

O que já fiz: Para garantir uma CL o mais livre de contaminação possível, resolvi fazer o tek de porta de injeção utilizando silicone e para troca de gases usar o Tyvek. Apesar de não precisar do tyvek na CL eu achei legal pq ele vai equalizar a pressão quando eu for sugar para inocular. Seguindo um tutorial que tem por aí o resultado final ficou assim (quando fizer mais, eu posto fotos do, e explico mais o, processo edit: postei o processo aqui):

silicone lid.jpg

Esterelizei por 20 minutos na PP com a tampa completamente vedada, esperando que a diferença de pressão sairá pelo tyvek. Acho que foi tudo ok, estou deixando agora sem nada inoculado para ver se surge alguma contaminação. Acredito que em certo ponto irá surgir, mas da pra ver quanto tempo irá demorar.

Enfim, as placas de petri estão chegando e estou lendo tudo igual louco. Só estou meio preocupado com a glove box, não tenho espaço para guardar uma (apertamento). Com sogros e tudo mais vindo visitar fica dificil justificar uma caixa com duas luvas coladas, mas enfim, vamos indo.
 
Última edição:
Com certeza parceiro. Estou usando 15min depois que pegou pressão na PP.
Com água da torneira filtrada, a CL fica incolor. Com água mineral ela fica um pouco amarelada.
O grosso dos testes com CL estou fazendo com carimbos de Peru e Albino que tenho. Fiz a primeira de tampanensis com 0.7ml da seringa.
A ideia é pegar a melhor receita que deu certo nos carimbos e fazer CLs pra tampanensis.
Quando tiver updates mando fotos.

abraços
 
Cara, os correios brasileiros estão tão ruins assim? Parece que ninguém mais recebe carimbos da profungos.
Se tu queres "garantia", o melhor seria começar com os métodos mais simples e garantidos, não? Estas são técnicas avançadas. Não faz sentido começar ao contrário.
O carimbo não tem nada a ver. Você não consegue saber a strain só olhando os esporos e mesmo depois de ver os cogumelos, muitas strains são idênticas. O preço ou a procedência não vai interferir tanto (desde que você saiba que o carimbo não foi tirado num porão mofado), você pode contaminar tudo com um carimbo perfeito ou ser bem sucedido com um carimbo contaminado. É muito difícil im carimbo completamente contaminado, até acontece, mas geralmente após algumas tentativas tu consegues pelo menos um flush saudável e aí pode tirar seus próprios carimbos.
Se tu ainda tiveres esporos recomendo a pf tek. Simples, barata e eficiente.
 
Concordo plenamente, é que meu caso tenho problemas de ansiedade clínica e teimosia. A tampa de silicone e tyvek me acalma mais do que inocular um pote semi aberto de pf tek diretamente com preciosos esporos vindos do exterior, raros aqui no brasil.

Enfim, tá funcionando uma CL com esporos de Albino. Fiz a mesma receita em um pote grande com 300ml de CL a 2% de dextrose e inoculei 0.7ml de esporos Tampanensis. A quantidade de esporos que veio na seringa é absurda, a água na CL ficou bem cheia de esporos. Tanto que eu fiz um teste (atenção, teste noob que provavelmente vai dar merda. não repita) suguei 10ml dessa CL antes de desenvolver e inoculei um bolo de PF tek pra ver no que dá hehe. Custou poucos recursos e peguei um bolo dos que eu preparei para inocular Albino.

Uma pergunta, esse tópico tá uma zona. Apesar do pessoal responder muito bem as minhas dúvidas, eu continuo só com os relatos do tampanensis e mudamos o título ou vai assim mesmo, tudo misturado? Pensei em focar aqui no tampanensis pq é mais raro, já tem bastante material sobre outras strains. Abraço
 
Pessoar, pela pouca experiência aqui to achando que a minha CL de Tampanensis está indo bem. O que vocês acham? Hoje faz 3 dias que inoculei. Formaram-se essas nuvens de suposto micélio em volta de aglomerados de esporos que foram injetados. O meio está bem translúcido, nada de esbranquiçado.

IMG_20141013_001056.jpg

Bolos de pf tek de outra strain estão indo bem, tenho micélio neles :geek: Assim que estagnar essa CL vou usar pra inocular muito centeio e uns pf teks para frutificar, já rapelei os potes de conserva da reciclagem do condominio :)
 
O que vocês acham?

Também acho micélio promissor.

Recomendo não esperar o micélio estagnar se a sua intenção é armazenar na geladeira, porque mesmo em temperaturas baixas o micélio continua ativo, sendo necessário nutrientes para o seu desenvolvimento. Então quando colonizarem uns 80% do recipiente, pode por o pote bem lacrado na geladeira.
 
Updates no cultivo do tampanensis.
A CL estava indo bem e eu resolvi inocular 3cc de agua oxigenada, pq li em algum lugar que ajudava a inibir contaminação. Depois disso ela estagnou e resolvi fazer mais CLs a partir dela, pois achei que poderia ter afetado o micélio a ponto de mata-lo. Depois li que não é muito interessante inocular peroxido de hidrogenio nas CLs em qualquer condição. Enfim, fiz outra CL (4% de dextrose na agua mineral) e inoculei com a 10ml da CL anterior. Teve um crescimento bem rápido e deu uma estagnada em uns 20% do pote. Segue foto quando eu agitei, depois de 4 dias
IMG_20141021_210840.jpg IMG_20141021_210919.jpg
Já iniciei mais 3 CLs a partir da primeira tbm, testando 2% de mel + 2% de dextrose e estão apresentando crescimento legal tbm.
Aproveitei que a primeira CL era de 400ml e inoculei 3 potes de centeio com ela no dia 14/10. Preparei o centeio segundo esse post.
Seguem fotos do pote:
IMG_20141021_211203.jpg IMG_20141021_211144.jpg

Inoculei 1ml de esporos da seringa ao mesmo tempo para comparar o crescimento:

foto:
IMG_20141021_211031.jpg
Parece que com os esporos tem mais pontos de crescimento, mas o micelio está menos branco.

Também fiz uns pf tek para tentar frutificar direto do bolo com dunk and roll. Se não der eu faço um casing de um dos potes
IMG_20141021_211324.jpg
Agora que notei uma cor amarelada embaixo do micélio
Como vi que obtive crescimento em tudo, fiz mais 6 potes de centeio e inoculei uns 2ml de CL em cada. Total 9 potes de centeio, mais ou menos 2kg de substrato.
Quando tiver mais fotos legais eu faço um update.

abraço, valeu galera.
 
Última edição:
Como você pretende pasteurizar estrume e montar bulk?
Fala arc! Eu pretendo deixar nos potes até formar as trufas. Se não der certo o pf tek, pretendo fazer um casing bem pequeno de um pote dos grãos só pra gerar alguns carimbos.

Estou feliz que tenho 8ml da seringa ainda e estou com muitas CLs e potes colonizando. Todos com a tampa de silicone e tyvek. Fora contaminação!

Estou usando um método legal pra inocular os potes com tampa de silicone e tyvek sem utilizar glove box. Pego uma esponja daquelas de ferro de solda:

TN500_ESPONJA_VEG.jpg

Embebo ela no alcool 70% e coloco por cima da porta de injeção de silicone, flambo a agulha da seringa e sugo ou inoculo a solução furando através dessa esponja e pelo silicone. Vi essa ideia num site gringo. Mais uma camada de segurança contra contaminação ;)

@Cosmik , rola trocar o nome do tópico para 'Cultivo tampanensis centeio' ou algo do tipo? Abraço
 
Updates
Conjunto da obra: alguns estão mais avançados que outros, curiosamente o que eu inoculei com esporos direto da seringa (tampa verde) está mais avançado.
IMG_20141104_080041006.jpg
O flash deu uma estourada nesse amarelo do pote, mas acho que essa strain tem essas cores mais amareladas. Pode ser umidade demais tbm.
Tem mini trufas em dois potes, justamente no de tampa verde inoculado com esporos (veja sem flash a cor mais real) e num desses mais baixos com tampa branca.

IMG_20141104_080156789.jpg IMG_20141104_080241206.jpg

Aquele bolo de pf tek começou a formar trufas tbm. Tirei ele da estufa e degustei a mini trufa 2mm x 2mm, gostinho bom de trufa :roflmao:
Aniversariei ele faz uns 3 dias com dunk and roll, vamos ver no que dá =).

Estou com uns 5 potes de CL viáveis, todos parecidos com o update anterior, só que bem mais densos. Tirei todos da estufa e estou usando uma receita de 2% mel + 2% dextrose. Essa receita parece funcionar melhor, o micélio cresce muito mais rápido. Olha como tá mais forte o micélio e a solução continua translúcida:
IMG_20141104_081946832_HDR.jpg
Iniciei esse com 5ml da CL anterior, bem ralinho e cresceu pra esse monstro aí :alien:
ps. essa sugeira é do lado de fora do pote.
 
porra nandão que cl violenta kkk, o micelio parece estar bem feliz.
 
to pensando em dar uma reforçada nos potes que estão mais lentos
Amigo creio eu que não seja bom re-inocular os potes já inoculados, se ja tem micélio lá acho que o certo é esperar, e se a colonização está lenta tente realizar trocas gasosas ou controlando a temperatura para uma mais adequada para o micélio.

Espero ajudar, boa sorte ai amigo :)
 
O flash deu uma estourada nesse amarelo do pote, mas acho que essa strain tem essas cores mais amareladas. Pode ser umidade demais tbm.
Tem mini trufas em dois potes, justamente no de tampa verde inoculado com esporos (veja sem flash a cor mais real) e num desses mais baixos com tampa branca.


Tem um que está muito mais amarelo. Vigie-o de perto pois pode não ser micélio de tampanensis.

E acho que está muito cedo para as trufas já estarem se formando.
 
@Buiuzao melhor esperar mesmo. Vamos ver no que dá, valeu!
@Ecuador, falei das trufas pq eu aniversariei um pf tek inoculado na mesma época e tinha uma mini trufa igual a essas dos potes. Degustei :fome: e tinha o gosto e aparência de trufas que já tive o prazer de ingerir em boa dose :fumar:
 
O centeio azeda fácil com excesso de umidade, pois cria zonas anaeróbicas no meio nutritivo, inibindo assim o avanço da colonia. A PFTek é uma alternativa que pode vir a calhar em algumas tentativas...
 
Escrevendo o post digerindo isso:
IMG_20141113_221449301.jpg

Colhi daquele pf tek do dia 14/10 que eu tinha feito para frutificar do bolo. Eu notei que ele estava formando bastante trufa e já adiantei a trip. Dose fraca mas ta valendo.
Desmanchei o bolo, colhi as trufas e fiz um casing dos restos. 7g já tá bom pra 1 mês. Eu vi um cara nos foruns de fora falando que consegue 14g num half pint, meu pote pp tem 280ml. Foi difícil colher pq a vermiculita fica bem grudada e é bem pequena, duro de separar.

Abraço
 
Fala pra nos que tu tem plano de frutificar, e carimbar sem limites? :notworthy:
 
Back
Top