Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo tampanensis centeio

Diário de cultivo completo.
Pessoal, estou iniciando nisso e pesquisei algumas coisas aqui e em outros foruns. Fiquei feliz pela quantidade de info que já tem aqui, obrigado a todos.

Vou iniciar meu diário precocemente, pois sequer possuo esporos neste momento. Mendiguei pra alguns usuários no forum, mandei carta pra manaus e pedi esporos Tampanensis do exterior com o objetivo gerar pedras. Um colega disse que irá colaborar, pelo que vi fiz tudo certo na carta e os de fora estão a caminho.

Meu primeiro pensamento foi: esporos Tampanensis são caros, preciso de um método que seja confiável e garanta certa independência desde o início. Primeiro vi as CLs e com mais leitura eu vi as culturas em agar. Bom, decidi ir com agar logo de começo pois percebi que o micélio já é bem resistente (vs. esporos), e mesmo com contaminação posso isolar o micélio em outra placa, garantindo que vou ter a strain para inocular.

O que já fiz: Para garantir uma CL o mais livre de contaminação possível, resolvi fazer o tek de porta de injeção utilizando silicone e para troca de gases usar o Tyvek. Apesar de não precisar do tyvek na CL eu achei legal pq ele vai equalizar a pressão quando eu for sugar para inocular. Seguindo um tutorial que tem por aí o resultado final ficou assim (quando fizer mais, eu posto fotos do, e explico mais o, processo edit: postei o processo aqui):

silicone lid.jpg

Esterelizei por 20 minutos na PP com a tampa completamente vedada, esperando que a diferença de pressão sairá pelo tyvek. Acho que foi tudo ok, estou deixando agora sem nada inoculado para ver se surge alguma contaminação. Acredito que em certo ponto irá surgir, mas da pra ver quanto tempo irá demorar.

Enfim, as placas de petri estão chegando e estou lendo tudo igual louco. Só estou meio preocupado com a glove box, não tenho espaço para guardar uma (apertamento). Com sogros e tudo mais vindo visitar fica dificil justificar uma caixa com duas luvas coladas, mas enfim, vamos indo.
 
Última edição:
Cultivo massa hein ô? Parabéns pelo empenho e dedicação nandao, ficaram lindos!
 
Pessoal, meus cultivos de sclerotia com centeio não funcionaram! Consegui trufas muito pequenas e na maioria dos potes elas não se formaram.
Fiz a preparação com café, só água, variando a quantidade de água, deixando de molho antes e colocando água direto no pote na hora de esterelizar sem deixar de molho.
Sem sucesso!

Agora com arroz integral obtive muito mais sucesso!
Fiz um pote PP de 1,7L com 5 furos na tampa e micropore, com 500ml de arroz integral e 500ml de água, 60min na PP e inoculei com CL. Depois de um mês tenho várias trufas com 1cm:
IMG_20141219_100407.jpg IMG_20141219_100419.jpg
Não precisa deixar de molho, atenção que é tudo por volume e nao peso, 500ml de arroz integral (integral mesmo, não aquele parbolizado polido) e 500ml de agua direto no pote e direto pra PP.
Usei essa fita preta pra segurar a tampa no lugar e não entrar nada de contaminante. Teve outro pote que fiz que contaminou, aí passei a usar a fita na volta toda do pote, mais seguro pra não entrar nada!

Curiosidade: Fiz uma placa de bda a partir da CL e formou uma trufa na placa!!
vejam:
IMG_20141219_100631.jpg IMG_20141219_100642.jpg

Fiz um casing com o centeio e somente vermiculita de camada de casing, não sei se ficou muito tempo com a tampa mas os frutos formaram encaracolados, não ficaram retos como no flush com bolo FAI (aqueles potes pequenos que postei antes) e não abriram o chapéu. Mas as estipes ficaram bem mais grossas, vou tentar um segundo flush e posto fotos aqui quando sair! Talvez estejam crescendo por baixo da camada de vermiculita e deu essa zica
Bom, agora tenho perto de 2kg de centeio colonizado, dá pra fazer alguns testes. Vou usar algumas receitas diferentes de camadas de casing.
Vou jogar alguns por aí tbm, pra ver se nasce outdoor =)

abraços
 
Vou jogar alguns por aí tbm, pra ver se nasce outdoor =)


Outdoor nesse verão? Seria uma surpresa se um cultivo fosse para frente.


Quanto às trufas pequenas, creio que talvez você pudesse tentar deixar mais tempo antes de colher.
 
acho que esperar mais não resolve. já tem potes de 2 meses que não tem sinal de trufas!
Os que deram sinal são bem pequenas de 1mm e não cresceram!

O que eu quero dizer é que no centeio pra mim não funcionou, no arroz integral sim.

centeio 2 meses sem trufas (ou trufas de 1mm estagnadas)
arroz integral 1 mês com trufas de 1cm já

Melhor dizendo, no arroz integral foi bem mais rápida a formação de trufas.
Se me perguntarem eu vou aconselhar a usar arroz integral.
Pesquisei e encontrei um tópico no shroomery sobre isso http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/560800

teve pessoas que também não conseguiram no centeio, talvez seja meu centeio que está zoado ou sei lá.
 
Opa galera, como eu falei, no centeio não tive sucesso. Fazendo no arroz integral as trufas cresceram rápido e deu boa colheita. Num pote de 1,7L com 500ml de arroz integral e 500ml de água, consegui 90g de trufas em 50 dias. Acho que ainda não é o ideal mas foi o melhor resultado que obtive.
Para frutificar também consegui melhores resultados com o arroz (aquelas fotos que postei anteriormente)
No centeio os cogumelos ficaram com a estipe mais grossa e chapéu menor, não deu esporos.
Então de certa forma consegui sucesso, mas tive problema com o centeio. Acho que fecha como problemático. Se eu conseguir alguma coisa boa com centeio eu crio outro diário!

Abraço e obrigado a todos.
 
Voce pode retirar pedaços para fazer BDA, sem nao obtiver carga de esporo.
É uma alternativa valida, porem caso fosse alguma degeneração haveria a possibilidade de que as futuras gerações herdassem...

Você quis dizer: pedaço da lamela ou clonagem?
 
Pessoal, mais updates para fechar de vez a minha técnica para trufas.
Nos testes com somente arroz integral eu vi que é melhor os potes ficarem mais pra secos e com o arroz bem solto. Então a técnica que deu mais certo foi:
1- Cozinhar o arroz como se fosse pra comer, mas só com 1,5 xícara de água para cada 1 de arroz até secar a água
2- Colocar nos potes e mandar na PP por 1h
3- Inocular CL ou esporos
4- Incubar no escuro, meus potes que pegaram luz estagnaram, se formaram nós hifa na parte de cima do vidro e as trufas pararam de crescer
5- Esperar 2 a 4 meses, dá pra marcar no pote o crescimento das trufas, hora que parar pode colher. Mesmo depois de estagnar, dá pra deixar no pote até um momento propício para o consumo.

Se quiser frutificar:
6- Colher as trufas num ambiente relativamente limpo
7- Pegar o arroz colonizado que sobrou e fazer uma camada de 5 cm
8- Terra vegetal suficiente para 1 cm ou menos de casing
9- Colocar 2 partes de água para cada parte de terra
10- Colocar no microondas por 7 a 10 min. Cuidando pra não secar muito
11- Colocar a camada de casing e esperar para colher


Fotos:

Pote de 600ml com trufas de 3x3cm (maiores). Rendeu 52g de trufas frescas depois de 70 dias
IMG_20150316_080714213.jpg IMG_20150316_080728960.jpg

Minitub: 14x14x15cm com 7 dias, tampado, com 5 furos na tampa e micropore nos furos
IMG_20150316_080814897.jpg IMG_20150316_080822634.jpg


Logo menos atualizo com os flushes desse minitub. Fiquei sabendo que já está vindo diários de outros do tampanensis por aí =)

Abraço a todos
 
Back
Top