Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo tampanensis centeio

Diário de cultivo completo.
Pessoal, estou iniciando nisso e pesquisei algumas coisas aqui e em outros foruns. Fiquei feliz pela quantidade de info que já tem aqui, obrigado a todos.

Vou iniciar meu diário precocemente, pois sequer possuo esporos neste momento. Mendiguei pra alguns usuários no forum, mandei carta pra manaus e pedi esporos Tampanensis do exterior com o objetivo gerar pedras. Um colega disse que irá colaborar, pelo que vi fiz tudo certo na carta e os de fora estão a caminho.

Meu primeiro pensamento foi: esporos Tampanensis são caros, preciso de um método que seja confiável e garanta certa independência desde o início. Primeiro vi as CLs e com mais leitura eu vi as culturas em agar. Bom, decidi ir com agar logo de começo pois percebi que o micélio já é bem resistente (vs. esporos), e mesmo com contaminação posso isolar o micélio em outra placa, garantindo que vou ter a strain para inocular.

O que já fiz: Para garantir uma CL o mais livre de contaminação possível, resolvi fazer o tek de porta de injeção utilizando silicone e para troca de gases usar o Tyvek. Apesar de não precisar do tyvek na CL eu achei legal pq ele vai equalizar a pressão quando eu for sugar para inocular. Seguindo um tutorial que tem por aí o resultado final ficou assim (quando fizer mais, eu posto fotos do, e explico mais o, processo edit: postei o processo aqui):

silicone lid.jpg

Esterelizei por 20 minutos na PP com a tampa completamente vedada, esperando que a diferença de pressão sairá pelo tyvek. Acho que foi tudo ok, estou deixando agora sem nada inoculado para ver se surge alguma contaminação. Acredito que em certo ponto irá surgir, mas da pra ver quanto tempo irá demorar.

Enfim, as placas de petri estão chegando e estou lendo tudo igual louco. Só estou meio preocupado com a glove box, não tenho espaço para guardar uma (apertamento). Com sogros e tudo mais vindo visitar fica dificil justificar uma caixa com duas luvas coladas, mas enfim, vamos indo.
 
Última edição:
carimbar sem limites
Estou tentando!
Fiz esse mini casing com os restos do bolo que eu colhi as trufas e estão pinando! Fiz só com terra vegetal:
IMG_20141124_171616051.jpg

Meus potes de centeio estagnaram, minha incubadora andou chegando numas temperaturas meio elevadas devido ao clima ter esquentado. Um dia eu cheguei em casa e estava 31 graus. Acho que meu termostato é meio vagabundo. Eu também mexi muito nos potes nos primeiros dias, para tentar ver se crescia micélio logo, devo ter prejudicado a formação de trufas. No FAQ que eu postei na biblioteca, diz que é pra inocular, chacoalhar pra espalhar bem e não mexer mais.
Fiz mais potes de centeio e vou deixar fora da incubadora e não vou nem olhar pra eles até dar um mês! Vamos ver se vai.

Fiz um pote de PP de 1,7L também só com arroz integral inteiro, as trufas que consegui foram em bolo FAI, quem sabe eles gostam de arroz tbm!

Abraços
 
Temperatura ambiente, pinaram quando tava fazendo uns 28 de dia e 23 durante a noite. Deixei nesse pote com as tampas furadas, em temperatura ambiente até que um dia abri pra ver e estavam pinando. Formou um micélio bem denso branco, achei até que era contaminação. Agora estão num saco pra manter umidade. Tomara que dê uns caps razoáveis pra carimbar.
 
Pelo jeito não vai dar carimbo!
Podiam ser 2 maiores ao invés dessa montueira de pequenos hehe

IMG_20141127_180914264.jpg

Fiz um casing a partir de um dos potes de centeio. Qualquer coisa eu posto aqui!

Abraços
 
Acredito que você tenha quebrado o spawn em pedaços muito pequenos, isso deve ocorrer devido a "boca" do recipiente que você usa ser estreita (por isso deixei de usar potes de vidros para conservas), dá próxima vez tente quebrar o spawn em pedaços maiores.
Os carimbos são pequenos mesmo, porem você deveria ver uma maneira de aumentar a troca gasosa sem prejudicar a umidade, isso aumentara o diâmetro dos chapeis .
 
Os carimbos são pequenos mesmo, porem você deveria ver uma maneira de aumentar a troca gasosa sem prejudicar a umidade, isso aumentara o diâmetro dos chapeis

Tem que esperar que os chapéus abram para ter uma base de comparação.

Mas pelas fotos que vi pela net os tampanensis do @nandao1234 podem acabar tendo chapéus com mais ou menos a proporção média dos exemplares cultivados da espécie.
 
Acho que troca gasosa tá legal, com o mesmo saco-terrário eu consegui um exemplar de P.C. Peru com 6,5cm de diâmetro do chapéu.
Olhando algumas fotos na net parecem iguais aos meus já outras parecem maiores, talvez é impressão por falta de referencial.
Na wikipedia fala que os chapéus variam de 1cm a 2.4cm de diâmetro, acho que os meus estarão em 1cm :D
Quando abrirem eu posto. Valeu pelas dicas.

Abraço
 
Tem que esperar que os chapéus abram para ter uma base de comparação.
Pode ser, mas dá pra ver que os talos estão bem compridos.

Acho que troca gasosa tá legal, com o mesmo saco-terrário eu consegui um exemplar de P.C. Peru com 6,5cm de diâmetro do chapéu.

Essas especies exóticas são mais exigentes em trocas gasosas do que os cubensis. No final o que importa é coletar esporos limpos com sucesso ;)

Como está sendo feita a troca gasosa e de quanto em quanto tempo?
 
Abanando com uma tampa umas 3 ou 4 vezes por dia, quando acordo, antes de sair, quando chego e antes de dormir. Fim de semana abano mais
 
Abanando com uma tampa umas 3 ou 4 vezes por dia, quando acordo, antes de sair, quando chego e antes de dormir. Fim de semana abano mais

Isso é um exercício de carinho ;)
Passando pra deixar uma boa sorte nesse cultivo!
 
Abanando com uma tampa umas 3 ou 4 vezes por dia, quando acordo, antes de sair, quando chego e antes de dormir. Fim de semana abano mais
Já tive esse problema, costumo fixar dois filtros de café no saco, um oposto ao outro. Também é necessário expor um dos filtros a alguma corrente de ar, tipo janela, varanda, ventilador... resultado cogumelos com píleo de maior diâmetro e baixa estipe. Hoje em dia abano de uma a duas vezes por dia.
 
Estão crescendo, ficando compridos e com chapéu pequeno!
Tem alguns que estão tombando pro lado, ainda não abriram direito o chapéu e ficaram meio escuros. Colhi alguns que estavam caindo pro lado e mais abertos pra ver se sai um print.
IMG_20141130_090921810.jpg
 
Deu um showwwwww! Meus parabéns cara!
Vamos propagar esses carimbos pelos cultivadores pra manter a linhagem estável e saudável no pais!
 
Colhi tudo, temos carimbos:
IMG_20141203_203930733.jpg
fiz com muitos chapéus, esse carimbou vários e o outro carimbou só 2.

Eeeee partindo para o segundo flush:
IMG_20141203_203711931.jpg

O primeiro deu 17g de frescos. Se for verdade o que o pessoal fala, que são 2x mais potentes que cubensis, já dá um passeio no parque :)
 
Back
Top