Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo tampanensis centeio

Diário de cultivo completo.
Pessoal, estou iniciando nisso e pesquisei algumas coisas aqui e em outros foruns. Fiquei feliz pela quantidade de info que já tem aqui, obrigado a todos.

Vou iniciar meu diário precocemente, pois sequer possuo esporos neste momento. Mendiguei pra alguns usuários no forum, mandei carta pra manaus e pedi esporos Tampanensis do exterior com o objetivo gerar pedras. Um colega disse que irá colaborar, pelo que vi fiz tudo certo na carta e os de fora estão a caminho.

Meu primeiro pensamento foi: esporos Tampanensis são caros, preciso de um método que seja confiável e garanta certa independência desde o início. Primeiro vi as CLs e com mais leitura eu vi as culturas em agar. Bom, decidi ir com agar logo de começo pois percebi que o micélio já é bem resistente (vs. esporos), e mesmo com contaminação posso isolar o micélio em outra placa, garantindo que vou ter a strain para inocular.

O que já fiz: Para garantir uma CL o mais livre de contaminação possível, resolvi fazer o tek de porta de injeção utilizando silicone e para troca de gases usar o Tyvek. Apesar de não precisar do tyvek na CL eu achei legal pq ele vai equalizar a pressão quando eu for sugar para inocular. Seguindo um tutorial que tem por aí o resultado final ficou assim (quando fizer mais, eu posto fotos do, e explico mais o, processo edit: postei o processo aqui):

silicone lid.jpg

Esterelizei por 20 minutos na PP com a tampa completamente vedada, esperando que a diferença de pressão sairá pelo tyvek. Acho que foi tudo ok, estou deixando agora sem nada inoculado para ver se surge alguma contaminação. Acredito que em certo ponto irá surgir, mas da pra ver quanto tempo irá demorar.

Enfim, as placas de petri estão chegando e estou lendo tudo igual louco. Só estou meio preocupado com a glove box, não tenho espaço para guardar uma (apertamento). Com sogros e tudo mais vindo visitar fica dificil justificar uma caixa com duas luvas coladas, mas enfim, vamos indo.
 
Última edição:
Sem glovebox será dificílimo obter sucessos, ainda mais com CLs e placas de petri.
 
Concordo com o @Arcturus e mesmo sem glove, eu acerto umas CL's ou outras. Mas é um tiro no escuro! Voce tem de fazer uma limpeza absurda na casa, fechar tudo, meter lysol/lysoform spray e ainda assim ser rápido. Mesmo assim algumas minhas contaminam, outras não. Não é o método certo, eu realmente indico uma glove, mas como eu ainda nao pude fazer vou levando assim. Quanto justificar a glove para visita, diga que é para experiências, sei lá. Como faço faculdade de Biológicas, fica bem fácil hehehe

Boa sorte ai!
 
Boa, valeu pela dica. Eu vi uns gringos fazendo umas mais toskera ainda com caixa de papelão! Vou ver se improviso uma tipo a sua que fica firmeza.
:geek: ansioso pelos esporos pra começar a fazer merda e estragar umas CLs e agar!
Abraço
 
Eu conssegui inocula uma cl sem glover, porem o micelio segue sua colonizacao nos pote, boa sorte.
 
Como faço faculdade de Biológicas, fica bem fácil hehehe

"Pra que servem essas seringas na geladeira?" -Pra universidade!
"Pra que servem esses cogumelos nascendo nesses baldes?" -Pra universidade!
"Pra que você tá com a pupila tão dilatada?" - Pra universidade!

O pessoal lá de fora utiliza bastante essa técnica da tampa com silicone. Sugiro repensar a questão da glovebox, já que você não quer desperdiçar esporos! Mesmo com ela algumas vezes surgem contaminantes, então imagina ao ar livre. ;)
 
Bom pessoal, recebi esporos. Tenho Peru (comprado aqui) e Albino recebido de uma doação. Ambos carimbo.

Tentei iniciar com cultura liquida, pois pretendo fazer CL para quando chegar esporos de tampanensis pra fazer render a seringa. Já está liberado pela alfandega sem tributação :)

Fiz uma com o Peru que chegou antes, utilizei dextrose a 4%. Inoculei faz 7 dias e nem sinal de nada.
Fiz outra com Albino 4% dextrose tbm, inoculei faz 5 dias e nem sinal de nada. Nas duas vejo pontinhos pretos de esporos no fundo que sempre estiveram lá desde a inoculação.

Olhei melhor os tek de CL e parece que esqueci de agitar pra dar uma aerada no meio, pois ferver retira grande parte do ar.

O curioso é que deixei uma seringa de albino fora da geladeira (está 20 graus aqui em média) e formou uma nuvem aglomerada de esporos. Indicando algum tipo de crescimento. Enfim, em 5 segundos essa nuvem inteira com todos os esporos da seringa se deposita no fundo. Preparei um bolo 250ml num pote PP de FAI e inoculei essa nuvem nele hoje. Vamos ver no que dá. Hoje fiz mais uma CL de albino, desta vez com 4% de mel natural que peguei com produtor, agitei bem para aerar.
Se der algum sinal de vida eu posto aqui. As portas de silicone estão bem interessantes, nada de contaminação até agora.

Improvisei um saco para servir de still air box, trabalho dentro dele depois de borrifar alcool 70 e esperar 15min. Abraço e valeu pelas dicas pessoal.
 
Olhei melhor os tek de CL e parece que esqueci de agitar pra dar uma aerada no meio, pois ferver retira grande parte do ar.

Se isso está escrito em alguma tek já aviso que não faz sentido ;)

Aumentar a temperatura ou ferver realmente faz o ar dissolvido na água diminuir, mas quando a água resfria a reabsorção do ar é natural.




Tente concentrações menores de carboidrato, tipo 2%.
 
Boa, esqueci de falar disso. Minha incubadora é um cooler de cerveja daqueles redondos com o termostato de aquário ajustado pra 34C (máx) dentro de uma pet 1,5L. A temperatura dentro da incubadora fica entre 24 e 26 graus.
 
To achando que é a água! Eu tava usando daqueles filtros ligado na água da torneira. Eu uso essa água pra beber e fazer breja. Acho que esse filtro tira bem o gosto de cloro, mas deve ficar um pouco ainda :facepalm: e já está meio velhinho, talvez na hora de trocar. Apesar de o cloro evaporar quando ferve, talez ele esteja ficando cloro e algum outro elemento indesejável dentro do pote, já que eu esterelizo o vidro já lacrado com a tampa de silicone e tyvek para a CL. Fiz umas seringas e CL de PERU com água mineral agora. Vamos ver qualé! Abraço galera
 
Uma dúvida galera. No inicio eu nao encontrei centeio em graos e comprei em flocos. Depois fui ver que o pessoal nao recomenda pq ele aglutina e vira uma pasta. Enfim, fiz um vidro de qualquer forma e inoculei (meio que descarte) uma seringa com uma nuvem densa de esporos nele. Como não cresceu nada em 10 dias eu fui descartá-lo hoje e vi um pedaço de coisa branca que eu não sei o que é. Seria o micélio? Ele tinha uma consistência meio pegajosa e tava envolvendo os flocos de centeio.
IMG_20141006_092657.jpg IMG_20141006_092705.jpg
 
Tente concentrações menores de carboidrato, tipo 2%.
Isso parece que está funcionando :)
Tem coisas flutuando agora numa CL, mesmo usando água filtrada da torneira. Mas ainda não sai na foto.

Chegou uma bela seringa tampanensis bem escura. Sem problemas na entrada. Comecei uma CL com ela e 2% de dextrose, como nosso amigo recomendou.

Esqueci de mencionar ontem, coloquei um pedaço daquele micélio numa placa de agar. Vamos ver no que dá.
 
Back
Top