Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - strains PESA - THAI

Diário de cultivo completo.
12/01/2007

Substrato:

Milho de pipoca

Procedimento:

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Preparo da Seringa:

Panela de água fervendo + água sanitária

https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/#post-4017

Tome banho com protex,esfregue bem os braços para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Limpe todo o ambiente, use spray de lysol antes de começar.

Faça a seringa num ambiente sem corrente de ar.

Seja rápido para o corpo não suar.

Abra o carimbo coloque parte num copinho esterilizado.

Use água destilada, tem em farmácias e drogarias.

Use seringas novas, senão esterelize, em panela de pressão.

Suge a água da embalagem com a seringa, coloque no copinho com esporos, preenche o volume da seringa com mais água destilada.

Corte um pedaço de papel alumínio para enrolar a seringa, limpe-o com lysol.

Enrole e deixe por 24 horas ou mais antes de usar.

Vire de lado, de vez em quando, para os esporos não ficarem grudados na lateral da seringa.

Para guardar por um tempo maior, esterilize um pote com tampa, onde a seringa possa ficar deitada (para evitar que os esporos se depositem na agulha e entupa).

Coloque a seringa enrolada em papel alumínio dentro do pote e guarde na geladeira.

Inoculação:

Os potes foram esterelizados em panela de pressão (1 hora).

Devem estar frios para serem inoculados.

Antes de inocular, tome banho, esfregue a corpo, use máscara e luvas.

O ambiente, sem corrente de ar, foi limpo anteriormente, use spray de lysol.

Limpe a panela, externamente, com solução de água sanitária diluída e pano fino.

Abra a panela retire o pote

Passe fita durex a volta do tampão de papel alumínio que cobre o pote (seja rápido).

Não use elásticos são ineficientes.

Limpe todo o pote com solução de água sanitária e um pano fino.

Seja rápido para o corpo não suar.

Faça um mínimo de 4 furos equidistantes, rente a parede do pote, isso acelera o processo de colonização.

Cubra os furos com durex.

Guarde os potes em caixa limpa (use lysol na caixa) e no escuro.

A inoculação foi feita Sábado 06/01/2007

Foto 0676 - potes com milho de pipoca cozido para esterilização.

Foto 0687 - potes com tampão de 3 folhas de papel alumínio.

Foto 0688 - potes na panela de pressão após esterilização.

Fotos 0704 - potes em processo de colonização.
Imagem 0676.jpgImagem 0687.jpgImagem 0688.jpgImagem 0704.jpg

Cultivo - strain THAI

Fala Calango

Colonizo o milho em potes PP de 800 ml.

Uso 1 ou 2 potes para montar um estojo, depende do espaço no terrário.

Cultivo - strain PESA

coia linda mesmo!
e ae maurição como andam os casings cabeludos?
o calor ainda bate muito forte aqui na região e nao temos ar condicionado aqui em casa.
para TENTAR abaixarum pouco a temperatura estou borrifando agua gelada POR FORA do terrario, e mantebndo um ventilador 24h ligado apontando para ele....
enquanto EU fico no calor :)

Cultivo - strain THAI

Puxa Mauricio, sera que tua regiao influi na colonização, aki leva em torno de 28 dias para 100% de colonização, deve ser pq vc faz altos furos ne?

VAleu

Grande Maurício, como andam os casing ai? Estamos no aguardo das atualizações. Valeu.

Fala Maurício, os cabeludos não botaram ninguém pra fora ainda? Tenho um casing aki que está cabeludo desse jeito, kkk. Ficam muito bonitos. Um abraço.

Última edição por um moderador:
De agora em diante os 2 diários seguem juntos.

13/02/2007

1 casing de PESA contaminou com fungo verde.

Restaram 3 casing:

1 casing de PESA com camada de vermiculita.
1 casing de THAI com camada de vermiculita.
1 casing de THAI sem camada de vermiculita.

Fotos dos casing de 1 PESA e 2 THAIs
Imagem 0831.jpgImagem 0832.jpgImagem 0833.jpgImagem 0834.jpgImagem 0835.jpg

Fala Mauricio

Ótimas imagens. Tudo perfeito, feito com gosto mesmo!

Mais uma vez, estou aqui desejando as melhores vibrações pro seu cultivo.

Qual é o destino destes casings?? Vai aproveitar o clima e continuar com outdoor???

paz e luz!!!!

Fala MuiLok

Todos destinam-se para obtenção de carimbos.

Portanto devem ficar dentro do terrário para garantir a qualidade.

Fotos do casing de PESA que contaminou com fungo verde.
Imagem 0824.jpgImagem 0825.jpgImagem 0826.jpgImagem 0827.jpg

Última edição por um moderador:
pois é... vou contar uma pra vc mauricio..

a fibra de coco e o pó de fibra d ecoco VENDIDOS (industrializados) também é inoculado com esporos de Trichoderma pra ajudar no enraizamento das plantas.

a BOA noticia é que eu pedi na EMBRAPA um documento sobre a trichoderma e bacterias beneficas ao solo.

descobri que a danada transforma o nitrogenio do HUMUS de minhoca em nitrogenio BIO DISPONIVEL paara raizes E OUTROS FUNGOS.
tudo bem que ela confunde nosso querido micelio de cubensis com raizes de arvores e insiste em cobrilos inteirinhos.. mas é curiosidade mesmo.

Fala Boca

O trichoderma é um tremendo coadjante da agricultura, promovendo benefícios as culturas de milho, arroz, feijão, amendoim, etc.

O papel do fungo e fixar o nitrogênio atmosférico a raiz.

Já procurei trabalhos que mostrem como iradicar o trichoderma, mas ainda não achei.

Esse documento da EMBRAPA pode ser a chave.

Fala Maurício, beleza cara. Aqui, como você faz pra secar um carimbo se não tem desumidificador? posso apenas tirar o chapéu de cima, colocar o copo de volta e deixar secar naturalmente(dentro do copo sem entrada de ar)?
Um abraço e obrigado.

Fala Calango

Eu utilizo o ar condicionado para secar os carimbos.

Arrumo todos os recortes de papel alumínio numa bandeja.

Coloco os chapéus sobre os recortes e dobro o papel, para não cair poeira.

Depois de impresso, o carimbo fica no escritório ou quarto, onde o ar condicionado está sendo utilizado, até secar, em seguida sílica.

Cara, esse casing cabeludo aí vai dar uma floreta de cogumelos. Já notou como em casings eles gostam de nascer agarradinhos? Doid em doid, três em três e até mais? Muito engraçado isso. Teria um explicação científica? Eu acho que não.

Fala Maurício, beleza? Aqui, você notou como em csings os cogumelos nascem bem maiores que em bolos? Aqui eu notei isso, não sei se tem aver com as técnicas, mas o casing de milho me deu belos frutos grandes.

Fala Calango

Os casing e bulks são maravilhosos.

Os bolos requerem mais cuidados e um terrário mais elaborado.

Os casing quase se arranjam sozinhos, é deixá-los e pronto.

Aqui fiz uma experiencia e estou vendo o resultado:

1 casing ficou com camada de turfa + calcáreo como tampão

2 casing ficaram com camada de vermiculita.

O desempenho do casing com camada de turfa é muitíssimo melhor.

O micélio espalhou-se cobre toda superfície.

Acredito que esse melhor desempelho tenha haver com a exposição ao ar e a captação de umidade.

Pequenas bolhas formam-se sobre o micélio como orvalho.

Depois que cobrir os casing com vermiculita, virei o estojo de lado para retirar o excesso.

Notei que um pó finíssimo ficou colado ao micélio cabeludo, o mícélio ficou como que sufocado.

17/02/2007

Os cogumelos desse casing estão desenvolvendo-se muito lentamente, aquém no tempo normal.

Acredito que seja pela enorme quantidade que surguiu.

Muitos não cresceram suficientemente para ficarem adultos e ser possível tirar o carimbo.

Deveria ter posto mais camadas de substrato sobre o milho para possibilitar mais nutrientes para o micélio.

Estou tentando compensar com borrifadas de água 3 vezes ao dia.

Foto 0856 - Carimbos de PESA.
Imagem 0842.jpgImagem 0843.jpgImagem 0844.jpgImagem 0845.jpgImagem 0847.jpgImagem 0856.jpg

linda formaçao de primordias, mas ae surge uma duvida:

num case desses, como o seu, onde alguns cogus "pulam" a frente e se desenvolvem, e esporulam MUITO ANTES dos outros pins, como fariamos a divisão de flushs?
eles continuaram crescendo mesmo após a retirada dos "de veiz" ou eles estagnaram tb?

fora isso tudo muito LINDO!
:)

Fala Boca

Aconteceu que uns 5 cogumelos se desenvolveram, todo restante estagnou.

Limpei completamente a superfície e acrescentei mais uma camada de mistura para casing e por cima uma camada de vermiculita.

Eu acho que não havia nutrientes suficiente no estojo para o desenvolvimento de tantos cogumelos.

Back