Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - strains PESA - THAI

Diário de cultivo completo.
12/01/2007

Substrato:

Milho de pipoca

Procedimento:

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Preparo da Seringa:

Panela de água fervendo + água sanitária

https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/#post-4017

Tome banho com protex,esfregue bem os braços para soltar pele morta, use máscara e luvas.

Limpe todo o ambiente, use spray de lysol antes de começar.

Faça a seringa num ambiente sem corrente de ar.

Seja rápido para o corpo não suar.

Abra o carimbo coloque parte num copinho esterilizado.

Use água destilada, tem em farmácias e drogarias.

Use seringas novas, senão esterelize, em panela de pressão.

Suge a água da embalagem com a seringa, coloque no copinho com esporos, preenche o volume da seringa com mais água destilada.

Corte um pedaço de papel alumínio para enrolar a seringa, limpe-o com lysol.

Enrole e deixe por 24 horas ou mais antes de usar.

Vire de lado, de vez em quando, para os esporos não ficarem grudados na lateral da seringa.

Para guardar por um tempo maior, esterilize um pote com tampa, onde a seringa possa ficar deitada (para evitar que os esporos se depositem na agulha e entupa).

Coloque a seringa enrolada em papel alumínio dentro do pote e guarde na geladeira.

Inoculação:

Os potes foram esterelizados em panela de pressão (1 hora).

Devem estar frios para serem inoculados.

Antes de inocular, tome banho, esfregue a corpo, use máscara e luvas.

O ambiente, sem corrente de ar, foi limpo anteriormente, use spray de lysol.

Limpe a panela, externamente, com solução de água sanitária diluída e pano fino.

Abra a panela retire o pote

Passe fita durex a volta do tampão de papel alumínio que cobre o pote (seja rápido).

Não use elásticos são ineficientes.

Limpe todo o pote com solução de água sanitária e um pano fino.

Seja rápido para o corpo não suar.

Faça um mínimo de 4 furos equidistantes, rente a parede do pote, isso acelera o processo de colonização.

Cubra os furos com durex.

Guarde os potes em caixa limpa (use lysol na caixa) e no escuro.


A inoculação foi feita Sábado 06/01/2007



Foto 0676 - potes com milho de pipoca cozido para esterilização.

Foto 0687 - potes com tampão de 3 folhas de papel alumínio.

Foto 0688 - potes na panela de pressão após esterilização.

Fotos 0704 - potes em processo de colonização.
Imagem 0676.jpgImagem 0687.jpgImagem 0688.jpgImagem 0704.jpg
 
Cultivo - strain PESA

legal, eh a primeira vez com PESA? PESA nao eh uma das primeiras linhagens a ser cultivadas, senao a primeira? se for deve ser bem acostumado a milho e FAI... boa sorte !
 
Cultivo - strain PESA

Mauricio,
esses potes ja estao quase 100% em seis dias de colonizacao:?: :eek: Vc explicou a tecnica, agora explica ai a simpatia! :D :D :D
MUITO BOM:pos:
Estou com um cultivo de PESA tbm. Os bolos estao quase 100%, mas demorou + ou - 20 DIAS!!!!:confused:
depois que aniversariar vou postar as fotos.
Ta LINDO isso ai.
 
Cultivo - strain PESA

Os PESA são ótimos, adoro essa Strain, são bem agressivos e geralmente apresentam um micélio bem rizomórfico.

Acredito que a simpatia do nosso amigo Maurício, seja a temperatura mais elevada, isso deve favorecer a colonização.

Bom cultivo! :D
 
Cultivo - strain PESA

Fala Mauricio, "O PROFETA"!

Como sempre, tudo perfeito.

Não pude deixar de perceber, a grande velocidade de colonização após apenas 6 dias da inoculação. :eek: :eek: :eek: :eek:

Inoculei PESA ontem, dado 6 dias, vamos comparar fotos. Até os grandes potes, são iguais dessa vez. Ficará muito fácil, tirarmos algumas conclusões sobre essa sua colonização TURBO.

Bom, se o fator realmente é o clima, como citou o irmão Pedro, posso testar isso aqui, porém sempre li que temp muito altas, interferem e muito na taxa de crescimento do micélio. Manterei alguns potes a temp ambiente aqui, no escuro. Outros, vou manter com temp controlada, a 29º.

Vamos fazer comparações, afinal, estamos com 2 cultivos iguais em 2 extremos do território. Informa a média de temperatura apresentada nesse período de incubação. Vai ficar fácil, prazeiroso e interessante podermos fazer algumas comparações e tirar conclusões.

Muito bom amigo, continuo com o queixo caído com a colonização.:eek:

paz, luz e ótimo final de semana!!!
 
Cultivo - strain PESA

A temperatura aqui está em torno de 27º C.

As vezes sinto até frio, pois estou acostumado ao calor.

Os potes estão dentro de caixa de papelão na mesa da sala (temperatura ambiente).

A colonização rápida muito tem com o fato da genética do carimbo que estou usando.

Foi um carimbo oriundo de um cultivo que a colonização foi rápida também.

Essa informação, como outras, estão nos esporos desse carimbo que estou usando.

Por isso é importante anotar essas características dentro de um cultivo e no carimbo, para poder ter seus carimbos especificados.

Também utilizo um "truque", faço 8 furos, as vezes 16 furos equidistantes.

Isso faz a colonização cobrir a área de substrato mais rapidamente.

O risco de contaminação é maior, basta entrar um microorganismo num furo e perco o pote todo.

Eu ajo com muita rapidez e cubro os furos com papel umidecido com álcool enquanto termino de fazer os furos restantes no mesmo pote.

Depois lacro com fita durex imediatamente.
 
Cultivo - strain PESA

Também utilizo um "truque", faço 8 furos, as vezes 16 furos equidistantes.

AHAAAA!!!! nao eh simpatia!!!

isso me faz pensar se fizer 20 furos, um pote pode colonizar inteiro em alguns dias. com certeza vou ter que experimentar usar mais furos na tampa.
imagine banhar uma panela de milho em solucao de esporos.... se tiver um laboratorio bem limpo, pode se usar um borrifador com solucao de esporos!!
 
Cultivo - strain PESA

Po Mauríco, seus cultivos estão a todo vapor. Não sei onde arranja tanto espaço para frutificações. Deve ter terrário no escritório, terrário na varanda, terrário no quarto. Isso que eu chamo de guru cultivador. Espero um dia poder ter uma sessão junto com você. Um abraço.
 
Cultivo - strain PESA

cara incrivel adoro ler relatos de cultivos ,
vc ja tem bastante experiencia ,e por isso que ja ta ninja:D
meus parabens :pos: bacana seu trabalho,conpartilhando conosco
teremos cada vez mais conhecimento..... valeu.....
 
Cultivo - strain PESA

18/01/2007

4 potes 100% colonizados.

1 pote contaminado.

Com os 4 potes 100% serão montados 4 casing para produção de carimbos.
Imagem 0742.jpgImagem 0743.jpgImagem 0746.jpgImagem 0747.jpg

Cultivo - strain THAI

18/01/2007

Substrato:

Milho de pipoca

Procedimento:

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Preparo da Seringa:

https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/
post#14


Inoculação:

https://teonanacatl.org/threads/panela-de-água-fervendo-água-sanitária.464/#post-4017

3 potes com micélio rizofórmico.

O pote do centro é o único com micélio algodoado.

Os potes foram inoculados juntamente com os potes de PESA.

No mesmo período os potes de PESA chegaram a 100% e os potes de THAI ainda estão colonizando.

A inoculação foi feita Sábado 06/01/2007
Imagem 0744.jpg
 
Última edição por um moderador:
Cultivo - strain PESA

Que contaminação feia essa daí... dessa eu nunca tinha visto. Aqui só tive a verde e uma que fede a chulé e me fez passar mal só de cheirar.... hehehe...

Boa sorte com os outros potes!
 
Cultivo - strain THAI

Com tantos cultivos em andamento sobra tempo pra trabalhar? A já sei, tem uma duendizinha ai que te ajuda né? Aki eu tenho. Um abraço Mauricio, o homem que tem cogumelos o ano inteiro.
 
Cultivo - strain THAI

Fala Profeta!!! Já na lida de novo??? isso aí meu, tem q ser!!!

Estou aqui justamente pra mandar ótimas vibrações pro seu (seus) cultivos... nada melhor pra acompanhar e aprender!!!!

Pelo jeito, tomou um certo amor pelos "casings" out-doors, também, com tanto sucesso, não tem o porque trocar agora. Em time que está ganhando não se mexe!!!!

Good Vibes, paz e luz, sempre!!!
 
Cultivo - strain THAI

Fala pessoal

Eu trabalho em casa, por isso sempre tenho tempo para o cultivo.

Eu comecei cultivando cogumelos com bolos PF, não consegui nada nesse 1º cultivo.

O 2º cultivo foi um casing de arroz e milho, que deu uma alavancada na moral.

Emplaquei então outros casing de arroz e milho que deram certo.

Já confiante fiz uns bolos que frutificaram muito bem.

Então mexi com milho e não quero outra coisa.

O milho é fácil e forte de micélio.

O casing de milho é a versão mais simples de se cultivar cogumelos.

Pra que trocar.
 
Eu estou preparando uns potões com milho, para fazer uns testes baseados em seus cultivos.

Mas tenho que confessar que o meu primeiro cultivo, usando baldes, pó de coco, humus e café levantou muito meu moral e a minha confiança, assim eu acabo acreditando que esse sim é o melhor método de cultivo, mas é claro que só penso isso por causa da confiança que tenho no método e nos resultados.

Isso só confirma uma coisa, o que trás os melhores resultados é o pleno conhecimento e entendimento dos métodos utilizados e confianças nos conhecimentos adqüiridos, coisa só obtida com muito estudo, ou com uma combinação de um pouco de estudo e muita, mas realmente muita, sorte, como no meu caso. :D

Fiquei falando e falando no post anterior e acabei esquecendo o mais importante, as urls do primeiro post estão quebradas.

Bem, era só isso, até mais.
 
Última edição por um moderador:
Cultivo - strain THAI

Vamo lá Mauricio!!!

Estamos só no acompanhamento dos cultivos!!! Emitindo os melhores pensamentos!!!
Que o fungo esteja com vc!!!!!

Abraço:pos:
 
Cultivo - strain THAI

realmente, apos meu primeiro cultivo posso dizer que milho eh uma maravilha
eu nao tenho panela de pressao, ou muito tempo e dinheiro
e so o milho eh tao rapido pra colonizar

quando mais rico for o substrato tambem maior os frutos, eu comprei uma palha que vou experimentar, mas usando esterco deve se conseguir frutos monstros.

boa sorte(nem precisa) e boas vibes mauricio!
 
Cultivo - strain THAI

Fala pessoal

Eu trabalho em casa, por isso sempre tenho tempo para o cultivo.

Eu comecei cultivando cogumelos com bolos PF, não consegui nada nesse 1º cultivo.

O 2º cultivo foi um casing de arroz e milho, que deu uma alavancada na moral.

Emplaquei então outros casing de arroz e milho que deram certo.

Já confiante fiz uns bolos que frutificaram muito bem.

Então mexi com milho e não quero outra coisa.

O milho é fácil e forte de micélio.

O casing de milho é a versão mais simples de se cultivar cogumelos.

Pra que trocar.


Maurício, desculpa o post, sei que não é o melhor lugar, porém, vc já começou a falar algo que era de minha curiosidade...

Quanto tempo faz que vc cultiva e/ou conhece os cogumelos mágicos? Somente entrou no CM em 2005? Já fazia parte de algum fórum do tipo?

Difícil imaginar Maurício tendo que dispensar o 1º cultivo... porém, estudou muito e partiu pra outra... hoje é nosso pilar principal!!!!

Amigo, mais uma vez desculpa pela "intimidade cara-de-pau".:)

Paz , luz, é ótimo final de semana!!!
 
Cultivo - strain THAI

Sábio guru :D brincadeirinha viu

É, estou iniciando o uso do milho em casing, tenho 2 e ainda nada de pins, mas estou certo de que o casing e em especial de milho é o cultivo do futuro, seus diarios sao na verdade guias de cultivo:pos:

Preciso ver resultados pra levantar minha moral tbm com o milho, acho q estou tendo mais dificuldade pq na minha regiao a umidade relativa é sempre baixa em torno de 20%, entao ate achar a configuração ideal estou penando.

Continue sempre com essa boa vontade de cultivar e mais importante, DIVULGAR:cool:

Falow mano.
 
Cultivo - strain THAI

Fiquei falando e falando no post anterior e acabei esquecendo o mais importante, as urls do primeiro post estão quebradas.

Bem, era só isso, até mais.

Fala Infected

Obrigado pela observação, já fiz o conserto.
 
Back
Top