Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA - Milho de Canjica

Diário de cultivo completo.
Boa noite...
procedência da strain: Profungos - PESA 2010

O substrato que usei foi milho de canjica cozido várias dias seguidos, como descrito no procedimento do mauricio:

Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois ferva por 20 minutos e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 2 horas em fogo baixo na panela de pressão.
Hoje faz duas semanas que inoculei os potes. Já da pra visualizar algo que parece micelio.​
Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??​
Olhem as fotos.​
As fotos 1, 6, 7 e 8 são do copo que ficou agua no fundo.​
As outras fotos são dos outros dois potes (um copo de requeijao pequeno pp5 e um pote de vidro grande)​
DSC03136.JPGDSC03141.JPGDSC03143.JPGDSC03144.JPGDSC03147.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03150.JPGDSC03151.JPGDSC03152.JPG

Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??
Cultura líquida rules! rs

Eu já vi um procedimento idêntico bolado pelo Mauricio para preparar milho de PIPOCA. Inclusive é essa tek que eu uso. Não sabia que funcionava com canjica...

Por que o copo ficou cheio d'água? Usou água em excesso na panela de pressão?

Cultura líquida rules! rs

Eu já vi um procedimento idêntico bolado pelo Mauricio para preparar milho de PIPOCA. Inclusive é essa tek que eu uso. Não sabia que funcionava com canjica...

Por que o copo ficou cheio d'água? Usou água em excesso na panela de pressão?

pois é decidi adaptar a tecnica do mauricio pra canjica hehehe

então, de alguma forma entrou agua enquanto o copo estava na panela de pressão. Acho que coloquei muita agua mesmo e o copo boiou.

hahahahahhaha

Essas improvisações são perigosas, man. Quando se pensa no substrato, tão ou mais importante do que o seu valor nutricional são certas características como umidade e compactação. Ou seja, apesar de ser tudo milho, a morfologia do grão é muito importante... No caso do milho de PIPOCA, a casca é muito importante pois mantém o exterior do grão seco.

Boa sorte ae!

hahahahahhaha

Essas improvisações são perigosas, man. Quando se pensa no substrato, tão ou mais importante do que o seu valor nutricional são certas características como umidade e compactação. Ou seja, apesar de ser tudo milho, a morfologia do grão é muito importante... No caso do milho de PIPOCA, a casca é muito importante pois mantém o exterior do grão seco.

Boa sorte ae!

optei pela canjica baseada nas afirmações desse tópico:
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/

Eu tô ligado que a canjica é um bom substrato e que uma galera usa... nada contra.

O que eu quis dizer é que pode ser um problema você aplicar uma tek, que foi bolada para um certo tipo de grão, em outro.

É que como eu sou iniciante, fico meio cabreiro com essas improvisações. Mas tô aí na torcida pelo seu cultivo, é sempre bom ver substratos diferentes sendo utilizados!

Boa noite.

Não consegui ver muita coisa nas fotos.

Por que não tentou uma PFTek?

amanha vou tirar fotos melhores...

Então, me enxi da PFTek. Seila, pra mim pareceu mais fácil fazer com grãos. Sei que os riscos de contaminação são maiores, mas acho que posso aprender mesmo se tiver usando grãos.

Se com o modo basico voçê não conseguiu sucesso,com grãos e casing vai ser um pouco mas dificil,mesmo assim boa sorte!

Sinto muito lhe informar, mas a coisa está tensa aí. Mesmo que não sejam contaminantes, dificilmente o micélio irá se desenvolver com toda essa água.

Não perca tempo, comece outro cultivo. Primeira lição dos cogumelos: É melhor errar por ter pouca água do que com MUITA água (o que também vale para bulks e casings).

Boa sorte! (:

cultivo com canjica já é fadado ao fracasso

Boa sorte no teu cultivo(:

en junho consigo uns sacos de canjica:LOL:

pow, ninguém teve sucesso com canjica aqui??

Em comparação com os grãos tradicionais para cultivo de cogumelos, a canjica é pobre em nutrientes. E como já foi digo, é melhor seguir as técnicas clássicas e depois ir improvisando.

o pote maior, (que não entrou agua) deu mostras de estar nascendo micelio. A noite posto fotos...

O pote com agua parece que ta nascendo algo parecido com micelio tb. Na parte de cima, longe da agua.

É camarada, a canjica possui uma estrutura que dificulta a colonização do fungo.

Além disso, os seus copos estão encharcados, os grãos estão quase nadando! :D Recomeçe do zero, agora usando os grãos tradicionais, que possuem uma confiabilidade maior no quesito de colonização.

É sempre bom ter esperança! :coffee:

Em alguns casos, isso nos faz perder tempo.

Mas fica a critério de cada cultivador, não é?

Última edição por um moderador:
É camarada, a canjica possui uma estrutura que dificulta a colonização do fungo.

Além disso, os seus copos estão encharcados, os grãos estão quase nadando! :D Recomeçe do zero, agora usando os grãos tradicionais, que possuem uma confiabilidade maior no quesito de colonização.

Pq vc diz que a estrutura da canjica dificulta a colonização do micélio??

tem um dos potes que não entrou agua e está bem seco. Nesse pote que to com esperança. Os outros dois não vou jogar fora ainda pq quero ver o que acontece.

É sempre bom ter esperança! :coffee:
sempre é bom ter pessoas pra alimentar esperanças rsrsrsrsrsrs

Última edição por um moderador:
Back