Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg

Fala Irmão Kliphos!!!
Obrigado por mais este instrutivo post em meu diário, continuo apostando sempre nesse trabalho de equipe!!! Sabe como é, nunca lembro dos posts e onde estão, então sempre será muito importante a gente se complementar, fica bom e o diário rico em conteúdo. Muito obrigado mesmo, merece um bolo!!! Ou melhor, merece fotos do bolo!!! huasss, abraço irmão!:)

Então, seguem imagens da colheita feita no bolo pf que se encontra no terrário. O bolo foi virado, pois todos pins haviam aparecido na parte inferior dele. Coberto com uma camada de vermiculita, promovendo assim maior proteção, e umidade ao bolo.:pos:

paz e luz a todos!!!:luz:
pesa bolo 1.jpgpesa bolo 2.jpgpesa bolo 3.jpgpesa bolo 4.jpg

Fala Muilok

Muitos cogumelos, beleza de fluhs.

Sabe esses copos plásticos de água mineral?

Eu cortei um anel próximo a boca para sevir de apoio para os bolos, assim eles ficam suspensos e os cogumelos tem um espaços para surguirem.

Porque virando os bolos os cogumelos desse fluhs vão ficar retorcidos.

Esse truque é só para esse flush, mantendo o bolo virado os cogumelos do próximo flush vem retos.

Na foto o anel que usei para sustentar o bolo, essa superfície estava para baixo no 1º flush.

O anel ai já não era necessário.
Imagem 03000.jpg

Opa!!! Fala irmão Mauricio!!!

FUncional esta técnica, ainda não tinha pensado nisso, eu teria evitado de virar o bolo. De tanto se retorçer, alguns cogumelos chegaram a romper o talo, e perdendo psilocibina.

Estava pensando o seguinte pro próximo flush: cortar o bolo ao meio, ficando com o perfil de 2 meia-luas. Colocaria estes 2 pedaços em uma quentinha, com vermiculita ao fundo, e após, cobriria com vermiculita as 2 partes. Penso assim pois, o bolo é grande ( 1 litro ), e existe muita área onde poderia aparecer pins, e isto só acontece onde antes era o selo de vermiculita. Seria a mesma intenção do dunk e roll, para frutificar em todo bolo.

Que o irmão acha????

paz e luz, forte abraço!

Não faça nada agora, pois está dando tudo certo.

O bolo está íntegro e seguro de contaminação.

Após esse 1º flush essa superfície vai encher de cogumelos.

Mantenha a umidade elevada e constante.

Certo Papa Mauricio, procedendo conforme...:pos:

Atualizando, em imagens, colheita PESA, e potinho pra acampamento...:D

paz e luz...:luz:
colhe pesa 1.jpgcolhe pesa 2.jpgpote acampa.jpg

daleeee!
lindos frutos!
só por curiosidade vvc tem armazenado eles na geladeira?
sabia que s colher eles com luvar e logo deposi colocar num ziplok e guardar em gelaeira dura em até 11 graus dura 15 dias fresco?
nao pode ter furos no ziplok.
eu lino mycotopia sobre um cara que guardava eles frescos no freezer, enchendo osaquinho ziplock de CO2.

Muito legal sua aquisiçao de experiência muilok. Parabéns.

É uma pena q o outdoor não tenha terminado como tal, realmente é mais complicado, no entanto, não tão complicado quanto este thread aparentou. Acho q vc reproduziu bem a essência da coisa, começar com um tanto de micélio, inocular o substrato bulk esterilizado ou pasteurizado e colocar esse na terra, mas acho q se enrolou nos detalhes, isto é: complicou-os.

Eventualmente darei uma relida na parte do mushroom cultivator e outros livros q se referem tanto à bulk substrates e plantio outdoor (pelo menos o referente à agaricus deve dar alguma informação), aí posto algo nessa área para o fórum.

Espero q vc tenha recolhido esporos desses cogumelos, vc SEMPRE deve recolher esporos, um cogumelo a menos para consumo não é nada quando vc tem milhões de possibilidades de produzir novos cogumelos.

Fala Cygnus, tudo ok?

Então irmão, o que arrisco a dizer, é que MuiLok está muito mais "maduro" em relação a cultivos, e principalmente com outdoors. Andei pesquisando bastante, observando bastante, e digo, não estamos longe não. Sinto que estamos cada vez mais perto. Os clones e prints de cogumelos do subtrato bulk pasteurizado e os in-natura, podem ser o elo entre o cultivo indoor/outdoor.

COncordo plenamente com vc, eu andei complicando as coisas, sabe como é, quanto vc toma um rumo desconhecido, e acaba distorçendo algumas idéias, pois não tem conhecimento de nada...

Mas mesmo assim, digo em bom som que é possível, que estou perto, e que continuo trabalhando na causa. Pude perceber que os frutos outdoor são maiores, e crescem muito rápido, chegam a dobrar de tamanho de um dia para o outro.

Bom, digo que estamos juntos nessa, que fico feliz que o irmão vai estudar outdoors, tenho plena certeza que se nos unirmos, teremos sucesso na empreitada. Pode contar comigo quando precisar.

Bem... agora voltando ao assunto outdoor.... a vala não foi montada, não desisti, porém aprendi muito nesse cultivo, e tudo continua nos planos. Tenho uma surpresa, o que me faz dizer que estamos perto, muito perto.... Posto fotos no próximo post.

paz e luz

Frutificações out-door

Então, atualizo com fotos, a situação desse cultivo PESA.

Percebi que, além da contaminação, quando se trata de outdoor, sempre temos uma grande ajuda da mãe natureza.:)

Mesmo com contaminação no substrato bulk in-balde, o micélio deu um jeito de pinar, no instinto de perpetuar sua espécie... a natureza sempre impressiona!!! :eek:

Em outras imagens, um casing que foi virado na natureza, em canteiro, abaixo de uma hortência, pois apresentava contaminação... a única coisa que fiz após coloca-lo para viver livremente, foi em um final de tarde, regar todo o canteiro....como esse casing já havia passado pelo cold shock, não demorou muito a pinar, com muitos e belos frutos !! Cada vez, mais perto do projeto outdoor, e da colonização de pastos. :yes:

paz , luz e sempre muito obrigado aos irmãos de causa:6
conta pesa.jpgconta pesa 2.jpgconta pesa 3.jpg

Última edição por um moderador:
frutos outdoor

Atualizando o post....:)

Hoje ao meio dia, em visita ao cultivo, fiz colheita de alguns exemplares PESA, da frutificação outdoor.:cool:

Seguem fotos...

Quanto a contaminação nesse patch, vou tentar tirar o possível, vou tratar com água oxigenada, e depois vou cobrir todo substrato com terra, húmus e estrume.:eek:

paz e luz!
pesas outs 1.jpgpesas outs 2.jpg

Fala MuiLok!

Parabéns cara! Tô firme e forte lá no meu cultivo, espero ter o mesmo sucesso que você!

Abração, cara!

daleeee!
lindos frutos!
só por curiosidade vvc tem armazenado eles na geladeira?
sabia que s colher eles com luvar e logo deposi colocar num ziplok e guardar em gelaeira dura em até 11 graus dura 15 dias fresco?
nao pode ter furos no ziplok.
eu lino mycotopia sobre um cara que guardava eles frescos no freezer, enchendo osaquinho ziplock de CO2.

Fala irmão Boca, tudo certo?
Então, meu método é o seguinte rsrsss..
Quando começo a colheita, se tenho perspectiva de alguma experiência no final de semana, colho, retiro o excesso de vermiculita da base, coloco em pote com fechamento hermético, enrolo com uma sacola plástica, e vai pra geladeira, vou colhendo conforme os pequeninos chegam no ponto. Da última vez, na geladeira, ficaram por até 7 dias, e acredito que não perderam potência alguma.:rolleyes:

Se não tenho experiências em vista, seco eles, mas isto é muito raro:D

Essa de guardar com ziplock + CO2, acredito ser uma boa, deve conservar os frutos por maior tempo, acredito que meses... É de se pensar, tenho um pequeno cilindro de CO2 aqui....:6

paz e luz!!!

Fala Kliphos!!! O conhecimento sempre em expansão.... e lembra que EU PROMETI o Sítio Mágico...... obrigado pela força!!!:)

Rudr4, obrigado sempre, continua firme e forte, que vc vai ter uma recompensa muito mágica!!!

Bom... atualizando, fiz mais uma colheita de frutos outdoor, hoje pela manhã:D ...

paz e luz!!!

(não poderia deixar de agradeçer a minha equipe, que sempre me ajuda, e no momento estão vigiando o cultivo... (pose pra foto) )
coleta pesa out 1.jpgamiguinhos 1.jpg

Última edição por um moderador:
Que beleza!

Parabéns pelos frutos. E que bela equipe! Perdigueiros são ótimos cães.

Abraço

Que beleza!

Parabéns pelos frutos. E que bela equipe! Perdigueiros são ótimos cães.

Abraço

Fala Abraxas , tudo certo?

Então, esse bicho aí é perdigueiro c/ bulldog... muito companheiro e dócil com quem conheçe..

Seguem fotos de colheitas, e a última foto, frutificação outdoor, na grama... parte do projeto atingida....

paz e luz a todos!
frutis outs pes 0.jpgfrutis outs pes 1.jpgfrutis outs pes.jpg

putamerda to sem palavras sire

QUE LINDO - veja as BORDAS do cogumelo que diferença!!!!
parecem OLHOS no chao.
olhos do MUNDO abrindo a porta.
olhando pro céu e falando SENHOR SOL EU SOU MUILOK ME MANDE VIBES
e o sol o dia inteiro OOOoooOOOHHHHHHhhhHHMMmmmMMmMMmMM
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
viixe
senti daqui hein!
imagina que ANTES nao existia cogus ae, AGORA existem.
:eek:k::eek:k:
interaçao do HOMEM pros cogus nascerem ae OU melhor?
os cogus PLANEJARAM ISSO TUDO??/
;)

Fala irmão....
foi puramente interação, porém foi planejado pelos cogus.... lembro que citei esse como um dos objetivos, logo após a tripp...

realmente, os cogus que não existiam, agora existem...

bem... tenho muito trabalho pela frente, e não posso deixar de agradeçer as vibes, e pedir muito mais, realmente as vibes são sentidas daqui....

Bom.... preciso ainda visitar aquele mundo, preciso de muito mais informação, já aprendi o que me foi passado até então....

good vibes a todos, muita paz e luz!!!!

Atualizando o estado da coisa....:)

Seguem fotos do início do 2ºflush de cogumelos, no bolo indoor PESA.:p:

Percebe-se que os pins surgem, justamente onde há maior conentração de vermiculita....

Na última foto, o terrário, trabalhando a temperatura de pinagem. Hoje começo a incrementar o parâmetro de temperatura, um grau a mais por dia, até atingir a temperatura que uso para frutificação, 25ºc.

paz e luz!!!
2 flush pesa.jpg2 flush pesa 2.jpg2 flush pesa 3.jpg2 flush pesa 4.jpg

Atualizando...

Os pins seguem se desenvolvendo. Muitos outros estão surgindo.

Na última foto, mas frutificações PESA outdoor.

paz e luz
pines 1.jpgpines 2.jpgpines 3 out.jpg

frutificação

Seguem imagens, atualizando a situação do cultivo pesa

paz e luz
peses 1.jpgpeses 2.jpgpeses outs.jpg

concordo totalmente com você, quanto mais melhor.

Demorei para responder pois estava viajendo e só acessava via lan house. Cara, esses pesa em outdoor ficaram lindos, notou como os out tem o chapéu bem maior e o cabo menor, enquanto os indoor tem o cabo maior e chapéu menor? Aqui eu notei isso.

Back