Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg
 
MuiLok! Que fotos lindas!

Essa foto do micélio insaciável devorando o substrato ficou EXCELENTE! Deveria ir para votação!

Como foi esterilizado esse substrato todo? Foi com a nova panela de pressão?

Boa sorte em seu cultivo!

Boas vibrações para que esse micélio todo amadureça, coma tudo e fique fortinho!
 
O irmão boa sorte no seus novos projetos, estou enviando as melhores vibraçôes pra que tudo de certo!!!

As fotos são de hoje???


abraço e boa sorte!!:pos:
 
Então irmão Kliphos....

Tudo foi esterilizado na minha nova panela, de 7,5L. Porém, como utilizei potes com maior capacidade essa vez, esterilizava um pote por ves. Foram noites e noite adentro, as vezes até as 3 da matina no processo, pois assim ficava demorado. Com uma panela industrial, dava pra ir 4 potes por remessa. Mas por enquanto, vai assim mesmo, tá de bom tamanho.

Pecebi rápida e forte colonização nesse pote q vc destacou, o substrato foi feito com sobras dos outros substratos, então temos aí Milho, FaI, niguer, linhaça e água. Não sei se arrisco mandar ele pro terrário assim, ou faço um casing com ele. Sempre li que o milho por si só não é indicado para frutificação sem casing. Como está conjugado com os outros ingredientes, talvez frutificaria como bolo PF. Alguém aí já passou por esta situação???

Meus amigos, muita paz e luz!!!
 
Otimo asspecto nos potes hein muilok
PUTA POTAO meu!
caramba ahahhaha
pesa eh SODA mesmo viu sir!
de acordo com o mauricio dá até em pedra!
(os meus dão até no papelao nano-tripps!!!)
 
e aí pessoal...

Kliphos, Victor e Bocão, muito obrigado pelas vibrações, são sentidas daqui.
Tomara mesmo que Pesa seja muito agressivo e que dê até na pedra... pois olha o que está pronto, esperando o 100%...

As fotos dos potes são do dia 29/01, portanto, 17 dias depois da inoculação.

Aceito dicas e macetes para esse out-door. Será coberto por lona e tela de controle de raios solares. O substrato será bulk, que será descrito a seguir.

Bom... como me cansei nessa empreitada (agricultura não é meu forte, ma vai), precisei de um descanso e um bom rango no fim do dia...

Uni o útil ao agradável, olha qual foi o rango...

paz e luz!
vala 1.jpgvala 2.jpgvala 3.jpgrango 1.jpgrango 2.jpg
 
MuiLok... Quantos kilos de fruto pretende fazer? Tipo exportação? :D

Explique-nos como foi feito. O que é esse pó branco? Cal vivo para evitar insetos? E essa água toda?

Não entendi muito bem o projeto! Mas pelo tamanho com certeza vai ter muitos frutos!

Mais e mais vibrações para esse seu louco-cultivo!
 
Heheeee...

Fala Kliphos... ainda não te impressiona não, tem muito mais pela frente...

Minha intenção não são kilos e kilos, apesar de parecer, agora olhando, parece mesmo uai!!!
Quero fazer esse bulk out-door, como jardim de casa apenas...

Muitos outros estão por vir, lembra da colonização do terreno né...

Os frutos serão apenas para experiências, lembra do formiguinha que guardou alimento o ano inteiro, e o gafanhoto que só tocava viola? sou uma mutação dos dois!!! Falando sério, jurei que não ia mais esmolar por algumas gramas a mais de cogus, então, se tiver sucesso até a frutificação, vou secá-los e guardá-los, para ocasiões especiais.

Usarei um ou mais bolos PESA nesse bulk. Vai ter uma camada de jornal ao fundo, folha de bananeira, substrato bulk, bolos 100%, forragem úmida, + substrato, mais bolos 100%, forragem e vermiculita. Vamos ver se vinga. Essa é a idéia principal, porém, vamos ver o que caminho o pessoal indica seguir.

Alguns outros bolos, para casings indoor e outdoor. Mais alguns, para começar colonização do quintal. Escolhi o PESA para isso.

O pó branco é calcáreo, coloquei ao redor da vala. Toda essa água foi usada para encher a vala, deixando o terreno em seu perímetro úmido.

Paz e luz!!!!
 
Vai se tornar um belo jardim mágico, parabéns pelo trabalho, com certeza os nossos amigos fungos vão compensar a trabalheira, hmm esse peixe fresquinho deve ter ficado uma delicia !!!
Goooooood Vibes


:D :D :D :D
 
O substrato bulk

Então, saí correndo por aí, pulando e gritando.
Voltei mais rápido ainda, com 2 baldes de deliciosa bosta.
Decidi preparar meu substrato bulk, baseado em umas mil informações que absorvi.

O esterco, ainda acondicionado nestes baldes, +- 7kg cada balde. Foi adicionado água e cal virgem, no intuito de pasteurizar a bosta. Descansou por 20h. Escorri a água, coloquei o esterco em cima de um plastico, que ficou por 2 dias no sol, e coberto a noite. Acrescentei generosas colheradas de pó de concha, durante todo o processo. Acrescentei tb vermiculita, folhas de bananeiras hidratadas e pasto hidratado, que ficaram submersos 24horas. Misturei tudo muito bem, deixei 2 dias descansando em local coberto ao ar livre.

Segue fotos do preparo do substrato.
pasto + banana na agua.jpgpreparo subs bulk.jpgesterco + vermiculita + po concha.jpgbosta + verm + folhas.jpgmistura  bulk 2.jpgmistura bulk.jpg
 
Jardim? Vai acabar se tornando um Sítio Mágico!

Boa sorte! O fórum estava mesmo precisando de uma sede! :D Brincadeirinha!

As portas e portões estão sempre abertos aos irmãos. Gente do mal, leva chumbo (muito) grosso nas paleta.

Podemos fazer assim: comos somos todos apenas alucinações e seres imaginários, é só fechar os olhos, contar até 3, levantar a perna e soltar um pum poderoso. No momento em que abrirmos os olhos, estaremos na nossa

"MAGIC SITIEICHON COGUMELEICHON CM SELVA"

todos ao redor de uma grande fogueira, onde ferve um grande caldeirão de poção mágica.

Agora, falando sério.... isso não deve ficar só na brincadeirinha, lembra né...

paz, luz, e apareçam!!!!!
 
Fala MuiLok


Magnífico projeto.

Quais são as medidas da cova ?

Qual a proporção substrato colonizado e material pasteurizado para bulk ?
 
Bom... agora estou numa dúvida no meu projeto out-door.:confused:

O substrato foi preparado, conforme descrito acima. Ficou acondicionado até então, em um saco plástico meio aberto ( ou meio fechado), em local coberto e ao ar livre.

Para minha surpresa e decepção, ontem a noite, fui verificar o substrato e pegar um pouco pra uma outra experiência, percebi o surgimento de alguns fungos, e tb alguns pins. Acredito que meu método de pasteurização não foi eficiente. Alguém pode me dar uma luz, já que tudo isso se destina a out-door, e é impossível eu esterilizar 15 kilos de bosta, agora, com as misturas deve ter uns 23 kg de substrato.:eek:

Peço ajuda aos bruxos mais evoluídos. Como procedo? alguma idéia do que fazer???:?:

paz e luz!:luz:
pinage 2.jpgpinage.jpg
 
Eu to nessa!!! se precisar de um ajudante, pra recolher estrume, cavar buracos, pescar o almoço, colher cogumelos!!!!
Não sou pequeno mas aceito trabalhar como duende nesse seu projeto!!!rsrsrs

Não sei da onde vcs tiram tantas ideias pra cultivar nossos amigos de chapeu, mas é tudo muito interessante e criativo!!!

Abraço:pos:
 
out-door

Fala Victor!!! obrigado pela força!!!
Não precisa vir pra trabalhar de gnomo não, é só chegar e curtir, sem stress. As portas estão sempre abertas a amigos!!!! E, o negócio é sempre inovar, para tentar encarar todas as situações, seja no cultivo, seja na vida terrestre. boa sorte pra vc tb!

E aí Maurício, tudo ok? Pois é, é um projeto um tanto audacioso, não vi nenhuma foto do tipo por aqui ainda....

Tenho uns 6L de substrato colonizado, + 2 bolos FaI, incluindo o bolo com milho/fai. O substrato bulk, tenho uns 23/25 kg.

Medidas da vala: 450mm x 1100mm x 350mm de profundidade.

Então, o que faço com tudo isso? Lembrando que tenho que montar uma linda floreira com pesa, porém acredito que será com outro substrato. Hoje mandei comprar em outra cidade fibra de coco e turfa, que não encontro em lugar nenhum. E agora Profeta??? qual é a carta na manga? e o bulk, pasteurizo de novo?

paz e luz, e muito obrigado a todos
 
Ae Muilok parabéns!!


É um dos maiores emprendimentos que já vi por essas bandas!!

Estamos torcendo que de certo!


O substrato que voce preparou está contaminado?
Bom devido as quantidades que tu tem ai iria dar muitio trabalho esterelizar tudo da maneira convencional.

Umas das alternativas que tu tem, e a mais fácil e barata, é utiizar o sol! Abra uma lona, e espalhe o substrato por cima, deixe a camada a mais fina possível. E coloque em um lugar que pegue bastante sol, de umas viradas para que ele tomo bastante sol e nada fique úmido.

Foi a primeira coisa que me veio a mente, não garanto que fique 100% estéril mas vai matar todos fungos que já estiverem nascendo.



Boa sorte!

Até mais
 
out-door

...
E aí Maurício, tudo ok? Pois é, é um projeto um tanto audacioso, não vi nenhuma foto do tipo por aqui ainda....

paz e luz, e muito obrigado a todos

Como assim SIR M.????

o Mauricio já viu de TUDO!
antes da gente nascer ele cultivava :)
exemplos:

Manobras em ar livre (by cygnusX 1)
vini vidd vicci per Mauriccce :
Cultivo Mex, B+ e TAZ

Como ele lê a biblioteca o dia todo , também já viu isso:

Cultivo Outdoor de Psylocibes Cubensis (pela usuaria mais gostosa do CM - BIBLIOTECA - a minha musa inspiradora!)

viu também tudo que rolou de errado com o Cygnus no :
Primeiro cultivo Outdoor da minha vida (by cygnus)

tudo isso ERAS (AEONS) antes da gente sequer existir.
ficam os links pra impulsionar sua pesquisa.

achei estranho a folha de bananeira verde viu muilok.
 
out-door

Não deixa de ser um projeto audacioso!

Lembra do Sítio do Pica-Pau Amarelo?

Teremos nosso Sítio do Cogumelo Mágico!

Um parque temático cogumelístico com mais fantasia do que qualquer história do Monteiro Lobato!
 
Back
Top