Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg
 
Estamos todos ansiosos por ver sua Varanda de Cristal dando frutos,
GOOD VIBES===========:pos:
 
Trabalho...

Então, já me preparando em outra parte desse mesmo cultivo, vou montar alguns casings, para isso, dei um jeito de conseguir em uma cidade vizinha, fibra de coco, pois aqui foi impossivel:(

Fervi a fibra dentro de uma toalha, por uma hora com água + calcáreo de conchas (2 colheres de sopa), após escorrer, mais uma hora com água + café em pó (2 colheres tb). Escorri, está pronta para esterilizar. Farei isso hoje.

Paz e luz...
preparo fibra coco.jpg
 
Quando montei os 2 baldes para a colonização do substrato bulk, aproveitei para fazer um teste, na qual, nas mesmas condições com substrato pasteurizado, misturei um faminto micélio da strain TAZ, vindo de uma clonagem em papelão e colonizado em milho.

Apenas 1 dia depois de misturado ao substrato, surgiu uma espécie de fungo, de formato duvidoso. Alguém aí pode me ajudar a identificar se é o micélio de TAZ ou alguma contaminação? Ontem mexi no substrato, e percebi que este mesmo fungo toma quase tudo, em um desenvolvimento ninja. Se for taz, ótimo resultado. Senão, tudo será descartado.

Paz e luz...
micelio taz 1.jpgmicelio taz 2.jpg
 
Fala MuiLok

Esse aspecto de espuma não é de micélio PC.

Se essa amostra de micélio veio do pote de TAZ, pode ser Trichoderma Harzianum.

O micélio de Trichoderma Harzianum é branco e os esporos verdes.
 
Lembro de ter visto um desenvolvimento ninja em poucas horas depois de inocular o bolo no bulk, algo como 12 horas já apresentava muito micélio.

Qual a proporção de spawn/bulk?
 
Certeiro Mauricio!

é o próprio duende. Eu tinha alguma esperança mas...

isolei este spawn, parte de algo contaminado. Peguei peguena parte sadia, porém, não tem jeito. E a doença vem lá de trás, de quando isolei parte no papelão.

Aprendi que quando contamina, fim!!!!!

Infected, a proporção é 2 : 1.

Obrigado pela ajuda irmãos!!
 
Então, pra dar continuidade a empreitada...

As fotos mostram a situação dos bolos. Todos 100%.:)

Em alguns potes, não sequei muito bem os grãos de milho com toalha, e como o micélio excreta água na colonização, nota-se alguns depósitos de água amarela (sopa de milho) nas paredes dos potes. Porém, nada de contaminação com os milhos nesse cultivo.:p: (até agora):eek:

2 copos já foram utilizados, no intuito de colonizar substrato bulk.

1 pote foi utilizado ontem, na montagem de um casing, onde será monitorado a temperatura de forma a acelerar o processo de pinagem, como teste.

Segue fotos da situação

Paz e luz!
milho 1.jpgmilho 2 potão.jpgmilho 3.jpg

O bolo Ninja!!! yaaaaa!!!!

Uma coisa que não pude deixar de perceber, foi a velocidade com que um pote colonizou, até 100% o micélio se mostrou voraz. Pouca água tb é mais um truque (aprendi com o Maurício) para se acelerar a colonização.

Justamente esse pote (900ml), foi montado com sobras de outros que fiz, então aí temos:
Farinha de arroz integral
Linhaça
níger
vermiculita
grãos de milho

A farinha foi moída por mim, em liquidificador. Quando estava quase no ponto (não muito moída, alguns grãos pelas metades ainda), acrescentei as sementes, e dei mais uma moída. Misturei com vermiculita, água e o milho para pipoca.

Hoje esse bolo vai sofrer dunk e após cold shock por 24 horas, com destino a frutificar no terrário.

Segue fotos, uma que o irmão Kliphos gostou, e outra para comparar como o micélio colonizou rapidamente, fortemente e de aspeco muito rizomórfico.

paz e luz!!!!
ninja bolo fai + milho.jpgninja bolo fai + milho 0.jpg
 
Última edição por um moderador:
O bolo Ninja!!! yaaaaa!!!!

Valeu MuiLok! Essa foto é muito inspiradora! A voracidade do micélio é magnífica! É como alguém que se perdeu no deserto por vários dias e de repente encontra um lago!

MuiLok, quanto tempo levou para esse pote colonizar totalmente?

Então irmão Kliphos

O pote foi inoculado dia 12/01

a foto da colonização data de 30/01, 18 dias depois

a foto do 100% data de 05/02. Portando, foram 24 dias. Nada mal para um bolo de quase 1 litro. Em meu outro cultivo, bolos PF em copos de uisque levaram 35 dias para atingir o 100%.

Desde o início esse pote apresentou uma colonização muito rápida. Basta ver agora se o substrato contém condições de frutificação. Acredito que sim, pois o milho está conjugado a outros ingredientes, e estes já testei e aprovei!!!:pos: :pos: :D

Espero grandes frutos desse bolo.

Paz irmão, e sempre obrigado pelas ajudas!!!
 
O Casing Indoor

Seguem imagens das manobras, para a montagem de um Casing Indoor.

Preparo do substrato:

substrato para mudas
fibra de coco
vermiculita
calcáreo de conchas
café em pó
agua

Todos os ingredientes foram misturados e umidificados. O substrato para mudas é um composto com nutrientes, e já vem com vermiculita em sua fórmula. A fibra de coco foi preparada e cozida (vide acima), e toda desfiada e picoteada com uma tesoura. Ainda, foi misturado vermiculita fina, adicionado calcáreo e café, água de poço artesiano. Tudo foi esterilizado.

O recepiente foi limpo, e por 30 minutos ficou cheio com solução água + lisol. Após, seco.

Para a montagem do casing, foi usado um pote de substrato estéril e 1 pote de mesma capacidade de milho colonizado. O bolo de spawn foi quebrado, com instrumento estéril, e misturado ao substrato. Permanece em descanso, isolado com plástico filme, e no escuro total. Hoje verifico sinais de crescimento do micélio.

Paz e luz!!!
prep 1.jpgprep 2.jpgprep 3.jpgpreparo casing 1.jpgpreparo casing 2.jpgpreparo casing 3.jpg
 
Tudo para dar certo MuiLok!

Lindas fotos!

Que as melhores vibrações lhe premiem! Pois se dependesse apenas de seus esforços, teria cogumelos do tamanho do teu abraço!

Sítio Mágico! Sítio Mágico! Sítio Mágico!
 
Montagem do casing out-door

Então irmão Kliphos, muito obrigado pelas vibrations!!! O projeto do sítio mágico está em andamento agora:pos: :)

Ontem montei mais um casing, este destinado a out-door. O substrato utilizado foi o mesmo do casing indoor.

Em fotos, o bolo com spawn colonizado com a strai PESA, aspecto da mistura de proporção spawn/substrato 1:2.

A floreira foi colocada no escuro, envolta em plástico filme:cool:

Minha hóspede continua lá comigo.

paz e luz:luz:
bolo utilizado.jpgflor 1.jpgflor 2.jpghospede 2.jpghospede.jpg
 
Bom demais da conta. Em breve teremos sítio mágico do Sr. Muilok. Parabéns pela ousadia e disposição, pois dá um trabalho. Mas que é compensador. Um abraço.
 
Continuando o trabalho...

Então irmão Calango, realmente dá trabalho. No meu caso, "madrugada a dentro enquanto muitos dormem..." porém, a recompensa é mágica. O conhecimento permanece.

Atualizando a situação...

Seguem fotos do aspecto do casing indoor e do casing "floreira" outdoor. Logo que terminar a reforma em meu terrário, coloco uma camada de vermiculita estéril + calcáreo de conchas, aguardo mais um dia, aplico cold shock, e vai para o terrário, com temperatura controlada a 21º por um dia e com claridade disponível, além de umidade acima de 95%.

A floreira out-door, será colocada em ambiente aberto, sem luz direta, com temperatura amena.

Outra foto mostra o estado de um dos baldes com substrato bulk. Parece que o micélio levou um verdadeiro choque, por mudar de substrato. Porém, percebo um pequeno crescimento. Algumas vezes, fico em dúvida em seguir com isso. Oscilo entre colocar tudo outdoor mesmo, sem pasteurizar nada, outras horas penso em continuar com a pasteurização, pois seria um crime eu perder o grande pote que tenho com o micélio de PESA 100%. O trabalho de pasteurização consome muito tempo pois é feito com pequenas quantidades.

Paz e luz aos irmãos...
casing pesa indoor aspecto.jpgfloreira pesa outdoor 1.jpgfloreira pesa outdoor 2.jpgaspecto bulk.jpg
 
Teste com substrato bulk in natura

Atualizando...

Fiz um pequeno teste, utilizando spawn colonizado e substrato bulk adicionado de vermiculita e calcáreo.

Desta vez, o substrato não passou por nenhum tratamento.
Estudo a viabilidade de montagem de um bulk outdoor, porém na 1º fase, onde optei por utilizar o método de pasteurização (arcaico, mas foi). :eek:

Montei a mistura spawn/substrato em um pote limpo e seco, porém não esterilizado. Peguei o substrato que possuía, e estava acondicionado em um plastico, realizei a mistura em uma bacia, adicionei o produto cautelosamente evitando assim possível compactação.

Segue fotos do processo

paz e luz!
material buuulk.jpgbolo util.jpgsubs + bolo aberto.jpgaspec.jpgaspec 1.jpg
 
Micélio dando as caras no bulk

Atualizando a situação, ontem a noite bati algumas fotos de como se encontram os baldes com o substrato bulk, que será destinado ao outdoor em uma vala. Finalmente, o micélio deu as caras. Em alguns pontos, percebe-se o crescimento do mesmo, que se apresenta em lamelas. Logo que apresentar condições, monto mais uma camada, com substrato + spawn.

Como os baldes permanecem em ambiente escuro, porém abertos, somente cobertos por um fino tecido, para promover troca de gases, percebi que este estava um tanto seco. Com algumas gotas de água mineral, cuidando para não compactar, aumentei a umidade em alguns pontos. O micélio sedento, saberá como buscá-la.

Em outras imagens, percebe-se o crescimento do micélio no casing indoor, montado com substrato a base de fibra de côco, substrato para mudas, vermiculita, calcáreo e café. Mais um ou dois dias, logo este recebe a camada de vermiculita estéril e vai para o terrário.

paz irmãos!!
bu 1.jpgbu 2.jpgca 1.jpgca 2.jpg
 
Sir. Muilok, é muito animador o seu cultivo, estamos torcendo pelo out, estou doido para ver fotos do seu jardim de PC !!!



Good Vibes
:D :D :D :D
 
dunk tek e cold shock

Fala Soboro, tudo ok irmão!!! obrigado pelas vibes!!!
Todos estamos torcendo pelo out, é um sonho mesmo!!! é o primeiro passo para o "Sítio Mágico". Não estou medindo esforços nem tempo para ver cogumelos frutificando neste outdoor. A ajuda de todos vocês, as vibes e a mãe natureza vão se encarregar do resto.

Como eu possuia um bolo PF 100% colonizado, aguardei mais uns dias, então ontem apliquei a técnica do dunk e o cold shock.

Tive alguns problemas em relação ao entupimento da agulha que utilizei para injetar água mineral nos bolos. Tamanha a força que fiz para tentar desentupi-la com a pressão, acabei quebrando o êmbolo da mesma. Fechava o furo, pegava outra seringa, procedia conforme, mais uma vez entupimento e quebra. Sorte, por nem uma das vezes, me piquei com a agulha, pois se isso ocoresse, o furo ia ser fundo, tamanha força aplicada nesse momento de tensão. Por uma terceira vez, peguei outra seringa, utilizei então uma agulha mais curta e mais fina. Infelizmente, não consegui injetar muita água no meio do bolo, devido o comprimento da agulha. Ao todo, injetei uns 100ml de água mineral no pote.

Após aplicação da dunk tek, o pote foi colocado em um zip-lock e guardado na geladeira até hoje a noite, quando vai para o terrário. Sua temperatura será monitorada com o objetivo de acelerar o processo de pinagem, vamos ver se conseguimos isso.

Nota-se que uso uma tecnica de fechamento dos furos de extrema facilidade e agilidade. Deixo já as fitas de fechamento presas a borda do copo. Quando faço o furo, as fitas já estão estrategicamente colocadas. No momento de retirada da agulha do orifício, sem perder tempo nenhum, com a outra mão, lacro o furo.

Seguem fotos ilustrativas. Paz e muita luz!
material dunk.jpgpot dunk.jpgfitas dunk.jpg
 
dunk tek e cold shock

Citação:

Nota-se que uso uma tecnica de fechamento dos furos de extrema facilidade e agilidade. Deixo já as fitas de fechamento presas a borda do copo. Quando faço o furo, as fitas já estão estrategicamente colocadas. No momento de retirada da agulha do orifício, sem perder tempo nenhum, com a outra mão, lacro o furo.

Muito boa a estratégia.

Quanto mais rápido os furos são vedados menos risco de contaminação.

Sou contra deixar os furos cobertos com papel filtro ou papel alumínio no ínicio da colonização.

Adiante, se a colonização fica estagnada, aí sim abrir um furo é recomendado.
 
Certo Mauricio:pos:

Inclusive, já passei por essa técnica de abrir alguns furos na última camada do tampão de alumínio, no meu primeiro cultivo. Eu trabalhava com substrato com grãos de trigo + cremogema, o micélio parecia ter "estacionado" seu crescimento. Abri alguns furos, promovendo maior troca de gases, que foram lacrados com micropore. O micélio deu seu ultimo salto, inclusive esses copos começaram a pinar antes de serem aniversariados.

Quanto a minha técnica das fitas, procurei dividí-la com o pessoal aqui do CM. Muita gente trabalha sempre sozinho, assim como MuiLok, e isso facilita e muito no processo. O tempo que o furo fica livre (intervalo entre tirada da agulha e fechamento com fita) passa a ser agora, na casa de centésimos de segundo, se bem aplicado o método. Pra quem utiliza grandes potes, agora ficou fácil selar 8, 10, 12 ou mais furos.

Aproveito o post para colocar uma imagem que ilustra o estado do casing indoor. O micélio apresenta crescimento, já está quase no ponto de colocar a camada de vermiculita e aplicar o cold shock.

paz e luz!!!
casing hoje.jpg
 
Back
Top