Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg
 
out-door

Pans de um lado, Mex do outro. PESA nos canteiros, Texs e Tazs nas floreiras... Mexicans, B+, Cambojans, Burmas, Búfalos Rosados por toda parte (Aonde estão vocês, pink buffalos? Ninguém falou mais deles... Foi o legado que deixou Calimba).

Um sítio com pelo menos as raças que estão no nosso Guia de Raças (Strains)

Próximo as cachoeiras, meio a floresta úmida... Amanitas de todas as cores e de todos os tamanhos!

E se você tropeçar e cair no chão... Cai de boca (!) nos cubensis selvagens!
 
Para minha surpresa e decepção, ontem a noite, fui verificar o substrato e pegar um pouco pra uma outra experiência, percebi o surgimento de alguns fungos, e tb alguns pins. Acredito que meu método de pasteurização não foi eficiente. Alguém pode me dar uma luz, já que tudo isso se destina a out-door, e é impossível eu esterilizar 15 kilos de bosta, agora, com as misturas deve ter uns 23 kg de substrato.:eek:

Você tem que esterelizar/pasteurizar tudo apenas um pouco antes de fazer a inoculação, se você deixa aberto, o substrato é um prato cheio para quem chegar primeiro.

Faça assim, arrume um pote grande onde caiba todo o substrato bulk, aí você enche de água com cândida, na proporção de 250ml de cândida para cada 10 litros de água e deixa de molho por algo entre 4 a 6 horas.

Eu sinceramente descartaria esse material contaminado, pois como ele já foi pasteurizado(foi mesmo? o cal deveria liberar calor e você deveria arrumar ma maneira de manter o calor e verificar se a temperatura está adequada.) e ficou depois aberto durante muito tempo, já deve ter de tudo por lá.

Vale mais a pena jogar esse aí fora e comprar/buscar mais merda, aliás, eu descobri onde comprar 40kg de esterco de cavalo por R$ 5,00, só não comprei por que nem tenho onde colocar tudo isso. :)

Boa sorte aí.
 
Bom.... é por isso que preciso de todos vcs irmãos.....

o que vamos fazer agora???

Boca, as folhas verdes são pedaços grandes e pequena quantidade, posso tirá-las fora do substrato ainda hoje.

Posso quebrar toda a bosta mais uma vez e comprar um cal virgem menos duvidoso do que eu possuia, e dar mais atenção a nova pasteurização. Porém, posso fazer isso com a mistura, que já contém a vermiculita? Se tiver que descartar tudo, perco tempo e dinheiro, mas se esse é o caminho, será feito.

Gostei tb da idéia do irmão Abraxas, colocar tudo novamente no sol, uma camada bem fina. Isso é acessível.

Não encontrei esterco bovino nem de cavalo a venda por aqui, porém, tem por todos os lados onde moro.

Se utilizasse esse substrato, será que o micélio não encontraria seu espaço?

Aguardo iluminação meus amigos....

muita paz!
 
Cara realmente impressionante. Um super pote, um super buraco e logo uma super produção.
Realmente deve ficar algo bonito uns cogumelos como decoração no jardim. Eu lembor que uma vez quando era pequeno minha mãe comprou um treco que parecia um Bolo PF, vinha com um pratinho pra vc acrescentar água e durante muito tempo (faz tempo pode ter sido só umas semanas) nasciam belos cogumelos enfeitando a sala. Os nosos amigos são relamente umas coisinhas fofas de se ver.
Boa sorte ai na tua empreitada.
:)
Não se esqueça de convidar a gente pra inauguração do jardim hehehehe
 
Posso quebrar toda a bosta mais uma vez e comprar um cal virgem menos duvidoso do que eu possuia, e dar mais atenção a nova pasteurização. Porém, posso fazer isso com a mistura, que já contém a vermiculita? Se tiver que descartar tudo, perco tempo e dinheiro, mas se esse é o caminho, será feito.

Não importa se tem vermiculita junto, faça a pasteurização em duas partes, uma com cal e outra com cândida, como eu falei, umas 6 horas na água com cal depois mas umas 6 horas na água com cândida, se fizer isso direito, certamente vai tirar tudo o que há de nocivo ao micélio.
Mas, até ter todo o material de spawn totalmente colonizado, faça uma camada bem fina desse material em algum lugar e deixe sob o sol, para secar o máximo possível, assim os contaminantes não conseguem evoluir mais.

Até mais cara, e boa sorte. :)
 
Olha só Muilok, eu acho que já que é um projeto outdoor não precisa se preocupar tanto com contaminções, pois eles serão praticamente PESA selvagens, então a natureza faz a sua parte e mata as contaminações. Eu li na biblioteca como se fazer umj cultivo outdoor e não fala em esterilização em momento algum. out é out.
 
Olha só Muilok, eu acho que já que é um projeto outdoor não precisa se preocupar tanto com contaminções, pois eles serão praticamente PESA selvagens, então a natureza faz a sua parte e mata as contaminações. Eu li na biblioteca como se fazer umj cultivo outdoor e não fala em esterilização em momento algum. out é out.


Pois é irmão Calango, tb estava me baseando nessa informação que a natureza faria sua parte. Imprimi um tópico, porém não consegui localizá-lo, o nome era " Cultivo outdoor do Moe" ou "Técnica de Cultivo outdoor do Moe".
Em nenhum momento fala de esterilização ou pasteurização, mas fala que a natureza faz sua parte. Por isso decidi partir pra esse caminho, pois não parecia tão trabalhoso.

Bom... o caminho é estudar muito, antes de dar a partida na inoculação. Ou melhor, hoje pego um balde e tento inocular uma parte do meu substrato bulk, utilizando um pequeno copo de uisque colonizado. Vamos ver como se comporta.

Chegou hoje a fibra de coco, consegui numa cidade vizinha, Turfa, nem com reza de papa.

Paz e luz, e mais uma vez, MuiLok agradeçe o apoio dos irmãos.
 
Com certeza, concordo com o Calangão!

Se puder oferecer uma esterilização completa, perfeito!
Se puder oferecer uma esterilização parcial, maravilha! Senão deixe que a natureza de seus pulos!

Out é out! Sujeito naturalmente a muitas contaminações! Na natureza o mais forte vence! E queremos os frutos do micélio mais forte!

Imagine uma linhagem selecionada sempre dos frutos mais fortes, sobreviventes!

É em meio à natureza que a própria vai decidir o micélio predominante e com certeza os PESAs que frutificarem serão de uma força monstruosa! Primeiro por serem os vitoriosos selecionados na luta contra os outros fungos, segundo por que oras bolas... Serão SELVAGENS!

Até estabilizarem pelo substrato pode levar um tempo, mas com certeza com uma ajuda sua eles serão os fungos predominantes.

Repito, se pode esterilizar, maravilha! Faça-o! Se não conseguir, não se preocupe!

Lembrando que um projeto out sempre será bombardeado por milhares de outros esporos indesejáveis e a esterilização só tornara o substrato mais confortável para esses outros seres.

Portanto: Boas Vibrações para ti e para seu cultivo! :pos:

A respeito da técnica outdoor do Moe... ela é encontrada no tópico Cultivo Outdoor de Psylocibes Cubensis que o Boca postou logo ali em cima. Também já imprimi! :D
 
Última edição por um moderador:
Em nenhum momento fala de esterilização ou pasteurização, mas fala que a natureza faz sua parte. Por isso decidi partir pra esse caminho, pois não parecia tão trabalhoso.

Mas pelo que li, você já tentou pasteurizar o substrato e já o deixou exposto, primeiro seu substrato estava limpo e bem úmido, perfeito para qualquer fungo, os primeiros que chegaram já se estabilizaram e tomaram conta, pois não havia muita briga, estava tudo limpo!
Se você inocular algo nesse substrato, certamente o micélio vai apanhar, vai por mim cara, tente secar o máximo de substrato no sol, espere ter o material de spawn colonizado e então pasteurize usando cândida e inocule.
Pense muito bem antes de usar todo esse seu substrato aí cara, isso sim é uma quantidade absurda de substrato, todo esse micélio aí deve ser usado com muito cuidado.

Até mais e tenha uma boa sorte.
 
Wikipédia
Louis Pasteur (1822-1895), descobriu nos meados do século XIX que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60º C, por alguns minutos, evitava a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.

http://www.alfalaval.com/ecoreJava/...siteNodeID=7235&contentID=39500&languageID=67

Pasteurização: qualidade e segurança para os alimentos

Os tratamentos térmicos garantem a redução, a níveis seguros, de microorganismos presentes nos alimentos, que podem causar sua degradação e também representar riscos à saúde do consumidor (os chamados microorganismos patogênicos).

É possível encontrar uma infinidade de processos de pasteurização, que combinam diferentes tempos e temperaturas. A escolha do tratamento adequado a ser empregado depende das características do produto e do seu nível de contaminação inicial.

Geralmente são utilizadas temperaturas entre 70 e 90°C, com tempos curtos, entre 15 e 60 segundos. Existem, entretanto, produtos muito sensíveis que, a estas temperaturas, sofrem modificações irreversíveis. A estes se aplica um tratamento mais brando com emprego de longos tempos.


Concluindo:

Pasteurizar não isenta o substrato de microorganismos, apenas reduz bastante a taxa inicial.

Portanto logo a fim do processo de pasteurização o substrato deve ser rapidamente, resfriado e inoculado.

Dessa forma pode-se garantir uma grande vantagem ao fungo.
 
Olá irmãos!!

Infected, valeu pelas dicas. Assim se trabalha em equipe. Estou vendo o melhor meio de diminuir a taxa de microorganismos. Hoje pela manhã deixei o substrato ao sol, fina camada sobre plástico.

Mauricio, ótima literatura. Realmente, esse processo é minha alternativa para poder utilizar meu substrato.

Olha só: tenho 2 alternativas para a gente ver que rumo tomar. Não gostei da pasteurização com cal. Tenho um fogão de barro, desses a lenha, ao lado da churrasqueira, ao ar livre. Posso fazer um fogo, e pasteurizar tudo dentro de uma fronha, no vapor de uma grande panela com água.

A outra alternativa, tenho tb um forno de barro, esses que se faz o braseiro dentro. O substrato poderia ser colocado em 2 ou 3 grandes formas, e ser colocado dentro? Por alguns minutos? sei que isso iria secar o substrato, e com altas temperaturas, será que seria viável? Acredito nessa alternativa, porém seria sem vapor, seria calor seco.

De uso de alguma dessas alternativas, eu poderia pasteurizar o substrato em menores quantidades por vez, e ir colonizando uns 4 baldes, aos poucos. A cada camada colonizada, eu faria mais uma pasteurização, divido o substrato em 4 partes, e em cada balde acresento esse substrato + spawn colonizado.
Eu acredito nesse caminho.

Continuo com estudos, inicio o processo assim que sentir segurança em um dos processos.

Paz e muita luz!
 
Fala MuiLok

Melhor é usar vapor, pois a umidade do vapor é mais eficiente que simplesmente o calor.

Sei da sua criatividade, por isso vou propor uma idéia que você pode pensar na viabilidade.

Pasteurizador

Um caldeirão fervendo água.
Construir sobre o caldeirão uma tenda.
A tenda é um lençol esticado nas 4 pontas e preso em 4 mastros.
Essa estrutura fica 50 cm sobre o caldeirão fervendo.
Espalhar o substrato sobre o lençol.
Com um rodo (escorredor de água) revolver o substrato para que o vapor quente e úmido atinga todo material.
Ao término recolher todo substrato, esfriar radidamente, e inocular.


Já vi na TV um produto que faz limpeza de cortina, banheiro, fogão, etc . Esse produto trabalha com vapor sob pressão. Substituiria o caldeirão.

www.polishop.com.br
0XX11 33440264
 
Não faz sentido esterelizar o substrato que será usado em outdoor, pois como o substrato fica muito limpo, qualquer coisa que chega acaba crescendo rapidamente, assim o micélio acaba tendo muita competição.
O sentido da pasteurização é que ele acaba com os contaminantes ruins mas deixa outros que não são competidores com o micélio, mas servem para lutar contra os outros contaminantes, por isso que na pasteurização é necessário tomar cuidado para que a temperatura não fique acima de 70oC.
Eu estive pensando e acho que a melhor maneira de pasteurizar toda esse substrato é realmente usando cândida, mais uma vez eu digo, 250ml de cândida para cada 10 litros dágua, coloque todo o substrato nessa solução e deixe por umas 6 horas, na verdade é necessário deixar por mais de 4 horas e menos que 12 horas, pois se passar desse tempo a cândida começa a deixar de fazer efeito e outros contaminantes voltam para bringar na água com substrato.
Então, use cândida, depois de umas 6 horas você drena o substrato e faz a inoculação, e não esqueça de misturar muito bem o substrato com o material de spawn para ter certeza que tem micélio crescendo por todo o substrato, pois isso garante que tudo vai estar devidamente colonizado antes que qualquer contaminante possa se estabelecer.

Se quiser mais informações sobre o uso de cândida, basta pesquisar por bleach pasteurization no mycotopia.

Boa sorte e até breve.
 
Fala Infected

Eu errei o título, não é um esterilizador e sim pasteurizador.

A idéia é o vapor úmido por alguns minutos atingir o substrato, não mais que 15 minutos.

Então resfriar e inocular.

A inoculação seria dessa forma proposta por você, misturando intensamente a semente ao substrato, para promover a colonização o mais rápido possível.
 
A idéia é o vapor úmido por alguns minutos atingir o substrato, não mais que 15 minutos.

Existem uns problemas aí, primeiro teria que saber qual a temperatura do vapor, que tem que ficar com mais de 60oC e com menos de 70oC, não podendo, de forma alguma, ultrapassar a temperatura de 70oC, e 15 minutos não é suficiente, o vapor deveria durar mais de 1h, sendo o ideal umas 2h.

Eu sou a favor da esterelização usando cândida. :D
 
Fala Infected

O vapor transfere calor para o substrato, basta acompanhar a temperatura do substrato com um termometro.

O substrato está espalhado sobre o lençol, sendo revolvido constantemente para expor todo material ao calor.

Se necessário estender o tempo de exposição e só manter o processo enquanto for necessário.

Estamos analisando um bom processo para o MuiLok utilizar com toda massa de substrato que tem.

A utilização de água sanitária (candica), não sei opinar pois ainda não procurei informação na literatura indicada.

Eu ainda não utilizei o método proposto, você também ainda não utilizou o método proposto.

Ai seria dividir o substrato, já que tem bastante, e aplicar os 2 métodos, afim de verificar a praticidade e eficácia de ambos.

E bom termos alternativas para testarmos, trabalhando com grande escala de substrato.
 
Fala Infected

O vapor transfere calor para o substrato, basta acompanhar a temperatura do substrato com um termometro.

O substrato está espalhado sobre o lençol, sendo revolvido constantemente para expor todo material ao calor.

Se necessário estender o tempo de exposição e só manter o processo enquanto for necessário.

Pensando assim, nem é muito complicado.

Muilok, vá providenciando um termômetro, certamente vai ser muito útil, em breve devo providenciar um para mim.

Estamos analisando um bom processo para o MuiLok utilizar com toda massa de substrato que tem.

A utilização de água sanitária (candica), não sei opinar pois ainda não procurei informação na literatura indicada.

Eu ainda não utilizei o método proposto, você também ainda não utilizou o método proposto.

Ai seria dividir o substrato, já que tem bastante, e aplicar os 2 métodos, afim de verificar a praticidade e eficácia de ambos.

Bem, vários gringos do mycotopia usaram algumas e parece funcionar muito bem, mas eu concordo que seria bem melhor usar com mais cuidado, já que é algo novo no forum e mal há material em nossa língua para usarmos como guia.

Muilok, a pasteurização com cândida parece ser inédita aqui no forum, seja o pioneiro do CogumelosMágicos a usar essa técnica, mas como o Maurício lembrou, tenha cuidado, use uma quantidade pequena de substrato, para fins de teste. Testar é o intuito desse cultivo, ou não?


E bom termos alternativas para testarmos, trabalhando com grande escala de substrato.

Eu provavelmente testarei a técnica de pasteurização com cândida em meu cultivo de Thai em andamento vou tentar explicar direito tudo o que fiz para que a informação seja útil independente dos resultados.

Até mais.
 
Ops Pessoal!!!
Primeiro, quero imensamente agradeçer aos irmãos, pois como falei, estamos todos juntos nesse cultivo. Talvez isso faça esse tópico de uma certa forma, ser diferente dos outros. Infected, realmente o uso de candida me fascina. Porém, escolho ainda não tentar neste cultivo. Preciso agir rápido, tanto que estou na cidade agora, e com o uso dos seus posts e do Maurício, vou compilar as idéias e agir, pois o spawn está quase 100% colonizado. Sou muito grato a sua ajuda, porém a facilidade de acesso ao processo da tenda com meu ambiente, o torna o escolhido para esse cultivo. Se o amigo fizer testes com pasteurização com candida, nos mostre, com certeza interessa a todos e enriquece nosso conteúdo.

Maurição, interessante processo. Se torna acessível para mim. Simples e pelo que me parece, funcional. Será feito o teste. Inclusive, posso fazer isso fracionadamente, com menores quantidades, pois vou utilizar a técnica dos baldes, e ir colonizando todo o substrato aos poucos, conforme o micélio vai colonizando as camadas, + camadas e aí vai.....

Acredito ser este o caminho. Um outro teste será feio em escalas menores, sem nada mais de tratamento, para ver como se comporta.

Conforme avanço, posto fotos, e sempre, continuo contando com vcs, meus Bruxos!!! Obrigado mesmo!!! O Sítio Mágico será mérito de todos aqui!!!

Paz e muita luz!!!
 
Beleza pessoal, estou atualizando a empreitada então....

Bom, antes de tudo, quero agradeçer o Maurício, pois passei a noite sonhando com uma tenda com dançarinas... porém no fim, virou uma tenda cheia de bosta..... huahuahuaaaaa

Bom... depois do post acima, saí a mil para trabalhar no cultivo... a caminho, fiquei pensando nas alternativas que tinha, e como montar a tenda, para efetuar a pasteurização do substrato bulk. Foi aí que percebi que podia fazer de uma maneira tão quanto funcional, porém mais simplificada. Peguei uns meketréfi, e montei meu pasteurizador.

Tirei algumas fotos da rápida construção do dispositivo, e algumas mostrando a eficiência. Nota-se em foto, o vapor de água fervente que "atravessava" o substrato. A todo momento, o substrato era remexido, cada remessa (pasteurizei um pouco por vez), colocava em baldes desinfectados e deixava esfriar. Peguei 2 bolos pequenos, coloquei sobre uma camada de substrato, e cobri com outra. Os baldes estão fechados com plastico filme, sem furos. Tenho um pouco de medo da cobweb, deixarei um pouco aberto hoje, pela noite, a fim de oxigenar a mistura.

Os baldes verde e amarelo serão destinados a montagem do bulk out-door. O balde vermelho, usei uma clonagem Thai, que tinha guardada e colonizada em milho. Será outro bulk out-door, em menores proporções. A cada camada colonizada, pasteurizo e coloco mais bolos e substrato no balde, até encher. Aí sim vão para o out-door. Essa é a idéia principal.

Mais uma vez, agradeço aos irmãos, muita paz e luz!!!
pasteurizador 1.jpgpasteurizador 2.jpgpasteurizador em ação.jpgvapor.jpgbaldes + lisol.jpgbolo 100%.jpgcolonização spawn.jpg
 
Back
Top