Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA (indoor/outdoor) Sir. MuiLok

Diário de cultivo completo.
Olá irmãos do Cm, e toda comunidade Fúngica:pos:

Inicio mais um cultivo, com a strain PESA agora, com muitos objetivos e experimentos no projeto, entre eles: dominar Pesa em substrato Bulk Outdoor, casings outdoors, colonização de pastagens, bolos pf com substrato que nunca usei.

Resumo do cultivo:
Strain: PESA
Inoculação: 12/01/2007
Substratos ulitizados: milho para pipoca, Fai, níger, linhaça, vermiculita.

Potes / fotos

1º - pote 2L com milho estéril
2º - pote quadrado 900ml, milho estéril
3º - pote redondo 900ml, milho estéril
4º - pote redondo 900ml, com fai + sementes (esse pote tombou durante a esterilização, cozinhando parte do substrato. foi inoculado assim mesmo)
5º - pote redondo 900ml, PF a base de Fai, vermiculita, sementes p/ pássaros e milho para pipoca.
6º - 3 copos whisky, milho estéril (gostei de usar o copo sextavado).

Então, 5 dias após a inoculação, já percebendo o surgimento do micélio, agitei os potes. Após o descando do agito, o micélio deu um salto, feroz e com muito apetite, colonizou o milho apresentanto textura rizomórfica.

Percebo que, conforme o micélio avança, vai excretando água. Essa água, em alguns bolos, está depositando nas paredes dos potes, gostaria de saber como lutar contra isso, pois tenho receio de contaminações nessa fase, justamente por causa do excesso de água.

Bom, aguardo idéias dos irmãos, pra ver o que fazer com tudo isso. Projeto um cultivo out-door com substrato bulk, os PF no terrário (será que o com milho tb?), um casing com milho no terrário, e outros casings outdoor. Todas essas técnicas para mim são novas, fora os bolos PF. Nunca utilizei milho antes.

A todos, paz e luz!!!!
pote 2l pesa milho.jpgpote quadrado milho pesa.jpgpote redondo pesa.jpgpote redondo pesa cozido.jpgpf milho+sementes+fai+verm pesa.jpg3 copos milho pesa.jpg

O Muilok, beleza. Aqui, os milhos colonizados estão aparecendo ou é impressão minha? Pode cobrir isso daí já, tá muito colonizado. Cobre, pôe na geladeira e espera os filhotes de gigantes. Um abraço.

O Aniversário do bolo

Fala Calango.
A foto é de ontem a noite. Aguardo hoje para colocar a camada de casing. Depois vai pro cold 24h e após terrário. Vou enfrentar problemas com espaço caso não consiga terminar meu novo terrário até lá. Está na reta final, porém o tempo é escasso.

Após injeção de água mineral e aplicação do choque térmico por 20 horas, aniversariei o bolo pf colonizado. Este foi para o terrário. Hoje estou mantendo somente o oxigenador ligado, e claridade indireta. A temperatura sofrerá as variações ambiente.

paz e luz!
aniver 1.jpganiver 2.jpganiver 3.jpganiver 4.jpganiver 5.jpg

curando a ressaca....

Olá amigos, após esses agitados dias de carnaval, aqui estou atualizando a situação dos cultivos em andamento...

O pote com substrato bulk que serve de teste, para ver como o micélio se comporta, pois está concorrendo com outros microorganismos presentes no substrato, que não foi pasteurizado, encontra-se em fase de crescimento de micélio. Nota-se nas fotos, que mo mesmo apresentou alguns vegetais que germinaram dentro do pote. Sem problemas, continuo acreditando e dando boas vibrações ao micélio. Até agora, aparentemente nada de contaminações surgindo. Segue fotos.

Infelizmente, perdi um "casing floreira outdoor" de PESA, foi dominado por algo que acredito ser cobweb. Porque disto? o casing ficou fechado com plastico filme, acredito que a falta de renovação do ar originou a contaminação. Percebi isso quando peguei para colocar a camada de casing. Foi uma pena, estava indo tão bem... Será descartado.

Mais 2 fotos mostram como anda a colonização de substrato bulk pasteurizado. Esses 2 baldes serão usados para montar um canteiro outdoor, em condições climáticas naturais, com substrato bulk a base de esterco bovino. A colonização segue, está na hora de montar mais uma camada.

paz e luz
pote teste1.jpgpote teste2.jpgpote teste3.jpgcasing perdido.jpgbulque 1.jpgbulque 2.jpg

Bolo no terrário

Fala Mauricio, como estão as coisas?

O bolo encontra-se no terrário antigo. Não concluí o novo, continuo na empreitada agora.

Nesses dias de carnaval, a qual eu não podia garantir minha total integridade física e mental, portanto, talvez ficasse algum tempo longe de meu cultivo, acabei não usando o controlador de temperatura. Simplesmente deixei o oxigenador 100% do tempo ligado, e a temperatura somente monitorada. O tempo aqui me ajudou com o cultivo. Fez muito frio nesses dias de carnaval, chuva e umidade. A temperatura dentro do terrário oscilou naturalmente entre 18 e 26 graus. O bolo começou a ficar cabeludo, hoje vejo novamente a situação. Aguardo pins para sexta ou sábado. Mantenho desde ontem a tarde, claridade indireta no terrário.

Outra foto ilustra a situação de um grande pote com spawn colonizado com PESA, que é destinado a mais camadas no preparo do bulk outdoor, nos baldes. Agitei ele há uns dias atrás, o micélio se mostra forte, porém as gotas de "sopa de milho" parecem que estão ficando com uma coloração mais intensa. Não sei ainda se é algum sinal de perigo:!:

Um casing PESA foi coberto com a camada de vermiculita, enrolado com papel filme, e submetido ao choque térmico. Após 20 horas na geladeira, aguarda espaço no terrário, porém deixei um tempo sem o filme, para troca gasosa.

paz e luz aos irmãos do CM
situa boloter.jpgsitua boloter1.jpgagora pesa.jpg

Última edição por um moderador:
Atualizando....:pos:

A partir de ontem a noite, o terrário agora está com a temperatura controlada. Até então, estava sujeito as variações climáticas naturais. Mantive iluminação, umidade alta (95-100%), oxigenação, e temperatura ideal para pinagem, ou seja, 21º.:rolleyes:

O micélio continua em crescimento.

Os casing que fiz com destino a frutificação indoor, por não ter espaço no terrário e infelizmente ainda não ter concluido meu novo terrário, acabou ficando outdoor, por enquanto.

Ontem a noite, uma leve chuva começou, e aproveitando a umidade do ar e as condições, coloquei temporariamente os casings em uma janela, para serem acariciados pela brisa noturna, enquanto MuiLok era acariciado por um outro tipo de brisa, ou melhor, névoa.:p:

paz e luz
terr1.jpgterr2.jpgcas chuva1.jpgcas chuva2.jpg

nussa senhora muilok...
tudo muito lindo.. tae o irmão perdido do mauricio perdido na hora de descer da nave!
os "homem" do outdoor.
auehwaweu
que brisa maaaano.
imagino o cheiro que nao estava ae, com uma chuvinha dessas, fogao a lenha e um chimarrao pra completar.
:)
[]´s nao estou opinando por motivos obvios :
vc já deixou também de ser um mero CULTIVADOR rpa virar um pesquisador dos fungos.
MICOLOGO amador ;)

Opa irmão!!!!
não lembro se era a mesma nave... mas acho que conheço o Maurício de uma outra galáxia distante... huahuass (perto do sol, sacou, por isso que ele tem medo do frio, mas não vou revelar as coordenadas intergalacticas!)

quanto a subir de cargo... não é pra tanto, mas o que me conforta é que somos colegas agora!!! hehhh
Mas ainda vou continuar colando de ti meu velho, sem tua ajuda nada teria acontecido brow!!! sempre mui agradecido!!!:) :) :p:

Bem... ainda vamos encarar juntos UM DIA a empreitada das amanitas. Pode contar com MuiLok!!!!! e obrigado sempre!!!

paz e luz!!!!

temos pins!!!!!!!!

tem muita gente que ama essa frase....

"TEMOS PINS"

Infelizmente, tenho que dar uma notícia não tão boa, depois da ótima notícia acima....

O casing de PESA apresentava ontem a noite, no mesmo momento que fotografei os pins do bolo PF, uma rala "teia" em alguns pontos em cima da camada de vermiculita. Hoje pela manhã, veio a triste confirmação: O casing contaminou, pelo que se apresenta, é cobweb. Acredito ter surgido por possivel falta de oxigênio no meio, porém, como fechei o casing com plástico filme até apresentar crescimento do micélio, eu diariamente trocava o filme, antes fazia alguns cortes no plástico, e deixava um tempo para troca gazoza. No dia antes de colocar a camada de casing (vermiculita + calcáreo esterilizados), não pude ir ver meu cultivo.

Chego a conclusão que, justamente neste dia que não pude efetuar a troca gasosa, abriu-se a porta para a cobweb. Antes de cobrir, o substrato + spawn não apresentavam sinais nenhum de contaminações. A camada de vermiculita, após esterilizada, permaneceu por uns 7-8 dias dentro do recepiente de esterilização, fechada com fita adesiva. Será possível, este tempo é suficiente para surgir alguma contaminação em algo que foi esterilizado? acredito eu que duraria muitos dias, sem problemas. Dá uma dor no coração fúngico ter que descartar algo que tomou tanto tempo para ser elaborado...

paz e luz
pinss1.jpgpinss2.jpgcas contanima.jpg

Não creio que seja cokweb só porque não ventilou um dia. eu viajei no carnaval e um casing meu ficou 4 dias sem ventilação e quando voltei tinha 8 cogumelôes gigantes me esperando. Acho que isso aí é o micélio que começa bem fraquinho e depois fica rizoformico. Vamos aguardar pra ver.

OBS: Esse bolo é de sementes de milho inteiras? Ouvi dizer que milho não frutifica em forma de bolo, se for mais um mito que cai por água abaixo.

Fala Irmão Calango

Vamos rezar pra que seja isso mesmo.... hehhehhheee
Hoje ao meio dia, fui ver meus cultivos, pois recebi mais uma iluminação do Sábio dos Cogumelos.

Dentro de um spray, fiz uma solução 1/1 de água mineral e água oxigenada 10 volumes. Pulverizei toda a camada de vermiculita, com maior ênfase na área que apresentava a contaminação. Talvez, com um pouco de sorte, consiga frear isto, e então o casing segue no cultivo.

Aproveitei para pulverizar tb no casing de mex, do outro cultivo. Os 2 já receberam o choque térmico, aguardo pinagem. O tempo continua chuvoso, e os 2 casings recebem a brisa úmida, pois estão em outdoor, porém com cobertura pra não receberem chuva diratamente.

Quanto ao bolo pf, é uma mistura de tudos os restos.... e justamente se comportou muito bem até agora. O milho realmente não frutifica sozinho.
Temos nesse bolo: farinha de arroz integral, níguer, linhaça, vermiculita e grãos de milho. Sua colonização foi muito rápida mesmo, e fiquei satisfeito com a pinagem. Pinou 1 dia antes dos meus cálculos. Resta agora ver como se comporta, tamanho dos frutos e flushes.

paz e luz

bolo no terrário

Atualizando o diário de cultivo...

O casing foi tratado, mas foi perdido.

O bolo continua no terrário, apresenta crescimento de pins, e muitos, muitos pins.

Para minha surpresa, percebi algo estranho com o terrário. Começou a formar um tipo de espuma, próximo ao ponto de borbulho de oxigênio, na solução ao fundo, com a argila expandida. Contaminação na certa.

Em movimentos ninjas, tirei o bolo, desmontei tudo, fervi a argila expandida, lavei a caixa com agua + cloro, lavei muito bem a serpentina e tudo interno/externo, montei novamente. Coloquei a argila ainda um pouco quente, isso de certa forma aumentou a umidade interior, logo estabilizei a temperatura e devolvi o bolo.

Segue fotos, paz e luz!!!
boloro 1.jpgboloro 2.jpg

Montagem de casings

Montei mais 2 casings com a strains Pesa.

Um em uma floreira, outro em recepiente redondo.:)

Aproveitei e fiz mais um pote-teste, com spawn colonizado e substrato bulk in-natura. O outro pote com o bulk in-natura está indo muito bem, apresenta crescimento de micélio e nenhuma contaminação até então. Logo que puder, posto fotos para comparação com as antigas.:pos:

Aguardo agora crescimento do micélio, para cobrir e aplicar o choque térmico.

paz e luz:luz:
mon cas pe 1.jpgmon cas pe 2.jpg

Cara que maravilha!

Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Estamos sempre acompanhando e torcendo pelo sucesso dos experimentos.

Boas vibrações!
Até mais

Fala Abraxas! obrigado irmão, pode ter certeza que os pins sentem as vibrações boas e psicodélicas!

Bem... apesar de muitas perdas (porém aprendizado), com muita felicidade e orgulho, venho apresentar aos irmãos do CM, os primeiros

FRUTOS DE SUBSTRATO BULK

Fiquei muito surpreso e contente, pois realmente esse cultivo está me deixando com a pulga atrás da orelha, devido a algumas perdas. Porém, a pesquisa continua, e talvez esse seja o "elo" que eu precisava para frutificações outdoor, que é um dos objetivos deste cultivo.

Os primeiros pins apareceram ontem, diretamente no substrato que foi pasteurizado em processo arcaico. Não foi adicionado nem uma camada de vermiculita, como casing.

Mais um pote com substrato bulk in natura apresenta colonização, apliquei um choque térmico, e agora aguardo uma possível pinagem, porém não posso prever a data.

O interessante é que o tempo todo o balde ficou somente coberto com uma toalha, sem nenhum cuidado especial. Conforme eu achava que o substrato estava muito seco, pingava água mineral, e nada mais.

Segue fotos dos primeiros pins, e pelo que vi, muitos outros estão para surgir.

paz e luz aos irmãos:luz:
fruto bulk.jpgfruto bulk 2.jpg

Belos pins. fico tão feli em ve-los nascer que nem sei o que dizer. Se não fosse o cm eu nunca teria conseguido cultivar um cogumelos. Obraigado a todos. E ai muilok, vc guardou algum daquela colheita antiga? Aqui não ta dando pra guardar nada, enquanto nascem, chega final de semana e eu plum. Espero conseguir frutificações gigantescas para guardar. Um abraço e desculpa a curiosidade.

Fala Irmão Calango

Estamos na mesma situação, não sobrou nada do outro cultivo. Bem...começei a trabalhar com potes maiores agora, com o intuito de maiores quantidades. Não imagino mais cultivar em copos de uisque, pelo menos, eu não mais. Teremos que cultivar milhares de cogumelos, pra sobrar algum pra secar, que tu acha?? Ainda sonho em um saco de cogumelos secos, pra quando precisar, sabe né, alguma emergência....

òtimas vibrações irmão, e paz e luz a todo CM!!!

frutos de substrato bulk

Olá Irmãos, aqui estou atualizando o diário de cultivo...:)

Colhi belos frutos, oriundos de substrato bulk in-balde. Pude perceber que os cogumelos crescem muito rápido (se comparando com bolos pf) e apresentam maior tamanho com esse substrato. Acredito que estou cada vez mais perto do sonho do mega-bulk-outdoor. Tudo vale como aprendizado e pesquisa.:rolleyes:

Seguem fotos dos filhotes.

paz e luz !:pos:
cogus bulk 1.jpgcogus bulk 2.jpgcogus bulk 3.jpgcogus bulk 4.jpgcogus bulk 5.jpg

pessoalmente, eu acho os PESA e os PE as duas strains com o fenótipo MAIS lindo de todas.
caramba como fica PERFEITA a forma do chapeu ne´?
e a potencia que que me diz sir???

pessoalmente, eu acho os PESA e os PE as duas strains com o fenótipo MAIS lindo de todas.
caramba como fica PERFEITA a forma do chapeu ne´?
e a potencia que que me diz sir???

Eu não conheço outras raças assim ao vivo, mas quando eu vejo o pesa com o chapeu aberto me lembra aqueles biscoitos caseiros e me dá agua na boca, mas não me dei bem com o gosto!!!

Ai irmão parabens pelo trabalho, tudo bem elaborado e com bons resultados, deixa eu só pedir uma ajuda sobre carimbos, eu ando retirando meus cogus antes do veu se romper com medo deles esporularem em cima do bolo e com isso acabo tirando carimbos pequenos e que não ficam muito escuros, eu devo deixar eles ficarem mais abertos pra tirar carimbos maiores e sobre a cor será que estou colhendo cedo demais!!!

Abraço a todos

Fala irmão Boca!!! Realmente, muito lindos os PESA, fiquei realmente impressionado com a velocidade de crescimento e o tamanho dos exemplares gerados a partir do substrato bulk. Sinto que estou no caminho, no que se trata de minha vala bulk outdoor, e todos os projetos out que prevejo para o sítio mágico.... Quanto a potência, muito bons e deliciosos. Sabe o que o pesa me aprontou? ele quis me mostrar algo... o barulho do rio me fez sentir dentro da panela de pressão, literalmente eu fui esterilizado.....por longas horas!!! lokura, lokura, lokura!!!!!

Obrigado Kliphos, hoje e sempre pelas ajudas, conversas e por nossa amizade.

Fala VIctor! tudo certo amigo? Como está o cultivo, segue sempre na lida irmão!!!
Quanto aos carimbos, o ponto onde o chapéu solta os esporos, é quando ele já está totalmente aberto, vc percebe que ele vai começar a envergar. Esse é o momento exato, algumas horas antes disso tb funciona. Nesse momento os esporos estão prontos para soltar, essa a razão do print ficar uma cor púrpura escura intensa. E justamente nesse momento que o chapéu apresenta seu maior tamanho. Nos posts do Papa Mauricio tb está muito bem explicado como tirar carimbos, vale a pena conferir!!!

obrigado irmãos pelas vibes, e sempre, paz e luz a todos!!

Obrigado pela força irmandade fungica!!!

O que ocorreu foi que antes de o veu se romper completamente eu notei que já havia esporos caidos dentro dele e ai acabei retirando o chapeu antes da hora eu percebi um pozinho preto dentro da bolsa que o veu formou acredito que eram esporos ai fiquei com medo de cair no bolo e retirei!!!
Mas agora vou prestar mais atenção nisso e fazer mais carimbos!!!

valeu abraço!

Back