Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo: o que NÃO fazer.

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
Olá a todos.

Todos nós do fórum que cultivamos já fomos principiantes algum dia (eu ainda me considero um). E, como a maioria deles, sempre cometemos nos nossos primeiros cultivos aquelas cag... digo, burradas por termos pulado algum parágrafo quando estudávamos na biblioteca do fórum, ou então porque não tivemos sensibilidade para deduzir algo que, por ser tão óbvio, nem estava escrito nos procedimentos.

Tive a idéia então de compilarmos em um tópico todos aqueles detalhes que deixamos de fazer algum dia em nossos cultivos e que acabou arruinando tudo, mas que, pela tentativa e erro, não mais cometemos. Desta forma, a gente facilita a vida de quem quer iniciar o primeiro cultivo e que pode acabar cometendo os mesmos erros que nós também fizemos.

Espero a contribuição de todos.

Abraço!
 
Não resolvam começar um cultivo no dia em que a diarista limpou a casa. Risco iminente de apanhar da mulher.
 
Separar bem seus borrifadores, pra nao rolar um banho de agua sanitaria nos bolos saudaveis, causando um assassinato, igual eu fiz aqui com 2 copos de Thai na Muang, os unicos sobreviventes de 10 copos...
 
Última edição:
Ficar esperançoso na luta contra contaminantes. A probabilidade de você acertar as seis dezenas da Mega-Sena é maior que combater com sucesso o invasor :)
 
É realmente tão complicado? De 8 bolos por exemplo, eu posso conseguir 3~4?

Oque quero dizer ali amigo, é que se contaminou o substrato, seja ele PFTek, milho, centeio, trigo etc. não vale a pena ficar investindo esperança e talento em combater o contaminante, "achando" que ele irá sumir e o micélio de cubensis se desenvolvera tranquilamente ate completar o substrato! Confirmo contaminação sem duvidas, descarta o material imediatamente.
 
não querer emendar um cultivo novo no mesmo dia que acabou de abrir e descartar copos com contaminantes dentro de casa.
 
Bom, já que eu criei, eu começo. :)

- Faça furos grandes o suficiente para deixar os vapores escaparem dos copos durante a esterilização. Se não fizer isso, os copos poderão estufar/quebrar e jogar todo o substrato pra dentro da panela.
Fazer furos grandes no papel alumínio que vai na boca do copo?
 
Última edição por um moderador:
Fazer furos grandes no papel alumínio que vai na boca do copo?

Somente se você já tiver vedado o copo com fita antes de esterilizar na panela de pressão.

Se a tampa estiver solta não precisa.

Mas tem relatos por aí de copos esterilizados vedados e sem estouros.
 
Bem, meus principais erros até o momento, sem citar o que já tenham dito antes:

1 - Se estiver cultivando em garrafas pet, não as coloque dentro de uma caixa de papelão ou qualquer recipiente que prejudicará a troca de ar nelas. Apenas deixe em cima de algo que as separe do chão (6º e 7º cultivos).

2 - Não confie em você mesmo acender/apagar a luz do cultivo se puder ter um timer, porque a eficiência reduzirá muito, já que dificilmente conseguirá acender/apagar todo santo dia no mesmo horário sem nunca falhar nem esquecer ( e cultivos).

3 - Os furos de troca de gás da garrafa pet não devem ser muito grandes (recomendo cerca de 1 x 2 cm), ou tenderá a não conseguir manter a umidade alta dentro do terrário (2º cultivo).

4 - Casing em tese poderia ser apenas alguns bolos PF quebrados, com uma camada de vermiculita em cima e outra embaixo, para frutificar num terrário, que funcionaria bem. Mas, na minha prática, ao fazer isso e usar garrafas como terrário, não deu muito certo e a frutificação foi pífia. Casing exige mais complexidade que a PF Tek básica adaptada a terrários simples - dica válida aos cultivadores que valorizam a maior simplicidade possível (4º cultivo).

5 - Reutilizar a argila expandida e o terrário de pet sem ter feito uma assepsia adequada, o que facilitou a contaminação do cultivo seguinte (5º cultivo).
 
Back
Top