Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo: o que NÃO fazer.

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
Olá a todos.

Todos nós do fórum que cultivamos já fomos principiantes algum dia (eu ainda me considero um). E, como a maioria deles, sempre cometemos nos nossos primeiros cultivos aquelas cag... digo, burradas por termos pulado algum parágrafo quando estudávamos na biblioteca do fórum, ou então porque não tivemos sensibilidade para deduzir algo que, por ser tão óbvio, nem estava escrito nos procedimentos.

Tive a idéia então de compilarmos em um tópico todos aqueles detalhes que deixamos de fazer algum dia em nossos cultivos e que acabou arruinando tudo, mas que, pela tentativa e erro, não mais cometemos. Desta forma, a gente facilita a vida de quem quer iniciar o primeiro cultivo e que pode acabar cometendo os mesmos erros que nós também fizemos.

Espero a contribuição de todos.

Abraço!
 
-
-NUNCA COMPRE OU VENDA ESPOROS/COGUMELOS - ELES ODEIAM DINHEIRO E SAO VINGATIVOS. VENDEU COGUMELO VAI TER BAD TRIPP PRO RESTO DA VIDA PENSANDO NISTO.
comigo aconteceu o seguinte, estava com dois brother morrendo de curiosidade da trip... eles sempre me perguntavam... ai fiz uma prooposta, estava precisando de $$$$ para comprar material para o prózimo cultivo entaum vendi 20 frutos frescos... e realmente procede o que voce falou... eles naum tiveram bad, mas naum deu nada também.... segui a receita certinha, eles comeram com leite moça.... mas nada fez. Tive que devolver o $$$$ naum tive coragem de cobrar dpois desta decepção... enfim passado algum tempo mandei pra eles uns secos, eles fizeram um chá e pronto, vivenciaram a experiência:D. Fiquei muito ffeliz por eles pois eles descreveram algo que naum tinha vivido... eles fizeram todo um ritual... acredito que de alguma forma os amigos magicos nos perdoaram e viram que eu estava apenas levantando fundos para continuar minha joarnada de cultivo. Mas na ultima eu naum cobrei....
 
Não se livre de bolos contaminados permanentemente, jogue-os em algum canteiro ou algum local em que haja humidade e sombra e acompanhe, as estações podem te trazer belas surpresas ;)
 
Hahahaha.... cara desculpa, mas quando li isso não pude aguentar a não ser em cair em gargalhada aqui sozinho hehehehehe. Estamos num mundo onde tudo é possivel, certo?! hehe.

Desculpe a brincadeira, mas não pude evitar. O tópico é muito bom, tem boas dicas.

______________________________________________________
Eu também achei isso estranho, mas depois pensei. Vai ver que essa geladeira é comunitária da famíla.
Como avisar à todos, vai ser importante e cuidado redobrado com criançinhas.

Olá a todos.

Todos nós do fórum que cultivamos já fomos principiantes algum dia (eu ainda me considero um). E, como a maioria deles, sempre cometemos nos nossos primeiros cultivos aquelas cag... digo, burradas por termos pulado algum parágrafo quando estudávamos na biblioteca do fórum, ou então porque não tivemos sensibilidade para deduzir algo que, por ser tão óbvio, nem estava escrito nos procedimentos.

Tive a idéia então de compilarmos em um tópico todos aqueles detalhes que deixamos de fazer algum dia em nossos cultivos e que acabou arruinando tudo, mas que, pela tentativa e erro, não mais cometemos. Desta forma, a gente facilita a vida de quem quer iniciar o primeiro cultivo e que pode acabar cometendo os mesmos erros que nós também fizemos.

Espero a contribuição de todos.

Abraço!

___________________________________________________________

Olá pessoal!
Foi muito bom a leitura neste grupo, bastante produtiva.

Para listar minhas burradas acho seriam muitos.
Primeiro porque iniciei com intenção de cultivar cogs comestíveis, por causa da minha ascendência oriental, e para consumidora de cogumelos neste país, não é para todos os dias,na panela, a não ser que seja uma produtora, também.
E só tendo coragem e ânimo, para iniciar ou não se aprende nunca.
Há 4 décadas que minha família vinha comentando em um dia tentar cultivar Shiitakes, mas a vergonha de falhar, de virar chacota da vizinhança,....
Ainda nem todos da minha famíla sabem que comecei cultivando esporos em vidrinhos de frasco ampôlas(vidrinhos de remédio=injeção=aquela com tampa de borrachina), que catei do trabalho (hospital).
Tive muitos tombos e acertos até entendê-los ao menos um pouco, e a primeira coisa a fazer é ler e pesquizar à respeito, sempre, e sempre , e sempre,...além da prática. Trocar conhecimentos com quem já está trilhando o caminho, principalmente se já muito mais tempo.

Abçs
 
Última edição por um moderador:
___________________________________________________________

Olá pessoal!
Foi muito bom a leitura neste grupo, bastante produtiva.

Para listar minhas burradas acho seriam muitos.
Primeiro porque iniciei com intenção de cultivar cogs comestíveis, por causa da minha ascendência oriental, e para consumidora de cogumelos neste país, não é para todos os dias,na panela, a não ser que seja uma produtora, também.
E só tendo coragem e ânimo, para iniciar ou não se aprende nunca.
Há 4 décadas que minha família vinha comentando em um dia tentar cultivar Shiitakes, mas a vergonha de falhar, de virar chacota da vizinhança,....
Ainda nem todos da minha famíla sabem que comecei cultivando esporos em vidrinhos de frasco ampôlas(vidrinhos de remédio=injeção=aquela com tampa de borrachina), que catei do trabalho (hospital).
Tive muitos tombos e acertos até entendê-los ao menos um pouco, e a primeira coisa a fazer é ler e pesquizar à respeito, sempre, e sempre , e sempre,...além da prática. Trocar conhecimentos com quem já está trilhando o caminho, principalmente se já muito mais tempo.

Abçs

Não te impeça de agir em favor ou falta dos outros não!
Mão na massa!
Quero ver seu diário de cultivo!!!!
 
-NUNCA COMPRE OU VENDA ESPOROS/COGUMELOS - ELES ODEIAM DINHEIRO E SAO VINGATIVOS. VENDEU COGUMELO VAI TER BAD TRIPP PRO RESTO DA VIDA PENSANDO NISTO.

entao se eu n posso comprar esporos onde eu consigo eles?

obs: n posso pegar da bosta da vaca os esporos pq são contaminados... e n posso compra-los... FUDEU ENTÂO.... alguem me manda por sedex de graça?
 
Bolha disse:
Galera eu ja fiz isso, mas gostaria de perguntar, pq tenho mais um carimbo que venho de brinde :rolleyes:

Eu fiz a seringa com agua fervendo, tava bem quente, depois usei ela para retirar o print. Depois de não sobrar nada do print (com 2 seringas dentro da glovebox, o carimbo tinha 2,5x2,5cm e era bem fraco). Eu coloquei na geladeira e hoje fui ver ela tinha congelado :eek:

Tem possibilidades de os esporos estarem vivos ainda? Se morreram, quando morreram na agua quente ou no congelamento?


O que não fazer: Não peça esporos se você nem sequer sabe que não pode jogar água fervendo neles.
 
hsuaHEUASHehASUHEuasHueashheasu ta tirando ki eu to no "Cultivo: o que NÃO fazer."?

Cara...
primeiro: eu não lembrava que não podia fazer isso.
segundo: primera vez... sempre tem ki ter alguem pra se *****

um antigo sabio monje jesuita da somalia me disse: "na VIDA agente pode aprender de duas maneira APENAS 2 MANEIRAS! Ou agente aprende se fudendo ou vendo os outros se fuderem.


Então... ja que ninguem cometeu esse erro (eu axo), mais informação pra geral ae!

vlw :cool::pos:
 
um antigo sabio monje jesuita da somalia me disse: "na VIDA agente pode aprender de duas maneira APENAS 2 MANEIRAS! Ou agente aprende se fudendo ou vendo os outros se fuderem.


Ele também não te contou que se você não ler e pesquisar bem antes de fazer algo vai acabar ficando no primeiro grupo? Ou você esqueceu isso?

Se ele não te disse da próxima vez tente ouvir os conselhos de um antigo monge jesuíta da Etiópia. Talvez você perca menos tempo, se esforce menos em vão, e ainda poupe esporos que muita gente por aí espera receber.
 
Sorte sua. Falei do que ME aconteceu.
Entre o que deve, o que pode mas não deve, e o que não pode ser feito, existem N variáveis quando falamos de um reino que cresce na bosta, em baixo da unha e no queijo que comemos.
 
Concordo com a sua linha de pensamento.

Exceto que acho que o que aconteceu comigo e com outros cultivadores daqui (manifestem-se, por favor) não foi sorte não. Não conheço malefício comprovado em virar o vidro antes da colonização estar 100%.

E não posso deixar que generalizações não confirmadas se transformem de repente em "novos dogmas" que irão confundir a cabeça dos cultivadores novatos.
 
Back
Top