Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo: o que NÃO fazer.

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
Olá a todos.

Todos nós do fórum que cultivamos já fomos principiantes algum dia (eu ainda me considero um). E, como a maioria deles, sempre cometemos nos nossos primeiros cultivos aquelas cag... digo, burradas por termos pulado algum parágrafo quando estudávamos na biblioteca do fórum, ou então porque não tivemos sensibilidade para deduzir algo que, por ser tão óbvio, nem estava escrito nos procedimentos.

Tive a idéia então de compilarmos em um tópico todos aqueles detalhes que deixamos de fazer algum dia em nossos cultivos e que acabou arruinando tudo, mas que, pela tentativa e erro, não mais cometemos. Desta forma, a gente facilita a vida de quem quer iniciar o primeiro cultivo e que pode acabar cometendo os mesmos erros que nós também fizemos.

Espero a contribuição de todos.

Abraço!
 
Bom, já que eu criei, eu começo. :)

- Faça furos grandes o suficiente para deixar os vapores escaparem dos copos durante a esterilização. Se não fizer isso, os copos poderão estufar/quebrar e jogar todo o substrato pra dentro da panela.

- Se a temperatura ambiente estiver muito alta, mais de 26 graus, faça cold shock, pois é preciso parar a o crescimento do micélio para frutificar. Pode acontecer dos bolos sairem dos copos e o micélio continuar crescendo e resultar uma quantidade muito pequena de frutos.

- Tome cuidado com as seringas. Se o protetor da agulha estiver muito dificil de tirar, seja paciente. Já atravessei meu dedo com uma agulha de um seringa de 20cc por afobação. [Sim, podem me chamar de idiota por isso :D]
 
- Siga a orientação dada pelo @hurungo nesse tópico: https://teonanacatl.org/threads/dica-para-um-substrato-bem-aerado.265/

- Sempre cubra as tampas dos frascos com filtros com papel alumínio para que eles não molhem durante a esterilização.

- Antes de inocular corte os pedaços de durex que vai usar para fechar os furos de inoculação, afinal quanto menos tempo levar melhor.

- Não ponha muita água na panela de pressão ou pode entrar nos copos se estes estiverem encostados no fundo da panela.

- Ao inocular, procure ter calma para não ocorrer de entrar além da agulha no frasco. Essa parte não é esterilizada pelo fogo e pode conter contaminantes.

- Durante os dois primeiros dias desde a inoculação esqueça os copos. A chance de ter aparecido algo significante é mínima.
 
Última edição por um moderador:
- Deixe os pedaços de esparadrapo/fita adesiva/durex/fita crepe preparados para vc tampar os buracos de inoculação. Faço isso jah colando um pedaço deles próximos aos locais onde a agulha vai furar, assim vc terá mais agilidade na hora da inoculação, lembrando de sempre antes de cada furo, passar um papel toalha com álcool sobre a tampa do copo.

- Deixe os copo VEDADOS, coisa q anda sendo dificil de eu fazer. no meu 2º cultivo formigas conseguiram entrar dentro do copo. COMO? os malditos micropores foram rasgados por elas. Alem de serem caros, axo inúteis uma vez que terá q cobrir um furo ocm várias camadas de micropore.

- É importante, na hora de colocar o substrato nos copos, evitar o contato da colhar com a boca ou proximidades da boca do copo. Esse local pode ser um passaporte para contaminates. Se sem querer vc encostou um poquinho de substrato nessa área, retire-o com alguma espátula limpa, dem odo que tire qualquer rastro de substrato. Lembrando tbm de fazer o selo de vermiculita que também ajuda a evitar que contaminantes caiam no substrato.

- Cuidado ao fazer seringas/inoculações na boca de um forno quente. Temperaturas acima de 40º matam os esporos. Cometi nesse ultimo cultivo, o erro de fazer asism sem saber desse detalhe. Resultado: até agora naum vi sinal de micélio branquinho e forte em meus copos, em vez disso só contaminação.
 
- Espere o substrato esfriar bem antes de inocular algo. O meio dos bolos ainda pode estar quente, deixe até a hidratação completa da seringa os bolos na panela, lá eles ficarão seguros até a hora da inoculação e poderão esfriar.

- Cuidado ao flambar a seringa e já inocular, se ela estiver muito quente pode prejudicar os esporos.
 
Eu não fiz bolos PF com vermiculita e tudo mais, ao invés disso fui direto para substratos bulk, aí uso potes de 750mL com sementes de passaro e sem vermiculita. O cuidado que tive que tomar, além da assepcia e tudo mais, é com a tampa do pote, pq o primeiro pote q esterelizei eu tampei o furo da tampa e quando abri a panela a tampa estava solta e o substrato exposto. Tentei inocular mesmo assim e não deu em nada, nem micelio e nem contaminação, enquanto nos outros dois potes o micélio está crescendo muito bem. Acho q as sementes devem ter enchido de água e acabaram cozinhado... sei lá... sei que não cresce nada lá :D .
 
Lembrei de mais umas:
-Não apertar muito o substrato nos copos, depois que cozinha fica muito compactado e dificil do micélio colonizar.
- Se for fazer casing nao coloque nutrientes na msitura para casing (tipo arroz e afins) fiz isso uma vez e contaminou com mais de 7 contaminantes diferentes hahaha (umas 3 bascterias e 4 fungos diferentes a olho nu hehe)
-Perder a paciencia: Uma coisa comum é querermos que as coisas aconteçam rápido nos cultivos, a colonia tem seu proprio tempo, nao se precipite.

Hahahaha se for fazer cultura liquida ou clonar usando potinhos de papinha não os pegue pela tampa, hahaha acabei de quebrar um assim !
 
Última edição por um moderador:
"Não cante muito alto sua felicidade por ai ... A inveja tem sono leve"

Não comente o cultivo com ninguém antes de ver micélio.- com ninguém mesmo, nem mesmo aqui no fórum, nem mesmo para amigos, nem mesmo se o paul s te perguntar ,.
 
-Nao convide gente para CONHECER SEUS CULTIVOS.
- Se um amigo realmente se interessar, doe cogumelos para ele, mas nao mostre seus cultivos a pessoas de fora.
 
Se for inocular graos de milho, deixe-os hidratando por bastante tempo. Perdi 4 potes de 500 ml por cauda dos milhos não estarem devidamente hidratados.
 
- Nunca utilize silicone ANTI FUNGICO nas vedações do seu terrario, afinal vai cultivar FUNGOS dentro dele :)
- Nunca tente enfiar os esporos por trás da seringa.
- Nunca raspe o carimbo com o dedo
- Nunca desligue a circulaçao de ar da bomba
- Nunca toque os bolos com as maos sem luvas
- Nunca coçe a bunda, os pés o saco ou os cabelos antes de mexer com o terrario
- Nunca vire a mascara ao avesso, faz muita diferença o lado que se utiliza.
- Nunca deixe o papel Tyveck em cima da mesa, junta poeira e esporos.
- Nunca beba a agua do dunk - (pode haver contaminantes invisiveis a olho nu)
- Nunca cheire bolos contaminados
E O MAIS IMPORTANTE:
-NUNCA COMPRE OU VENDA ESPOROS/COGUMELOS - ELES ODEIAM DINHEIRO E SAO VINGATIVOS. VENDEU COGUMELO VAI TER BAD TRIPP PRO RESTO DA VIDA PENSANDO NISTO.
 
Quanto ao silicone Anti-fungos, nao concordo, voce nao vai usar o silicone como substrato, e nem vai ter contato com o micelio. Acho q é util para impedir contaminaçao por outros fungos, que poderiam se instalar no silicone.
 
Quanto ao silicone Anti-fungos, nao concordo, voce nao vai usar o silicone como substrato, e nem vai ter contato com o micelio. Acho q é util para impedir contaminaçao por outros fungos, que poderiam se instalar no silicone.
Sao apenas conselhos e nao ordens.
Faça o que tu queres pois é tudo da lei.
 
Mantenha seus animais de estimação longe da área de cultivo e jamais os deixe junto com você nos momentos( leia-se, procedimentos) que exigem assepsia total no ambiente...
 
- Nunca beba a agua do dunk - (pode haver contaminantes invisiveis a olho nu)

Hahahaha.... cara desculpa, mas quando li isso não pude aguentar a não ser em cair em gargalhada aqui sozinho hehehehehe. Estamos num mundo onde tudo é possivel, certo?! hehe.

Desculpe a brincadeira, mas não pude evitar. O tópico é muito bom, tem boas dicas.
 
Nunca ferva demais o milho!

Ferva apenas os 30 minutos especificados no guia, fervendo demais o micélio nem aparece...

Verifique que todas as janelas estão fechadas, ventiladores e ar condicionado desligados antes de iniciar o preparo de seringas, carimbos ou qualquer outra coisa relacionada ao cultivo que exija assepsia.
 
NUNCA COMPRE OU VENDA ESPOROS/COGUMELOS - ELES ODEIAM DINHEIRO E SAO VINGATIVOS. VENDEU COGUMELO VAI TER BAD TRIPP PRO RESTO DA VIDA PENSANDO NISTO.


Vai vê que foi essa maldição que alcançou o velho PF :cool:
 
Back
Top