Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo: o que NÃO fazer.

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
Olá a todos.

Todos nós do fórum que cultivamos já fomos principiantes algum dia (eu ainda me considero um). E, como a maioria deles, sempre cometemos nos nossos primeiros cultivos aquelas cag... digo, burradas por termos pulado algum parágrafo quando estudávamos na biblioteca do fórum, ou então porque não tivemos sensibilidade para deduzir algo que, por ser tão óbvio, nem estava escrito nos procedimentos.

Tive a idéia então de compilarmos em um tópico todos aqueles detalhes que deixamos de fazer algum dia em nossos cultivos e que acabou arruinando tudo, mas que, pela tentativa e erro, não mais cometemos. Desta forma, a gente facilita a vida de quem quer iniciar o primeiro cultivo e que pode acabar cometendo os mesmos erros que nós também fizemos.

Espero a contribuição de todos.

Abraço!
 
ajuda aew..com milho pode agitar neh ?

Que tal não transformar o tópico em dúvida sobre cultivo? O que custa você pesquisar um pouco. É muito fácil encontrar a resposta, principalmente porque o milho é um dos grãos mais utilizados aqui.

Próximo... Cultivo: o que NÃO fazer.
 
Que tal não transformar o tópico em dúvida sobre cultivo? O que custa você pesquisar um pouco.
tranquilo sou um ser humano posso errar como cualquer um, tal vez o motivo do meu erro seja eu nao ser brasileiro e mesmo assim tratando de compartilhar sobre os cogumelos pra min custa entender ainda algumas coisas, entao desculpa ate algumas palabras ainda esto aprendendo... nao è para me desculpar mais da para entender ?
 
Minha primeira contribuição de erros bestas que arruinam quase tudo:

1- Se estiver cultivando com grãos, nunca coloque fita microporo cobrindo os furos dos dois lados da tampa (dentro e fora)...

Fiz isso pq tinha alguns furos enferrujados, e pensei que pudesse ser fonte de algum problema (e pq n dei a devida atenção à linha do FAQ deste fórum que explica que um pouco de ferrugem não faz mal a micelio algum...)

Descobri que duas camadas de microporo diminuem significativamente a troca gasosa... quase matei os babies sufocados.

2- Nunca, nunquinha tente feijão como substrato. Vira uma massa estranha que fica fedida em pouco tempo.
Também não gaste seu tempo com milho Mugunzá... o micelio não desenvolve direito, eles curtem é pipoca mesmo hehe
 
- Gostei muito desse tópico, apesar de não ter muito que eu pudesse aproveitar...

* Só queria acrescentar uma delicadeza: Não devemos perder muito tempo com discussões acaloradas sobre erros pequenos... Nem a pessoa que cometeu o erro deve se sentir ofendida pela que corrigiu, mesmo parecendo indelicada, nem a pessoa que corrige deve ser tão dura. Erros acontecem - são humanos.

- Abraços.
- Paz e Luz, Todos, Sempre!
 
tinha alguns furos enferrujados, e pensei que pudesse ser fonte de algum problema (e pq n dei a devida atenção à linha do FAQ deste fórum que explica que um pouco de ferrugem não faz mal a micelio algum...)

Na verdade, douta @Prisiconauta, o micélio do cubensis devora o fungo da ferrugem totalmente, criando um micélio mais denso e limpando totalmente qualquer sinal de ferrugem da superfície. Digo que foi uma grande surpresa pra mim quando descobri isso em meu cultivo de verão deste ano:

16175854093961651168627398798609-jpg.199297


Ou seja, qualquer ferrugem irá apenas servir de alimento pro cubensis, sem qualquer tipo de concorrente para essa pequena degustação dos cubs. ;)
 
Back
Top