Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Outono - Puerto Rico - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Salve amigos. Vamos a mais um cultivo.
Strain: Puerto Rico
Procedência: Carimbo feito em casa ano passado.
Sem glove box

Inoculação:
DSCF3397.JPG

Foram feitos quatro copos dia 21/03 e mais cinco dia 22/03
Com uma hora de esterilização na panela.
DSCF3388.JPG DSCF3392.JPG
Substrato: 1 parte de FAI, 2 de vermiculita e 1 de água
DSCF3386.JPG DSCF3390.JPG DSCF3387.JPG DSCF3391.JPG

Utilizei a boca do forno para fazer a inoculação nos dois dias.
DSCF3393.JPG DSCF3389.JPG

Após, foram para a caixa de papelão:
DSCF3394.JPG DSCF3395.JPG

Dia 29.03 - 1ª Semana de Incubação

Os micélios estão avançando com boa qualidade. A temperatura na caixa de papelão, que está dentro de um armário é de 27 graus.

DSCF3410.JPG DSCF3409.JPG

Dois bolos foram descartados, com algum tipo de contaminante de cor preta:
DSCF3411.JPG DSCF3412.JPG

Acredito que os outros bolos seguirão o caminho rapidamente. Pois em uma semana estão cobrindo muita área dos copos. No mais, é só aguardar até o dia do aniversário. Forte abraço.

Ps. @ExPoro Sobre o mini terrário eterno, segue firme aqui o teste, está na sua segunda semana. Pretendo fazer um em escala maior para ver o que a natureza pode ensinar mais sobre o assunto adaptação.
DSCF3382.JPG DSCF3413.JPG
 
Parabéns pelo cultivo, parace que está tudo caminhando muito bem :)
Utilizei a boca do forno para fazer a inoculação nos dois dias.
View attachment 99285 View attachment 99290
Eu li em alguns cultivos aqui no fórum, que é bom deixar um tipo de chama acesso quando estamos inoculando para evitar contaminações. Você usou a tampa do forno, e deixou o forno ligado para evitar contaminações?
 
Você usou a tampa do forno, e deixou o forno ligado para evitar contaminações?
Isso ai @Jonaum , deixa o forno ligado, mandando pra fora o ar quente, ai tudo que estiver suspenso no ar, tende a ir para cima.
 
Essa do forno eh boa heim. Parabéns e boa sorte com o cultivo. Acompanhando!! :eba::eba:
 
05.04.2017
Segunda semana de incubação. Bolos em 100%

Salve amigos. Vou dar inicio para a semana da consolidação a partir de hoje nos bolos que chegaram lá.

Tiveram algumas baixas. Os 4 bolos inoculados dia 21 foram descartados, todos com o contaminante de cor preta.

Os últimos 2 descartados dia 02/04:
DSCF3416.JPG DSCF3415.JPG

Agora sobre os cinco bolos que permaneceram (todos da inoculação do dia 22):
Todos com 100%:
DSCF3417.JPG DSCF3418.JPG DSCF3419.JPG

Mas tem um que parece duvidoso, durante a primeira semana o fundo dele não apresentava esse pigmento, apareceu nestes últimos três dias:
DSCF3420.JPG DSCF3421.JPG Girando o copo, o micélio cobre todo o bolo, parece muito saudável olhando apenas as laterais, mas o que está me preocupando é esta pigmentação no fundo do copo. Alguém arrisca dizer se é contaminação? Talvez eu coloque ele em uma pet caso esteja contaminado, apenas para tentar alguns frutos, já que o copo está todo branco de micélio nas laterais.

Grato desde já pela atenção dos amigos.
 
05.04.2017
Segunda semana de incubação. Bolos em 100%

Salve amigos. Vou dar inicio para a semana da consolidação a partir de hoje nos bolos que chegaram lá.

Tiveram algumas baixas. Os 4 bolos inoculados dia 21 foram descartados, todos com o contaminante de cor preta.

Os últimos 2 descartados dia 02/04:
View attachment 99458 View attachment 99459

Agora sobre os cinco bolos que permaneceram (todos da inoculação do dia 22):
Todos com 100%:
View attachment 99454 View attachment 99453 View attachment 99457

Mas tem um que parece duvidoso, durante a primeira semana o fundo dele não apresentava esse pigmento, apareceu nestes últimos três dias:
View attachment 99455 View attachment 99456 Girando o copo, o micélio cobre todo o bolo, parece muito saudável olhando apenas as laterais, mas o que está me preocupando é esta pigmentação no fundo do copo. Alguém arrisca dizer se é contaminação? Talvez eu coloque ele em uma pet caso esteja contaminado, apenas para tentar alguns frutos, já que o copo está todo branco de micélio nas laterais.

Grato desde já pela atenção dos amigos.

Está no mínimo esquisito esse bolo, pelo que sei quando não é amarelo ou branco é contaminação.

Sempre falo pra quem tem bolos contaminados para prestar atenção para o seguinte, os pontos de inoculação são nas bordas e geralmente o meio fica para ser colonizado por último... Então pode ser que essa contaminação seja maior do que parece, e se for talvez não valha o esforço.

EDIT: Encontrei no Shroomery no guia de contaminações, uma contaminação com mesma cor e formato.
Recognizing and dealing with contamination - Contamination Forum - Shroomery Message Board
 
Ps. @ExPoro Sobre o mini terrário eterno, segue firme aqui o teste, está na sua segunda semana. Pretendo fazer um em escala maior para ver o que a natureza pode ensinar mais sobre o assunto adaptação.

Muito irado! :eba:

Show de bola. Mas o forno ainda pode ser falho, se puder, monte uma glovebox que é certeira.

Com o perdão da discordância, uso só forno e tenho um baixíssimo índice de contaminação, nobre @GnomoLok. Nunca fiz glovebox nem air still box. No começo eu usava o banheiro esterilizado, mas quando fiquei sem banheiro exclusivo de cultivo passei a usar somente o forno, que funciona como uma capela de fluxo laminar (ou algo assim, alguém me corrija o nome correto...). A eficácia da boca do forno para fins de impedir que contaminantes cheguem pelo ar é altíssima, e dá uma área de trabalho sem restrições de movimento nem visualização. ;)

Eu nem sequer cogito em mudar meu local de inoculações e retirada de tecidos para isolamentos. :coffee:
 
Última edição:
Ele não funciona exatamente como uma capela, pois a capela possui filtros, um espaço bem reduzido para a manipulação, fora a possibilidade de limpeza de uma capela em um laboratório. Um forno está léguas de distancia dessa eficiência, e é facil afirmar que uma glovebox, hermética e esterilizada é superior a um forno de tampa aberta em uma cozinha. Uma brisa pode correr por entre frestas de portas, criar um fluxo de ar e com certeza carregar contaminantes, atravessando o fluxo de ar quente do forno, ou tornando-o turbulento.

Agora, se você usa e dá certo, legal. Mas não concordar que ele pode ser falho é, no mínimo, otimista.
 
Agora, se você usa e dá certo, legal. Mas não concordar que ele pode ser falho é, no mínimo, otimista

De fato uma glovebox bem feita, bem esterilizada e bem manuseada será menos afeita a falhas que um forno. Mas é que meu uso do forno dá tão mas tão certo, que acredito que o percentual de sucesso seja tão alto que as possibilidades de ocorrência de falhas (como as que você elencou corretamente) sejam proporcionalmente irrelevantes, o que torna a boca de fogão na prática tão eficaz quanto outros dispositivos como a glovebox.

Apenas que, mesmo ciente dessas chances de falhas, eu recomendaria a alguém dispensar a feitura de qualquer dispositivo e usar a boca do forno mesmo como local para feitura de seringas, extração de tecidos pra clonagem e inoculação de bolos, porque já funciona de forma excelente. :coffee:

Agora tenho que lembrar o nome do dispositivo que a boca do forno simula com o fluxo de ar quente constante... :unsure:
 
Inocular substrato vc pode fazer ao ar livre coçando a bunda que não da nada.

Agora se for mexer com agar uma SAB é o mínimo.

O esquema do forno não vou falar pq apesar de ser mal visto la fora o pessoal aqui usa bastante.
 
Última edição por um moderador:
agora se for mexer com agar uma SAB é o mínimo

Pois é, eu tenho uma glovebox 90% pronta (faltam os encaixes das mãos e tampa transparente) há dois anos, mais 9 placas de petri, para o dia que decidir trabalhar com BDA para obter isolamento. :)

Mas, só como ressalva, clonagem simples em CL foi bem sucedida em boca de forno em todas as etapas. :D
 
Pois é, eu tenho uma glovebox 90% pronta (faltam os encaixes das mãos e tampa transparente) há dois anos, mais 9 placas de petri, para o dia que decidir trabalhar com BDA para obter isolamento. :)

Mas, só como ressalva, clonagem simples em CL foi bem sucedida em boca de forno em todas as etapas. :D


pq não faz uma still air box e termina ela? mais pratico e eficiente, saí pra procurar caixa hoje pra fazer e não achei nada com tamanho adequado :(

eu tbm ja fiz alguns clones/transferencias no balcão da pía( :D) mas de 8 potes 2-3 ficaram com colonias de trich
 
08.04.2017
Preparando o terrário para receber os bolos em alguns dias...

Enquanto isso, um bolinho que resolvi salvar de uma inoculação anterior, hoje encerrou suas atividades na garrafa pet em que estava, com poucos cogumelos, mas um muito bonito, por isso resolvi compartilhar com os amigos as fotos.

DSCF3422.JPG DSCF3427.JPG DSCF3428.JPG DSCF3429.JPG

Bom final de semana a todos.
:coffee::musica::roflmao:
 
09.04.2017
Sobre o bolinho que levantou suspeita.

Dia 05 postei a foto dele, estava assim o fundo dele, o resto totalmente branco:
DSCF3421.JPG
Hoje, domingo dia 09, fui espiar ele novamente, pois pretendo fazer o aniversário em três dias:
DSCF3438.JPG
Aquela parte foi coberta pelo micélio, com algumas hifas, confere?
Será que ainda preciso me preocupar com ele? Coloco ele em uma pet ou no terrário junto com os outros?
 
11.04.2017
Aniversário

Salve amigos, começaram as atividades no terrário! :eba:

As pedrinhas ficaram um dia de molho com um pouco de água sanitária, o terrário foi limpo previamente com álcool 70, e hoje deixei ele funcionando algumas horas antes dos bolos. Pois havia pulverizado um pouco de bactericida após tudo montado.
DSCF3440.JPG

Não vejo a necessidade de aquecedor, pois a temperatura dentro de casa está muito favorável, no mais, agora é deixar os micélios trabalharem em paz :)
DSCF3442.JPG DSCF3444.JPG DSCF3443.JPG DSCF3446.JPG DSCF3447.JPG

Abração a todos.
 
Que lindeza hein meu caro!!

Na expectativa pra ver a próxima geração!
Brigadão @sheroomeroon, espero que os bolinhos façam a festa haha.

Hoje pela manhã, atentei para um erro que voltei a cometer, o pessoal já havia me alertado no último cultivo. Eu acabo colocando água demais, deixando a argila expandida muito submersa.

Drenei um litro hoje, ficou mais exposta, uns 70 a 80% da pedra agora, contribuirá muito mais para o clima se manter ideal para os bolos.

Ontem:
DSCF3447.JPG DSCF3446.JPG

Hoje:
DSCF3449.JPG DSCF3450.JPG DSCF3451.JPG
 
17.04.2017

Pins

Salve amigos.

Só passando aqui pra atualizar. Pois os bolos estão mandando seus primeiros pins.

Um bolo foi mais rápido. E já está com alguns cogumelos jovens em desenvolvimento.

Os outros quatro precisaram de mais alguns dias para começar sua frutificação.

Ontem as primórdias já eram visíveis. E hoje pequenos pins começaram a sua jornada.

DSCF3453.JPG

Daqui uns dias, quando estiverem maiores, eu faço um registro melhor.
 
Back
Top