Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de Outono - Puerto Rico - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Salve amigos. Vamos a mais um cultivo.
Strain: Puerto Rico
Procedência: Carimbo feito em casa ano passado.
Sem glove box

Inoculação:
DSCF3397.JPG

Foram feitos quatro copos dia 21/03 e mais cinco dia 22/03
Com uma hora de esterilização na panela.
DSCF3388.JPG DSCF3392.JPG
Substrato: 1 parte de FAI, 2 de vermiculita e 1 de água
DSCF3386.JPG DSCF3390.JPG DSCF3387.JPG DSCF3391.JPG

Utilizei a boca do forno para fazer a inoculação nos dois dias.
DSCF3393.JPG DSCF3389.JPG

Após, foram para a caixa de papelão:
DSCF3394.JPG DSCF3395.JPG

Dia 29.03 - 1ª Semana de Incubação

Os micélios estão avançando com boa qualidade. A temperatura na caixa de papelão, que está dentro de um armário é de 27 graus.

DSCF3410.JPG DSCF3409.JPG

Dois bolos foram descartados, com algum tipo de contaminante de cor preta:
DSCF3411.JPG DSCF3412.JPG

Acredito que os outros bolos seguirão o caminho rapidamente. Pois em uma semana estão cobrindo muita área dos copos. No mais, é só aguardar até o dia do aniversário. Forte abraço.

Ps. @ExPoro Sobre o mini terrário eterno, segue firme aqui o teste, está na sua segunda semana. Pretendo fazer um em escala maior para ver o que a natureza pode ensinar mais sobre o assunto adaptação.
DSCF3382.JPG DSCF3413.JPG
 
Muito legal seu cultivo parceiro, muito bem feito, os bolos estão lindos, sinto que vem belos cogumelos!!

Logo mais estarei aniversariando meus bolos em condições similares as suas, espero que tudo corra bem.

Ansioso aqui por estas fotos! :):)
Abraços!
 
20.04.2017
Atualizando

Salve amigos. Os pins estão crescendo, um bolo mandou seus pins alguns dias antes dos outros, então foi feita a colheita dele, já passou por um dunk e voltou ao terrário.

Os outros quatro estão com muitos pins, porém desconfio que não serão muito volumosos, talvez pelo fato de já ter visto isso acontecer em outros primeiros flushs, mas tomara que eu me engane hehe. Seguem as fotos do dia da colheita do bolo 1 e os pins como estão hoje.

Tentarei neste cultivo manter os bolos sempre na mesma posição, pois pretendo monitorar a produção de cogus de cada um.

1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG 5.JPG 6.JPG

Uma foto mais de perto deste bolo, pois algo engraçado está crescendo, assim como os pins, a cada dia, o volume desta bola cresce. Tenho olhado para ele, e penso ser um cogu sem cabeça:alien: :roflmao: (ou o chapéu esteja virado pro bolo, sei lá haha).

7.JPG
 
Última edição por um moderador:
Mano que cultivo bem feito e organizado, espero conseguir melhorar o meu cultivo a ponto de ficar tão legal quanto o seu.

Obrigado pela força que você tem me dado. :)
 
21.04.2017
Flush da paciência

Saudações amigos.

Hoje fiz a colheita deste primeiro flush, alguns cogus já abrindo o chapéu, e a previsão de que seriam pequeninos se confirmou. Vou arriscar aqui dizer que talvez por conta de os bolos recém terem saído da incubadora, sem dunk, talvez um pouco secos para dar conta de tantos pins.

Falando nisso, contei mais de 50 em um desses bolinhos. Realmente não dava para querer cogumelos com um porte "normal" com tantos pins em um bolinho recém aniversariado. Mas é divertido da mesma forma :roflmao:.

Com bastante paciência foi feita a limpeza deles, e já estão no ventilador.
DSCF3468.JPG DSCF3471.JPG DSCF3473.JPG

Total do cultivo até o momento: 132.2g
 
23.04.2017
Ligando o aquecedor


A temperatura começou a ficar a baixo do desejado, então achei prudente colocar o termostato para funcionar, deixei nos 27 graus, ele está sendo mais necessário na noite, durante o dia o terrário tem ficado nos 25 graus.
DSCF3481.JPG DSCF3480.JPG
 
24.04.2017
Início do segundo flush
É pouquinho, mas é de coração:LOL:

O bolinho do meio, que já havia saído na frente dos outros no primeiro flush, segue na dianteira. Mandou mais alguns cogus, somando mais 20.8g.
Os outros bolos começaram a pinar hoje.

DSCF3483.JPG DSCF3485.JPG




Cara, q louca essa foto do meio, mande ela em algum CMF kkkk. Parabéns aí!

Sobre ligar o aquecedor no terrário, não precisa, nem vai ajudar muito, diferença de temperatura entre incubação e frutificação induz a pinagem. Qual temperatura ficaria se você não ligasse nada?
Haha, valeu, quem sabe mês que vem consiga outra parecida, para esse mês encerrou o envio das fotos. Sobre a temperatura, tem se mostrado útil, pois nas noites, estava caindo para 18, agora se mantém nos 23,5.

Total do cultivo até o momento: 153g
 
Parabens ai pelo cultivo meu mano . Estou começando e pretendo estudar bem antes de começar a cultivar.

Seu Diario deu uma boa ajuda .. Boas vibrações para seu cultivo
 
Última edição por um moderador:
26.04.2017
Pins bonitos


Salve.
Os pins do segundo flush estão vindo mais espessos, desde o primeiro dia já mostravam bom volume. O terrário está estável e preparado para a massa polar que já começou a se aproximar.
DSCF3487.JPG DSCF3488.JPG DSCF3490.JPG

Previsão de 7 graus de mínima para amanhã :pefrio:. Aquecedor vai cantar :cantar:
DSCF3489.JPG
 
27.04.2017
Fechamento do segundo flush

Mais 105,6g para a conta amigos :)

Os quatro bolinhos estão passando pelo dunk dentro da geladeira pelas próximas 24 horas. Amanhã voltam para o terrário recebendo mais um roll na vermiculita.
DSCF3492.JPG DSCF3493.JPG DSCF3495.JPG DSCF3497.JPG DSCF3498.JPG DSCF3500.JPG

Total do cultivo até o momento: 258,6g
 
05.05.2017

Olá amigos.

O bolinho do meio fez sua terceira colheita. Os outros quatro ainda não pinaram.

A pesagem dos cogumelos de hoje foi de 22,4 gramas.

O bolinho está passando pelo dunk até amanhã na geladeira.

Forte abraço e bom final de semana.

DSCF3501.JPG DSCF3502.JPG DSCF3506.JPG

Total do cultivo até o momento: 281g
 
Última edição por um moderador:
10.05.2017
Colheita e carimbo

Saudações amigos.
Outro um bolinho colhido. Desta vez veio um chapéu bonito, então um novo carimbo está sendo feito. E outro bolinho está preparando um cogumelo bem carnudo, estou observando o chapéu, talvez eu faça carimbo dele também.

A colheita de ontem foi de 31,7g
O bolo está no dunk até a noite na geladeira, vai receber um roll na vermiculita e voltará para o terrário.
DSCF3510.JPG DSCF3511.JPG DSCF3513.JPG
Carimbo sendo confeccionado
DSCF3514.JPG DSCF3515.JPG

Total do cultivo até o momento: 312,7g

Edit: Resolvi somar de novo os gramas dos bolinhos, e achei um erro :facewall:
Total 319,4g
 
Última edição:
12.05.2017
Colheita com um cogumelo bonitão :eba: que me deu um carimbão! :eba::eba:

Irmãos, o terceiro flush está quase acabando, falta apenas um bolinho que precisou de mais dias que os outros para pinar. Acredito que ainda é possível mais frutos, os bolinhos estão com bom aspecto no geral.

Ontem somaram-se mais 48,8g de cogumelos frescos. Um bolinho mandou poucos pins, porém muita força foi para produzir um cogumelo, que veio bem carnudo e de chapéu bem largo, sendo feito um carimbo do mesmo.

DSCF3519.JPG DSCF3520.JPG

Aqui ele um pouco antes de ser decepado::teo_ninja:
DSCF3516.JPG DSCF3517.JPG DSCF3518.JPG
E seu carimbo:
DSCF3521.JPG DSCF3523.JPG

Os dois bolos já fizeram seu dunk de 24 horas e voltaram para o terrário:
DSCF3525.JPG


Total do cultivo até o momento: 368,2g
 
13.05.2017
Fechando o terceiro flush

Oi amigos. Todos os bolos completaram o terceiro flush. O bolinho que faltava foi colhido hoje, e está passando pelo dunk até amanhã.

O cultivo está indo muito bem por aqui. Estou muito satisfeito até aqui, uma boa quantidade já armazenada na sílica, dois carimbos e ainda há possibilidade de mais frutos.

Bom domingo.

DSCF3528.JPG DSCF3527.JPG DSCF3530.JPG DSCF3526.JPG

Total do cultivo até o momento: 394,3g
 
Última edição por um moderador:
18.05.2017
Início do quarto flush

Olá amigos.
Mais um flush iniciando, os bolinhos começam a apresentar sinais de cansaço, mas seguem mandando seus frutos.
Hoje apenas o bolinho do meio, já que ele saiu na frente desde o primeiro flush, os demais ainda não pinaram.
Colheita de hoje: 19,6g

DSCF3532.JPG DSCF3534.JPG DSCF3533.JPG
Diferente dos demais flushs, desta vez não fiz o dunk, apenas algumas borrifadas diretas no bolinho. Motivo é o cultivo já estar na reta final e resolvi testar se mesmo sem o dunk, ele será capaz de produzir mais algum fruto.

Total do cultivo até o momento: 413,9g
 
22.05.2017
Os outros quatro bolinhos começaram a pinar.


Três com pins, o último revelando suas primórdias hoje. :feliz:
DSCF3536.JPG
 
24.05.2017
Colheita de um bolinho


Olá, bom dia amigos.
O bolinho havia começado a abrir os véus logo cedo, então fiz a sua colheita. A minha intuição diz que o cultivo já está consumindo quase a totalidade dos nutrientes do arroz integral, com essa sensação somada à vontade de preparar algumas alterações para o inverno, comecei a me despedir dos bolinhos.
DSCF3538.JPG DSCF3542.JPG

Os bolos que completaram o 4º flush já foram descartados:cry:
DSCF3543.JPG

Um momento antes do descarte, quebrei o bolinho no meio, para ver seu interior, o cheiro doce do micélio continuava tão convidativo quanto no dia do seu aniversário.
DSCF3540.JPG DSCF3541.JPG

Total do cultivo até o momento: 430,3g
 
26.05.2017
:roflmao: Resta 1 :roflmao:


Oi galera, boa noite.
Hoje mais dois bolinhos encerraram a carreira.
Colheita de hoje: 31,8g
DSCF3544.JPG DSCF3546.JPG DSCF3547.JPG
DSCF3548.JPG DSCF3549.JPG
DSCF3553.JPG

Total do cultivo até o momento: 462,1g
 
Back
Top