Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivo de Amanita Muscaria Muscaria : Indoor/Outdoor/Camara Frigorífica

Até que enfim vc esta se convencendo, mas não tem nada a ver com dna, elas não vão frutificar porque dependem do fluxo de seiva que "sobra" na arvore durante o verão, o gatilho é o frio, já notou que as amanitas gigantes só ocorrem em arvores jovens ? com balanço energético positivo, isto quer dizer que a arvore produz mais energia do que consome, depois quando a arvore vai envelhecendo, o balanço fica cada vez menos positivo e sobra cada vez menos energia para os cogus, assim quanto mais velha a arvore menores e em menor quantidade os cogus ocorrerão. Uma coisa é certa, a frutificação esta diretamente ligada com a quantidade de seiva circulante, é uma simbiose, não esquecamos, os cogumelos ajudam a arvore a CRESCER, depois da arvore crescer os cogumelos não tem mais importancia para ela e nem a arvore para o cogumelo.
 
A temporada de amanitas já está começando aqui no RS ! :D;):p:ROFLMAO::whistle:
 
O que eu descobri é que a Amanita é um fungo de relação simbiotica do tipo ectomicorriza elas suas hifas se instalam na raiz de maneira intercelular, ou seja, a hifa (ou ao menos parte dela) cresce dentro da raiz entre as celulas isso é comum entre fungos, hifas intracelulares, elas (as ectomicorrizas) alteram a morfologia (funcionamento dos orgãos) das plantas que atacam, como a amanita é protegida pela convenção e não pode ser estudada a fundo não existem bibliografias de tal alteração mas eu acreditaria que pode ser algum aminoacido que elas sintetizam através da raiz, a frutificação esta ligada a planta mas é preciso estudo de campo para compreender como para assim ser reproduzido in vitro.


Até que enfim vc esta se convencendo, mas não tem nada a ver com dna, elas não vão frutificar porque dependem do fluxo de seiva que "sobra" na arvore durante o verão, o gatilho é o frio, já notou que as amanitas gigantes só ocorrem em arvores jovens ? com balanço energético positivo, isto quer dizer que a arvore produz mais energia do que consome, depois quando a arvore vai envelhecendo, o balanço fica cada vez menos positivo e sobra cada vez menos energia para os cogus, assim quanto mais velha a arvore menores e em menor quantidade os cogus ocorrerão. Uma coisa é certa, a frutificação esta diretamente ligada com a quantidade de seiva circulante, é uma simbiose, não esquecamos, os cogumelos ajudam a arvore a CRESCER, depois da arvore crescer os cogumelos não tem mais importancia para ela e nem a arvore para o cogumelo.


Linha de raciocínio show de bola, não tem realmente nada a ver com DNA, essa parada de seiva que sobra não rola, por que a planta absorve agua e sais minerais (seiva bruta) e libera/utiliza agua e açucares (seiva elaborada) os tubos que transportam a seiva bruta são xilemas e os que transportam a elaborada são floemas, na raiz existem muito mais xilemas que floemas (que geralmente são pouco desenvolvidos, principalmente, em plantas de grande porte como as arvores, ou seja a "seiva da planta" não é realmente útil pro fungo, o frio não tem nada a ver com balanço energetico quanto piores as condições para uma planta menor o consumo de energia que ela fará a prova disso é o desfolhamento no outono quando a planta se livra das folhas pois a terra esta seca de mais e é muito mais viavel para ela alimentar apenas um tronco ao invez de um tronco e muitas folhas, o frio pode ser o gatilho por ser a época em que a planta estará mais vulnerável o que eu duvido muito pois a planta quase não possui defesas contra esses fungos, acho que o frio está relacionado ao ciclo da própria amanita, mesmo o coldshock não tendo funcionado, as vezes existem alguns requisitos minímos que não estão sendo atendidos, algo que esta na natureza mas não esta na reprodução, em uma simbiose do tipo micorriza não existe perdedor, os dois são SIMBIOTICOS ninguém parasita ninguém, assim como a Amanita esta sugando a raiz, a raiz utiliza-se da hifa da amanita como um tricoma adicional (um tricoma são pelos microscópicos na raiz que auxiliam a absorção de nutrientes por parte da planta), minha professora de microbiologia me aconselhou a pesquisar primeiro tudo que puder e depois focar o estudo a campo para assim obter mais informações mas amanitas são complicadas, quem souber de algum forum gringo de amanita ajuda ae por que aquele shroomm não tem tanta coisa assim.

Bem é isso ae, paz no coração de todos \o
 
em uma simbiose do tipo micorriza não existe perdedor, os dois são SIMBIOTICOS ninguém parasita ninguém, assim como a Amanita esta sugando a raiz, a raiz utiliza-se da hifa da amanita como um tricoma adicional (um tricoma são pelos microscópicos na raiz que auxiliam a absorção de nutrientes por parte da planta),


Ao contrário, pelo que me lembro de memória da literatura existem ganhadores: os dois organismos.

O fungo porque só germina e se desenvolve nessa relação simbiótica.

E a árvore porque se desenvolve melhor quando em relação simbiótica com o fungo.
 
"...depois da arvore crescer os cogumelos não tem mais importancia para ela e nem a arvore para o cogumelo.."

Eu me referia a esse post, eles não abandonam a relação existem após o crescimento da arvore; eles ainda terão sua interação, ocorre algo parecido com as orquídeas elas não conseguem sintetizar algumas substâncias o fungo faz isso e em troca absorve nutrientes liberados pela planta.
 
neblina oxigênio gases da faixa de 0.5m de um chão de floresta fria...oxigênio no substrato e quase nada no ar lembro da refrescância de um gells. Eu torço pelo teu cultivo, fará feliz a comunidade!
 
Não existem tricomas na raiz, a seiva elaborada chega sim a raiz da mesma forma que chega em qualquer tecido da planta, a amanita se alimenta diretamente desta seiva porque suas hifas penetram dentro das celulas da raiz, as trocas ocorrem por fluxo de massa pelas diferentes concentrações, assim os carbohidratos da seiva elaborado migram para as hifas e a agua e os nutrientes mais abundantes nas hifas migram para o cogumelo, como as arvores frutíficas de clima frio, as amanitas acumulam reservas para no momento oportuno frutificar (antes do inverno e por isso o frio é o gatilho), porem frio de mais manda parar tudo, os esporos resistirão ao inverno e na primavera estarão aptos para colonizar novas plantulas e permitindo o desnvolvimento das arvores e perpetuando a espécie.
 
Não existem tricomas na raiz, a seiva elaborada chega sim a raiz da mesma forma que chega em qualquer tecido da planta, a amanita se alimenta diretamente desta seiva porque suas hifas penetram dentro das celulas da raiz, as trocas ocorrem por fluxo de massa pelas diferentes concentrações, assim os carbohidratos da seiva elaborado migram para as hifas e a agua e os nutrientes mais abundantes nas hifas migram para o cogumelo, como as arvores frutíficas de clima frio, as amanitas acumulam reservas para no momento oportuno frutificar (antes do inverno e por isso o frio é o gatilho), porem frio de mais manda parar tudo, os esporos resistirão ao inverno e na primavera estarão aptos para colonizar novas plantulas e permitindo o desnvolvimento das arvores e perpetuando a espécie.

Concordo.. acabei de usar um artigo em outro tópico para justificar a ocorrência de micorrizas na fase inicial de ambos (fungo/planta)...

Artigo: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/5747/1/Poster Ana Carolina.pdf

E agora acabei de ler onde você diz "na primavera estarão aptos para colonizar..."
Então isso é verdade, pois no estudo acima verifica-se que foi conduzido o desenvolvimento das hifas a 25ºC. Então ocorre a propagação vegetativa o ano todo.
 
Olá irmãos! Alguem poderia me passar algm doc de como fazer um cultivo indoor? gostaria muitíssimo de iniciar um. Minha cidade é bem propício o clima. Aguardo e abraço!

Quis dizer outdoor desculpe aí
 
Última edição por um moderador:
Olá irmãos! Alguem poderia me passar algm doc de como fazer um cultivo indoor? gostaria muitíssimo de iniciar um. Minha cidade é bem propício o clima. Aguardo e abraço!
Quis dizer outdoor desculpe aí

A. Muscarias outdoor? Você mesmo criando? Desculpa mas não vai dar, a Mãe natureza não permite.
 
Gostaria de saber como é o processo de inoculação de esporos em pinus? Ou se tem como eu plantar uma semente totalmente suja de esporos? esse é o cultivo que quero dizer. Sacou!?
 
Gostaria de saber como é o processo de inoculação de esporos em pinus? Ou se tem como eu plantar uma semente totalmente suja de esporos? esse é o cultivo que quero dizer. Sacou!?

Nunca vi ninguém domesticando-as, reproduzindo-as. Para mim seria uma grande novidade.
 
Na minha opinião, A. muscaria é como se fosse o Santo Graal da enteogenia, elas são lindas e místicas demais para se submeterem aos desejos humanos. No momento certo elas aparecem à quem assim merecer.

Gostaria de saber como é o processo de inoculação de esporos em pinus? Ou se tem como eu plantar uma semente totalmente suja de esporos? esse é o cultivo que quero dizer. Sacou!?

Respondendo a sua dúvida, talvez se você fizer um spawn e inocular uma grande área, depois de um ou dois anos em condições propícias, quem sabe o micélio produza algum fruto.

Bons estudos e boa sorte!
 
Respondendo a sua dúvida, talvez se você fizer um spawn e inocular uma grande área, depois de um ou dois anos em condições propícias, quem sabe o micélio produza algum fruto.

Bons estudos e boa sorte!
4 a 6 an0s., e aas arv0res devem ser j0vens, c0m men0s de 2an0s de planti0 definitiv0.
 
Back
Top