Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo B+ - Milho de Pipoca

Diário de cultivo problemático.
Bom dia pessoal do CM!​

Bom, depois de ter conseguido um carimbo através de um cultivo no qual comprei o bolo, comecei do zero meu cultivo, escolhi milho de pipoca pois os relatos é de uma colonização de rápida.

Bom, vou descrever os passos tomados antes da inoculação
  • 1.250kg de milho de pipoca
  • 30min cozinhando o milho
  • 24h de molho na água
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • 24h de molho na água (+- 2.5l) com +- 30ml de água sanitária
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • 24h de molho na água com +- 20g de bicarbonato de sódio
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • Como minha panela de pressão só suportou 2 potes por vez, os potes foram preenchidos com 2/3 de milho, e os potes levados a panela de pressão sem tampa por +- 1:30h
    • Algumas observações aqui, os 2 primeiros potes ficaram o tempo inteiro em fogo alto, portanto a panela acabou secando e o pano queimando
    • A segunda leva, por já ter passado o dia inteiro fazendo isso, e ser tarde da noite, acabei me afobando e tirando os potes um pouco quentes, porém não estavam muito quentes,
    • a terceira leva ocorreu bem, esperei cerca de 5h para esfriar
  • Após esfriar a primeira leva, me dei conta que não tinha deixado os esporos 24h na seringa para hidratar, porém foi assim mesmo
    • Foi selecionado o carimbo mais forte e que acho que fiz mais corretamente do outro cultivo
    • Foi raspado com a agulha da seringa o carimbo inteiro em +- uns 40ml de aguá mineral (estava meio afobado e não calculei bem a quantidade de água)
      • Após encher 3 seringas de 10ml, ainda sobrou um pouco de água no pote com esporos, porém ao analisar a seringa vi que continha bastante esporos nela, tentei sempre sugar da superficie a água com esporos
    • Como podem notar nas fotos, as tampas não tem os furos de inoculação, isso por que achei melhor (não me perguntem o por que, mas talvez por ser menos trabalhoso do que ficar furando tampa, e me preocupando se algo encostou em algo) fazer a inoculação sem contato com os potes, ainda dentro da panela de pressão, então o que fiz foi esguichar 5ml de água com esporos em cada pote, pelos cantos e pelo meio, e assim que finalizada a inoculação os potes fechados e vedados. No total acredito que os potes tenham ficado no máximo 40seg expostos fazendo a inoculação desse jeito
      • Eu já tentei cultivar cogumelos 3x no decorrer da minha vida, e todas elas acabaram em infecção, tentei ao máximo dessa vez evitar contatos desnecessários, talvez por isso quis acabar com a parte de inoculação rapidamente

Bom, esse foi o trabalho que eu tive até agora, porém ontem resolvi fazer uma experiência com um dos potes, seguindo o conselho de algum lugar do CM de não chacolhar os potes, e sim "rola-los" gentilmente, eu estou fazendo isso com o pote denominado "3", comecei ontem, e não vi diferença, amanhã vou fazer o procedimento novamente

Alguns dados para manter um "calendário":
  • Bolo 1 e 2 foram inoculados por volta das 16h do dia 15/03
  • Bolo 3 e 4 foram inoculados por volta das 23h do dia 15/03
  • Bolo 5 e 6 foram inoculados por volta das 17h do dia 16/03

Apesar do bolo 3 e 4 terem sido inoculados um pouco após os bolos 1 e 2, foi no bolo 3 que hoje (19/03) vi o primeiro sinal de micélio (foto em close).

Bom, assim que tiver mudanças ou observar mais alguma coisa eu atualizo aqui.

Muito Obrigado

Tom
todos.JPGbolo1e2_inoc1-15-03.JPGbolo3e4_inoc2-15-03.JPGbolo5e6_inoc3-16-03.JPGbolo4_inoc2_primeiro_micelio_visivel-19-03.JPG
 
Ta lindo esse cultivo
vibrações positivas, acompanhando.

Paz e luz.
 
God vibes pra teu cultivo , ta dando gosto de ver os diarios...:)

Ta muito bom só na hora da inoculação acho que você deu milho....
(era só flambar a agulha da seringa e encostar no pote a tampa é de plastico...;) )
 
Opa Mago!

brigado, tentei descrever o melhor possível, porém esqueci de dizer que ao invés de flambar a agulha ela foi esterilizada com alcool. Preferi não derreter o plastico com a agulha, imagina se entope a agulha? Eu tomei bastante cuidado pra não encostar nada nos potes na hora da inoculação e eles ficaram o minimo abertos possível em um ambiente praticamente sem circulação de ar.

Sei la, o pesadelo da contaminação me persegue, espero que dessa vez de certo, não quero continuar apelando a comprar bolo já colonizado...
 
Boa sorte no seu cultivo,faz acreditando que da certo!
 
Como andam os copos,colonizando?
 
E ai colega?
algo já deve ter acontecido?
 
Opa pessoal!

Aconteceu sim! Mas o site ficou fora do ar um tempo, acabei esquecendo de postar...

Bom vamos lá, as fotos são do dia 27/03 (11 dias +- depois da inoculação)

Minhas observações são pela forma como os bolos estão se desenvolvendo em velocidades diferentes, 1 dos bolos está colonizando muito rápido, 2 deles MUITO devagar e os outros 3 estão na média.

O engraçado é que o que eu pensei que poderia influenciar no desenvolvimento não faz muito sentido, pois bolos do mesmo processo da panela de pressão e com a mesma seringa de esporos estão se desenvolvendo de maneiras diferentes.

Penso que talvez por minha panela de pressão não ser muito grande, a posição dos potes dentro podem ter influenciado o cozimento e a entrada de umidade do substrato.

A outra possibilidade é que os esporos podiam não estar muito espalhados na seringa, ou de ter ido uma quantidade diferente de esporos para cada bolo.

Ou, e o que eu acho mais provável, é que o bolo que que se desenvolveu mais rápido, é o bolo em que eu comecei "agitando" os grãos, afinal, eu só comecei a agitar os outros bolos 6 dias +- depois da inoculação, acredito que nesse ponto os esporos já deveriam estar em um ponto que não se espalhou como no bolo "3".

Hoje estou "agitando" os bolos a cada 3 ou 4 dias, não gostei muito da aparência do micélio após o processo, ele parece que fica ressecado, e os "pelinhos" somem, deixando uma camada branca seca sobre o grão.

Até o momento não vejo sinais de contaminação, sinceramente acredito que não vão acontecer, 24h na água sanitária deve eliminar qualquer coisa...

Agradeço os comentários, e se puderem comentar o que acham do desenvolvimento, se é normal essa "discrepancia" entre a velocidade da colonização, etc...

Seguem fotos do dia 27/03, acredito ser possível comparar pelo nome dos arquivos o desenvolvimento do bolo com o post inicial.

Muito Obrigado!

PS.: não tirei foto do bolo 6, pois ainda não vi micélio nele, é o único até agora...já era pra ter conseguido ver algo não? Será a colonização começou no centro do bolo, ao invés dos cantos? (se me recordo corretamente agora, a maryjane as vezes afeta, sabem como é né...., teve um bolo que eu esguichei mais no centro do que nos cantos, a titulo de experiencia, mas tava tão afobado pra fazer direito que nem anotei qual foi....)

PSS.: Vou tirar mais fotos hoje, assim que o celular com camêra boa chegar em casa...porém evoluiu bastante desde essas fotos, eu "agitei" TODOS os bolos após as fotos.
bolo1_27-03.JPGbolo2_27-03.JPGbolo3_27-03.JPGbolo3_27-03_afastado.JPGbolo4_27-03.JPGbolo5_27-03.JPG
 
Que nada bolo,ele começou do zero e isso é o que importa
continua atualizando os resultados Tom,tamos acompanhando...:)
 
Opa!

Como prometido, seguem as fotos com mudança significativas de hoje.

O bolo 3 (mais desenvolvido) tem mostrado que cresce rapidamente todo dia

O bolo 4, que antes de "agitar" tinha poucos pontos de micélio, agora já mostra uma boa parte do bolo começando a se desenvolver

O bolo 5, que antes de "agitar" praticamente não se localiza micélio, hoje a parte de cima se mostra em bom desenvolvimento.

Os outros bolos ainda não mostraram sinais após a agitação.

Estou chegando a conclusão que o melhor processo feito foi do bolo 3 e 4, que foi a segunda leva que foi a panela de pressão, e a seringa tinha hidratado por pelo menos 10h.
  • Minha panela de pressão não é nenhuma profissional, porém ela tem uma frescura nas laterais que é pra evitar explodir, ou seja, não acumula muita pressão, talvez na segunda leva eu tenha fechado melhor a panela e o preparo deu uma diferenciada
  • O outro ponto diferente é que os bolos 3 e 4 estavam levemente mornos quando foram inoculados, isso influencia no desenvolvimento mais rápido?
O engraçado é que os bolos 3 e 4 eram os que achava que iriam dar errado, justamente pela temperatura, e por ser tarde e eu já não estar fazendo as coisas muito alerta...

Bom, pelo ritmo que está indo, espero que nos próximos 5 dias os outros bolos devam dar uma evoluida, mas caso não, como eu identifico que aquele bolo não ficou adequado pro micélio? Será que através de umas fotos mais detalhadas o pessoal consegue me ajudar a identificar se foi pouca/muita umidade? Alguém tem bastante experiência com milho de pipoca?

Obrigado!
bolo3_30-03.JPGbolo3_30-03_close_maior_micélio.JPGbolo3_30-03_outro_lado.JPGbolo4_30-03.JPGbolo5_27-03.JPGbolo5_30-03.JPG
 
Opa!

Como prometido, seguem as fotos com mudança significativas de hoje.

O bolo 3 (mais desenvolvido) tem mostrado que cresce rapidamente todo dia

O bolo 4, que antes de "agitar" tinha poucos pontos de micélio, agora já mostra uma boa parte do bolo começando a se desenvolver

O bolo 5, que antes de "agitar" praticamente não se localiza micélio, hoje a parte de cima se mostra em bom desenvolvimento.

Os outros bolos ainda não mostraram sinais após a agitação.

Estou chegando a conclusão que o melhor processo feito foi do bolo 3 e 4, que foi a segunda leva que foi a panela de pressão, e a seringa tinha hidratado por pelo menos 10h.
  • Minha panela de pressão não é nenhuma profissional, porém ela tem uma frescura nas laterais que é pra evitar explodir, ou seja, não acumula muita pressão, talvez na segunda leva eu tenha fechado melhor a panela e o preparo deu uma diferenciada
  • O outro ponto diferente é que os bolos 3 e 4 estavam levemente mornos quando foram inoculados, isso influencia no desenvolvimento mais rápido?
O engraçado é que os bolos 3 e 4 eram os que achava que iriam dar errado, justamente pela temperatura, e por ser tarde e eu já não estar fazendo as coisas muito alerta...


Bom, pelo ritmo que está indo, espero que nos próximos 5 dias os outros bolos devam dar uma evoluida, mas caso não, como eu identifico que aquele bolo não ficou adequado pro micélio? Será que através de umas fotos mais detalhadas o pessoal consegue me ajudar a identificar se foi pouca/muita umidade? Alguém tem bastante experiência com milho de pipoca?

Obrigado!

O micélio se desenvolvendo no milho aparenta bem saudável até então.

Panelas de pressão com "folga" são um problema, não vai "esterilizar" direito não, e corre o risco de secar muito o milho.

O outro ponto diferente é que os bolos 3 e 4 estavam levemente mornos quando foram inoculados, isso influencia no desenvolvimento mais rápido?

Você não vai ter um desenvolvimento mais rápido porque os grãos estavam ainda mornos, não procede.
O que pode ter, é chances de perder os esporos inoculados em grãos ou substratos ainda quentes.
 
Tupy, obrigado pela resposta.

Eu realmente tenho percebido (não só pros cogus, mas na culinária em geral) que essa panela não é muito boa, e olha que paguei caro pela frescura, mas tudo bem.

Vou investir em uma panela de pressão decente para a próxima vez.

Realmente teve copos que ficaram visivelmente mais secos do que os outros, um dos subdesenvolvidos é um que ficou um pouco seco.

Sobre ainda estar morno, bom, não estava QUENTEEEE, e sim ainda um pouco morno o vidro, mas ficou esfriando umas 3 a 4h+-, acredito que o que influenciou mesmo foi a umidade do copo...

Obrigado
 
verifique na panela de pressão a borracha de vedação, muitas vezes trocando a borrachinha, resolve o problema de escape da pressão pelas laterais.

Já pensou como vai ser o bulk?
 
Opa tupy,

A panela é nova, não tem 4 meses de uso, é que ela é meia estranha (ver fotos), tem umas saídas laterais, não gostei muito dela não...

Não pensei ainda sobre o bulk, o que aconselha?

Obrigado!
panela1.JPGpanela2.JPG
 
Show de bola Tupy! vou tentar fazer o segundo link, com fibra de coco + esterco + vermiculita + gesso. Fiquei bem impressionado com a quantidade de frutos, que foi uma das coisas que me deixou triste com os bolos prontos + terra, vieram poucos frutos.

Vou começar a procurar onde comprar esses materiais. O processo de pasteurização dessa técnica não é explicado, posso seguir a sua? 3 sessões de 10min no microondas?

Pelo menos o terrário já está pronto, vou dar uma incrementada nele também, está faltando medidores de umidade e temperatura, talvez um termostato, ta ficando frio aqui em sampa...

Será que uma incubadora nesse estágio da colonização ajudaria?

Obrigado
 
Eu aconselho se fazer o bulk do primeiro link. E somente estudar as questões do 2º link. Porque?

Porque o primeiro exemplo não se usa esterco, o esterco vai te exigir um processo mais complicadinho de pasteurização, etc. etc.

Vá de Pó de fibra de coco + Vermiculita de princípio, vai ser mais simples.

Incubadora com temperatura controlada ajuda mas não é indispensável. Pode-se incubar em temperatura ambiente.
 
Beleza Tupy, vou seguir seu conselho! Depois que pegar mais prática com o processo no geral eu tento a segunda técnica

Obrigado
 
Amo cultivos,:love:
É isso aí Tom,segue o indio
 
Back
Top