Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo B+ - Milho de Pipoca

Diário de cultivo problemático.
Bom dia pessoal do CM!​

Bom, depois de ter conseguido um carimbo através de um cultivo no qual comprei o bolo, comecei do zero meu cultivo, escolhi milho de pipoca pois os relatos é de uma colonização de rápida.

Bom, vou descrever os passos tomados antes da inoculação
  • 1.250kg de milho de pipoca
  • 30min cozinhando o milho
  • 24h de molho na água
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • 24h de molho na água (+- 2.5l) com +- 30ml de água sanitária
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • 24h de molho na água com +- 20g de bicarbonato de sódio
  • ao invés de secos com papel toalha, deixei eles escorrem bem após lavar bastante com água corrente
  • Como minha panela de pressão só suportou 2 potes por vez, os potes foram preenchidos com 2/3 de milho, e os potes levados a panela de pressão sem tampa por +- 1:30h
    • Algumas observações aqui, os 2 primeiros potes ficaram o tempo inteiro em fogo alto, portanto a panela acabou secando e o pano queimando
    • A segunda leva, por já ter passado o dia inteiro fazendo isso, e ser tarde da noite, acabei me afobando e tirando os potes um pouco quentes, porém não estavam muito quentes,
    • a terceira leva ocorreu bem, esperei cerca de 5h para esfriar
  • Após esfriar a primeira leva, me dei conta que não tinha deixado os esporos 24h na seringa para hidratar, porém foi assim mesmo
    • Foi selecionado o carimbo mais forte e que acho que fiz mais corretamente do outro cultivo
    • Foi raspado com a agulha da seringa o carimbo inteiro em +- uns 40ml de aguá mineral (estava meio afobado e não calculei bem a quantidade de água)
      • Após encher 3 seringas de 10ml, ainda sobrou um pouco de água no pote com esporos, porém ao analisar a seringa vi que continha bastante esporos nela, tentei sempre sugar da superficie a água com esporos
    • Como podem notar nas fotos, as tampas não tem os furos de inoculação, isso por que achei melhor (não me perguntem o por que, mas talvez por ser menos trabalhoso do que ficar furando tampa, e me preocupando se algo encostou em algo) fazer a inoculação sem contato com os potes, ainda dentro da panela de pressão, então o que fiz foi esguichar 5ml de água com esporos em cada pote, pelos cantos e pelo meio, e assim que finalizada a inoculação os potes fechados e vedados. No total acredito que os potes tenham ficado no máximo 40seg expostos fazendo a inoculação desse jeito
      • Eu já tentei cultivar cogumelos 3x no decorrer da minha vida, e todas elas acabaram em infecção, tentei ao máximo dessa vez evitar contatos desnecessários, talvez por isso quis acabar com a parte de inoculação rapidamente

Bom, esse foi o trabalho que eu tive até agora, porém ontem resolvi fazer uma experiência com um dos potes, seguindo o conselho de algum lugar do CM de não chacolhar os potes, e sim "rola-los" gentilmente, eu estou fazendo isso com o pote denominado "3", comecei ontem, e não vi diferença, amanhã vou fazer o procedimento novamente

Alguns dados para manter um "calendário":
  • Bolo 1 e 2 foram inoculados por volta das 16h do dia 15/03
  • Bolo 3 e 4 foram inoculados por volta das 23h do dia 15/03
  • Bolo 5 e 6 foram inoculados por volta das 17h do dia 16/03

Apesar do bolo 3 e 4 terem sido inoculados um pouco após os bolos 1 e 2, foi no bolo 3 que hoje (19/03) vi o primeiro sinal de micélio (foto em close).

Bom, assim que tiver mudanças ou observar mais alguma coisa eu atualizo aqui.

Muito Obrigado

Tom
todos.JPGbolo1e2_inoc1-15-03.JPGbolo3e4_inoc2-15-03.JPGbolo5e6_inoc3-16-03.JPGbolo4_inoc2_primeiro_micelio_visivel-19-03.JPG
 
Opa! obrigado Risin!

Somente a titulo de registro, todos os bolos foram "agitados" (utilizando a técnica de "rolagem" ao invés de "chacolhar", faz alguma diferença? por que acho agressivo igual, a não ser que a pessoa que chacolhar seja muito revoltada...) hoje (31/03/2012).

Daqui uns 3 dias posto as fotos para comparar com o desenvolvimento antes de "agitar"

Obrigado
 
E aí tomltz,

cara no meu cultivo eu rolei também os copos de milho e eles colonizaram muito rápido,

good vibes
 
É então....eu deveria ter rolado todos desde o começo, mas já percebi que os 2 primeiros bolos provavelmente não vão colonizar, eles secarão demais....tudo bem...2 de 6 ainda ta numa proporção boa, só espero não perder nenhum pra contaminação.

Uma dúvida Risin, qnto tempo levou pra colonizar 100% seus bolos?

Vlw!
 
Minhas observações são pela forma como os bolos estão se desenvolvendo em velocidades diferentes, 1 dos bolos está colonizando muito rápido, 2 deles MUITO devagar e os outros 3 estão na média.

O engraçado é que o que eu pensei que poderia influenciar no desenvolvimento não faz muito sentido, pois bolos do mesmo processo da panela de pressão e com a mesma seringa de esporos estão se desenvolvendo de maneiras diferentes.

Penso que talvez por minha panela de pressão não ser muito grande, a posição dos potes dentro podem ter influenciado o cozimento e a entrada de umidade do substrato.

A outra possibilidade é que os esporos podiam não estar muito espalhados na seringa, ou de ter ido uma quantidade diferente de esporos para cada bolo.

Ou, e o que eu acho mais provável, é que o bolo que que se desenvolveu mais rápido, é o bolo em que eu comecei "agitando" os grãos, afinal, eu só comecei a agitar os outros bolos 6 dias +- depois da inoculação, acredito que nesse ponto os esporos já deveriam estar em um ponto que não se espalhou como no bolo "3".

É impossível determinar, há muitas variáveis. Imagine assim... Cada pote contém centenas de "famílias" e cada família contém centenas de membros. Talvez o único método para que cresçam ao mesmo tempo é clonando, e mesmo assim podem ter outras influências. Assim, alterando a taxa de crescimento.

Hoje estou "agitando" os bolos a cada 3 ou 4 dias, não gostei muito da aparência do micélio após o processo, ele parece que fica ressecado, e os "pelinhos" somem, deixando uma camada branca seca sobre o grão.

Não precisa agitar tanto. Por exemplo, eu agito no máximo 3 vezes durante toda a colonização do spawn. Agitar várias vezes não é sinônimo de colonização rápida, pelo contrário, vai atrasá-los.

Deixando o micélio quieto, ele só tem a agradecê-lo.

Será que uma incubadora nesse estágio da colonização ajudaria?
Incubadora com temperatura controlada ajuda mas não é indispensável. Pode-se incubar em temperatura ambiente.

Concordo com o comentário do tupy. Principalmente durante a colonização dos bulks, que é bem diferente da colonização do spawn. O micélio produz muito calor durante essa fase, o que é suficiente para mantê-los aquecidos. Deixá-los na incubadora fará pouca diferença na taxa de crescimento, e só vai ajudar na proliferação de bactérias (fermentação).

Na minha opinião, mantendo entre 18 °C a 26 °C está ótimo.

Somente a titulo de registro, todos os bolos foram "agitados" (utilizando a técnica de "rolagem" ao invés de "chacolhar", faz alguma diferença? por que acho agressivo igual, a não ser que a pessoa que chacolhar seja muito revoltada...) hoje (31/03/2012).

Ok, já agitou muito. Agora deixa eles colonizarem sossegados. Por experiência própria, já tive spawns que pararam de crescer de tanto eu agitar.

Boa sorte no cultivo! E como sempre, peço humildemente que não distribua essa strain a terceiros e aos bancos de esporos como "B+".
 
Bom dia Pessoal!

Comisk, muito obrigado pelas claras informações!

Bom, eu dei uma desanimada com os bolos, acho que estão contaminados, tentei dar uma pesquisada sobre o que vejo nos bolos, e apesar de ter visto em outros cultivos o milho escurecer por dentro foi ai que os pontos incomuns acabaram.

Bom, o bolo 4 parece que não vai demorar muito mais para colonizar 100%, uns 10 dias acredito eu...
O bolo 5 deu uma acelerada na ultima semana e parece que vai até o fim
O bolo 3 continua o desenvolvimento

Minhas dúvidas são essas:
  • O que causa o escurecimento do milho?
    • Os pontos escuros começaram dentro do milho, e cresceram, porém não parecem estar crescendo mais, nem se multiplicando
  • Apesar de nas fotos não parecer muito, em alguns pontos o micélio não está completamente branco, ele deu uma acizentada, principalmente nos lugares próximos aos pontos escuros dentro do milho
    • O micélio aparenta se desenvolver mais lentamente nessas áreas
    • O acizentamento do micélio pode ser causado por outro motivo além de contaminação? Falta de humidade, mal preparo do substrato, etc?
Seguindo os conselhos eu não tenho mais agitado os bolos.

Seguem imagens para acompanhamento

Bom, se for contaminação, os bolos estão indo pro lixo infelizmente, mas vamos lá, se não deu certo agora, vou tentar PF tek!

Muito Obrigado!

Tom
bolo3_09-04_milho_escuro.JPGbolo5_09-04_micelio_saudavel.JPGbolo5_09-04.JPGbolo4_09-04_ponto_cinza.JPGbolo4_09-04_outro_lado.JPGbolo4_09-04.JPG
 
  • O que causa o escurecimento do milho?
    • Os pontos escuros começaram dentro do milho, e cresceram, porém não parecem estar crescendo mais, nem se multiplicando
  • Apesar de nas fotos não parecer muito, em alguns pontos o micélio não está completamente branco, ele deu uma acizentada, principalmente nos lugares próximos aos pontos escuros dentro do milho
    • O micélio aparenta se desenvolver mais lentamente nessas áreas
    • O acizentamento do micélio pode ser causado por outro motivo além de contaminação? Falta de humidade, mal preparo do substrato, etc?

:teo_seta_direita: São normais alguns pontinhos pretos no milho, mas os mesmos não devem crescer. Se eles estão crescendo, é uma possível contaminação, mas não há como afirmar com certeza.

:teo_seta_direita: O micélio pode estar dando uma acizentada por causa do estresse, geralmente causado por falta de oxigênio, umidade ou até mesmo algum choque físico, o que faz com que ele "azule" um pouquinho, mas não é nada preocupante. Mas pode ser contaminação, se começar a se espalhar sem motivo, e tomar conta do micélio.

Abraços!
 
Rain! Obrigado pela resposta, deu até uma animada.

Então os pontos começaram pequenos, cresceram, mas estabilizaram, não parecem estar crescendo nem se multiplicando.

Vou esperar um pouco pra analisar melhor o micélio cinza.

Sobre a falta de oxigênio, concordo que pode ser um problema, já que não ta tendo troca gasosa no bolo, devo trocar a tampa por filtro de café?

Obrigado!
 
devo trocar a tampa por filtro de café?

Se preferir, você pode até trocar. Mas eu aconselharia cuidado redobrado, já que o micélio já está meio estressado. Abrir e manipular as culturas, para trocar a tampa, pode ser um tanto perigoso.

Com certeza melhoraria.
 
Mais um ou dois dias pra ter certeza se é contaminação, se puder focar melhor a foto, ajuda bastante pra identificar.

Não abra a tampa, no máxim faça 1 pequeno furo e tampe com micropore (tudo dentro de uma glovebox).
Claro que dependendo do material da tampa se não vai conseguir furar.

Tá indo bem :)
 
Opa pessoal!

Hoje fiz os furos nas tampas dos 3 potes que estão colonizando. Cerca 5mmX.5mm e tampei com 2 camadas de fita microporo.

Os furos foram feitos usando estilete esterilizado com alcool e flambado 2x, não tenho gloovebox, mas os furos não ficaram mais do que 15segs sem a fita microporo em um ambiente sem circulação de ar.

O micélio "cinza" não se espalhou, nem os pontos escuros aumentaram, talvez fosse sinal de sufocamento mesmo. E o micélio continua se desenvolvendo normalmente

Hoje a única coisa diferente que notei, foram em dois bolos uma gota de agua com um tom mais amarelado, como secreção.

A noite posto fotos dos furos e dos bolos

Muito Obrigado
 
Opa pessoal, como prometido seguem as fotos.

Consegui pegar bem a parte cinza e o grão mais escuro, espero que de pra ter certeza se é contaminação agora.

Obrigado
bolo3_11-04_grao_mais_escuro.JPGbolo3_11-04_micelio.JPGbolo4_11-04_micelio_cinza2.JPGbolo4_11-04_micelio_cinza.JPGbolo4_11-04_secrecao.JPGbolo5_11-04_micelio_cinza.JPGbolo5_11-04.JPGbolo5_11-04_secrecao.JPGbolos_11-04_tampas_furadas.JPG
 
É, pelas fotos, eu não vejo esperanças. Ao que parece, todos estão contaminados.
Sempre quando for fazer troca de ar nos potes (no seu caso você furou as tampas), se guardou todos os potes
juntos, um vai passar contaminantes para os outros, é fato.
 
Opa, obrigado pela confirmação! Tinha criado uma esperança quando falaram do acizentamento do micélio por stress/falta de ar, mas no fundo sabia que tava estranho isso dai.

Bom, eu fiz 6 potes, 3 desenvolveram micélio, acredito que os 3 estejam contaminados. Vou descarta-los e tentar começar outro cultivo.

Tupy, já tava assim antes de fazer os furos, os furos foram justamente para tentar reverter o sufocamento. E vou ser sincero, de ontem para hoje com os furos, mudou a aparência do micélio e do pote no geral, o micélio deu uma "inxada" e o pote parece que aumentou a humidade interna. Mas com contaminação não importa muito né...

Obrigado!

Thomas Leutz
 
É, não quero desanimá-lo, mas todos parecem contaminados. :cry: Não se engane ou tenha falsas esperanças por causa da cor branca do micélio. A maioria dos micélios (independente da espécie) são brancos, ou pelo menos na sua fase inicial.
 
Bom, confirmado então pessoal, vou considerar esse cultivo como encerrado.

Assim que começar o próximo eu abro outro diário.

Obrigado pelo apoio pessoal do CM! foi um mês de expectativa divertido no minimo!

Abraços!
 
Bom, confirmado então pessoal, vou considerar esse cultivo como encerrado.

Assim que começar o próximo eu abro outro diário.

Obrigado pelo apoio pessoal do CM! foi um mês de expectativa divertido no minimo!

Abraços!

ganhou experiência amigo, isso já quase todo o caminho andado. :)
.
.
 
Desiste não,da próxima vez os resultados serão pra melhor.
 
Back
Top