Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo 003 - Cultivando o conhecimento - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
INTRODUÇÃO

Começando mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos (psilocybe cubensis para os próximos). Terei como ponto de partida duas seringas feitas por mim, frutos do meu primeiro cultivo e dois copos com tentativa de clonagem e um belo espécime.

Fiz algumas alterações para aperfeiçoar meu terrário, como também fiz uma glovebox usando caixa de papelão e outros itens fáceis de achar.

Pretendo ter uma produção grande, assim estou preparando oito bolos PF-Tek. Quatro deles são o PF-Tek padrão e inoculados com uma das minhas seringas (feita em setembro). Os outros quatro usarei painço substituindo a FAI como fonte de nutrientes e inocularei com o micélio clonado feito também em setembro no ultimo cultivo.


PREPARAÇÃO

Usei a medida padrão de dois copos de vermiculita para um copo de arroz integral triturado e um de água mineral para confecção de quatro bolos PF-Tek. Tenho uma quantidade razoável de vermiculita super fina, então a usei para fazer o selo. Esterilizado na PP por uma hora.

Farei mais quatro copos, porém substituindo o arroz triturado por painço pre fervido por 20 minutos. Usarei a mesma vermiculita super fina como selo.


INOCULAÇÃO
A primeira inoculação ocorreu hoje dia 28/12/2016. Inoculei os quatro copos com 2ml, 1ml em dois furos por copo, assim sobrando 2ml nessa seringa. Flambei a agulha e tampei para guardar novamente na geladeira. Usei uma glovebox que precisa ser melhorada em questão de usabilidade. A segunda inoculação deve acontecer amanhã cedo se tudo ocorrer como o planejado hoje.


DADOS DO CULTIVO
STRAIN: Golden Teacher
SUBSTRATO: PF-Tek padrão, PF-Tek substituindo a FAI por painço
SELO: Vermiculita superfina
INOCULAÇÃO: Seringa multiesporos, clonagem no painço
1ª INOCULAÇÃO: 28/12/2016
2ª INOCULAÇÃO: 30/12/2016
Substrato 100% colonizado:__/__/____


FOTOS
20161228_041623.jpg 20161228_041631.jpg 20161228_041758.jpg 20161228_044211.jpg


Hoje a noite irei preparar os quatro copos para usar o micélio clonado e amanhã de manhã farei a inoculação.
Futuramente irei tirar algumas fotos e mostrar como ficou meu terrário isopor 2.0.

OBS: Peguei algumas idéias do modelo feito por @kinney **MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO). Vlw

Paz.
 
Última edição:
No manual de cultivo da técnica PF vi que e necessário usar incubadora de isopor com termostato mais em regiões frias.

Não vou dizer que é inútil fazer, mas está longe de ser necessário. A menos que você tenha temperaturas dentro do seu quarto perto de 0 graus, o que tornaria a sua casa um ambiente muito desagradável de se viver.
 
Nos últimos meses está fazendo +-20º a noite e +- 28 durante o dia.


Apenas borrifei alcool 70 e fechei por alguns minutos. Depois coloquei os bolos.


Só pra manter a temperatura. Em dias mais frios coloco a caixa no armário acima da geladeira, fazendo a temperatura ficar mais constante.

Muito obrigado por sanar minha dúvida. Bom pretendo fazer meu primeiro cultivo, mas antes estou lendo bastante, olhando o que é realmente necessário e o que não é pois não tenho muita grana sobrando para investir. Quero um cultivo simples mas que seja efetivo, e seu diário vai servir como uma boa base. Vou continuar acompanhando para ver como será seu terrário, abraço.
 
Obrigado @GuerreiroSonhador é uma honra um diário meu servir de base para os novatos.

Sobre o terrário já adianto que é uma caixa de isopor de 27 litros. Pode dar uma procurada nos meus cultivos anteriores, porém desta vez eu estou usando a tampa original dele.
 
ATUALIZANDO
Demorei um pouco para dar notícias, mas a vida tem dessas. Os bolos estão 100% desde terça-feira. Então tive tempo de fazer os últimos ajustes no terrário.

Hoje a noite vou tirar os bolos dos copos e farei um dunk de aniversário. Percebi os bolos meio ressecados por isso o dunk, onde ficarão até amanhã a tarde.

Também hoje vou hidratar a perlita e montar a bomba. Pretendo deixar o terrário em funcionamento até o aniversário, assim os bolos já vem ao mundo no ambiente ideal. Ainda preciso fazer uma limpeza básica no quarto onde ficam, mas amanhã estará tudo pronto.
 
Última edição:
ANIVERSÁRIO
Dia 03/02 a noite tirei os bolos dos copos (sem fotos) e os coloquei num dunk de aniversário por acha-los meio secos. Passaram mais ou menos 20 horas em dunk. Então no dia 04/02 a tarde preparei o terrário e assoprei as velinhas :roflmao:


TERRÁRIO
Como prometido irei mostrar algumas melhorias que fiz nesse terrário e talvez alguns ajustes terão de ser feitos com o passar desse cultivo.
Primeiro utilizei minha caixa de isopor de 27 litros, já velho de guerra. Passei uma camada de fita adesiva por fora, como forma de proteger o isopor.

Usei a própria tampa de isopor, fiz uma abertura para entrada de luz e usei um plastico como janela, ficou bem legal o resultado.
Por dentro coloquei uma camada de papel alumínio (lado fosco pra fora).

Fiz quatro tubos de cano pvc com água dentro. Dois ficam no terrário (depois de congelar) para baixar a temperatura, então vou trocando de 6 em 6 horas.
Na ponta do compressor coloquei um borbulhador de aquário (sem foto) para aumentar as borbulhas e consequentemente a umidade.

A manutenção é feita de 6 em 6 horas abanando e trocando o gelo.
Hoje (06/02) ainda não apareceram pins

20170204_180141.jpg 20170204_180151.jpg 20170204_182905.jpg 20170204_182910.jpg

"Mas Finganforn, você fez 8 bolos. Onde está o oitavo bolo."

Que bom que perguntaram. Esse bolo que falta dei a um amigo, ele quer tentar fazer um outdoor no jardim da mãe dele hehehe :LOL:
Na imagem os quatro bolos de baixo são os PF Tek normais. Os dois de cima/esquerda são bolos de painço o da direita é o clone (e sim eu doei um clone).

Por enquanto é isso, agora é só esperar os meninos aparecerem.
 
ATUALIZAÇÃO

Seis dias após o aniversário e ainda não temos pins. As temperaturas estão oscilando muito por aqui, e dentro do terrário também. Os tubos de PVC congelados não permanecem muito tempo e logo descongelam.

Talvez eu faça tubos mais largos (tubo 50 ou 75?), mas estou usando o bom e velho método da garrafa congelada para baixar as temps. Como dessas vez fiz mais bolos, não há muito espaço para eles e a garrafa.

Vou esperar mais alguns dias, caso não apareçam os meninos farei um dunk de 24 horas e roll. Esperava não precisar de roll já que dessa vez tenho a perlita saturada, a bomba de ar, a garrafa congelada e o isopor, além disso acho mais bonito os bolinhos assim branquinhos :LOL:.

Mas temos que dar ao micélio o que ele quer para que ele nos dê o que queremos.:feliz:

20170211_065111.jpg 20170211_065122.jpg 20170211_065131.jpg
 
ainda não temos pins

Sua esposa te ajuda nos cultivos? :)

tubos de PVC congelados não permanecem muito tempo e logo descongelam.

Talvez eu faça tubos mais largos (tubo 50 ou 75?)

A ideia dos tubos é original. Colocar tubos mais largos vai ajudar, com mais volume de água congelado dentro. Mas também talvez você possa usar algum tipo de tubo de outro material, mais condutor ou mais fino. :coffee:
 
Eu recomendaria fazer o roll. Tem um motivo pelo qual todo mundo que faz PF Tek e tem muita experiência faz isso. Funciona bem pra burro. Eu faço meu roll assim:
  • Rolo o bolo de lado tomando cuidado para não pegar vermiculita embaixo do bolo. Depois mergulho o bolo de cabeça e coloco no terrário. Depois ainda coloco um pouco mais de vermiculita na parte de cima, deixa a camada superior o mais grossa possível.
  • A primeira borrifada de água eu faço bem de longe para não voar vermiculita.
 
Sua esposa te ajuda nos cultivos?
Na verdade ela mais acompanha e acha interessante a forma de cultivo.

Mas também talvez você possa usar algum tipo de tubo de outro material, mais condutor ou mais fino.
Amanhã vou dar uma procurada no centro. Talvez tubo usado em esgoto (PVC branco), por ser mais fino ou até mesmo garrafa pet. Garrafa de sprite 500ml quase encaixa, falta apenas 0,5cm.

Eu recomendaria fazer o roll.
Farei o roll amanhã assim que possível ;), vlw a dica.

Apaixonada por esse terrário! Com certeza me inspirarei nele :eba:

Torcendo pelos ilustres pins :rolleyes:
Obrigado por acompanhar :vergonhento:
 
ANIVERSÁRIO
Dia 03/02 a noite tirei os bolos dos copos (sem fotos) e os coloquei num dunk de aniversário por acha-los meio secos. Passaram mais ou menos 20 horas em dunk. Então no dia 04/02 a tarde preparei o terrário e assoprei as velinhas :roflmao:


TERRÁRIO
Como prometido irei mostrar algumas melhorias que fiz nesse terrário e talvez alguns ajustes terão de ser feitos com o passar desse cultivo.
Primeiro utilizei minha caixa de isopor de 27 litros, já velho de guerra. Passei uma camada de fita adesiva por fora, como forma de proteger o isopor.

Usei a própria tampa de isopor, fiz uma abertura para entrada de luz e usei um plastico como janela, ficou bem legal o resultado.
Por dentro coloquei uma camada de papel alumínio (lado fosco pra fora).

Fiz quatro tubos de cano pvc com água dentro. Dois ficam no terrário (depois de congelar) para baixar a temperatura, então vou trocando de 6 em 6 horas.
Na ponta do compressor coloquei um borbulhador de aquário (sem foto) para aumentar as borbulhas e consequentemente a umidade.

A manutenção é feita de 6 em 6 horas abanando e trocando o gelo.
Hoje (06/02) ainda não apareceram pins

View attachment 98159 View attachment 98160 View attachment 98161 View attachment 98162

"Mas Finganforn, você fez 8 bolos. Onde está o oitavo bolo."

Que bom que perguntaram. Esse bolo que falta dei a um amigo, ele quer tentar fazer um outdoor no jardim da mãe dele hehehe :LOL:
Na imagem os quatro bolos de baixo são os PF Tek normais. Os dois de cima/esquerda são bolos de painço o da direita é o clone (e sim eu doei um clone).

Por enquanto é isso, agora é só esperar os meninos aparecerem.


Ficou show esse terrário! Parabéns!
 
Bom pessoal. Treze dias se passaram desde o aniversário e ainda não tive sinal dos mágicos. Já começo a ficar preocupado

Não sei o que pode está errado. Temperatura ok. Umidade ok. Troca de ar ok. Minha desconfiança fica na iluminação. Como estou usando a tampa original da caixa e fiz uma "janela", pode ser que essa janela seja pequena para entrada suficiente de luz?

Também desconfio que o micélio não gostou das firulas feitas na caixa ou mesmo da mudança de vermiculita (consegui em outro fornecedor)

Lembrando que 3 ou 4 vezes por dia eu troco as garrafas congeladas, borrifo os bolos e abano a caixa.

O que acham?
 
Bom pessoal. Treze dias se passaram desde o aniversário e ainda não tive sinal dos mágicos. Já começo a ficar preocupado

Não sei o que pode está errado. Temperatura ok. Umidade ok. Troca de ar ok. Minha desconfiança fica na iluminação. Como estou usando a tampa original da caixa e fiz uma "janela", pode ser que essa janela seja pequena para entrada suficiente de luz?

Também desconfio que o micélio não gostou das firulas feitas na caixa ou mesmo da mudança de vermiculita (consegui em outro fornecedor)

Lembrando que 3 ou 4 vezes por dia eu troco as garrafas congeladas, borrifo os bolos e abano a caixa.

O que acham?

@Finganforn quanto tempo de consolidação que você deu depois do bolo 100% colonizado?
 
Chuto dizer entre 22º e 26º. Digo chuto por que não tenho termômetro, desde o primeiro cultivo :whistle:


Uma semana certinho.

Fiquei na dúvida porque você falou que estavam colonizados 100% desde terça-feira numa sexta-feira sem dizer que dia que era a terça hahahaha. :D

Tava lendo que tem casos que demora até 3 semanas para pinar então acho que ta dentro ainda...

Umas fotos ajudariam, pq temos olhos treinados aqui no fórum (não os meus, sou cego). :roflmao:
 
Fiquei na dúvida porque você falou que estavam colonizados 100% desde terça-feira numa sexta-feira sem dizer que dia que era a terça hahahaha.
Até eu me confundi agora kkkkkkkkkk, mas certeza foi uma semana.

Quando chegar em casa eu posto fotos, mas estão normais. No meu primeiro cultivo tive pins com 7 dias de aniversariado (após o dunk)
 
Você já usou esse terrário antes com sucesso?
 
Você já usou esse terrário antes com sucesso?
Sim porém era um pouco diferente.
https://teonanacatl.org/attachments/20160812_174733-jpg.93641/

Não sei se você leu essa revisão sobre os fatores que influenciam a pinagem:
Li agora. Porém ainda não tenho certeza de qual desses fatores está em falta que ocasionou esse atraso.

É assim que está meu terrário hoje

001.jpg 002.jpg 003.jpg


Entretanto... tenho boas novas :love: . Apareceram 2 pins bem descoloridos, quase não os enxerguei :deolho:

004.jpg 005.jpg
 
Back
Top