Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo 003 - Cultivando o conhecimento - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
INTRODUÇÃO

Começando mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos (psilocybe cubensis para os próximos). Terei como ponto de partida duas seringas feitas por mim, frutos do meu primeiro cultivo e dois copos com tentativa de clonagem e um belo espécime.

Fiz algumas alterações para aperfeiçoar meu terrário, como também fiz uma glovebox usando caixa de papelão e outros itens fáceis de achar.

Pretendo ter uma produção grande, assim estou preparando oito bolos PF-Tek. Quatro deles são o PF-Tek padrão e inoculados com uma das minhas seringas (feita em setembro). Os outros quatro usarei painço substituindo a FAI como fonte de nutrientes e inocularei com o micélio clonado feito também em setembro no ultimo cultivo.


PREPARAÇÃO

Usei a medida padrão de dois copos de vermiculita para um copo de arroz integral triturado e um de água mineral para confecção de quatro bolos PF-Tek. Tenho uma quantidade razoável de vermiculita super fina, então a usei para fazer o selo. Esterilizado na PP por uma hora.

Farei mais quatro copos, porém substituindo o arroz triturado por painço pre fervido por 20 minutos. Usarei a mesma vermiculita super fina como selo.


INOCULAÇÃO
A primeira inoculação ocorreu hoje dia 28/12/2016. Inoculei os quatro copos com 2ml, 1ml em dois furos por copo, assim sobrando 2ml nessa seringa. Flambei a agulha e tampei para guardar novamente na geladeira. Usei uma glovebox que precisa ser melhorada em questão de usabilidade. A segunda inoculação deve acontecer amanhã cedo se tudo ocorrer como o planejado hoje.


DADOS DO CULTIVO
STRAIN: Golden Teacher
SUBSTRATO: PF-Tek padrão, PF-Tek substituindo a FAI por painço
SELO: Vermiculita superfina
INOCULAÇÃO: Seringa multiesporos, clonagem no painço
1ª INOCULAÇÃO: 28/12/2016
2ª INOCULAÇÃO: 30/12/2016
Substrato 100% colonizado:__/__/____


FOTOS
20161228_041623.jpg 20161228_041631.jpg 20161228_041758.jpg 20161228_044211.jpg


Hoje a noite irei preparar os quatro copos para usar o micélio clonado e amanhã de manhã farei a inoculação.
Futuramente irei tirar algumas fotos e mostrar como ficou meu terrário isopor 2.0.

OBS: Peguei algumas idéias do modelo feito por @kinney **MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO). Vlw

Paz.
 
Última edição:
Acho que agora a carruagem anda.

Apareceram alguns pins e alguma formas "carnudas" que nunca tinha visto, até parecem trufas.

Acompanhem nas imagens:

20170220_123426.jpg 20170220_123432.jpg 20170220_123438.jpg 20170220_123444.jpg 20170220_123452.jpg

É assim que o terrário fica após a manutenção periódica

20170220_123604.jpg

Infelizmente por terei que pausar um pouco esse cultivo. Por conta do carnaval irei viajar na sexta feira e só retorno na quarta.

Pensei que iria ter pelo menos uma colheita até essa data porém não tive por conta do atraso inesperado.

Por enquanto é isso.
 
Acho que agora a carruagem anda.

Apareceram alguns pins e alguma formas "carnudas" que nunca tinha visto, até parecem trufas.

Acompanhem nas imagens:

View attachment 98429 View attachment 98430 View attachment 98431 View attachment 98432 View attachment 98433

É assim que o terrário fica após a manutenção periódica

View attachment 98434

Infelizmente por terei que pausar um pouco esse cultivo. Por conta do carnaval irei viajar na sexta feira e só retorno na quarta.

Pensei que iria ter pelo menos uma colheita até essa data porém não tive por conta do atraso inesperado.

Por enquanto é isso.

To achando que esses pins estão confusos.

Acho que a luz deve refletir pra tudo que é lado com esse papel alumínio e ai os pobres não tão sabendo pra onde crescer...


EDIT: Me lembrei disso Eliminar Fat-Asses para sempre
 
To achando que esses pins estão confusos.
Também pensei nisso, e pensando em uma solução farei o seguinte:

Aproveitando a pausa que darei durante o carnaval, quando retornar a montar o terrário vou retirar esse papel alumínio e quem sabe colocar alguma cobertura escura.

Ainda estou adaptando o terrário que voltou a ter a tampa de vidro que usei antes. E acho que o ideal desse terrário é o máximo de 6 bolos.
 
Também pensei nisso, e pensando em uma solução farei o seguinte:

Aproveitando a pausa que darei durante o carnaval, quando retornar a montar o terrário vou retirar esse papel alumínio e quem sabe colocar alguma cobertura escura.

Ainda estou adaptando o terrário que voltou a ter a tampa de vidro que usei antes. E acho que o ideal desse terrário é o máximo de 6 bolos.

Uma solução rápida seria pegar um saco de lixo preto, rasgar ele e colar ele em cima do papel alumínio
 
Uma solução rápida seria pegar um saco de lixo preto, rasgar ele e colar ele em cima do papel alumínio
Acho que vou fazer algo nesse sentido quando retornar de viagem.

Reporto que já tenho pins bem grandes, muito promissores mesmo. Vai ser uma pena ter que colher tão cedo, por conta da viagem.
Mas com certeza depois dessa pausa retornarei com belos frutos.
 
Bem pessoal... hoje foi o dia da colheita adiantada porque meio-dia viajarei.

Então removi todos os cogumelos e pins. Lavei os bolos, os embrulhei em papel alumínio e guardei na geladeira.

Ainda assim tive 59 gramas de frescos (não limpos). Esses cogumelos dei a um amigo, já que não poderei secar nem fazer chá.

20170224_060158.jpg 20170224_060219.jpg 20170224_060226.jpg 20170224_064232.jpg

Essa é a atualização da sexta de carnaval, só retornarei na quarta ou quinta e remontarei o terrário no fim de semana que vem.
Um ótimo carnaval :anjo: a todos e aproveitem bem :fumar:.
 
Legal, boa sorte nos cultivos Finganforn.
Ahh... me desculpe caso esteja repetindo algo que você já saiba... mas é que acompanhando vários diários e lendo algumas dicas pela comunidade... conclui-se que o laminado na lateral do seu terrário, faz com que eles fiquem assim... meio perdidos, sem saber em que direção seguir. View attachment 98513.
Talvez fosse legal substituir o laminado por algum outro material que não espelhasse a luz em várias direções.

:) Bom... eu gosto de tentar deixa-los o mais bonitinhos possível hehehe... Mas até onde sei não vai afetar nada em sua potência.
Já marquei pra acompanhar e vou puxar o banquinho. Um abraço e um ótimo feriado.
 
Olá a todos.

Volta do carnaval. Espero que todos tenham aproveitado bem as festividades com segurança e saúde.

Retomando o cultivo... No sábado (dia 4) peguei os bolos da geladeira e imaginem só, pinaram :eek:h:.

20170304_192107.jpg 20170304_192113.jpg 20170304_192119.jpg 20170304_192138.jpg

Não imaginei que encontraria esses pins. Bem. Hoje o terrário está assim.

Está faltando um bolo. Fiz um pequeno casing com ele, caso tenha sucesso postarei fotos.

Hoje meu terrário está assim. Que venham os cogumelos :)

20170306_070358.jpg
 
"habemus fungos"

20170308_064027.jpg 20170308_064117.jpg 20170308_064121.jpg
 
Mais algumas fotos para quem gosta, eu adoro.

001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg

Hoje mesmo irei colher esses maiores. Depois posto o peso. :sneaky:
 
Já tenho cogumelos secando, vamos aos números.

Colheita parcial ontem a noite = 23g
20170310_225908.jpg

Colheita parcial hoje de manhã = 20g
20170311_064707.jpg

Somando aquela colheita antecipada pré carnaval (subtraindo o peso da sujeita) ~ 45g
20170224_064232.jpg

Esse cultivo até agora me rendeu 88 gramas de cogumelindos, fresquinhos, açucaradinhos e douradinhos :LOL:

Tenho ainda muitos pins em desenvolvimento. Fiquem atentos para as notícias nos próximos dias.

EDIT: Esqueci de mencionar que separei dois chapéis para carimbo. Os outros nunca mancham o véu e as lamelas são bem clarinhas, e na minha opinião, não são ideais para carimbar.

20170310_230451.jpg
 
Fala pessoal, como foi o fim de semana? Foi bão?

Domingo fiz a ultima colheita do primeiro flush que totalizou 40 gramas. Assim meu primeiro flush me deu 128 gramas de cogumelos frescos.
Então limpei os bolos removendo todos os abortos e fiz um dunk de 12 horas. Domingo de noite já devolvi os bolos ao terrário. Agora esperando o segundo flush.

20170312_083557.jpg 20170312_085644.jpg


Vinha notando alguns cogumelos estranhos que saíram em um dos bolos de painço e eles se destacam dos demais. :huh:

Esses cogumelos são relativamente menores. Tem lamelas amarelas e o véu não mancha de esporos. Falando em véu, ele se rompe muito cedo e o cogumelo cresce com o véu rompido normalmente. Segue algumas imagens

20170312_084646.jpg 20170312_085821.jpg 20170312_085833.jpg 20170312_085844.jpg 20170312_085857.jpg

Não sei qual o motivo dessa diferença. Seria uma strain diferente do Golden Teacher? Seria um isolamento acidental? Ou uma mutação?
Só sei que são lindos. Talvez quem sabe eu possa isolar :whistle:
 
Última edição:
Mutação, má-formação e variação fenotípica comum são termos frequentemente confundidos.

Para mim isso é somente uma variação fenotípica.
 
Meio dia, hoje fiz a colheita de um dos bolos de pinço.
Os cogumelos dessa vez saíram muito estranhos, pequeninos, retorcidos e uma mutação apareceu :blackalien:

20170317_060902.jpg 20170317_060910.jpg 20170317_060918.jpg

Os outros bolos se desenvolvem bem porém poucos pins. Tudo deve ser consequência do pós aniversário conturbado. Essa colheita parcial pesou 10g, esqueci das fotos :facewall:

Segue o cultivo :feliz:
 
Bem amiguinhos, ontem fiz mais uma colheita parcial e totalizou 13g. Aqueles pequeninos quase não pesam nada.

Agora acho que temos o maior cogumelo que já cultivei. Nasceu na base e já está o dobro do tamanho do bolo.

Estou com vontade de fazer uma Cultura Líquida com esse cogumelo, experimentar mais um pouco.

20170318_072600.jpg 20170318_072616.jpg 20170318_072646.jpg

Um bom fim de semana a todos e PAZ.
 
Putz Fin, que doido! Sempre achei que os bolos PF perdiam força conforme os flushes, pela falta de alimento, mas esses gigantes aí surpreenderam hahahaha

Show de bola! E que venham eles! :fome:
 
Então esse fim de semana fiz a colheita dos últimos cogumelos que faltavam. Tirei vários carimbos, alguns bem clarinhos e outros bem fortes. Inclusive fiz o carimbo desses grandões aí.

2.jpeg

Também preparei um pote com painço esterilizado para tentar uma clonagem desse maior. Minha última tentativa de clonagem não foi muito bem planejada e não foi muito bem. Desta vez farei uma cultura líquida para inocular copos pf ou um bulk.

4.jpeg 5.jpeg 7.jpeg

Limpei os bolos e os coloquei em dunk, devo coloca-los de volta ao terrário na terça pela manhã. Percebi esse micélio aéreo (acho que é). Seria excesso de CO2?

8.jpeg 9.jpeg 10.jpeg

Essa pesagem deu 8 gramas, sem os chapéis.

11.jpeg

Então nos calculos temos:

Flush | 128 gramas
2º Flush | 10g + 13g + 8g = 31 gramas até agora

Vejo que tive uma queda acentuada no rendimento, qual seria a causa?
 
Então esse fim de semana fiz a colheita dos últimos cogumelos que faltavam. Tirei vários carimbos, alguns bem clarinhos e outros bem fortes. Inclusive fiz o carimbo desses grandões aí.

View attachment 99053

Também preparei um pote com painço esterilizado para tentar uma clonagem desse maior. Minha última tentativa de clonagem não foi muito bem planejada e não foi muito bem. Desta vez farei uma cultura líquida para inocular copos pf ou um bulk.
/QUOTE]

vejo pessoal falar pra sempre fazer ao menos uma transferencia de um clone pra isolar de contaminantes, não seria por isso que a sua clonagem anterior não deu certo??
vejo pessoal falar pra sempre fazer ao menos uma transferencia de um clone pra isolar de contaminantes, não seria por isso que a sua clonagem anterior não deu certo??

anyway mantenha-nos atualizados
 
Back
Top