Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo 003 - Cultivando o conhecimento - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
INTRODUÇÃO

Começando mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos (psilocybe cubensis para os próximos). Terei como ponto de partida duas seringas feitas por mim, frutos do meu primeiro cultivo e dois copos com tentativa de clonagem e um belo espécime.

Fiz algumas alterações para aperfeiçoar meu terrário, como também fiz uma glovebox usando caixa de papelão e outros itens fáceis de achar.

Pretendo ter uma produção grande, assim estou preparando oito bolos PF-Tek. Quatro deles são o PF-Tek padrão e inoculados com uma das minhas seringas (feita em setembro). Os outros quatro usarei painço substituindo a FAI como fonte de nutrientes e inocularei com o micélio clonado feito também em setembro no ultimo cultivo.


PREPARAÇÃO

Usei a medida padrão de dois copos de vermiculita para um copo de arroz integral triturado e um de água mineral para confecção de quatro bolos PF-Tek. Tenho uma quantidade razoável de vermiculita super fina, então a usei para fazer o selo. Esterilizado na PP por uma hora.

Farei mais quatro copos, porém substituindo o arroz triturado por painço pre fervido por 20 minutos. Usarei a mesma vermiculita super fina como selo.


INOCULAÇÃO
A primeira inoculação ocorreu hoje dia 28/12/2016. Inoculei os quatro copos com 2ml, 1ml em dois furos por copo, assim sobrando 2ml nessa seringa. Flambei a agulha e tampei para guardar novamente na geladeira. Usei uma glovebox que precisa ser melhorada em questão de usabilidade. A segunda inoculação deve acontecer amanhã cedo se tudo ocorrer como o planejado hoje.


DADOS DO CULTIVO
STRAIN: Golden Teacher
SUBSTRATO: PF-Tek padrão, PF-Tek substituindo a FAI por painço
SELO: Vermiculita superfina
INOCULAÇÃO: Seringa multiesporos, clonagem no painço
1ª INOCULAÇÃO: 28/12/2016
2ª INOCULAÇÃO: 30/12/2016
Substrato 100% colonizado:__/__/____


FOTOS
20161228_041623.jpg 20161228_041631.jpg 20161228_041758.jpg 20161228_044211.jpg


Hoje a noite irei preparar os quatro copos para usar o micélio clonado e amanhã de manhã farei a inoculação.
Futuramente irei tirar algumas fotos e mostrar como ficou meu terrário isopor 2.0.

OBS: Peguei algumas idéias do modelo feito por @kinney **MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO). Vlw

Paz.
 
Última edição:
vejo pessoal falar pra sempre fazer ao menos uma transferencia de um clone pra isolar de contaminantes, não seria por isso que a sua clonagem anterior não deu certo??
Pode ter sido. Desta vez farei uma cultura liquida.
 
Pode ter sido. Desta vez farei uma cultura liquida.
Então vai fazer clone/grãos > CL?? vai aumentar o risco mais ainda pelo que eu entendo

se fizesse um clone pra grãos direto sem transferencia eu faria G2G ao invés de LC
mas membros com mais experiência podem te aconselhar melhor
 
se fizesse um clone pra grãos direto sem transferencia eu faria G2G ao invés de LC
Pensando bem talvez eu faça um G2G para selecionar um micélio melhor e descartar contaminantes. Depois faço a CL.

ATUALIZANDO

Hoje os bolos retornaram ao terrário após o dunk de 40 horas +- e roll. Agora vamos ver se teremos mais um flush.

Vou esperar mais alguns dias para ver o desenvolvimento daquela clonagem.

Segue então algumas fotos dos últimos carimbos tirados.

20170320_175723.jpg 20170320_175815.jpg 20170320_175820.jpg
 
Hummmmmm que carimbos lindos! hahahahaa

Eu não ia ficar triste se um assim caísse, por aí, perto de uma toca de gnomo... hahahah

Boa! Você usa o método tradicional de prints ou deixa menos tempo e aproveita mais o cap?
 
Hummmmmm que carimbos lindos! hahahahaa

Eu não ia ficar triste se um assim caísse, por aí, perto de uma toca de gnomo... hahahah

Boa! Você usa o método tradicional de prints ou deixa menos tempo e aproveita mais o cap?
Hehehe vlw @GnomoLok tbm achei eles lindos.

Eu poderia sim mandar um pra você cara. Seria preciso abrir um tópico na secção Doando e Trocando?

Eu deixo dois dias nesse recipiente, e eles ficam bem escuros. Depois tiro os chapéis e deixo fechado mais um dia pra secar a água. Então fecho o alumínio e ponho a data, aí vão pra geladeira.
 
Passando só para deixar algumas fotos dos pins a crescer. Os bolos de painço não pinaram mais, e ainda estão grandes e pesados.

20170324_135738.jpg 20170324_135730.jpg
 
uma mutação

Parece decorrência de contato com produtos de petróleo. Esqueci o nome dessa malformação...

Vejo que tive uma queda acentuada no rendimento, qual seria a causa?

Natural. :coffee:

Seria preciso abrir um tópico na secção Doando e Trocando?

Por MP a gente combina... Daqui uns dias terei prints de AA+

Então, nobres amigos, as trocas, pedidos e ofertas de carimbos devem ser iniciadas primeiro com um tópico no fórum C&T. Até pra depois poderem dar o feedback. :geek:

Conforme as regras:

Artigo 6º - Da obtenção de esporos

§ Único É expressamente proibido pedir esporos de cogumelos psicoativos no fórum. A exceção são os tópicos do sub-fórum Compartilhando & Trocando, onde se pode não só pedir esporos de qualquer tipo, como também fazer trocas de materiais de cultivo. Veja as condições para participar desse sub-fórum e o tipo de tópico que pode ser aberto. Dúvidas a respeito da participação podem ser solucionadas aqui.
 
ATUALIZANDO

Bem pessoal, chegamos a reta final de mais um cultivo. tenho aqui as pesagens dos últimos frutos.

1ª colheita 2ª colheita
20170325_130208.jpg 20170326_101935.jpg

Então temos:
Flush | 128 gramas
2º Flush | 31 gramas
3º Flush | 25 gramas

TOTAL: 184 gramas.

Algumas mutações apareceram nesse flush, como essas

20170326_101718.jpg 20170326_101747.jpg 20170326_101756.jpg


Enquanto isso o micélio vem crescendo bem no painço. Quando estiver mais ou menos 90% colonizado faço a cultura líquida.
É recomendado adicionar algo a água destilada da CL para que ela se preserve mais tempo?

20170328_072923.jpg 20170328_072927.jpg


CONCLUSÕES

Chegando ao fim desse cultivo, posso ver os erros cometido e aprender com eles. Apesar de ter sido um cultivo de pouco rendimento, posso dizer que aprendi muito para cultivos futuros.

Iniciei com 8 bolos e vi que meu terrário não suporta tal quantidade, foi aí que dei um bolo a um amigo, infelizmente ele não frutificou. Também tentei algo diferente com um outro bolo, assim fiquei com 6 bolos nesse terrário, e vi que é a lotação máxima dele.

Aprendi também que aquela tampa de isopor que usei não deixa a iluminação natural entrar de forma adequada ao micélio, assim a descartei e usei novamente a tampa de vidro, já usada em cultivos passados.

Os seis bolos desse cultivo foram quebrados, misturados a esterco e terra e jogados ao redor da árvore no quintal. No mínimo eles voltam a natureza em forma de nutrientes. Se eu tiver sorte, podem até frutificar, quem sabe né.

Estou preparando um próximo cultivo com os esporos mandados por @ExPoro de TKSSS. Ainda irei prepara as seringas e deixar hidratar por uma semana ou duas.

Por enquanto é isso. Quaisquer dúvidas podem perguntar aqui, fico feliz em respondem.
 
Eu tenho uma pergunta: Por que deixar hidratar 1 ou 2 semanas? ahahhahaa

Se o print é novo não tem necessidade.
É só pra estar pronto quando for usar. Não quero ter que preparar na hora de usar a seringa.
 
Back
Top