Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo 003 - Cultivando o conhecimento - Golden Teacher

Diário de cultivo completo.
INTRODUÇÃO

Começando mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos (psilocybe cubensis para os próximos). Terei como ponto de partida duas seringas feitas por mim, frutos do meu primeiro cultivo e dois copos com tentativa de clonagem e um belo espécime.

Fiz algumas alterações para aperfeiçoar meu terrário, como também fiz uma glovebox usando caixa de papelão e outros itens fáceis de achar.

Pretendo ter uma produção grande, assim estou preparando oito bolos PF-Tek. Quatro deles são o PF-Tek padrão e inoculados com uma das minhas seringas (feita em setembro). Os outros quatro usarei painço substituindo a FAI como fonte de nutrientes e inocularei com o micélio clonado feito também em setembro no ultimo cultivo.


PREPARAÇÃO

Usei a medida padrão de dois copos de vermiculita para um copo de arroz integral triturado e um de água mineral para confecção de quatro bolos PF-Tek. Tenho uma quantidade razoável de vermiculita super fina, então a usei para fazer o selo. Esterilizado na PP por uma hora.

Farei mais quatro copos, porém substituindo o arroz triturado por painço pre fervido por 20 minutos. Usarei a mesma vermiculita super fina como selo.


INOCULAÇÃO
A primeira inoculação ocorreu hoje dia 28/12/2016. Inoculei os quatro copos com 2ml, 1ml em dois furos por copo, assim sobrando 2ml nessa seringa. Flambei a agulha e tampei para guardar novamente na geladeira. Usei uma glovebox que precisa ser melhorada em questão de usabilidade. A segunda inoculação deve acontecer amanhã cedo se tudo ocorrer como o planejado hoje.


DADOS DO CULTIVO
STRAIN: Golden Teacher
SUBSTRATO: PF-Tek padrão, PF-Tek substituindo a FAI por painço
SELO: Vermiculita superfina
INOCULAÇÃO: Seringa multiesporos, clonagem no painço
1ª INOCULAÇÃO: 28/12/2016
2ª INOCULAÇÃO: 30/12/2016
Substrato 100% colonizado:__/__/____


FOTOS
20161228_041623.jpg 20161228_041631.jpg 20161228_041758.jpg 20161228_044211.jpg


Hoje a noite irei preparar os quatro copos para usar o micélio clonado e amanhã de manhã farei a inoculação.
Futuramente irei tirar algumas fotos e mostrar como ficou meu terrário isopor 2.0.

OBS: Peguei algumas idéias do modelo feito por @kinney **MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO). Vlw

Paz.
 
Última edição:
Somente ontem a noite consegui preparar a segunda leva de substrato usando o painço no lugar da farinha de arroz.


MODO DE PREPARO
Usei a mesma proporção da PF-Tek de 2 unidade de vermiculita para 1 unidade de painço apara 1 unidade de água. Mas há uns detalhes que devemos ficar atentos. O painço absorve muita água, então se você separar um copo com painço, depois de fervido você terá dois copos cheios.

Seguindo a lógica a proporção deve ser 2 unidades de vermiculita para 1/2 unidade de painço para 1/2 unidade de água (não se esqueça que depois de fervido o painço absorve água).

Separei a quantidade de painço a ser usada e fervi em água por 25 minutos. Cuidado ao ferver o painço. Ele se comporta como o leite ao ser fervido, pode transbordar. Então assim que a água ferver baixe o fogo para o mínimo.

Depois de fervido deixei secar numa peneira até não pingar mais (usei movimentos para tirar o excesso de água). Misturei bem com a vermiculita e água. Acho que passei um pouco do ponto ideal com a água, por isso indico usarem apenas 1/2 unidade de água para ficar ideal, nem encharcado nem seco demais, apenas úmido.
20161229_185508.jpg 20161229_193609.jpg

PREPARO DOS BOLOS
Após o termino preparei os preparei assim como se faz com o PF-Tek. A única diferença foi que usei a vermiculita super fina para o selo, já que tenho muito e não achei outro uso por enquanto, e isso não deve atrapalhar o cultivo.

Ficaram na PP por 60 minutos (também conhecido por 1 hora :hilario:) e esfriaram durante a noite. Acordei e preparei tudo para a inoculação. Resolvi inocular dois copos com o resto daquela seringa anterior (2ml) e usei outra para terminar.
20161229_200123.jpg

Deixei dois copos para inocular com os grãos com micélio clonado anteriormente. Porém tive uma surpresa desagradável quando abri o papel alumínio que os envolvia.

O da esquerda estava muito feio, mas o da direita está apenas azulado. Suspeito que isso aconteceu quando a geladeira foi descongelada para ser lavada. Consegui tirar um micélio bom do copo o outro joguei no quintal para, quem sabe né.
20161230_061014.jpg 20161230_061028.jpg


INOCULAÇÃO
Como na vez anterior usei a glove box. Tive apenas um contratempo ao introduzir os graos colonizados nos copos, mas no final tudo ocorreu bem, espero.

20161230_063425.jpg


INCUBAÇÃO
Guardei todos juntos e identifiquei os copos e já identifiquei um micélio adiantado, foi uma grata surpresa, dois dias da primeira inoculação e já é possível ver o micélio crescendo.
20161230_063642.jpg 20161230_064540.jpg

Agora só esperar que não tenha havido infecções. Daqui 5 dias volto com atualizações.
Espero que tenham todos um ótimo fim de ano.

Paz.
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO
Hoje completam 7 dias após a primeira incubação e 5 dias após a segunda. O micélio cresce rápido, assim como no meu primeiro cultivo, porém está mais rizomorfo que antes. Creio que tenho 40% dos copos pf-tek já colonizados e até agora não há sinal de contaminação.


FOTOS
Primeira Inoculação (7 dias)
20170105_074303.jpg

Segunda Inoculação (5 dias)
20170105_074313.jpg


OBSERVAÇÕES
É possível notar uma atraso no crescimento do micélio nos dois primeiros copos da segunda inoculação, visualmente falando (mesmo tendo uma diferença de dois dias). Creio que o micélio deva ter crescido mais em direção ao centro (apenas minha hipótese).

Os dois outros copos em que usei o micélio clonado até então parecem saudáveis e o micélio cresce em direção ao vidro. Estou animado com esse experimento porque realmente eu não botava fé :feliz:.

Por enquanto é só. Retorno dia 10 para mais atualizações.
 
Caramba, que glovebox legal! Se não se importa, vou copiar e fazer uma igual com uma caixa que tenho por aqui.

Estão muito bonitos os bolos!
 
Caramba, que glovebox legal! Se não se importa, vou copiar e fazer uma igual com uma caixa que tenho por aqui.

Estão muito bonitos os bolos!

Fique a vontade para copiar amigo, estou aqui para esporular o conhecimento hehehe :roflmao:

Uma dica. Usei como "vidro" um plastico que é vendido em papelarias usado em retroprojetor. Ele é rígido e bem transparente, ficou com boa visibilidade. Outra dica é se ficar muito escuro pode usar o led do celular (usei em cima da caixa, por fora) para iluminar.

Também estive pensando em forrar o fundo com papel alumínio e tentar aumentar as "mangas" das luvas para ter mais mobilidade dentro dela.

Paz.
 
Última edição:
Parece que está indo tudo muito bem. Só uma curiosidade, por que a escolha do painço?

Boa sorte com o micélio clonado. Há um diário mostrando como você fez a seleção?
 
Só uma curiosidade, por que a escolha do painço?
Escolhi o painço depois de ler alguns diários e ver o feedback do pessoal falando do grão ser muito bom para o micélio, então resolvi testar no cultivo passado.

Há um diário mostrando como você fez a seleção?
Completo - Cultivo 002 - Painço, PF Casing e Clonagem - GT
Tem esse onde fiz minha primeira tentativa em usar painço. Porém a seleção foi algo simples. Peguei o maior cogumelo que apareceu no cultivo e extrai um pedaço do seu interior, depois joguei no copo com painço esterilizado e o micélio cresceu sem problemas. Creio que a proporção de vermiculita para painço poderia ser menor já que esse grão absorve muita água.
 
ATUALIZANDO
Apenas passando para mostrar algumas fotos de como o micélio está crescendo.

Primeira Inoculação (12 dias)
20170110_072425.jpg 20170110_072515.jpg

Segunda Inoculação (10 dias)
20170110_072636.jpg

Faltam apenas alguns detalhe para terminar o terrário e postarei aqui algumas fotos.
 
Última edição:
Parece que está indo bem. Qual é o volume destes copos? Qual a temperatura de colonização?

Eu vi que você escolheu inocular em um canto e no meio. Foi consciente esta decisão?
 
Qual é o volume destes copos?
Esses copos tem 270ml

Qual a temperatura de colonização?
Com exatidão eu não sei pois não tenho termômetro, mas arrisco dizer que em torno de 29º a 32º

Eu vi que você escolheu inocular em um canto e no meio. Foi consciente esta decisão?
Na verdade fiz apenas dois buracos para inocular em cada copo. O buraco no meio fiz antes de colocar na PP para evitar que a pressão dentro do copo rompesse o papel alumínio. Apenas nos dois copos onde inseri o micélio clonado tive que rasgar um pouco o papel alumínio.
 
ATUALIZANDO
Mais algumas imagens dos bolos. Arrisco dizer que estão 85% colonizados

Primeira Inoculação (17 dias)
2017-01-15 08.09.18.jpg 2017-01-15 08.10.02.jpg

Segunda Inoculação (15 dias)
2017-01-15 08.10.45.jpg 2017-01-15 08.11.13.jpg

Sempre achei essas partes ressecadas intrigantes.
2017-01-15 08.10.25.jpg

Até a próxima atualização.
 
Eu não vejo nada de mais com as partes ressecadas.. no meu cultivo também fiz apenas dois furos para inoculação.. mas deixei totalmente vedado o copo ao ir pra PP, apenas não botar muito substrato.. pelo que vi essas partes ressecadas é onde o fungo começou a colonizar antes.. na minha visão faz parte..
 
ATUALIZANDO
Logo logo teremos aniversário! :eba:

Primeira Inoculação (23 dias)
20170121_072128.jpg

Segunda Inoculação (21 dias)
20170121_072316.jpg

Acho que temos uns 95% de colonização. Este domingo irei finalizar meu terrário e postarei fotos.
 
[OFF TOPIC]
Essa tarde tive uma grata surpresa. Lembram daquela amostra (talvez contaminada) de clonagem em painço que descartei? Descartei na base da árvore no quintal e hoje durante uma limpeza...
001.jpeg 002.jpeg

Últimos dias tem chovido a noite, temperatura em torno de 20° a noite e 28° durante o dia, o que favoreceu o aparecimento desse pequenino.
Sinceramente não tinha esperanças de um outdoor, mas agora fiquei animado :D com a ideia.
 
Cara achei bacana a sua incuburadora feita com o caixa de Tênis. A região que você mora qual a média de temperatura? No manual de cultivo da técnica PF vi que e necessário usar incubadora de isopor com termostato mais em regiões frias.

No seu caso, como você fez a esterelização da caixa?

Qual a função dos panos em volta dos copos?
 
A região que você mora qual a média de temperatura?
Nos últimos meses está fazendo +-20º a noite e +- 28 durante o dia.

No seu caso, como você fez a esterelização da caixa?
Apenas borrifei alcool 70 e fechei por alguns minutos. Depois coloquei os bolos.

Qual a função dos panos em volta dos copos?
Só pra manter a temperatura. Em dias mais frios coloco a caixa no armário acima da geladeira, fazendo a temperatura ficar mais constante.
 
Back
Top