Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivar cogumelos é algo caro?

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
60
3
25
Gostaria de saber sobre preços pra cultivar cogumelos. Gostaria de saber quanto custaria cultivar 100g frescos, que se eu não me engano dá 10g secos. Outras dicas de como começar a cultivar, um jeito fácil pra começar tbm são bem vindos

Aí já não sei dizer man, vc precisa olhar pra cx e ver se consegue trabalhar dentro dela. Eu mesmo nunca usei glovebox, qnd fiz uma SAB não usei cx, montei numa banheira de inox que eu tinha aqui, a famosa gambiarra..
E pro terrário? Fiz o cálculo de diâmetro e deu que cabe uns 30 copos pf algo assim, tô pensando em por 8. A quantidade de perlita tem que ser quanto de altura?

Aí já não sei dizer man, vc precisa olhar pra cx e ver se consegue trabalhar dentro dela. Eu mesmo nunca usei glovebox, qnd fiz uma SAB não usei cx, montei numa banheira de inox que eu tinha aqui, a famosa gambiarra..
A caixa de 34l tem essas medidas

- Altura: 31 cm ;
- Comprimento: 50 cm ;
- Largura: 36 cm ;

Acha que serve?

Não. É pequeno para SAB. No cultivo de cogumelo glovebox não é útil

34l não cabe nem de perto 30 copos. Provavelmente uns 6.
Como assim não é útil? Uma glovebox é uma SAB só que melhorada. Por que seria pior? E será que não cabe uns 8? Copo americano tem 6,7cm de diâmetro. Acha que uns 8 bolos pf conseguem dar 30-40g de cogus?

Última edição:
Dica para pesquisa no fórum: Digite no google "teonanacatl o-que-eu-quero-saber".

E novamente, mais uma pessoa te falando:
Vá pelo simples, comece devagar.
Você está confundindo conceitos e misturando técnicas.
Aprenda a fazer o básico bem feito, siga um (e apenas um) manual de cultivo de Pf-Tek clássico.
Não compre nada que não seja absolutamente necessário, comece do jeito mais simples possível, quase todo mundo cometeu o erro de comprar um monte de coisa inútil no começo pra depois perceber que nada daquilo era realmente necessário.
Você vai se impressionar com a quantidade de cogumelos que um cultivo simples pode te proporcionar, pare de se confundir e comece a cultivar, as coisas vão clarear no caminho.

Última edição:
Pode seguir o método do @darkemisary, desse jeito que vc falou

Esses potes eu paguei uns 100 reais ou mais em apenas quatro. Se tu estava preocupado com o valor do investimento, vai no método do copo Americano com tampa de papel alumínio... Ou até mesmo em potes de pp5. No fórum tem um monte de diário de cultivo com essas opções mais em conta.
Vou tentar achar o link desse copo e depois edito a mensagem

Te aconselho a pesquisar a fundo os diários de cultivos que tem aqui no fórum. Tu vai achar muito método/material de cultivo que comprovadamente funcionam
poh, eu uso pote normal de vidro que compro no 1,99 por uns 8 reais cada, as vezes eu nem faço os furos na tampa, só deixo ela meio soltinha mesmo, como se fosse a técnica da tampa não modificada do PGT, mas sem ter aquelas tampas especiais de pote de fermentação kkkkkk, deu certo até agora não tive problema nenhum, só cobrir direitinho com papel alumínio e não deixar encostar no fundo da panela que da bom

poh, eu uso pote normal de vidro que compro no 1,99 por uns 8 reais cada, as vezes eu nem faço os furos na tampa, só deixo ela meio soltinha mesmo, como se fosse a técnica da tampa não modificada do PGT, mas sem ter aquelas tampas especiais de pote de fermentação kkkkkk, deu certo até agora não tive problema nenhum, só cobrir direitinho com papel alumínio e não deixar encostar no fundo da panela que da bom

Oloco, da pra comprar copo com 6 por 10 reais, com boca larga ou copo americana mesmo.

Eu indiquei esse vidro em específico pois estava comentando sobre a técnica pftek, como ele não tem gargalo, da pra tirar o bolo inteiro de dentro sem precisar quebrar, na época que eu comprei esses potes, não tinha encontrado nenhum outro com essa característica nas lojas de 1,99. Mas se conseguir encontrar pode usar tranquilamente. Para outras técnicas de cultivo pode usar qq vidro de conserva, inclusive tem um que vende no 1.99, tipo vidro de conserva de azeitona, é perfeito pra cultura líquida
A questão de explodir na panela de pressão não acontece com vidro, a gente deixa a tampa meio soltinha senão fica quase impossível abrir o pote depois.
A bag por conta do material já aconteceu comigo e com outros cultivadores que conheço dela estourar ou esticar deixando pontos frágeis no plástico por isso não é indicado selar as bags antes de colocar na panela de pressão; e por falar nisso potes de polipropileno tbm precisa deixar a tampa semi aberta pq geralmente eles acabam deformando na panela de pressão.

Eu indiquei esse vidro em específico pois estava comentando sobre a técnica pftek, como ele não tem gargalo, da pra tirar o bolo inteiro de dentro sem precisar quebrar, na época que eu comprei esses potes, não tinha encontrado nenhum outro com essa característica nas lojas de 1,99. Mas se conseguir encontrar pode usar tranquilamente. Para outras técnicas de cultivo pode usar qq vidro de conserva, inclusive tem um que vende no 1.99, tipo vidro de conserva de azeitona, é perfeito pra cultura líquida
A questão de explodir na panela de pressão não acontece com vidro, a gente deixa a tampa meio soltinha senão fica quase impossível abrir o pote depois.
A bag por conta do material já aconteceu comigo e com outros cultivadores que conheço dela estourar ou esticar deixando pontos frágeis no plástico por isso não é indicado selar as bags antes de colocar na panela de pressão; e por falar nisso potes de polipropileno tbm precisa deixar a tampa semi aberta pq geralmente eles acabam deformando na panela de pressão.
me recomendaram esse pote aqui, por ser de plástico grosso, pra nao deformar

e uma duvida sobre cultura liquida, ela realmente nao pode ser multiplicada "infinitamente" né, por causa do processo de senescência não é? um pessoal me disse que pode ser multiplicado "infinitamente" por que ao colocar a CL comprada na internet em um composto nutritivo ela vai criando as "hifas" que sao faladas no guia de bolso do @darkemisary , e essas hifas seriam novas, e fazendo isso de novo de novo e de novo, elas continuariam crescendo mesmo assim, no caso, novas hifas

me recomendaram esse pote aqui, por ser de plástico grosso, pra nao deformar

e uma duvida sobre cultura liquida, ela realmente nao pode ser multiplicada "infinitamente" né, por causa do processo de senescência não é? um pessoal me disse que pode ser multiplicado "infinitamente" por que ao colocar a CL comprada na internet em um composto nutritivo ela vai criando as "hifas" que sao faladas no guia de bolso do @darkemisary , e essas hifas seriam novas, e fazendo isso de novo de novo e de novo, elas continuariam crescendo mesmo assim, no caso, novas hifas
Pode usar potes desse tipo, igual eu falei umas mensagens atrás, só pegaria de um tamanho menor, pra pftek algo em torno de 250 a 300 ml

No caso da cultura líquida, tente imagina o crescimento do micélio como se fosse algo linear, qnd apenas multiplicamos a cultura líquida/micélio estamos prolongando seu tamanho; o esporo gerou o micélio, pensa que este é o ponto zero, então o micélio cresceu 10cm e a gente fez outra cultura, que cresceu mais 50cm, que depois multiplicamos e cresceu mais 50, nisso já foi 1metro do mesmo micélio/genética.... Vai chegar uma hora que esse micélio estará velho.
Não é bem assim que funciona mas esse modo lúdico e o mais fácil pra demonstrar.
Clonar de um cogumelo tbm é uma forma de restart em alguns cogumelos, por sorte o cubensis funciona assim, já outros como a cordiceps não. Porém mesmo clonando há um certo limite.
E por isso que qnd a gente trabalha com uma genética muito tempo, vai fazendo uns Restarts via esporos de vez em quando, para reiniciar totalmente a genética.

Tenho um artigo sobre isso, só preciso achar. Depois eu coloco o arquivo aqui

Anexos

• Senescência fungos pt-br.pdf
    4.5 MB · Visualizações: 1
  • Senescência fungos ingles.pdf
    3.8 MB · Visualizações: 2
Última edição:
Pode usar potes desse tipo, igual eu falei umas mensagens atrás, só pegaria de um tamanho menor, pra pftek algo em torno de 250 a 300 ml

No caso da cultura líquida, tente imagina o crescimento do micélio como se fosse algo linear, qnd apenas multiplicamos a cultura líquida/micélio estamos prolongando seu tamanho; o esporo gerou o micélio, pensa que este é o ponto zero, então o micélio cresceu 10cm e a gente fez outra cultura, que cresceu mais 50cm, que depois multiplicamos e cresceu mais 50, nisso já foi 1metro do mesmo micélio/genética.... Vai chegar uma hora que esse micélio estará velho.
Não é bem assim que funciona mas esse modo lúdico e o mais fácil pra demonstrar.
Clonar de um cogumelo tbm é uma forma de restart em alguns cogumelos, por sorte o cubensis funciona assim, já outros como a cordiceps não. Porém mesmo clonando há um certo limite.
E por isso que qnd a gente trabalha com uma genética muito tempo, vai fazendo uns Restarts via esporos de vez em quando, para reiniciar totalmente a genética.

Tenho um artigo sobre isso, só preciso achar. Depois eu coloco o arquivo aqui
eu perguntei sobre o tamanho e disseram que tem vantagens e desvantagens. disse que uma vantagem era na hora do "dunk"(não sei se entendi direito mas creio que é mergulhar numa bacia de agua") e tambem disseram que vou gastar mais cultura liquida usando mais recipientes.

tem jeito de fazer CL com seringa de esporos? eu vi que tem como a partir do tecido do cogumelo mas parece ser dificil. pra quem quer ser 100% autossuficiente o jeito é migrar pra seringa de esporos ao passar do tempo?

Cada um que aparecer aqui vai dar uma opinião diferente, e você tá se perdendo nas diferentes opiniões.
Pegue um manual de cultivo e comece a entender o processo na prática, com o tempo você vai achar o seu método.

Cada um que aparecer aqui vai dar uma opinião diferente, e você tá se perdendo nas diferentes opiniões.
Pegue um manual de cultivo e comece a entender o processo na prática, com o tempo você vai achar o seu método.
eu ja fiz isso, ja sei que é esterelizar, inocular, colonizar e frutificar. eu mesmo ja iria começar com grãos, mas cada um diz algo diferente. pra mim sendo sincero, eu não vejo motivo algum pra não começar com bags e grãos desde que eu tome os cuidados necessários. muita gente ta falando que vou "melhorar com a prática", mas creio que prática nenhuma vai me fazer enxergar micro organismos no ar a olho nu que podem ser contaminantes. o maximo que qualquer ser humano pode fazer é criar um ambiente controlado, após isso não há muito mais o que fazer. Vou usar uma SAB para inocular e seja o que deus quiser basicamente

Última edição:
Back