Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivar cogumelos é algo caro?

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
36
3
25
Gostaria de saber sobre preços pra cultivar cogumelos. Gostaria de saber quanto custaria cultivar 100g frescos, que se eu não me engano dá 10g secos. Outras dicas de como começar a cultivar, um jeito fácil pra começar tbm são bem vindos
 
@Chiron098 kkkkkkk, não me responsabilizo, porém o primeiro parece ser idêntico ao meu.

Quanto ao gasto de energia, a potencia nominal (50w ou 100w) é justamente o indicativo do consumo.
Então se você pegar o de 100w, o consumo não chega ser o dobro pq é aquilo que eu disse anteriormente que ele desliga quando chega a temperatura adequada, maaaas... vai gastar consideravelmente mais.

Então dá pra optar por qualquer um dos dois primeiros, aquele que vc achar que cabe no seu bolso.
Apenas o terceiro não serve, é que o "termostato de aquário" conforme se fala popularmente é na verdade um aparelho que combina termostato + aquecedor. Esse terceiro é apenas termostato, é usado para coordenar sistemas de aquecimento maiores de uso residencial por exemplo.

Em relação a caixa o tamanho é bom, mas o vendedor só tem da preta?
A caixa precisa ser transparente. Fungos não fazem fotossíntese porém é a luz que guia a direção do crescimento, sem luz eles crescem estioalados e retorcidos.
ata nao sabia desse detalhe que vc disse no final, achei que era questão de estetica mesmo, pra eles ficarem pra cima, vou procurar mais alguns modelos, certeza que na shopee tem mais.

vou seguir seu conselho e pegar o primeiro, o outro tem avaliações dizendo que tem uma oscilação de temperatura constantemente, entao vou no que funciona pra vc.

@Chiron098 kkkkkkk, não me responsabilizo, porém o primeiro parece ser idêntico ao meu.

Quanto ao gasto de energia, a potencia nominal (50w ou 100w) é justamente o indicativo do consumo.
Então se você pegar o de 100w, o consumo não chega ser o dobro pq é aquilo que eu disse anteriormente que ele desliga quando chega a temperatura adequada, maaaas... vai gastar consideravelmente mais.

Então dá pra optar por qualquer um dos dois primeiros, aquele que vc achar que cabe no seu bolso.
Apenas o terceiro não serve, é que o "termostato de aquário" conforme se fala popularmente é na verdade um aparelho que combina termostato + aquecedor. Esse terceiro é apenas termostato, é usado para coordenar sistemas de aquecimento maiores de uso residencial por exemplo.

Em relação a caixa o tamanho é bom, mas o vendedor só tem da preta?
A caixa precisa ser transparente. Fungos não fazem fotossíntese porém é a luz que guia a direção do crescimento, sem luz eles crescem estioalados e retorcidos.
Hum, bomba de aquário é necessário também, para montar o terrário?
 
Como sei que está com a circulação adequada se ar? Tem que abrir o furo e por fita microporosa pra não entrar microorganismos ou coisa assim?

Dá uma conferida nos diários que o pessoal posta pra ter noção do modelo. Pode pesquisar também por monotube.
Eu gosto e uso a fita micropore, mas existem alternativas mais profissionais.

Seguindo os exemplos de furação, quem vai te avisar se tem circulação são os cogumelos.
O micélio pode ficar cascudo e, se nascerem cogumelos, vão ficar bem longos e com pileo estreito.
 
Dá uma conferida nos diários que o pessoal posta pra ter noção do modelo. Pode pesquisar também por monotube.
Eu gosto e uso a fita micropore, mas existem alternativas mais profissionais.

Seguindo os exemplos de furação, quem vai te avisar se tem circulação são os cogumelos.
O micélio pode ficar cascudo e, se nascerem cogumelos, vão ficar bem longos e com pileo estreito.
É feito desse jeito o monotub? É diferente do modelo que eu pensei, aí parece que tem que usar duas bandejas, não sei se renderia mais também, se render mais pode valer a pena testar
 

Anexos

  • monotub.png
    monotub.png
    79.5 KB · Visualizações: 2
0-substrato.16392/
É feito desse jeito o monotub? É diferente do modelo que eu pensei, aí parece que tem que usar duas bandejas, não sei se renderia mais também, se render mais pode valer a pena testar

Amigo, o melhor conselho que posso te dar é manter a coisa simples, do jeito mais simples possível. Você está muito preocupado com rendimento no momento errado, e misturando conceitos.

Primeiro precisa aprender a cultivar, precisa aprender o básico do básico, tipo entender a dinâmica do processo, esterilização do substrato, como o micélio se desenvolve, os cuidados que precisa ter com limpeza, etc.

Se quiser atropelar etapas vai acabar criando uma lambança e se frustrar.
Primeira vez? Faça o bom e velho PFTek e não tente inventar moda. O simples sempre funcionou e sempre funcionará.

Aproveite e pesquise os diários de cultivo arquivados, os guias e tutoriais tem muita informação boa no fórum.

Sugiro seguir esse guia: GUIA PF TEK
 
Amigo, o melhor conselho que posso te dar é manter a coisa simples, do jeito mais simples possível. Você está muito preocupado com rendimento no momento errado, e misturando conceitos.

Primeiro precisa aprender a cultivar, precisa aprender o básico do básico, tipo entender a dinâmica do processo, esterilização do substrato, como o micélio se desenvolve, os cuidados que precisa ter com limpeza, etc.

Se quiser atropelar etapas vai acabar criando uma lambança e se frustrar.
Primeira vez? Faça o bom e velho PFTek e não tente inventar moda. O simples sempre funcionou e sempre funcionará.

Aproveite e pesquise os diários de cultivo arquivados, os guias e tutoriais tem muita informação boa no fórum.

Sugiro seguir esse guia: GUIA PF TEK
Eu sei, só não entendi se ele se referia a monotub como algo parecido a aquele desenho. E acredito que seja mais simples que o outro terrário que eu estava pensando
 
Segue o conselho do @TupacWari , qnd eu comecei recebi o mesmo conselho de outro cultivador mas não dei a devida atenção e fui por esse caminho de querer inventar a roda, a frustração foi muito grande e acabei desistindo do cultivo por uns tempos. Depois voltei focando somente no básico e repetindo aquilo que vai funcionar em diários e em outros cultivos, aí sim meu as coisas começaram a deslanchar e junto veio a felicidade de ver tudo dar certo.
Faça o básico bem feito, vai de pftek, aprenda sobre o processo, entender o micélio e o que ele indica em cada fase, depois vc vai evoluindo pra outras técnicas como casing, bulk monotub etc...


Sobre monotub e terrário. Talvez esteja se confundindo entre os dois.

Monotub é uma técnica onde vc utiliza a caixa como recipiente pra cultivo e terrário. Ou seja, vc vai montar um bolo dentro da caixa, misturando o spawn com o substrato, essa caixa vai ter ou não furos para ventilação, sendo tampado no início da colonizaçãp e depois abertos, colocando um filtro para a fase de frutificação. Existem técnicas no monotub onde não é nescessário esses furos, ou abre a tampa parcialmente ou não.

Já o terrário, é só a cx, podendo ou não ter equipamentos, geralmente usada para colocar os bolos pfteks ou pequenas marmitas com casing
 
Segue o conselho do @TupacWari , qnd eu comecei recebi o mesmo conselho de outro cultivador mas não dei a devida atenção e fui por esse caminho de querer inventar a roda, a frustração foi muito grande e acabei desistindo do cultivo por uns tempos. Depois voltei focando somente no básico e repetindo aquilo que vai funcionar em diários e em outros cultivos, aí sim meu as coisas começaram a deslanchar e junto veio a felicidade de ver tudo dar certo.
Faça o básico bem feito, vai de pftek, aprenda sobre o processo, entender o micélio e o que ele indica em cada fase, depois vc vai evoluindo pra outras técnicas como casing, bulk monotub etc...
Tá mas como eu monto meu terrário?
 
Tá mas como eu monto meu terrário?
Eu dei uma editada na mensagem acima, explicando a diferença entre o mobotub e o terrário.

Pra definir o terrário, precisa primeiro definir qual a técnica de cultivo que vc vai realizar. Vc sabe qual vai seguir?

Vi que vc quer partir para a técnica de spawn (grãos), eu não iria por esse caminho na primeira vez... Tente ir de pftek...
 
Eu dei uma editada na mensagem acima, explicando a diferença entre o mobotub e o terrário.

Pra definir o terrário, precisa primeiro definir qual a técnica de cultivo que vc vai realizar. Vc sabe qual vai seguir?

Vi que vc quer partir para a técnica de spawn (grãos), eu não iria por esse caminho na primeira vez... Tente ir de pftek...
Entendi. Eu achei que primeiro iria cultivar o micélio nos copinhos e depois passar para a bandeja, assim colonizando uma área maior e nascendo mais cogus. Eu no caso gostaria de fazer um terrário mesmo, talvez com essas pequenas "marmitas" por que parece ser mais fácil de fazer. Esse desenho fez mais sentido pra mim que alguns terrários que eu vi. Justamente pela água estar embaixo, já evaporando pra cima, o que deve criar uma temperatura uniforme dentro da caixa, ao contrário de por um termostato dentro de uma garrafa pet com água, o formato de marmita tbm tem mais área que vários copinhos de pf Tek, então renderia mais.
A primeira Tek que estava pensando em usar era a Broke Boy Tek mesmo, mais simples de todas.
 
Tá mas como eu monto meu terrário?

Veja diários de pftek, que estejam marcados como completo.

Esse do @Rico é bem completo, veja no perfil dele outros cultivos que ele vez

Eu no caso gostaria de fazer um terrário mesmo, talvez com essas pequenas "marmitas" por que parece ser mais fácil de fazer
Nem tudo oq parece fácil é o melhor, trabalhar com grãos gera etapas a mais e com isso aumenta a chance de uma contaminação. Se vc quer fazer marmita, faça a técnica pftek casing, onde vc vai fazer os bolos pfteks e depois de colonizados vc desmancha eles num pote/marmita e faz uma cobertura com vermiculita... Seria muito mais seguro que vc trabalhar com substrato logo de cara
 
Nem tudo oq parece fácil é o melhor, trabalhar com grãos gera etapas a mais e com isso aumenta a chance de uma contaminação. Se vc quer fazer marmita, faça a técnica pftek casing, onde vc vai fazer os bolos pfteks e depois de colonizados vc desmancha eles num pote/marmita e faz uma cobertura com vermiculita... Seria muito mais seguro que vc trabalhar com substrato logo de cara
E no caso, tem o link dessa pftek casing? E o link de um terrário que vc me recomende fazer? Essa parte do terrário é a que mais tá torrando minha cabeça pq eu tenho que comprar os materiais e não posso comprar errado pra não jogar dinheiro no lixo
 
Faça um pesquisa aqui no fórum, com certeza tem material sobre isso
Infelizmente não consigo achar nada pela lupa, pesquiso e diz que não existe, ou se pesquiso palavras genéricas, diz que estou pesquisando uma palavra muito usada

Nem tudo oq parece fácil é o melhor, trabalhar com grãos gera etapas a mais e com isso aumenta a chance de uma contaminação. Se vc quer fazer marmita, faça a técnica pftek casing, onde vc vai fazer os bolos pfteks e depois de colonizados vc desmancha eles num pote/marmita e faz uma cobertura com vermiculita... Seria muito mais seguro que vc trabalhar com substrato logo de cara
Essa pf Tek casing, vc só vira o copo do bolo de uns 200ml dentro da marmita, ou ao invés dos copos, você usa a marmita como recipiente?
 
Essa pf Tek casing, vc só vira o copo do bolo de uns 200ml dentro da marmita, ou ao invés dos copos, você usa a marmita como recipiente?
Vc desfaz o bolo com as mãos e modela na marmita, a quantidade de bolo vai depender do tamanho da marmita. Depois que vc desfez os bolo, vc faz uma camada por cima de vermiculita e pode deixar pra frutificar

Edit; vc pode pesquisar de maneira manual, na sub-seção biblioteca tem uma seção sobre casing



Método PF Casing aqui tem a parte de quebrar o bolo e montar a marmita, vc pode ignorar o substrato que é usado e fazer só a camada de cobertura com vermiculita que é um material inerte e que vai diminuir um pouco o risco de contaminação dessa camada superior
 
Última edição:
Vc desfaz o bolo com as mãos e modela na marmita, a quantidade de bolo vai depender do tamanho da marmita. Depois que vc desfez os bolo, vc faz uma camada por cima de vermiculita e pode deixar pra frutificar

Edit; vc pode pesquisar de maneira manual, na seção biblioteca tem uma seção sobre casing



Método PF Casing aqui tem a parte de quebrar o bolo e montar a marmita, vc pode ignorar o substrato que é usado e fazer só a camada de cobertura com vermiculita que é um material inerte e que vai diminuir um pouco o risco de contaminação dessa camada superior
No caso me responde uma pergunta muito importante, vc acha que vou economizar mais dinheiro cultivando do que comprando cogumelos?
 
No caso me responde uma pergunta muito importante, vc acha que vou economizar mais dinheiro cultivando do que comprando cogumelos?
Aqui é um fórum sobre cultivo, pra nós sempre será mais vantajoso o cultivo, pq o valor agregado, o conhecimento e o respeito com o cogumelo que vc ganha cultivando seu próprio cogu não tem preço que pague. Cogu cultivador si mesmo é melhor que qualquer cogu comprado ou cultivado por outra pessoa
 
Aqui é um fórum sobre cultivo, pra nós sempre será mais vantajoso o cultivo, pq o valor agregado, o conhecimento e o respeito com o cogumelo que vc ganha cultivando seu próprio cogu não tem preço que pague. Cogu cultivador si mesmo é melhor que qualquer cogu comprado ou cultivado por outra pessoa
Bom, mas e objetivamente falando? Compensa financeiramente?
 
Bom, mas e objetivamente falando? Compensa financeiramente?
Depende da sua proficiência, se vc ficar inventando moda com toda certeza vai sair mais caro cultivar, se vc não pesquisar sobre o cultivo, não propor a aprende algo e por em prática, melhor vc buscar um vendedor mesmo.
Se vc só está preocupado com o resultado final, com dinheiro que tu vai gastar, compre e lide com as consequências de não saber como aquele cogumelo foi cultivado, processado, estocado...
Agora, se fosse caro cultivar, vc não ia ver gente vendendo cogumelos por aí...então dá pra vc tirar suas conclusões.
Outra coisa, cultivando vc não fica refém do comércio, não se preocupa com o envio/recebimento da encomenda pelos correios, a escolha é só sua mano...
 
Back
Top