Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivar cogumelos é algo caro?

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
36
3
25
Gostaria de saber sobre preços pra cultivar cogumelos. Gostaria de saber quanto custaria cultivar 100g frescos, que se eu não me engano dá 10g secos. Outras dicas de como começar a cultivar, um jeito fácil pra começar tbm são bem vindos
 
Depende da sua proficiência, se vc ficar inventando moda com toda certeza vai sair mais caro cultivar, se vc não pesquisar sobre o cultivo, não propor a aprende algo e por em prática, melhor vc buscar um vendedor mesmo.
Se vc só está preocupado com o resultado final, com dinheiro que tu vai gastar, compre e lide com as consequências de não saber como aquele cogumelo foi cultivado, processado, estocado...
Agora, se fosse caro cultivar, vc não ia ver gente vendendo cogumelos por aí...então dá pra vc tirar suas conclusões.
Outra coisa, cultivando vc não fica refém do comércio, não se preocupa com o envio/recebimento da encomenda pelos correios, a escolha é só sua mano...
Eu não quero "inventar moda" eu realmente só sou ignorante sobre o assunto, por isso tô perguntando. Eu não quero fazer o mais básico de todos, um bolo pf na garrafa pet ou coisa assim pq meu plano é que eu tenha um suprimento de cogu para as minhas trips que ocorrem a cada 15 dias. O fator dinheiro é óbvio, pq não faz sentido passar por todo esse estresse se eu ainda vou gastar a mais. Muita gente tá dizendo que os bolos podem ser contaminados facilmente, jogando todo o dinheiro investido no lixo. E todos somos "reféns" do comércio para tudo, pelo que eu vi, demora em torno de 30 dias ou mais do começo ao fim de um cultivo de cogumelos, enquanto posso comprar pela internet e chegar em 7 dias no máximo.
 
Eu não quero "inventar moda" eu realmente só sou ignorante sobre o assunto, por isso tô perguntando. Eu não quero fazer o mais básico de todos, um bolo pf na garrafa pet ou coisa assim pq meu plano é que eu tenha um suprimento de cogu para as minhas trips que ocorrem a cada 15 dias. O fator dinheiro é óbvio, pq não faz sentido passar por todo esse estresse se eu ainda vou gastar a mais. Muita gente tá dizendo que os bolos podem ser contaminados facilmente, jogando todo o dinheiro investido no lixo. E todos somos "reféns" do comércio para tudo, pelo que eu vi, demora em torno de 30 dias ou mais do começo ao fim de um cultivo de cogumelos, enquanto posso comprar pela internet e chegar em 7 dias no máximo.
"Inventar moda" eu quis me referir a fazer algo que não tem nos diários, cultivos de sucesso... Vc tá pensando no valor/rendimento que vc vai colher no primeiro cultivo, sem ver o qnt isso pode evoluir... Meu recorde de colheita até hoje foram 700g em um único monotub, que rendeu 70g de cogumelo (minha média hj é 40g seco por caixa/bag. Só que pra eu chegar nesse nível eu comecei aprender do básico, com pftek, do jeito que a gente está falando pra vc.

Mas com todo respeito, pelo o que vc escreveu nesse último comentário, acho melhor vc ir lá e compra, pq com certeza vc não entendeu o real valor de cultivar os seus próprios cogumelos.

Finalizo por aqui minha participação nessa discussão.
Abraço e sucesso
 
Última edição:
"Inventar moda" eu quis me referir a fazer algo que não tem nos diários, cultivos de sucesso... Vc tá pensando no valor/rendimento que vc vai colher no primeiro cultivo, sem ver o qnt isso pode evoluir... Meu recorde de colheita até hoje foram 700g em um único monotub, que rendeu 70g de cogumelo (minha média hj é 40g seco por caixa/bag. Só que pra eu chegar nesse nível eu comecei aprender do básico, com pftek, do jeito que a gente está falando pra vc.

Mas com todo respeito, pelo o que vc escreveu nesse último comentário, acho melhor vc ir lá e compra, pq com certeza vc não entendeu o real valor de cultivar os seus próprios cogumelos.

Finalizo por aqui minha participação nessa discussão.
Abraço e sucesso
Você não precisa ser assim, sério mesmo. Só tá afastando quem tem vontade de cultivar e tem uma dúvida ultra comum. Nem todo mundo tem dinheiro pra ficar jogando fora, sem saber se haverá retorno. Ainda menosprezou outros cultivadores, colocando como se eles não cuidassem dos cogus e fizessem tudo de qualquer jeito. Vc tem que entender que nem todos tem o mesmo objetivo que você, e isso não é algo pior nem melhor, e não é por isso que eu não reconheço o "real valor do cultivo" até pq eu consumo o que é cultivado.
 
Eu nem ia responder mas tenho que esclarecer.
Em nenhum momento eu menosprezei outros cultivadores, só afirmei que cogumelo que nós mesmo cultivamos é melhor que comprado ou cultivados por outros. Ou seja, se vc cultivar um cogumelo e tomar, ele vai ser melhor que um que vc comprou ou que outro cultivou (inclusive os meus ou de outros cultivadores melhores do que eu), pq tem toda a energia do processo e a certificação de que você acompanhou tudo, depois vc vê qnts relatos tem por ai, de gente comprando cogumelos que são fracos, que não tem potência. Claro que não são todos cultivadores comerciais que são ruins, mas olhando olhando o cogumelo, vc consegue distinguir quem é quem? Vc consegue olhar pra um cogumelo e dizer qnd ele foi colhido, com foi secado, se ocorreu alguma contaminação durante o cultivo? É impossível, assim como é impossível pegar com cogumelos desidratado e dizer qual a strain com toda a certeza, somente quem cultivou tem essas informações.

Outra, qualquer cultivador aqui do fórum vai dizer que cultivar é a melhor opção. Vc vai gastar dinheiro com o primeiro cultivo e depois é mixaria com os próximos, cultivo é um investimento. O real valor do cultivo é esse, ganhar experiência, abri as portas pra um mundo novo, vc aprende sobre fungos, técnicas de assepsia, passando por genética e biologia, e ainda fica autos suficiente.
 
Eu nem ia responder mas tenho que esclarecer.
Em nenhum momento eu menosprezei outros cultivadores, só afirmei que cogumelo que nós mesmo cultivamos é melhor que comprado ou cultivados por outros. Ou seja, se vc cultivar um cogumelo e tomar, ele vai ser melhor que um que vc comprou ou que outro cultivou (inclusive os meus ou de outros cultivadores melhores do que eu), pq tem toda a energia do processo e a certificação de que você acompanhou tudo, depois vc vê qnts relatos tem por ai, de gente comprando cogumelos que são fracos, que não tem potência. Claro que não são todos cultivadores comerciais que são ruins, mas olhando olhando o cogumelo, vc consegue distinguir quem é quem? Vc consegue olhar pra um cogumelo e dizer qnd ele foi colhido, com foi secado, se ocorreu alguma contaminação durante o cultivo? É impossível, assim como é impossível pegar com cogumelos desidratado e dizer qual a strain com toda a certeza, somente quem cultivou tem essas informações.

Outra, qualquer cultivador aqui do fórum vai dizer que cultivar é a melhor opção. Vc vai gastar dinheiro com o primeiro cultivo e depois é mixaria com os próximos, cultivo é um investimento. O real valor do cultivo é esse, ganhar experiência, abri as portas pra um mundo novo, vc aprende sobre fungos, técnicas de assepsia, passando por genética e biologia, e ainda fica autos suficiente.
Bom vc poderia ter dito isso ao invés de enrolar tanto e falar que é questão de amor ao cultivo. Só dizer "é um investimento, vc gasta uma vez e depois fica mais barato" e eu iria entender
 
É que aqui a ideia não é pensar no custo do cultivo.

Minha opinião individual é que o cultivo não é caro, se irá te impactar financeiramente seria mais importante focar em outras coisas antes de trips com cogumelos.

Temos membros que foram até no lixão buscar sucata pra fazer um terrário, como uma geladeira.

Ou seja, não estou falando que só quem tem 100 reais sobrando pode cultivar, mas se realmente te impacta, precisa rever as prioridades antes de interagir com alucinógenos e principalmente com cogumelos, verificar se é para você mesmo.

E o pessoal aí já foi super gente boa explicando todo o processo de novo, mesmo tendo tutorial no fórum, diário pra seguir.
Eu nem teria respondido... Porque a maioria das pessoas somem depois de perguntar tudo que podiam.

Também não é um investimento certo, depende do ambiente, da técnica.
Tem pessoa que tenta 100x e contamina todas.
Eu perdi muitos copos quando mudei de casa, até perceber que eu precisava limpar bem o ambiente.

Enfim, vai do que você está buscando.
Todos membros ativos vão te falar que é melhor cultivar se você quer ter a experiência completa.

Mas se você quer só ver coisas e sentir mais coisas, talvez não precise cultivar, se é paixão de verão.
 
. Só tá afastando quem tem vontade de cultivar e tem uma dúvida ultra comum. Nem todo mundo tem dinheiro pra ficar jogando fora, sem saber se haverá retorno.
Oi, amigo! Tudo bem contigo?
Pô, eu li aqui todos os comentários. Todo mundo te respondeu numa boa. Me parece que você tá muito ansioso e confuso. O que acho que é normal pra quem quer iniciar o cultivo. Porém, como já foi dito nos comentários aqui, segue o básico que dá certo. Se você ler os diários de cultivo, vai te ajudar a perceber como tá o seu, comparando com o que foi feito. E assim, tem que botar a mão na massa, pra adquirir prática no processo!
Ainda menosprezou outros cultivadores, colocando como se eles não cuidassem dos cogus e fizessem tudo de qualquer jeito
O @SpiritualMind não menosprezou nenhum cultivirador, mano. O que ele disse foi que o fórum é voltado para quem deseja cultivar o próprio cogumelo, o que não significa necessariamente desprezar o outro cultivador, até porque as experiências aqui são as trocas entre cultivadores. Se você quer cultivar, os caras aqui manjam muito e o fórum é bem organizado. Se você quer comprar, vai lá e compra. É só isso. Existe um prazer em cultivar, em trocar as experiências e pelo que vejo isso é mais valorizado aqui!

No mais, dá uma lida nos fóruns, não precisa ser através da lupa, se você clicar em Fóruns, na aba Cultivo de Cogumelos, ali tem a opção de Guia para iniciantes. Tem depois tópico Básico/Técnicas para um cultivo simples. Tem a Guia de Cultivo. Tem Os diários de cultivo.

Tem que dar uma fuçada, ler e estudar e colocar em prática. Ninguém aqui é consultor, o pessoal é amigo e troca experiência de cultivo! Abraço!
 
Eu não quero "inventar moda" eu realmente só sou ignorante sobre o assunto, por isso tô perguntando. Eu não quero fazer o mais básico de todos, um bolo pf na garrafa pet ou coisa assim pq meu plano é que eu tenha um suprimento de cogu para as minhas trips que ocorrem a cada 15 dias. O fator dinheiro é óbvio, pq não faz sentido passar por todo esse estresse se eu ainda vou gastar a mais. Muita gente tá dizendo que os bolos podem ser contaminados facilmente, jogando todo o dinheiro investido no lixo. E todos somos "reféns" do comércio para tudo, pelo que eu vi, demora em torno de 30 dias ou mais do começo ao fim de um cultivo de cogumelos, enquanto posso comprar pela internet e chegar em 7 dias no máximo.
Tu já tá se preparando para ter trips a cada 15 dias pelo resto da vida? Se for assim cultive por mais caro que seja, não acha? Algo tão relevante para você não deveria vir de terceiros por motivos puramente comerciais
 
Eu tô lendo esse diário feito pelo @ExPoro. Além de fazer o diário, ele coloca todas informações bem detalhadas sobre os procedimentos além de dicas extras. Acho que pode te ajudar no seu interesse em cultivar:


Eu tô lendo esse diário feito pelo @ExPoro. Além de fazer o diário, ele coloca todas informações bem detalhadas sobre os procedimentos além de dicas extras. Acho que pode te ajudar no seu interesse em cultivar:

Tem esse outro guia de cultivo aqui também: Guia de Cultivo - PDF

Esse aqui oh, parece que um guia "definitivo" para iniciantes, pra quem precisa economizar. Passo a passo, tudo bem explicado:

Guia-Tutorial de Cultivo Amador PF Tek – Ilustrado e Atualizado até 2022
 
Back
Top