Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivar cogumelos é algo caro?

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
60
3
25
Gostaria de saber sobre preços pra cultivar cogumelos. Gostaria de saber quanto custaria cultivar 100g frescos, que se eu não me engano dá 10g secos. Outras dicas de como começar a cultivar, um jeito fácil pra começar tbm são bem vindos

Depende da sua proficiência, se vc ficar inventando moda com toda certeza vai sair mais caro cultivar, se vc não pesquisar sobre o cultivo, não propor a aprende algo e por em prática, melhor vc buscar um vendedor mesmo.
Se vc só está preocupado com o resultado final, com dinheiro que tu vai gastar, compre e lide com as consequências de não saber como aquele cogumelo foi cultivado, processado, estocado...
Agora, se fosse caro cultivar, vc não ia ver gente vendendo cogumelos por aí...então dá pra vc tirar suas conclusões.
Outra coisa, cultivando vc não fica refém do comércio, não se preocupa com o envio/recebimento da encomenda pelos correios, a escolha é só sua mano...
Eu não quero "inventar moda" eu realmente só sou ignorante sobre o assunto, por isso tô perguntando. Eu não quero fazer o mais básico de todos, um bolo pf na garrafa pet ou coisa assim pq meu plano é que eu tenha um suprimento de cogu para as minhas trips que ocorrem a cada 15 dias. O fator dinheiro é óbvio, pq não faz sentido passar por todo esse estresse se eu ainda vou gastar a mais. Muita gente tá dizendo que os bolos podem ser contaminados facilmente, jogando todo o dinheiro investido no lixo. E todos somos "reféns" do comércio para tudo, pelo que eu vi, demora em torno de 30 dias ou mais do começo ao fim de um cultivo de cogumelos, enquanto posso comprar pela internet e chegar em 7 dias no máximo.

Eu não quero "inventar moda" eu realmente só sou ignorante sobre o assunto, por isso tô perguntando. Eu não quero fazer o mais básico de todos, um bolo pf na garrafa pet ou coisa assim pq meu plano é que eu tenha um suprimento de cogu para as minhas trips que ocorrem a cada 15 dias. O fator dinheiro é óbvio, pq não faz sentido passar por todo esse estresse se eu ainda vou gastar a mais. Muita gente tá dizendo que os bolos podem ser contaminados facilmente, jogando todo o dinheiro investido no lixo. E todos somos "reféns" do comércio para tudo, pelo que eu vi, demora em torno de 30 dias ou mais do começo ao fim de um cultivo de cogumelos, enquanto posso comprar pela internet e chegar em 7 dias no máximo.
"Inventar moda" eu quis me referir a fazer algo que não tem nos diários, cultivos de sucesso... Vc tá pensando no valor/rendimento que vc vai colher no primeiro cultivo, sem ver o qnt isso pode evoluir... Meu recorde de colheita até hoje foram 700g em um único monotub, que rendeu 70g de cogumelo (minha média hj é 40g seco por caixa/bag. Só que pra eu chegar nesse nível eu comecei aprender do básico, com pftek, do jeito que a gente está falando pra vc.

Mas com todo respeito, pelo o que vc escreveu nesse último comentário, acho melhor vc ir lá e compra, pq com certeza vc não entendeu o real valor de cultivar os seus próprios cogumelos.

Finalizo por aqui minha participação nessa discussão.
Abraço e sucesso

Última edição:
"Inventar moda" eu quis me referir a fazer algo que não tem nos diários, cultivos de sucesso... Vc tá pensando no valor/rendimento que vc vai colher no primeiro cultivo, sem ver o qnt isso pode evoluir... Meu recorde de colheita até hoje foram 700g em um único monotub, que rendeu 70g de cogumelo (minha média hj é 40g seco por caixa/bag. Só que pra eu chegar nesse nível eu comecei aprender do básico, com pftek, do jeito que a gente está falando pra vc.

Mas com todo respeito, pelo o que vc escreveu nesse último comentário, acho melhor vc ir lá e compra, pq com certeza vc não entendeu o real valor de cultivar os seus próprios cogumelos.

Finalizo por aqui minha participação nessa discussão.
Abraço e sucesso
Você não precisa ser assim, sério mesmo. Só tá afastando quem tem vontade de cultivar e tem uma dúvida ultra comum. Nem todo mundo tem dinheiro pra ficar jogando fora, sem saber se haverá retorno. Ainda menosprezou outros cultivadores, colocando como se eles não cuidassem dos cogus e fizessem tudo de qualquer jeito. Vc tem que entender que nem todos tem o mesmo objetivo que você, e isso não é algo pior nem melhor, e não é por isso que eu não reconheço o "real valor do cultivo" até pq eu consumo o que é cultivado.

Eu nem ia responder mas tenho que esclarecer.
Em nenhum momento eu menosprezei outros cultivadores, só afirmei que cogumelo que nós mesmo cultivamos é melhor que comprado ou cultivados por outros. Ou seja, se vc cultivar um cogumelo e tomar, ele vai ser melhor que um que vc comprou ou que outro cultivou (inclusive os meus ou de outros cultivadores melhores do que eu), pq tem toda a energia do processo e a certificação de que você acompanhou tudo, depois vc vê qnts relatos tem por ai, de gente comprando cogumelos que são fracos, que não tem potência. Claro que não são todos cultivadores comerciais que são ruins, mas olhando olhando o cogumelo, vc consegue distinguir quem é quem? Vc consegue olhar pra um cogumelo e dizer qnd ele foi colhido, com foi secado, se ocorreu alguma contaminação durante o cultivo? É impossível, assim como é impossível pegar com cogumelos desidratado e dizer qual a strain com toda a certeza, somente quem cultivou tem essas informações.

Outra, qualquer cultivador aqui do fórum vai dizer que cultivar é a melhor opção. Vc vai gastar dinheiro com o primeiro cultivo e depois é mixaria com os próximos, cultivo é um investimento. O real valor do cultivo é esse, ganhar experiência, abri as portas pra um mundo novo, vc aprende sobre fungos, técnicas de assepsia, passando por genética e biologia, e ainda fica autos suficiente.

Eu nem ia responder mas tenho que esclarecer.
Em nenhum momento eu menosprezei outros cultivadores, só afirmei que cogumelo que nós mesmo cultivamos é melhor que comprado ou cultivados por outros. Ou seja, se vc cultivar um cogumelo e tomar, ele vai ser melhor que um que vc comprou ou que outro cultivou (inclusive os meus ou de outros cultivadores melhores do que eu), pq tem toda a energia do processo e a certificação de que você acompanhou tudo, depois vc vê qnts relatos tem por ai, de gente comprando cogumelos que são fracos, que não tem potência. Claro que não são todos cultivadores comerciais que são ruins, mas olhando olhando o cogumelo, vc consegue distinguir quem é quem? Vc consegue olhar pra um cogumelo e dizer qnd ele foi colhido, com foi secado, se ocorreu alguma contaminação durante o cultivo? É impossível, assim como é impossível pegar com cogumelos desidratado e dizer qual a strain com toda a certeza, somente quem cultivou tem essas informações.

Outra, qualquer cultivador aqui do fórum vai dizer que cultivar é a melhor opção. Vc vai gastar dinheiro com o primeiro cultivo e depois é mixaria com os próximos, cultivo é um investimento. O real valor do cultivo é esse, ganhar experiência, abri as portas pra um mundo novo, vc aprende sobre fungos, técnicas de assepsia, passando por genética e biologia, e ainda fica autos suficiente.
Bom vc poderia ter dito isso ao invés de enrolar tanto e falar que é questão de amor ao cultivo. Só dizer "é um investimento, vc gasta uma vez e depois fica mais barato" e eu iria entender

É que aqui a ideia não é pensar no custo do cultivo.

Minha opinião individual é que o cultivo não é caro, se irá te impactar financeiramente seria mais importante focar em outras coisas antes de trips com cogumelos.

Temos membros que foram até no lixão buscar sucata pra fazer um terrário, como uma geladeira.

Ou seja, não estou falando que só quem tem 100 reais sobrando pode cultivar, mas se realmente te impacta, precisa rever as prioridades antes de interagir com alucinógenos e principalmente com cogumelos, verificar se é para você mesmo.

E o pessoal aí já foi super gente boa explicando todo o processo de novo, mesmo tendo tutorial no fórum, diário pra seguir.
Eu nem teria respondido... Porque a maioria das pessoas somem depois de perguntar tudo que podiam.

Também não é um investimento certo, depende do ambiente, da técnica.
Tem pessoa que tenta 100x e contamina todas.
Eu perdi muitos copos quando mudei de casa, até perceber que eu precisava limpar bem o ambiente.

Enfim, vai do que você está buscando.
Todos membros ativos vão te falar que é melhor cultivar se você quer ter a experiência completa.

Mas se você quer só ver coisas e sentir mais coisas, talvez não precise cultivar, se é paixão de verão.

. Só tá afastando quem tem vontade de cultivar e tem uma dúvida ultra comum. Nem todo mundo tem dinheiro pra ficar jogando fora, sem saber se haverá retorno.
Oi, amigo! Tudo bem contigo?
Pô, eu li aqui todos os comentários. Todo mundo te respondeu numa boa. Me parece que você tá muito ansioso e confuso. O que acho que é normal pra quem quer iniciar o cultivo. Porém, como já foi dito nos comentários aqui, segue o básico que dá certo. Se você ler os diários de cultivo, vai te ajudar a perceber como tá o seu, comparando com o que foi feito. E assim, tem que botar a mão na massa, pra adquirir prática no processo!
Ainda menosprezou outros cultivadores, colocando como se eles não cuidassem dos cogus e fizessem tudo de qualquer jeito
O @SpiritualMind não menosprezou nenhum cultivirador, mano. O que ele disse foi que o fórum é voltado para quem deseja cultivar o próprio cogumelo, o que não significa necessariamente desprezar o outro cultivador, até porque as experiências aqui são as trocas entre cultivadores. Se você quer cultivar, os caras aqui manjam muito e o fórum é bem organizado. Se você quer comprar, vai lá e compra. É só isso. Existe um prazer em cultivar, em trocar as experiências e pelo que vejo isso é mais valorizado aqui!

No mais, dá uma lida nos fóruns, não precisa ser através da lupa, se você clicar em Fóruns, na aba Cultivo de Cogumelos, ali tem a opção de Guia para iniciantes. Tem depois tópico Básico/Técnicas para um cultivo simples. Tem a Guia de Cultivo. Tem Os diários de cultivo.

Tem que dar uma fuçada, ler e estudar e colocar em prática. Ninguém aqui é consultor, o pessoal é amigo e troca experiência de cultivo! Abraço!

Tu já tá se preparando para ter trips a cada 15 dias pelo resto da vida? Se for assim cultive por mais caro que seja, não acha? Algo tão relevante para você não deveria vir de terceiros por motivos puramente comerciais

Eu tô lendo esse diário feito pelo @ExPoro. Além de fazer o diário, ele coloca todas informações bem detalhadas sobre os procedimentos além de dicas extras. Acho que pode te ajudar no seu interesse em cultivar:

Eu tô lendo esse diário feito pelo @ExPoro. Além de fazer o diário, ele coloca todas informações bem detalhadas sobre os procedimentos além de dicas extras. Acho que pode te ajudar no seu interesse em cultivar:

Tem esse outro guia de cultivo aqui também: Guia de Cultivo - PDF

Esse aqui oh, parece que um guia "definitivo" para iniciantes, pra quem precisa economizar. Passo a passo, tudo bem explicado:

Guia-Tutorial de Cultivo Amador PF Tek – Ilustrado e Atualizado até 2022

Tu já tá se preparando para ter trips a cada 15 dias pelo resto da vida? Se for assim cultive por mais caro que seja, não acha? Algo tão relevante para você não deveria vir de terceiros por motivos puramente comerciais

Sim, eu não vejo problema em investir inicialmente, e sei que isso irá acontecer, só obviamente não pode ser um valor muito exacerbado que vai sla, se pagar daqui a 1 ano por exemplo. Eu estive pesquisando esses dias e na verdade não parece que seja muito caro não, creio que com uns 300 reais eu já deva conseguir montar todo o básico pra cultivar, o que é o preço de umas 30g chutando baixo, e essas 30g provavelmente vão conseguir serem cultivadas em poucos meses, já pagando o investimento.

E nessa época eu já estava pesquisando, já pesquiso sobre cogumelos faz tempo, eu só estava esclarecendo dúvidas para ter certeza de não fazer cagada. Já li guias do fórum e já pesquisei sobre. Os guias que eu vi parecem estar desatualizados, já que em vídeos gringos o terrário mais "popular" é o "shotgun fruiting chamber", que é uma caixa organizadora toda furada com perlita hidratada embaixo. A perlita faz o contrário da vermiculita, ela espalha umidade, e como a caixa é toda furada, dificilmente para de ter troca de ar, é muito bom esse terrário. Aqui também dizem que é 1 hora e meia de panela de pressão para esterelizar pf Tek, enquanto em livros que eu li, 20 minutos após a pressão já esterilizam completamente. Também vi poucas coisas sobre cultura líquida aqui no fórum, pelo menos nos guias, o que é super importante.

No mais, eu realmente estava ansioso e confuso, e queria respostas objetivas. O carinha acima respondeu como se fosse algo para os "escolhidos", ou pra quem quer fazer como hobby, mas não compensava como um investimento, como se fosse algo para colecionadores sabe, não te "dá nada" fora a paz de espírito, enquanto consegui ver que sim vale o investimento.

@psic_one eu já li esse guia, foi o primeiro que li

@Texugo marcando pra ver a resposta, já respondi todas as novas respostas e perdão a demora a todos

, enquanto consegui ver que sim vale o investimento.

Edit:
A estimativa que faço é de que, em média, o preço de cogumelos comprados seja 10x maior do que o cultivado, podendo ser muito maior dependendo da experiência e práticas do cultivador.

O que me parece bem objetivo e óbvio é que, se não valesse o investimento no cultivo, não haveria tantos vendedores. Ainda mais correndo o risco de sofrer persecução penal pela própria natureza da atividade, que é ilícita.

Falando em riscos, é sempre bom lembrar que não é só quem vende que estava sujeito a sérias consequências legais. Quem compra também corre riscos.

Última edição:
Fala @Chiron098 blz?

Vou fazer um jogo rápido aqui com alguns comentários, sei que nessa etapa inicial a gente fica perdido mesmo.

Uma coisa que atrapalha o início é que o cultivo é uma discussão em andamento que nunca termina então o consenso se estabelece de forma lenta.
Escolhe o caminho que você se identificou mais e segue em frente, futuramente você vai ajustando.

já que em vídeos gringos o terrário mais "popular" é o "shotgun fruiting chamber", que é uma caixa organizadora toda furada com perlita hidratada embaixo.

Todo terrario é uma caixa organizadora furada com água em baixo.

Antigamente se usava argila expandida no fundo, que se mostrou uma prática ruim pq a porosidade das pedrinhas permite o alojamento de micro organismos que vão competir por oxigênio dentro do recipiente e com o tempo podem sufocar o micélio. Atualmente se discute se a perlita faria o mesmo. Eu a utilizo e gosto, deixo de molho no cloro entre um cultivo e outro e sempre deu certo.

Se foi com a cara do shotgun, manda bala! (tu dum tssss kkkkk)
Pra minha situação de cultivo ela não funciona, o clima é muito seco! A proposta do terrário é manter o micro clima úmido, o que se torna impossível com o vapor saindo pelos furos.
Outro problema é que basta um mosquitinho aterrissar no bolo com as patinhas sujas de esporos pra iniciar uma contaminação.

Pra minha condição, terrário tradicional, com padrão de furação de monotube é o que funciona.

Aqui também dizem que é 1 hora e meia de panela de pressão para esterelizar pf Tek, enquanto em livros que eu li, 20 minutos após a pressão já esterilizam completamente

As panelas nos EUA tem alguns PSI a mais de pressão, esterilizam mais rápido. 20 minutos tá longe de ser o suficiente.

Também vi poucas coisas sobre cultura líquida aqui no fórum

Em relação a cultura líquida, o máximo que você vai conseguir fazer é multiplicar uma seringa comprada injetando o material em novos potes com a solução nutritiva.
Sem alguns equipamentos laboratoriais a chance de produzir CL a partir de esporos e ter sucesso é quase nula.

O carinha acima respondeu como se fosse algo para os "escolhidos"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enfim, escolhe o caminho de cultivo que te agrada mais e tenta! Inevitavelmente depois de alguns meses você vai perceber o tanto de coisa que fez errado, mas não tem outro jeito, é um caminho que se conhece andando. Descola uma caixa organizadora, uma seringa com CL, papel alumínio, fita isolante, uns copos, arroz e vermiculita, chuto que com uns 100 reais já dá pra tirar esse monstro da jaula!

odo terrario é uma caixa organizadora furada com água em baixo.

Antigamente se usava argila expandida no fundo, que se mostrou uma prática ruim pq a porosidade das pedrinhas permite o alojamento de micro organismos que vão competir por oxigênio dentro do recipiente e com o tempo podem sufocar o micélio. Atualmente se discute se a perlita faria o mesmo. Eu a utilizo e gosto, deixo de molho no cloro entre um cultivo e outro e sempre deu certo.

Se foi com a cara do shotgun, manda bala! (tu dum tssss kkkkk)
Pra minha situação de cultivo ela não funciona, o clima é muito seco! A proposta do terrário é manter o micro clima úmido, o que se torna impossível com o vapor saindo pelos furos.
Outro problema é que basta um mosquitinho aterrissar no bolo com as patinhas sujas de esporos pra iniciar uma contaminação.

Pra minha condição, terrário tradicional, com padrão de furação de monotube é o que funciona.
pelo que eu entendi, na parte de frutificação pouco importa a assepsia, e só deve ser mantida a higiene mesmo, sem deixar o terrário imundo. no proprio ar contem microorganismos, entao se isso fosse problema cogumelos selvagens nao existiriam tambem, e eles crescem na merda literalmente. cheio de moscas em volta, entao creio que nao vai dar em nada. essa furação de monotub é igual aquele desenho que eu te mostrei? dois furos grandes no lado do terrario?
As panelas nos EUA tem alguns PSI a mais de pressão, esterilizam mais rápido. 20 minutos tá longe de ser o suficiente.
quanto tempo é suficiente então?
Em relação a cultura líquida, o máximo que você vai conseguir fazer é multiplicar uma seringa comprada injetando o material em novos potes com a solução nutritiva.
Sem alguns equipamentos laboratoriais a chance de produzir CL a partir de esporos e ter sucesso é quase nula.
mas ta de boa isso aí, é só não deixar acabar. eu penso em comprar a seringa e multiplicar, vai fazer bastante diferença principalmente pro primeiro cultivo que pode ser aonde eu mais vou errar. depois disso, só pegar uns ml que foram multiplicados e multiplicar de novo kkkkkkkk, só nao usar tudo

O que me parece bem objetivo e óbvio é que, se não valesse o investimento no cultivo, não haveria tantos vendedores.
sim, foi esse pensamento que me fez pesquisar sobre o cultivo, a minha duvida só era se pra produzir em pouca quantidade tambem compensava, ja que poderia só valer a pena em larga escala

pelo que eu entendi, na parte de frutificação pouco importa a assepsia, e só deve ser mantida a higiene mesmo, sem deixar o terrário imundo. no proprio ar contem microorganismos, entao se isso fosse problema cogumelos selvagens nao existiriam tambem, e eles crescem na merda literalmente. cheio de moscas em volta, entao creio que nao vai dar em nada. essa furação de monotub é igual aquele desenho que eu te mostrei? dois furos grandes no lado do terrario?
Tu já colheu in-natura? É comum (em cubensis) que tenham vermes em todo cogumelo caso ele já tenha frutificado um pouco.
1 hora, já foi dito antes!

pelo que eu entendi, na parte de frutificação pouco importa a assepsia, e só deve ser mantida a higiene mesmo, sem deixar o terrário imundo. no proprio ar contem microorganismos, entao se isso fosse problema cogumelos selvagens nao existiriam tambem, e eles crescem na merda literalmente. cheio de moscas em volta, entao creio que nao vai dar em nada3

"Não vai dar em nada"

>> Contaminado - Saí de férias e esqueci o Monotube... tive essa surpresa

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem dois fatores a se considerar, o primeiro é que assim como os humanos modernos tem baixa chance de sobrevivência na selva, também o cogumelo que você irá cultivar passou por um processo de seleção e domesticação que favoreceu aspectos não necessariamente relacionados a resistência.

O segundo ponto e mais importante, é que o estrume é em si um ecossistema, todo um microcosmo com milhões de seres vivos que predam e são predados, equilibrando uns aos outros. Já o PFTek quando sai da panela tá completamente estéril, zero vida vive ali.

Se um mosquito passou pelo jardim antes de entrar no monotube, ele pode estar coberto de esporos de trichoderma. Se as paredes do seu quarto tem infiltração e começaram a desenvolver manchas escuras, o ar tá cheio de esporos de aspergillus. Em ambos os casos, na ausência de predadores no substrato estéril, esses fungos irão devorar o bolo em questão de dias.

essa furação de monotub é igual aquele desenho que eu te mostrei? dois furos grandes no lado do terrario?

2 furos grandes nas laterais largas + 1 furo grande no alto das estreitas se for uma caixa compacta igual a da foto.
Numa caixa organizadora maior, bota 3 ao invés de 2.

Como o @AVKAruz NorûeAv disse, 1 hora é ok.
Se não for usar a panela imediatamente depois, desliga o fogo e larga num canto pra perder a pressão sozinha.
Gosto de botar 1 hora antes de dormir e depois deixo descansando noite, sem liberar a válvula, na manhã seguinte o material tá pronto pra inoculação. Assim a gente ganha um período extra de esterilização por conta do calor e pressão que permanecem na panela.

só pegar uns ml que foram multiplicados e multiplicar de novo kkkkkkkk, só nao usar tudo

Então, seria show se fosse assim kkkkkkk
A cultura líquida é bem semelhante ao soro glicosado que recebemos no hospital, é o mínimo necessário pra nos manter vivos mas tá longe de conter todos os macro e micro nutrientes que precisamos pra nos desenvolver, o mesmo serve pros fungos, eventualmente as células definham. Além disso o micélio está sujeito ao envelhecimento também, ou seja, não tem condições de dividir suas células indefinidamente, por isso precisa da reprodução sexual via esporos pra dar um restart.

No geral, se vc conseguir pegar 10ml de uma cultura jovem e forte dá pra produzir uns 300ml. Rende cogu infinito, mas idealmente vc tem 3~6 meses pra usar. Dá pra multiplicar de novo depois disso? Dá, mas o crescimento é cada vez mais lento e a chance de contaminação maior.

Então existem dois caminhos, ou você compra 2 seringas por ano e multiplica. Ou você compra seringa 1x só na vida e depois usa os cogumelos que nascem pra tirar carimbo de esporo, ai sim dá pra repetir esse processo indefinidamente.

Última edição:
2 furos grandes nas laterais largas + 1 furo grande no alto das estreitas se for uma caixa compacta igual a da foto.
Numa caixa organizadora maior, bota 3 ao invés de 2.
Por que você acha essa furação melhor que a shotgun?

Gosto de botar 1 hora antes de dormir e depois deixo descansando noite, sem liberar a válvula, na manhã seguinte o material tá pronto pra inoculação. Assim a gente ganha um período extra de esterilização por conta do calor e pressão que permanecem na panela.

Seria 1 hora após pegar a pressão?

Então, seria show se fosse assim kkkkkkk
A cultura líquida é bem semelhante ao soro glicosado que recebemos no hospital, é o mínimo necessário pra nos manter vivos mas tá longe de conter todos os macro e micro nutrientes que precisamos pra nos desenvolver, o mesmo serve pros fungos, eventualmente as células definham. Além disso o micélio está sujeito ao envelhecimento também, ou seja, não tem condições de dividir suas células indefinidamente, por isso precisa da reprodução sexual via esporos pra dar um restart

Entendi. Isso meio que acabou com os meus planos. Eu iria cultivar o Geppeto, alguns cultivadores recomendaram esse, falando que rende muito, e muita gente disse que o Geppeto tbm é muito forte em questão de psilocibina, então seria esse que iria cultivar. Mas se eu não me engano o Geppeto não solta esporos. Eu iria ficar nessa de cultura líquida pq achei que daria certo. O TAT tbm me recomendaram, mas creio tbm que não solte esporos e tenha que fazer a técnica de duplicação através do tecido do cogumelo pelo que eu lembro, eu nem fiz questão de aprender sobre pq disseram que era bem difícil

Por que você acha essa furação melhor que a shotgun?

kkkkkkkkkkkkkk comentei nas mensagens anteriores os motivos, mas pode não ter ficado claro.
Os furos abertos do shotgun permitem a entrada de insetos e deixam vazar a umidade, isso prejudica o cultivo em regiões de clima quente e/ou seco.
No modelo que indiquei se usa algum tipo de barreira física (filtro, fita, tecido, etc) e isso evita ambos os problemas.

Daí vc pode perguntar, "tá, mas é só passar fita na shotgun". Por serem muito estreitos, os furos não são o suficiente pra garantir a troca de gases.

Seria 1 hora após pegar a pressão?

Isso mesmo.

Eu iria cultivar o Geppeto, alguns cultivadores recomendaram esse, falando que rende muito, e muita gente disse que o Geppeto tbm é muito forte em questão de psilocibina

O Gepetto tem uma fanbase chata mesmo kkkkkkkkk
Zueira, é que essa strain foi isolada pelo Rafael do Fungicultura que é amigo de muita gente aqui do meio "cogumeleiro", daí tem todo um valor sentimental.
E ela é extremamente ornamental durante a esporulação, pq os frutos brancos ficam cobertos por esporos roxos.

Mas tirando esse aspecto ornamental, em termos de potência ela é bem equivalente a qualquer outro cubensis, todo o resto é marketing.

Eu recomendaria strains mais básicas como Golden Teacher ou Cambodian. Em relação a essa última o mesmo Rafael isolou uma que batizou de m2020 que é a minha favorita, essas são algumas das quais vão te dar uma chance de sucesso inicial mais alta. Daí quando o investimento inicial já tiver se pagado, ai sim vc parte pra variedades exóticas que de fato são mais potentes como variantes do penis envy, enigma, yeti, elas tendem a ser mais chatas de cultivar.

Última edição:
Oi Amigo, cheguei um pouco atrasado, mas a pouco tempo eu terminei de escrever um guia de bolso pra iniciantes. Se você quiser dar uma olhada eu acho que é um ótimo lugar pra começar. Além de passar por umas partes mais teóricas (que ajudam a não ficar completamente perdido), ele tbm tem um glossário de termos que a gente usa no meio de cultivo de cogumelos e umas receitinhas de bolo pra cultivar, onde eu tento abordar 3 das técnicas mais utilizadas. Se você não está seguro sobre a esterilidade eu recomendo ir pelo PFtek, mas se não eu acho que o monotub é de longe uma das melhores, fora que da um ótimo rendimento. Espero que te ajude e desejo muito sucesso na sua jornada (=
Lembre-se: NÃO SE AFOBE!

Anexos

• O guia de Bolso do Psiconauta Brasileiro.pdf
    1.7 MB · Visualizações: 7
Sim, eu não vejo problema em investir inicialmente, e sei que isso irá acontecer, só obviamente não pode ser um valor muito exacerbado que vai sla, se pagar daqui a 1 ano por exemplo. Eu estive pesquisando esses dias e na verdade não parece que seja muito caro não, creio que com uns 300 reais eu já deva conseguir montar todo o básico pra cultivar, o que é o preço de umas 30g chutando baixo, e essas 30g provavelmente vão conseguir serem cultivadas em poucos meses, já pagando o investimento.

E nessa época eu já estava pesquisando, já pesquiso sobre cogumelos faz tempo, eu só estava esclarecendo dúvidas para ter certeza de não fazer cagada. Já li guias do fórum e já pesquisei sobre. Os guias que eu vi parecem estar desatualizados, já que em vídeos gringos o terrário mais "popular" é o "shotgun fruiting chamber", que é uma caixa organizadora toda furada com perlita hidratada embaixo. A perlita faz o contrário da vermiculita, ela espalha umidade, e como a caixa é toda furada, dificilmente para de ter troca de ar, é muito bom esse terrário. Aqui também dizem que é 1 hora e meia de panela de pressão para esterelizar pf Tek, enquanto em livros que eu li, 20 minutos após a pressão já esterilizam completamente. Também vi poucas coisas sobre cultura líquida aqui no fórum, pelo menos nos guias, o que é super importante.

No mais, eu realmente estava ansioso e confuso, e queria respostas objetivas. O carinha acima respondeu como se fosse algo para os "escolhidos", ou pra quem quer fazer como hobby, mas não compensava como um investimento, como se fosse algo para colecionadores sabe, não te "dá nada" fora a paz de espírito, enquanto consegui ver que sim vale o investimento.

@psic_one eu já li esse guia, foi o primeiro que li

@Texugo marcando pra ver a resposta, já respondi todas as novas respostas e perdão a demora a todos
AAAAAAAAA Ok, deixa eu dar mais uma opinião agora mais pessoal e como economista (minha formação acadêmica original) sobre custo e benefício.
Quando eu comecei a cultivar eu estava na mesma que vc, eu já fazia hidromel a um tempo e pensei que poderia fazer cogumelos pra pegar uma renda extra, só que na época era mais difícil de achar bons materiais sobre cultivo, ainda mais em português e eu fui no foda-se mesmo. Não preciso nem dizer que deu tudo errado (eu literalmente fiz todas as cagadas possíveis, pra vc ter ideia eu usei uma caixa de papelão fudida como glovebox e passei álcool em gel nela), mas com o tempo fui desenvolvendo minhas técnicas e é real o que dizem, o processo do cultivo começa a ser mais prazeroso do que a utilização do cogu. Depois que peguei o jeito eu tbm to nesse plano de utilização a cada 15 dias e hoje tenho uma agenda de plantio que sigo semanalmente pra garantir a continuidade do projeto (que na real da muito mais do que eu consigo utilizar. Pra vc ter uma ideia essa próxima leva acho que vou tirar umas 500g de cogumelo seco, mas ai tbm eu investi muito no hobby ao longo dos anos, hoje tenho quase que um laboratório completo em casa).
Agora que falei da minha experiência pessoal e minha opinião pessoal vamos falar como economista:
O cultivo pode ser tão barato ou tão caro quanto vc quiser, se vc quiser fazer um cultivo com menos de 100 reais da, inclusive tenho amigos que quando fazem fazem exatamente isso. Uma monotub feito em um galão d'água de 10L, e um ambiente estéril feito com velas ou as bocas do fogão vai sair extremamente barato e vc consegue tirar um bom proveito, chuto entre 20~30g secos se derem 3 flushes. Virtualmente o que vc vai precisar é de umas 4 velas (que deve dar entre 4 a 6 reais), um pote de vidro (8 reais), um galão d'água 10 L (18 reais), fita isolante (8 reais), alcool 70 (10 reais), Luvas e mascara (vc pode comprar ou só ver se arranja em posto de saúde um par, mas não da mais que 30 reais), papel alumínio (5 reais o mais baratinho), papel toalha (5 reais), seringa de cultura líquida ou esporos (25~30 reais), pó de coco, vermiculita, milho de pipoca e esterco de vaca (comprando tudo novo sai um pouco mais caro, mas vai dar e sobrar pra muitos cultivos, mas bora botar aqui mais 40 reais) e fita micro poro (3~5 reais) Se vc tiver que comprar tudo novo vai sair por volta dos 150 reais, mas muitas das coisas vão sobrar pra próximos cultivos ou provavelmente vc já tem.
Agora, acredito que por estar fuçando a um tempo aqui vc já viu que o que realmente vai determinar o sucesso dessa empreitada é quão asséptico vc consegue ser, mas não é la um monstro de 3 cabeças tbm. Minha dica é sempre inocular mais de um pote pra dar melhores chances de um deles vingar de boas (ultimamente não venho tendo nenhuma contaminação, mas de novo montei um laboratório em casa a esse ponto já kkkkk). Ou seja, se quiser fazer da maneira mais barata possível recomendo isso.
Agora se quiser fazer já mais ajeitadinho vamos aos materiais. 2 caixas organizadoras de uns 50-70L (uns 100~140 reais. Uma pra fazer uma glovebox e outra pra um monotub), 3 pote de vidro (24 reais),fita isolante (8 reais), alcool 70 (10 reais), Luvas e mascara (30 reais), papel alumínio grande (18 reais), borrifador (10 reais), papel toalha (5 reais), seringa de cultura líquida ou esporos (25~30 reais), pó de coco, vermiculita, milho de pipoca e esterco de vaca (40 reais), fita micro poro (3~5 reais), manta de fibra de vidro (10 reais ou pode usar as mascaras tbm pra tapar os buracos maiores na monotub), uma caixa de isopor pequena para servir de local pra colonizar (16 reais), pra secar eu recomendo fazer um secador que nem eu ensino no guia, que não sai muito caro, mas pelo exercício mental vamos dizer que vc vai secar no vento natural ou num ventilador que tenha em casa. Vamos também assumir os materiais duráveis, como as caixas, os potes etc como custo fixo de capital (no caso eles só viram custo afundado depois do primeiro cultivo, mas o calculo do custo marginal de produção já vai contabilizar isso) e por fim vamos fazer sua função de custo simplificando em 2 insumos de produção: Substrato e material de assepsia.
Contando que o custo com substrato e grãos da pra fazer 3 monotubs, temos que: 40/3=13,33. Logo no custo vai ficar 13,33 (onde S é unidade de substrato para um monotub)
Já pelo lado dos insumos materiais temos: Papel alumínio rendimento médio de 8 monotubs, papel toalha 5, alcool 70 10, luvas 50, mascara 50 temos que: preço do insumo A (assepsia) é: 18/8+5/5+10/10+30/100= 4,55. (não contei fita microporo pq assumi que só vais usar na construção das caixas e fita isolante tbm)
Sua função custo por monotub fica: C(q)= PsxS+ PaxA+CkF (onde q= quantidade de monotubs; Ps=Preço do insumo S; Pa= Preço do insumo A; CkF=Custo do capital fixo) como já calculamos os preços em relação a "q" ficamos com C(q)= 13,33xq+4,55xq+292=> C(q)=17,88xq+292
Nesse caso, enquanto o investimento inicial seria num total de 346 (isso assumindo que todos os materiais vão ser comprados novos), o investimento por monotub cultivado é de C(1)=309,88. Isso seria no primeiro cultivo, no caso os 346 reais daria para fazer até 3 antes de ter que comprar novamente o insumo S, se contarmos isso e diluirmos o preço do CkF pelo q=3 que representa o mínimo de quantidades dado o preço e quantidade fixas dos insumos (isso é alguns deles não podem ser comprados fracionados), temos que C(1)=17,88+ 292/3= 115,21 reais por monotub no investimento real. Agora, Quando assumimos o CkF como custo afundado no longo prazo temos que seu custo marginal de produção seria de 17,88 reais por monotub. Se esperamos que o monotub produza entre 30~40g por leva, temos um custo marginal por grama produzida no longo prazo de 0,51 centavos, no primeiro período o custo por grama médio seria de 3,29 reais.
Feita essa análise eu recomendo fazer o investimento inicial do segundo exemplo. Visto que o CkF vai ser diluído com o tempo, o uso de uma glovebox vai aumentar o valor médio esperado de retorno pq aumenta probabilidade de sucesso, além disso se considerarmos o Capital Humano na função de retorno esperado tbm temos um aumento ao longo do tempo uma vez que é esperado que vc melhore com a prática. O custo marginal é relativamente pequeno e eventualmente o CkF vira custo afundado.
Espero que tenha ajudado nas dúvidas quanto ao custo de produção.

AAAAAAAAA Ok, deixa eu dar mais uma opinião agora mais pessoal e como economista (minha formação acadêmica original) sobre custo e benefício.
Quando eu comecei a cultivar eu estava na mesma que vc, eu já fazia hidromel a um tempo e pensei que poderia fazer cogumelos pra pegar uma renda extra, só que na época era mais difícil de achar bons materiais sobre cultivo, ainda mais em português e eu fui no foda-se mesmo. Não preciso nem dizer que deu tudo errado (eu literalmente fiz todas as cagadas possíveis, pra vc ter ideia eu usei uma caixa de papelão fudida como glovebox e passei álcool em gel nela), mas com o tempo fui desenvolvendo minhas técnicas e é real o que dizem, o processo do cultivo começa a ser mais prazeroso do que a utilização do cogu. Depois que peguei o jeito eu tbm to nesse plano de utilização a cada 15 dias e hoje tenho uma agenda de plantio que sigo semanalmente pra garantir a continuidade do projeto (que na real da muito mais do que eu consigo utilizar. Pra vc ter uma ideia essa próxima leva acho que vou tirar umas 500g de cogumelo seco, mas ai tbm eu investi muito no hobby ao longo dos anos, hoje tenho quase que um laboratório completo em casa).
Agora que falei da minha experiência pessoal e minha opinião pessoal vamos falar como economista:
O cultivo pode ser tão barato ou tão caro quanto vc quiser, se vc quiser fazer um cultivo com menos de 100 reais da, inclusive tenho amigos que quando fazem fazem exatamente isso. Uma monotub feito em um galão d'água de 10L, e um ambiente estéril feito com velas ou as bocas do fogão vai sair extremamente barato e vc consegue tirar um bom proveito, chuto entre 20~30g secos se derem 3 flushes. Virtualmente o que vc vai precisar é de umas 4 velas (que deve dar entre 4 a 6 reais), um pote de vidro (8 reais), um galão d'água 10 L (18 reais), fita isolante (8 reais), alcool 70 (10 reais), Luvas e mascara (vc pode comprar ou só ver se arranja em posto de saúde um par, mas não da mais que 30 reais), papel alumínio (5 reais o mais baratinho), papel toalha (5 reais), seringa de cultura líquida ou esporos (25~30 reais), pó de coco, vermiculita, milho de pipoca e esterco de vaca (comprando tudo novo sai um pouco mais caro, mas vai dar e sobrar pra muitos cultivos, mas bora botar aqui mais 40 reais) e fita micro poro (3~5 reais) Se vc tiver que comprar tudo novo vai sair por volta dos 150 reais, mas muitas das coisas vão sobrar pra próximos cultivos ou provavelmente vc já tem.
Agora, acredito que por estar fuçando a um tempo aqui vc já viu que o que realmente vai determinar o sucesso dessa empreitada é quão asséptico vc consegue ser, mas não é la um monstro de 3 cabeças tbm. Minha dica é sempre inocular mais de um pote pra dar melhores chances de um deles vingar de boas (ultimamente não venho tendo nenhuma contaminação, mas de novo montei um laboratório em casa a esse ponto já kkkkk). Ou seja, se quiser fazer da maneira mais barata possível recomendo isso.
Agora se quiser fazer já mais ajeitadinho vamos aos materiais. 2 caixas organizadoras de uns 50-70L (uns 100~140 reais. Uma pra fazer uma glovebox e outra pra um monotub), 3 pote de vidro (24 reais),fita isolante (8 reais), alcool 70 (10 reais), Luvas e mascara (30 reais), papel alumínio grande (18 reais), borrifador (10 reais), papel toalha (5 reais), seringa de cultura líquida ou esporos (25~30 reais), pó de coco, vermiculita, milho de pipoca e esterco de vaca (40 reais), fita micro poro (3~5 reais), manta de fibra de vidro (10 reais ou pode usar as mascaras tbm pra tapar os buracos maiores na monotub), uma caixa de isopor pequena para servir de local pra colonizar (16 reais), pra secar eu recomendo fazer um secador que nem eu ensino no guia, que não sai muito caro, mas pelo exercício mental vamos dizer que vc vai secar no vento natural ou num ventilador que tenha em casa. Vamos também assumir os materiais duráveis, como as caixas, os potes etc como custo fixo de capital (no caso eles só viram custo afundado depois do primeiro cultivo, mas o calculo do custo marginal de produção já vai contabilizar isso) e por fim vamos fazer sua função de custo simplificando em 2 insumos de produção: Substrato e material de assepsia.
Contando que o custo com substrato e grãos da pra fazer 3 monotubs, temos que: 40/3=13,33. Logo no custo vai ficar 13,33 (onde S é unidade de substrato para um monotub)
Já pelo lado dos insumos materiais temos: Papel alumínio rendimento médio de 8 monotubs, papel toalha 5, alcool 70 10, luvas 50, mascara 50 temos que: preço do insumo A (assepsia) é: 18/8+5/5+10/10+30/100= 4,55. (não contei fita microporo pq assumi que só vais usar na construção das caixas e fita isolante tbm)
Sua função custo por monotub fica: C(q)= PsxS+ PaxA+CkF (onde q= quantidade de monotubs; Ps=Preço do insumo S; Pa= Preço do insumo A; CkF=Custo do capital fixo) como já calculamos os preços em relação a "q" ficamos com C(q)= 13,33xq+4,55xq+292=> C(q)=17,88xq+292
Nesse caso, enquanto o investimento inicial seria num total de 346 (isso assumindo que todos os materiais vão ser comprados novos), o investimento por monotub cultivado é de C(1)=309,88. Isso seria no primeiro cultivo, no caso os 346 reais daria para fazer até 3 antes de ter que comprar novamente o insumo S, se contarmos isso e diluirmos o preço do CkF pelo q=3 que representa o mínimo de quantidades dado o preço e quantidade fixas dos insumos (isso é alguns deles não podem ser comprados fracionados), temos que C(1)=17,88+ 292/3= 115,21 reais por monotub no investimento real. Agora, Quando assumimos o CkF como custo afundado no longo prazo temos que seu custo marginal de produção seria de 17,88 reais por monotub. Se esperamos que o monotub produza entre 30~40g por leva, temos um custo marginal por grama produzida no longo prazo de 0,51 centavos, no primeiro período o custo por grama médio seria de 3,29 reais.
Feita essa análise eu recomendo fazer o investimento inicial do segundo exemplo. Visto que o CkF vai ser diluído com o tempo, o uso de uma glovebox vai aumentar o valor médio esperado de retorno pq aumenta probabilidade de sucesso, além disso se considerarmos o Capital Humano na função de retorno esperado tbm temos um aumento ao longo do tempo uma vez que é esperado que vc melhore com a prática. O custo marginal é relativamente pequeno e eventualmente o CkF vira custo afundado.
Espero que tenha ajudado nas dúvidas quanto ao custo de produção.
essa foto de perfil sua é muito boa kkkkkkkk. lain mistica.

e rapaz, que aula de matematica, fiquei ate tonto pra entender.

Obrigado pelo guia, com certeza o mais detalhado que li. li hoje de manhã e fiquei bastante tempo refletindo sobre, pesquisando os materiais e tudo mais, a parte do esterco de vaca eu achei que era pro pessoal mais que ja estava mais avançado, achei tambem que era mais caro(não sei por que eu pensava nisso, afinal é esterco) e que só vendia em altas quantidades. também fiquei com receio de usar pq seria estranho deixar esterco de vaca no quintal ou esquentar esterco na panela de pressão que eu faço comida kkkkkkkkkk. mas creio que aqui em casa tem uma aqui em casa que não é utilizada. um pessoal aqui me recomendou não usar grãos, pois é pro pessoal mais avançado, e aqui no comentario voce recomenda o uso de milho para pipoca, mas no guia voce recomendou um substrato de pó de coco+esterco+vermiculita, que parece ser viavel mesmo para iniciantes.

eu tambem pensei sobre a primeira opção que voce deu, já que tenho uns galões de água de 20l aqui em casa que poderiam dar certo como terrarios, mas a segunda opção realmente é melhor. como o galão de agua tem um formato esquisito seria dificil higienizar ele direito, o que poderia gerar em contaminações.

sobre o metodo de cultivo com monotub eu fiquei meio em duvida sobre como fazer. os potes que voce diz são copos de vidro, ou algum pote semelhante em tamanho, ou potes maiores? se for os menores, eu teria que passar eles para uma casing depois? quando passar para a casing eu tambem devo esterelizar o substrato não é? não seria mais facil contaminar desse jeito de casing?

eu tambem fiquei em duvida se devo fazer um terrario ou um monotub, se devo colocar perlita no fundo ou não. creio que sejam só essas as duvidas sobre o metodo em si, tá bem explicado o guia, creio que aqui nos comentarios vc adaptou ele para as minhas necessidades.

sobre o desidratador, eu prefiro fazer ele do que o metodo convencional do ventilador, creio que economize mais mesmo, a fan ligada 24h deve ser mais barato que o ventilador ligado 24h e não irá ficar cheiro de chulé no quarto. a duvida que eu fiquei é como ligar essa fan, ia comprar uma daquelas que usam controladora, como ligar ela sem conectar na placa mãe de um pc, e as molex tem que conectar numa fonte de pc até aonde eu sei tbm.

sobre aquele metodo de lemon tek que voce explica no final do guia, a psilocibina é diluida no suco de limão? eu pesquisei sobre e não havia achado nada parecido. achei que só se dissolvia em água quente. se puder, pode me mandar algum site explicando sobre isso? metodo realmente novo pra mim

Back